Pr Walter Brunelli lançará Teologia Sistemática Pentecostal

SHALOM! É com grande alegria que comunico os nobres leitores deste blog, que meu amigo Pr. Walter Brunelli,  lançará uma Teologia para Pentecostais, (Uma Teologia Sistemática e Expandida).  Uma obra que vem Leia Mais »

Pérolas da carta de Paulo à Filemon

A carta de Paulo a Filemon é a mais breve entre as cartas que formam a coletânea paulina e consiste apenas em 335 palavras no grego original. É pequeno no tamanho e Leia Mais »

Onesíforo, um bálsamo na vida de Paulo

Paulo havia exortado Timóteo a guardar o evangelho, pois diante da perseguição, muitos cristãos abandonariam o evangelho. Ao longo de 2º Timóteo, Paulo encoraja Timóteo a não se envergonhar do evangelho nesse Leia Mais »

Uma curiosidade inédita sobre Jonas

Para compreendermos o significado dos acontecimentos do livro de Jonas capítulo 3 é necessário saber que os ninivitas adoravam o deus-peixe, Dagom, parte humano e parte peixe. Eles acreditavam que ele tinha Leia Mais »

Afinal, quem é o cavaleiro branco de Apocalipse 6?

A adoração descrita em Apocalipse 4 e 5 é um preparativo para a ira descrita em Apocalipse 6 a 19. Pode parecer estranho adoração e julgamento andarem juntos, mas isso se deve Leia Mais »

Pr Elias Soares lança novo livro!

eliasÉ com grande alegria no coração que comunico a todos os leitores [as] deste blog, que meu amigo Elias Soares acaba de lançar seu novo livro: PERGUNTAS DIFICEIS DE RESPONDER – VOLUME 4 – prefácio do Pr Paulo Romeiro.

A obra é uma preciosidade. Combina profundidade e simplicidade. Erudição e piedade. Tenho a grata satisfação de conhecer o autor e desfrutar de sua amizade. Um livro não é apenas uma peça de erudição bíblica e teológica. É a extensão da vida do autor.

Este é um livro com viés apologético. Questões profundas tais como:

Moisés foi ressuscitado pelo arcanjo Miguel ? 

A narrativa sobre o rico e Lázaro é uma HISTÓRIA ou uma PARÁBOLA ?

 Quem está no céu pode descer até o INFERNO ? 

JESUS levou o Ex Ladrão no mesmo dia ao paraíso? 

A pontuação do advérbio de tempo (HOJE)  em Lucas 23.43 (No grego: Semeron), como resolvê-la ? 

Judas 9 e a disputa pelo corpo de Moisés. 

Essas e tantas outras questões são tratadas com profundidade, seriedade e sólida exegese bíblica pelo Pr Elias Soares.

Recomendo a obra com grande entusiasmo!  Parabéns Elias Soares! Parabéns leitores! 

ADQUIRA AGORA MESMO SEU EXEMPLAR PELO TELEFONE: 

(011) 3101-3000 

E-MAIL: livrariacrescendonafe@gmail.com

Pr Walter Brunelli lançará Teologia Sistemática Pentecostal

WALTERSHALOM!

É com grande alegria que comunico os nobres leitores deste blog, que meu amigo Pr. Walter Brunelli,  lançará uma Teologia para Pentecostais, (Uma Teologia Sistemática e Expandida).  Uma obra que vem em ótima hora e com grande expectativa. Pr Walter  quebrou um paradigma: ao escrever esta obra, se tornou o primeiro escritor brasileiro a escrever uma Teologia Sistemática para os pentecostais.

Esta obra que por graça do ETERNO tive o privilégio de prestar uma consultoria na língua hebraica (fiquei muito honrado), combinou três palavras que julgo ser muito importante numa obra desta envergadura: profundidade, simplicidade e autoridade. Pr Walter, conseguiu reunir erudição bíblica (exegese e ortodoxia bíblica), simplicidade sem ser simplista (todos poderão se enriquecer)  e autoridade (sua vida autentica suas palavras).

Um livro, e este mais do que um livro, um compêndio de teologia, não pode ser apenas uma peça de erudição bíblica. Deve ser uma extensão da vida do autor.  Eu dou testemunho de sua vida ilibada, seu caráter provado, seu coração pastoral, seu exemplo de pai, marido e homem de Deus.

Minha oração é que haja uma abudante colheita, como fruto desta bendita semeadura.

Parabéns Pr Walter Brunelli!  Parabéns leitores! 

O LANÇAMENTO SERÁ NO DIA 02/04/2016 NO PROGRAMA VITÓRIA EM CRISTO, NA REDE TV ÀS 9H E NA TV BANDEIRANTES ÀS 12H 

À Deus toda glória,

Pr Marcelo de Oliveira

Pregação: Os riscos de se vestir com lençol

Amados, assistam a mensagem que preguei na AD OSASCO – PR JOSÉ AMARO. Seja abençoado e edificado pela mensagem. A mensagem começa a partir de 1h05 do culto.

Um Altar de “Faz de Conta”

SHALOM!

Convido todos os irmãos para assistir a mensagem :  UM ALTAR de “FAZ de CONTA”.  Assista até o final e seja abençoado por Deus!

 

Debate no VEJAM SÓ: Deus se arrepende, ou não do que faz?

VEJAMSHALOM!

Abaixo o vídeo do debate que participei no excelente programa VEJAM SÓ da RIT TV.  Assista e seja abençoado!

Pérolas da carta de Paulo à Filemon

LIVREA carta de Paulo a Filemon é a mais breve entre as cartas que formam a coletânea paulina e consiste apenas em 335 palavras no grego original. É pequeno no tamanho e profundo em seu conteúdo. O ilustre comentarista bíblico Albert Barnes a chama de uma brilhante e bela gema no tesouro dos livros inspirados.

Ao olharmos para esta carta vemos algumas pérolas que, se não olhadas com profundidade, fogem dos nossos olhos. Senão vejamos:

 

1) Vemos o poder do Evangelho em ação. O evangelho de Cristo é o poder de Deus para salvação de todo o que crê. Ele transforma o rico e o pobre; o escravo e o livre; o patrão e o empregado. Onde o evangelho chega todas as barreiras, preconceitos são rompidos. Ele é capaz de alcançar todos, não fazendo nenhuma distinção de classes sociais.

 

O mundo ergue muralhas entre as pessoas, mas Jesus destrói esses muros. Ele abraçou aqueles que eram escorraçados. Ele acolheu os que eram repudiados. Ele estendeu sua graça aos leprosos, às prostitutas, aos samaritanos e trouxe esperança para os gentios.

 

2) Vemos a igualdade que o Evangelho traz. Na família de Deus o senhor de escravos não é melhor que os escravos. No reino de Deus são todos iguais. Eles são membros da mesma família, são irmãos. Filemon deveria receber Onésimo não mais como um escravo, mas como um irmão amado.

 

Paulo agiu como advogado de Onésimo. Ele confiou que Onésimo voltaria ao seu senhor e se submeteria a ele, sujeitando-se às conseqüências de seus atos. Paulo confiava em Onésimo como um verdadeiro irmão na fé.  O evangelho de Cristo não apenas torna as pessoas iguais, mas também as aproxima! Num tribunal secular Filemon seria colocado de um lado e Onésimo do outro. Porém, o evangelho transforma os corações, as circunstâncias e aproxima aqueles que as leis humanas poderiam separar.

 

3) Vemos a graça que há no Evangelho. O evangelho de Cristo é gracioso. Não há casos irrecuperáveis para Deus. Não há poço tão profundo que o Evangelho não seja mais profundo. A graça é maior que nosso pecado. Onésimo roubou, fugiu, escondeu-se, foi capturado e encarcerado, mas quando pensou que havia chegado o fim da linha, Deus lhe abriu a porta da esperança. Deus ainda continua transformando escravos em livres. Deus ainda continua encontrando os fugitivos para lhes trazer de volta ao lar.

Lutero disse acertadamente que todos nós somos “Onésimos”. Todos nós éramos escravos do pecado. Todos nós estávamos perdidos e fomos achados. Estávamos condenados e fomos libertados. Estávamos mortos e recebemos vida. Nossa salvação não é resultado do nosso mérito, mas pura expressão da graça de Deus. Nada somos, nada temos, nada merecemos. Porém, Deus nos alcançou, nos libertou e nos adotou como seus filhos amados, membros de sua família bendita.

 

Nele, que nos amou com  amor eterno

Pr Marcelo de Oliveira

 

Bibliografia: BARCLAY, William. I y II Timoteo, Tito y Filemon

LOPES, Hernandes Dias. Tito e Filemon. Editora Hagnos

WIERSBE, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora

EBO na AD JUNDIAÍ –

banner eboSHALOM!

Convido a todos os irmãos e amigos [as] para participarem da 18º EBO da AD JUNDIAÍ.

Esta Escola que já se tornou referência nacional, poderá ser assistida pelo site da Igreja.

Aqui: http://www.rb2produtora.com.br/adjundiai/aovivo/

Att, Pr Marcello

O que soldados israelenses têm em comum com a mulher de Provérbios 31 ?

SOLDADOSHALOM!

O hebraico é considerada pelos judeus como “lashon kodesh” – a língua santa. No Hebraico Moderno, um soldado é um Hayal e uma soldada é uma Hayelet. Já que o Hebraico é uma língua de raízes, ou seja, consonantal, podemos ver claramente como essa palavra se conecta com outras.

