A mulher samaritana e o “7º marido”

Com tantas mulheres em Samaria, todas precisando igualmente da água viva, por que Jesus se encontra justamente com uma mulher que já tinha 5 maridos e que, agora, vivia com o 6º que não era seu esposo?

A razão é emblemática: os 5 ex-maridos da samaritana representavam os 5 povos pagãos que povoaram Samaria, cada povo com seu “deus” diferente; apesar dos seus “5 deuses”, os samaritanos não eram felizes. Os samaritanos só passaram a viver em segurança quando se converteram ao Deus de Israel (II Rs 17.24-39).

Todavia, toda religiosidade posterior dos samaritanos acabou se apoiando em doutrinas de homens, como aconteceu em todo o Israel (Mt 15.9). Visto que o ser humano foi criado no 6º dia, o nº 6 passou a representar o número do homem na Bíblia.  A samaritana vivia com o 6º homem que não era o seu marido.  Jesus é o 7º homem que aparece na vida daquela mulher, e ele é Deus, o marido perfeito (Is 54.5).

Logicamente que não estou dizendo que Jesus se casaria com aquela mulher. Por analogia, todo o vazio que aquela mulher possuía em seu coração e, buscava em tantos homens, somente o Deus-homem, poderia satisfazer o seu coração.

Como aquela samaritana também a humanidade tem muitas relações religiosas, amorosas, fruto de um relacionamento puramente humano e carnal, mas somente em Jesus – o homem Perfeito que é Deus – o ser humano pode desfrutar da verdadeira felicidade e ter seus anseios satisfeitos.

Nele, a Água da Vida

Pr Marcelo Oliveira

23 Responses to A mulher samaritana e o “7º marido”

  1. Olá amigo e companheiro Pr. Marcello de Oliveira,

    Obrigado por mais essa pérola encontrada desmistificada no Ministério do nosso Mestre!

    Parabéns!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

  2. Graça&Paz!

    em interessante esta pequena mas rica explicação que mais uma vez nos ajuda a compreender os propósitos de Deus para a vida do Homem.

    Um abraço!

  3. Pr. Celair disse:

    Muito interessante o post do amado, eu nunca tinha observado por esta analogia

  4. Pr. Josivaldo disse:

    Caríssimo pr. Marcello, parece que a sua interpretação do texto ficou um tanto alegorizada. Penso que o texto de João 4 diz literalmente o que ele quer dizer. Veja o estudo que escrevi sobre “Jesus e a Mulher Samaritana” em http://www.ejesus.com.br e o livro “O Cântaro Abandonado” do Rev. Miguel Rizzo Jr.
    Em Cristo, seu conservo pr. Josivaldo.

  5. John Anders disse:

    Que benção, obrigado pela mensagem.

    Jesus te abençoe.

    graça e paz.

  6. Shalom

    Nobre amigo e companheiro Marcello Oliveira.

    Pelo tema da postagem, sabíamos que viria
    mais uma Gloriosa mensagem.Parabéns.

  7. fernando disse:

    como tenho aprendido com esses estudos desse homem de Deus ,pastor Marcelo De Oliveira que o Senhor Jesus continue te abençoando cada vez mais.

  8. Cid disse:

    Muito legal,

    Além de Jesus nos saciar a cede, de forma eterna, ele também nos toma como esposa e preenche o espaço que somente ele pode ocupar.

  9. kezia disse:

    A paz do Senhor! Já estou lhe seguindo faz algum tempo. Parabéns pelas mensagens.
    http://www.missionariakeziavarela.blogspot.com

  10. Belíssima interpretação!

    Deus continue te fazendo revelações tão preciosas.

    Shalom!

    Elaine Cândida

  11. Olá!

    Já tinha lido sobre a relação dos cinco maridos da mulher samaritana com os cinco deuses, valendo ressaltar que nas línguas semitas o vocábulo ‘baal’ significava também os falsos deuses e marido, o que forma um interessante jogo de palavras que se relaciona com Oséias 2.16-19, quando se fala da conversão de Samaria (Comentários da Bíblia de Jerusalém).

    Contudo, eu não tinha pensado ainda na colocação de Jesus como o sétimo marido. E, realmente, o 4º Evangelho usa muito esta numerologia bíblica em que sete representa a totalidade, a perfeição, enquanto seis é a imperfeição. Logo, só através de Cristo nos tornamos inteiros.

    Abraços e tenha um dia de muita paz.

