Êutico e o perigo da janela

EUTICO

 

Paulo exortava os irmãos em Trôade e estendeu seu discurso até meia-noite. O jovem Êutico estava sentado à janela e, tendo adormecido profundamente, caiu do terceiro andar, sofrendo “morte” imediata. Paulo desceu e, inclinando-se sobre ele, o trouxe de volta à vida. Subiu ao cenáculo, celebrou a Ceia do Senhor e falou à igreja até o romper do dia. Desse texto extraímos algumas lições para nossas vidas:

 

1.    A janela é um lugar que oferece muitas distrações – através da janela, quem está dentro olha para fora e quem está fora dá uma “olhada” para dentro. Ficar à janela é estar dentro, mas observando o que se passa lá fora. Ficar à janela é ter a atenção dividida e o coração distraído por muitas coisas. Êutico era jovem da igreja – ele não abriu mão de estar reunido com seus irmãos na fé, mas ficou à janela. A janela parecia um lugar arejado e colorido que oferecia muitas distrações, mas não era seguro. Foi o palco de sua queda, o anúncio de sua morte.

 

2.    A janela é um lugar de quedas perigosas – quem cai de uma janela cai para fora, e não para dentro. Êutico caiu do terceiro andar e morreu. Sua queda foi uma tragédia. Se não fora o milagre operado por Deus, por intermédio de Paulo, Êutico teria encerrado precocemente seus dias. Davi também viu uma janela aberta e através dela, uma mulher se banhando; aquela janela aberta encerrou Davi numa terrível prisão de adultério e assassinato. As janelas hoje são mais coloridas e atraentes, mais numerosas e espaçosas. Os jovens encontram janelas para todos os lados. O mundo virtual escancara suas janelas sedutoras diante dos olhares divididos dos jovens cristãos. Eles precisam fazer uma escolha. Não podem ficar com o coração dividido. Não podem ter um é na igreja e outro no mundo. Não podem ser amigos do mundo a ao mesmo tempo amigos de Deus.

 

Paulo interrompe o culto momentaneamente, desce do cenáculo e ressuscita o jovem Êutico, devolvendo à igreja. Depois volta ao cenáculo e dá prosseguimento ao culto, ministrando a Ceia do Senhor e a Palavra até o alvorecer do dia.  Deus nos use para levantarmos os “Êuticos” que estão na janela e continuemos a realizar a obra do Senhor!

 

8 Responses to Êutico e o perigo da janela

  1. adriana da silva correa disse:

    Hoje em nossas igrejas o que falta sao mais atrativos aos jovens,o culto geralmente foca na vida espiritual dos adultos,e nao traz a verdadeira realidade dos jovens,nos como pais e obreiros do senhor devemos rever alguns conceitos,e buscar o interesse dos jovens

  2. pastor Ronaldo disse:

    a morte pode chega a todos mais temos uma esperança que jesus levantara os caídos.

  3. Pb.Lourizete Maia disse:

    atrativo minha senhora? leia sobre a vida dos Jovens:José,Davi e Estêvão,e me responda:que atrativos eles tinham para estar firmes em sua fé? o que precisa hoje em dia é de ministros que pregam o evangelho genuíno de cristo,sem misturas,facilidades e distorções. tanto para jovens,velhos,crianças e etc… não existe um evangelho pra cada um.

  4. PB ISAAC BRUM disse:

    MUITOS OLHAM OS ÊUTICOS CAIDO E DIZEM QUE NÃO HÁ MAIS JEITO. POREM JESUS COMO PAULO SE INTERESSA EM LENVATAR OS CAIDOS.

  5. Pr. José Ramos disse:

    A Paz a todos!

    Amados, esta passagem de Atos 20:7-12 me faz lembrar a Igreja de Laodiceia (Apocalipse 3:15-16 : “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”).

    Vivemos dias difíceis, onde muitos se indentificam como cristãos, mas que ainda carregam dentro de si o velho homem, a velha natureza. É necessário abraçarmos a Fé, e entendermos que Cristo não divide a Sua Glória com ninguém. Ou servimos a Deus, ou ao mundo (Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? 1 Reis 18:21).

    Que possamos estar atentos e vigilantes, e que toda Honra e toda a Glória sejam dadas ao nosso Deus.

    Graça e Paz a todos!

  6. Muito interessante o texto discorrido…
    Sou um Jovem e Hoje aos 24 anos de idade prego a palavra de Deus por misericórdia fazem 12 anos, o que me permitiu isto, foi justamente o fato de o meus lideres não tentarem falsificar um evangelho, deixando mais fácil para mim… Irmã Adriana, não existe um evangelho para Jovens, outro para Senhoras e outro para crianças e por ai vai… o Evangelho é 1 só e este deve ser pregado para renuncia, não se tem que facilitar, pois é isto que esta levando muitas igrejas serem mais mundo do que templo de adoração a Deus. Na bíblia sagrada os Jovens estão entre os que mais sofreram, José, Davi e o que dizer do primeiro martírio da igreja, o Jovem Estevão.
    Estão acabando com a geração de Jovens de Cristo, pregando um evangelho falso e mentiroso, sem dor, sem renuncia…

  7. samuel soares disse:

    os eutico de hoje são o futuro de amamnhã o seja o amanhã esta ameasado
    pelos eutico que esta nas nos igreja eles precesa de atrativos eu digo que atrativos eu tive campanha de oracão, consagação pela manha, vigia,
    evangelismo, culto ar-livre foi meus atrativos ja a 16anos e tenho 28anos de idade

  8. paulo felipe disse:

    Diac. Felipe, se nos não entrarmos. Na igreja. Com proposito nao adianta em nada. Deus ta falando o povo estar dormindo,Deus ta curando o povo esta com os pensamentos na janela, ei meu amado se nos não entrarmos na igreja com proposito podemos chama o culto dr qualque coisa ponto de encontro,,sala de conversa.. mais menos De culto pq nao tem proposito na casa de Deus. A paz para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Spam Protection by WP-SpamFree