Por exemplo, Hiul se transforma em “mobilização” ou Hail é uma “divisão militar”, como Hail Avir – força aérea (literalmente, o exército do ar), Hail HaYam – marinha (literalmente, o exército do mar), Hail raglim – infantaria (literalmente, o exército a pé)

Em Hebraico Bíblico, a mesma raiz HAIL é associada com uma variedade de palavras como dor, contrações do parto, fortificação, baluarte, muro de defesa externo, honestidade e até mesmo riqueza.

A passagem bíblica mais famosa com esta palavra se encontra em Provérbios 31. Ali, o conceito de sabedoria é personificado em uma mulher exemplar – ESHET HAIL – a mulher virtude, a mulher exército, a mulher fortaleza, a mulher riqueza.

Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg

Adaptado por: Pr Marcelo de Oliveira

Imperdível: Entendendo o conflito no Oriente Médio

SHALOM!

Amados, assistam este vídeo abaixo, feito por uma das mentes mais eruditas da atualidade: Denis Prager.

Aqui:

 

Onesíforo, um bálsamo na vida de Paulo

apostolo PauloPaulo havia exortado Timóteo a guardar o evangelho, pois diante da perseguição, muitos cristãos abandonariam o evangelho. Ao longo de 2º Timóteo, Paulo encoraja Timóteo a não se envergonhar do evangelho nesse tempo de prova e intensa perseguição (cf. 2Tm 1.8,12; 2.3,9; 3.12).

É durante a provação que conhecemos os verdadeiros amigos e os verdadeiros cristãos. Em virtude do incêndio de Roma no ano 64 d.C., e da imputação desse crime bárbaro aos cristãos, e ainda, em virtude da prisão de Paulo, o grande bandeirante do cristianismo e, conseqüentemente do seu iminente martírio, todos os amigos e companheiros de Paulo o abandonaram. Fígelo e Hermogenes talvez tenham sido os líderes dessa deserção. Muitos cristãos da Ásia poderiam ter ido a Roma testemunhar a favor de Paulo, mas não o fizeram. Sentiram vergonha.

Na primeira defesa de Paulo, ninguém se manifestou a seu favor (2 Tm 4.16). Aquele era um tempo difícil e a fé apostólica corria sérios riscos. A ameaça vinha de dois fatores: da perseguição política e da invasão de falsos mestres. Depois do grande despertamento ocorrido em Éfeso (cf. Atos 19), quando as pessoas denunciaram publicamente suas obras e abandonaram a idolatria, rompendo com a feitiçaria, seguiu-se uma grande deserção. Parecia que o evangelho estava à beira da extinção.

No meio dessa debandada geral, aparece Onesíforo, cujo nome significa “portador de préstimos”, ele é como um lírio que floresce no lodo. É um exemplo de lealdade no meio de tanta deserção. O erudito W. Hendriksen diz que: “a beleza de seu caráter e nobreza de suas ações se destacam claramente no obscuro transfundo da triste conduta de todos os que estão na Ásia”.

A fidelidade de Onesíforo constitui num estímulo para Timóteo permanecer firme em seu ministério, sem se envergonhar do evangelho e de seu embaixador em cadeias. Vejamos quatro características desse precioso amigo de Paulo:

 

  1. Onesíforo, um amigo abençoador. […] e tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso (1.18b). Durante os três anos que Paulo passou em Éfeso, ele se desdobrou para servir Paulo em diversas circunstâncias e ocasiões, uma vez que ali possuía residência ( 4.19). Ele era um homem prestativo. Estava sempre buscando formas e meios para ajudar Paulo em sua missão de pregar o Evangelho.
  1. Onesíforo, um amigo consolador. “Porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas” (1.16). Ele não apenas serviu Paulo de forma multiforme em Éfeso, mas também o encorajou muitas vezes, quando o apóstolo estava vivendo os dias cinzentos da prisão, na antessala de seu martírio. Diferentemente de outras pessoas da Ásia, não fugiu de Paulo por causa de sua prisão, mas o incentivou várias vezes a não se envergonhou de sua prisão. O termo grego para ânimo “anepsixen”  significa “refrescar”, e a frase poderia ser traduzida por “envolveu-me em ar fresco”. Onesíforo foi uma espécie de “brisa fresca” para Paulo em seus momentos de provação.

 

3. Onesíforo, um amigo encorajador.  “Antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar” (1.17). Ele fez uma longa viagem de Éfeso a Roma, num tempo em que os cristãos eram queimados vivos ou decapitados. Desconhecendo o paradeiro de Paulo, ou seja, em que prisão se encontrava, procurou-o perseverantemente até encontrá-lo. Ele poderia ter desistido após várias buscas inglórias. Mas não desistiu até encontrar Paulo, para estar ao seu lado nos momentos mais difíceis da sua vida. Sem dúvidas, Onesíforo foi  um homem de caráter nobre, coração quebrantado e amigo incomparável.

Que as marcas deste personagem esquecido da Bíblia, desperte em nós o desejo de  imitarmos seu exemplo, bem como suas atitudes.

Pr Marcelo de Oliveira