  12. Paulo Rosa disse:

    Interassantíssimo, detalhes que enriquecem as pregações, só em ler Deus já me deu uma outra pregação,
    Que o Senhor continue abençoando ao irmão…
    Estou pela primeira vez neste Blog, o importante disto tudo, é que sinto um poder espiritual muito grande, na verdade é do tamanho de nosso Deus, ou seja é igual ao infinito Dele…

    Que Deus te guarde e te dê muita sabedoria e te encha do Seu Espírito…

    Abs,

    Paulo Rosa.
    Historiador.

  13. Pr. Wanderson disse:

    Caro, Marcelo. Concordo com o pr. Josivaldo. A sua intrepretação foi alegórica. Se o objetivo de Jesus era apontar para as divindades dos samaritanos então ele teria falado sobre isso. Uma das questões do texto é que a mulher samaritana tinha problema de relacionamentos afetivos porque não se relacionava com Deus. Aquela mulher tinha sede de Deus, e de significado para a sua vida a ponto de tentar saciar sua sede por meio das suas relações conjugais.

    No amor de Cristo,

    Pr. Wanderson

  14. Pr. Levi Fernandes da Silva disse:

    Obrigado meu irmão que Deus continue te iluminando, este site tem nos abençoado muito.

    fique na Paz.

  15. MILY disse:

    SIGNIFICADO. da palavra alegoriza e a reprezentaçao de coisa ou uma ideia sob a aparencia de outra ….ou seja que o estudo acima nada mais e doque uma aparencia e na realidade e outra e o q o pastor josival diz com palavra dificia para nao entendermos [red] me descupe amado mais descordo com tua manera de pensar e se eu foce vc viziaria mais sobre oq falou … o estudo e uma bençao sim e tudo q ta escrito e real q a graça de deus esteja contigo e mude teus conseitos . PARA O PASTOR JOSIVAL DE MILY LEONEL SILVA

  16. Pr.Marcos Antonio disse:

    A Paz queridos,devemos lembrar que,o site nao e pra competir,quem interpreta melhor,ou mais espiritual,mas trazer inpiraçao,e reflexao sobre o tema.Devemos lembrar que as conjequituras do pastor Marcello estao dentro da relidade dos samaritanos Os.2.ss e que a felicidade que a samaritana buscava ,nao estava na realidade de sua vivencia,mas no encontro com o Sr. Jesus, assim como e a realidade de tantos hoje ,solteiros, casados,divorciadosetc.so com Jesus na nossa vida ha plenitude de vida e esperança. Deus abençoe a todos. gontijoshalom@hotmail.com

  17. karol disse:

    linda d+ essa mensagem!!

  18. ROSENILDO DE OLIVEIRA disse:

    QUE BENÇÃO ESTE ESTUDO QUE CONTINUA SALVANDO VIDAS.

  19. MARIVALDO SILVA disse:

    Caro pastor, faço aqui uma humilde crítica ao comentário, pois o mesmo foi interpretado de forma ALEGÓRICA, e o sentido das palavras no evangelho narradas neste trecho não querem dizer isso, mas sim literalmente que ela teve 5 maridos. sua proposta e intenção é boa, mas a interpretação da biblia através de alegorias desse tipo é um perigo! Espero que aceite nossas críticas de forma construtiva, em Cristo.

  20. Junior disse:

    Queria saber o que a Samaritana quis dizer ao falar para o povo:“Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?” João 4:29

    " Tudo quanto tenho feito" ela se referia aos deuses que ela adorava  ou a situação imoral que ela vivia?
    Não estou competindo só quero tirar a minha dúvida?

  21. Marcello de Oliveira disse:

    Prezado Júnior, pelo texto de Jo 4 foi sobre a vida oculta que ela vivia. Jesus que conhece tudo da nossa vida, trouxe à luz no diálogo com ela.

    Att, Pr Marcello

  22. Junior disse:

    Pr. Marcelo, a paz do Senhor Jesus Cristo.
    Muito obrigado pela resposta.
    Então acredito que o texto seja realmente literal e não se pode usar dessa forma alegórica.
    Se o senhor puder me enviar o seu e-mail lhe daria outros detalhes para vossa consideração.
    No amor de Cristo.
     
     

  23. Africano disse:

    PR. Se os cinco maridos representam os cinco povos com seus distintos deuses, então como se chamava o 6º Marido dela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Spam Protection by WP-SpamFree