Foto: Dr. D.A. Carson e Pr Marcelo
Amados irmãos[as], por bondade de Deus participei na segunda-feira de uma palestra com o Dr. D.A. CArson um dos maiores estudiosos do mundo em Novo Testamento.
D.A. Carson, falou sobre como entendermos as citações do A.T no contexto do N.T, abordando o texto de Hebreus 1.5, trabalhando de forma magistral o conceito de filiação no A.T e seu uso no N.T.
Ensinou os irmãos[as] presentes como pregar sobre o texto de Hebreus 1.5 , explicando qual o sentido da expressão “Tu és meu Filho, hoje te gerei”. O autor aos Hebreus no Cap. 1 quer mostrar a superioridade de Cristo sobre os anjos. Portanto, surge a pergunta: “Em que sentido Jesus é maior que os anjos”?
Como profundo exegeta, explicou a “velha” e esquecida lei de uma boa interpretação: texto sem o contexto, vira pretexto. Portanto, disse ele que devemos ver como a expressão “filho de Deus” é usada no A.T e ver a relação dela no N.T
Por exemplo:
Em Jó 1.6: “os filhos de Deus” – são os anjos
Em Oséias 11.1 : “Do Egito chamei meu filho” – aqui se refere a Israel como nação
Em II Sm 7.14: “Eu lhe serei por pai, ele será por filho” – aqui trata de Salomão [filho de Davi] e não de Cristo! Porque se continuarmos a leitura do texto, veremos a advertência que se ele [Salomão] transgredir, será castigado com vara de homens, e com açoites de filhos de homens [vs 14]. Se dissermos no texto citado que o filho é Cristo, teremos um sério problema! Porque Cristo nunca pecou e transgrediu os mandamentos do Pai!
Já o texto de II Sm 7.16 é escatológico, falando que o trono de Davi será firme para sempre.
Um detalhe interessante que Dr. D.A. Carson abordou foi que o Salmos 110 é o texto mais citado no Novo Testamento, mais citado que o próprio Is 53. Enfim, uma aula magnífica para aqueles que verdadeiramente são amantes da Palavra e de uma exegese sadia que respeita o texto dentro do seu contexto.
Volto sua atenção para a pergunta que fiz acima: “Em que sentido Jesus é maior que os anjos” ?
Eis o esboço:
1) Jesus é maior que os anjos porque ele é o descedente legal do trono de Davi – Hb 1.5
2) Deus é aquele que o aponta como sacerdote – Hb 5.5
3) Deus o ressuscitou dos mortos, vindicando sua morte e sacríficio na cruz – At 13.33
Para aqueles que não conseguiram ouvir a excepcional palestra do Dr. D.A. Carson, ele estará pregando na 25º Conferência da Editora Fiel. Você pode assisti-lo on-line do seu PC e ver a profundidade exegética deste homem de Deus.
Visite: www.editorafiel.com.br – Lá você verá os horários que ele falará, e terá o privilégio de aprender muito de graça!
Sobre D.A. Carson:
– É professor pesquisador do Novo Testamento na Trinity Evangelical Divinity School, em Illinois
– É mestre em Divindade no Central Baptist Seminary, em Toronto
– É Ph.D em Novo Testamento pela Universidade de Cambrigde
– Escreveu e editou mais de 45 livros, dentre os quais destaco alguns para meus nobres leitores [as]:
Os perigos da Interpretação Bíblica – Edições Vida Nova
Do Shabbath para o Dia do Senhor – Editora Cultura Cristã
O Comentário de João – Shedd Publicações
E o mais novo livro que tive a honra de receber autografado:
A Cruz e o ministério cristão – Editora Fiel
um abraço, Pr Marcelo de Oliveira
P.s Meus agradecimentos ao amigo e irmão, Gutierres Siqueira do blog: http://teologiapentecostal.blogspot.com/ que também esteve presente na palestra e tirou esta foto com o Dr. D.A Carson. Sem dúvida, uma honra mui grande!
Pr Marcello, gostei do post.
Não deu para assistir as preleções via web, mas vou aguardar os DVD's da Fiel.
Carson é um dos meus favoritos atuais.
Ele tem também pela CPAD
A Difícil Doutrina do Amor de Deus
cristaoperegrino.blogspot.com
Prezamado pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Gratificante por significante informação que será celebrada por muitos que em suas atividades não possuem as condições de pasticipar.
O Senhor seja contigo, homem de Deus!
pr. Newton Carpintero
http://www.pastornewton.com
Bom dia Pr.Marcelo!
Agradeço a oportunidade de ver/ouvir Pr. Carson. Realmente vai edificar vidas.
sds
Para mim também foi um privilégio ouvir o Dr. Carson e rever o amigo Marcello. Tomara que o Brasil atrai mas palestras desse tipo!
Olá Pr. Gostei muito de seu blog, quero agradecer pela visita também em meu blog. Parabéns pelo belo trabalho.
Deus te abençoe.
Ricardo Cavalcante.
Shalom.
Eu não conhecia o Dr. Carsom. E também não vai dar para eu acompanhar as suas palestras pela transmissão on-line pois nenhum dos horários é compatível com os meus.
Mas tenho certeza que terei outras oportunidades para conhecer mais sobre o servo de Deus através de outros meios.
No mais, fico feliz pela sua satisfação com esta ótima oportunidade que Nosso Senhor te concedeu.
Forte abraço.
ELAINE CÂNDIDA
Prezado Pr Marcelo de Oliveira, paz!
Quero agradecer sua visita ao meu humilde blog e o comentário que fez em um dos meus posts, aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo seu blog que está muito bom.
A titulo de esclarecimento:
Observei nesse post seu que o renomado professor Dr. D.A. Carson, falando sobre interpretação, disse que no texto de (Os 11.1) à expressão "do egito chamei o meu fiho" se refere a Israel, mas em (Mt 2.15)O Evangelista se refere ao mesmo texto falando de Jesus "E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho"
Estou equivocado?
Shalom!
1. Amado Pr Ismael, grato por sua visita e seus comentários.
2. O texto de Os 11.1 no sentido histórico se refere a nação de Israel. O evangelista Mateus aplicou este texto a ocasião da fuga do menino Jesus. Portanto trata-se de um texto que tem sentido histórico [Oséias] e sentido escatológico [Cristo].
Nele, Pr Marcello
Caro Pr. Marcelo, sua presença em nossa Casa de Profetas, para ouvir Dr. Carson, nos honrou, bem como a de nossos irmãos que te acompanharam. Parabéns pelo registro aqui no blog. Foi, de fato, uma aula sobre exposição bíblica. Forte abraço, Ageu.
Caro Marcelo,
Quero parabenizá-lo pelos textos postados!
Com certeza, são frutos de muita dedicação, porém não nos esqueçamos da Iluminação vinda do alto, concedida pelo Altíssimo.
Excelente a entrevista realizada com o Pr. Geziel Gomes, um exemplo!
Um grande abraço!
Nele que é a razão da nossa existência.
Seu amigo e irmão Anderson Meneghel
2Tm.2.15-16