2 Samuel 14.27 diz que Absalão tinha três filhos; 2 Samuel 18.18 diz que não teve filhos. Contradição na Bíblia?

 

2 Samuel 14.27 diz: “Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha cujo nome era Tamar”. Mas 2 Samuel 18.18 declara: “Ora, Absalão, quando ainda vivia, levantara para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome; e deu o seu próprio nome à coluna; pelo que até hoje se chama o Monumento de Absalão”.

O “até hoje” refere-se à época em que 2 Samuel foi composto, aproximadamente em meados do século VIII a.C. Isto estabelece o fato de que à época em que lançou seu monumento (talvez um ano ou dois antes de sua rebeliaõ contra seu pai, Davi), Absalão não tinha herdeiros do sexo masculino sobreviventes. O texto  não comprova que não lhe houvesse nascido algum filho antes.

O erudito Keil e Delitzsch salientam, em relação a 2 Samuel 14.27, o seguinte: “Contrariamente ao uso comum, não são dados os nomes dos filhos. A razão provável disso não é outra senão o fato de terem morrido na infância. Consequentemente, visto que Absalão não tinha herdeiros, erigiu seu mausoléu, ou pilar, a fim de preservar seu nome”. Aparentemente, Absalão teve o desgosto de perder seus três filhos na infância e sua esposa não lhe deu outros filhos. Parece que Tamar teria sido a única filha a sobreviver. Ele não teria um herdeiro do sexo masculino que lhe levasse o nome, o que explicaria a aspereza dolorosa de sua observação em 2 Samuel 18.18 e a tentativa patética de compensar tal tristeza pela edificação de um momunento de pedra. Dentro de uns poucos anos, o próprio Absalão morreria em desgraça, antes de ele tentar assassinar seu próprio pai e cobrir de desonra as concubinas do rei, às quais profanou. Assim, se um de seus filhos sobrevivesse atingindo a idade adulta, teria recebido uma herança muito triste.

Quanto à sua filha Tamar (cujo nome lhe foi dado em homenagem a sua bela irmã, chamada Tamar, a quem seu irmão havia estuprado, e do qual Absalão mais tarde haveria de vingar-se, pois mandou assassiná-lo), parece que ela sobreviveu e veio a casar-se bem. Seu marido foi Uriel de Gibeá (cf. 2Cr 11.20-22; 13.1). A filha deles foi a infame Maaca (ou Micaia), que se casou com o rei Roboão (1Rs 15.2), tornando-se a mãe de seu sucessor, Abias. O neto dela, o rei Asa, finalmente a removeu da posição de rainha-mãe, por causa do envolvimento dela com a idolatria (1 Rs 15.10-13; 2 Cr 15.16).

            

7 Responses to 2 Samuel 14.27 diz que Absalão tinha três filhos; 2 Samuel 18.18 diz que não teve filhos. Contradição na Bíblia?

  1. Robson disse:

    que maravilha pastor,muito esclarescedor,parabéns,o meu desejo é que Deua continue lhe abençoando sempre e com muita sabedoria e conhecimento,a paz do Senhor.

  2. Ingrid Paula disse:

    Parabéns pelo texto estava com muitas dúvidas que acabaram de serem tiradas, Deus o abençoe!!

  3. Eliel de Almeida disse:

    Tem certeza q eram filhos e não os irmãos ???

  4. winny disse:

    Querido, vim esclarecer aqui este engano, Absalão não teve filhos e era irmão de Tamar que era filha de Davi e meia-irmã de Amnom o filho mais velho de Davi . O qual violentou Tamar e por isso Absalão o matou .
    Sei disso por que eu estou lendo toda a bíblia e já li esses versículos e se Deus quiser eu leio a bíblia toda , amém ?

  5. ROMEU José da Silva disse:

    Não existe base bíblica alguma para tal explicação apresentada. A bíblia náo narra em passagem alguma que os filhos de Absalão tivessem morrido ainda na infância. Isso é INVENCIONISMO

  6. Fernanda lopes disse:

    Gente Deus não é um homem de mentiras creio nas palavras do Senhor é a Bíblia diz clara q ele teve 3 filhos e uma filha de grande beleza chamada Tamar não sei o q houve com esse filhos mas Deus sabe se tiver alguma passagem na Bíblia q mencione o q aconteceu com esses filhos eu ainda não achei mas creio em toda a escritura sagrada mas creio q Deus os recolheu os poupando de tamanha desgraca pois abalarão foi um homem desobediente de coração mal não era merecedor de deixar herdeiro de sangue tão ruim para ser decendente de Davi cujo o coração era segundo o coração de Cristo que Deus seja louvado

  7. Zípora Prado disse:

    Então tem gente de coração bom e ruim. E os estéreis? São ruins pra deixarem filhos? Conhheço muita gente boa que são casados há anos e não tem filhos.São gente ruim e por isso Deus n deixa ter filhos? Eu n sou nenhuma florzinha e tive 5 filhos: 3 eu abortei e dois eu quis tê-los! Façam-me o favor! Vocês sondam os corações das pessoas e sabem que deve ou não ter filhos? Vão plantar batata ou pesquisar direito. Absalão se vingou com razão, já que o pai (Davi) n tomou atitide. Há problemas que precisam serem resolvidos e às vezes quem resolvem é quem mais nos ama com pureza como foi o caso de Absalão que amava sua irmã e resolveu fazer justiça com as próprias mãos. Crueis foram o que fizeram com ele vendo agonizando pendurado numa àrvore.O própio Davi quase enlouqueceu quando soube da sua morte: gritava: Absalão! Absalão! O que ele como pai deveria fazer ele n fez. Na vida é sempre assim. Devemos agir na hora certa e n fingir que tá tudo bem! Sinto muito por Absalão e por mais gente tbm que sofreu por causa do homem “segundo” o coração de Deus. E assim foi com seu Sucessor alheio Salomão que quando morreu veio a desgraça sobre Israel culminando a nação em divisão: uma tribo só, tornando-se duas: tribo do norte e tribo do Sul! Que exemplo de família! Que Deus tenha misericórdia de nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *