A Bíblia e os grandes monstros marinhos

Você já deve ter feito a seguinte pergunta: Quem foi que criou os monstros marinhos? De onde eles vieram? Eles de fato existiram?


Esses grandes monstros marinhos, crocodilos, serpentes eram animais mitológicos que os antigos pensavam habitar o mar, e simbolizavam o mal?

Quanto mais estudo as Escrituras, mais “descubro” suas riquezas e preciosidades. Estas criaturas mencionadas acima são mencionadas em muitas passagens do Antigo Testamento. Estudiosos como John Grammie dividem-se entre a opinião de que o autor do livro de Jó entendia que as criaturas descritas em seu livro (Jó 40.15-32; 41.1-43) eram monstros míticos e a de que eram animas naturais. Outros como Nicolas Kiessling disse: “os mais temíveis dragões do Antigo Testamento, tanin, leviatã, raabe, são horríveis, mas vagas encarnações do mal, oponentes de Deus e do homem. Eles habitam as profundezas dos mares e são com freqüência empregados como metáforas oportunas de reis pagãos hostis aos filhos de Israel”.


A palavra hebraica ?????????? (tâninim) ocorre 15 vezes no Antigo Testamento, referindo-se a diferentes tipos de criaturas: um monstro marinho que Deus destruiu ou destruirá (Sl. 74.13; Is. 27.1; 51.9); monstros marinhos em geral (Gn 1.21; Jó 7.12; Sl 148.7); uma metáfora da Babilônia (Jr 51.34) ou do Egito (Ez. 29.3; 32.3) como inimigo de Israel; e serpentes (Ex 7.9,10,12; Sl 91.13). Leviatã (Jó 3.8; 41.1; Sl 74.14; 104.26; Is 27.1) e “raabe” (Jó 9.13; 26.12; Sl 87.4; 89.10) são usados no Antigo Testamento como paralelos de “tanin”.

Em Gênesis 1.21 diz que Deus criou os monstros marinhos, tâninim significa que Deus criou e controla tudo o que há no universo, mesmo o que os outros povos consideravam símbolos do mal. As pessoas nada a tinham a temer no mundo. Deus possui os poderes do mal em suas mãos. Ele os fez e lhes deu nome. Dois outros aspectos dessa passagem são significativas: (1) o verbo hebraico ?????? (bara’), “criou”, é empregado só na segunda parte do capítulo 1 de Gênesis. A razão provável é que a vida animal fosse considerada um degrau acima do restante da criação até aquele momento. (2) a palavra ?????? ( barekh) “benção” é usada pela primeira vez nesse capítulo (Gn 1.22).

Westermann observou que a “benção” aqui inclui o poder de propagar a espécie. Este é o significado básico da palavra benção: o poder de ser fértil. É evidente que a vida do ser vivente, seja do homem, seja do animal, inclui a capacidade de propagação. Sem isso não seria uma vida real.
O sexto dia da criação (Gn 1.24-31) testemunha a criação dos animais terrestres e dos homens com uma diferença notável na descrição da origem dos dois. Os animais terrestres vêm da terra: “produzam a terra…” (v. 24). Mas o homem é objeto íntimo e direto da obra criadora de Deus: “Façamos o homem à nossa imagem” (v. 26).
A palavra “criar”, ?????? (bara’), ocorre três vezes no versículo 27 para deixar claro que o ponto culminante e alvo da criação divina é atingido na criação dos seres humanos. As pessoas e os animais foram criados no mesmo dia e ambos são chamados distintamente “nephesh hayâ,” – “seres viventes”. Cada um possui a capacidade de propagação da espécie. Ainda assim, os homens destacam-se como seres ímpares, feitos à imagem de Deus. Eles recebem domínio sobre todos os outros seres criados.

Nele, o Criador por Excelência

Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Smith, Ralph. Teologia do A.T. Edições Vida Nova 2007

10 Responses to A Bíblia e os grandes monstros marinhos

  1. milerfreitas disse:

    Agora estou muito cansado, mas amanhã irei voltar para ler com calma, de antemão o tema é muito interessante e instigante.

    Abraços!

  2. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Ótimo estudo muito esclarecedor, como se diz em nosso meio "uma bênção".

    E por falar em bênção o sr. cita Westermann dizendo, "Westermann observou que a “benção” aqui inclui o poder de propagar a espécie. Este é o significado básico da palavra benção: o poder de ser fértil. É evidente que a vida do ser vivente, seja do homem, seja do animal, inclui a capacidade de propagação. Sem isso não seria uma vida real.", fiquei curioso para saber se este significado tem ligação com o que Deus diz a Abrão "Sê tu uma benção", ou "Tu serás uma bênção". Gostaria que o sr. postasse algo sobre este assunto.

    No Eterno,

    Ednaldo.

  3. Graça e Paz Rev. Pr.Marcello Oliveira

    Como expesssou nosso irmão Miler Freitas, o tema por si já nos chama atenção.Realmente este texto é muito esclarecedor.Que o Eterno lhe conduza em vitória.

    Em Cristo.
    Pb.Silas Pimenta.

  4. Pr. Sérgio disse:

    Graça e Paz!
    Como é de se esperar de sua pena, mais uma vez esclarece um tema tão espetacular. Que o Eterno lhe dê muita sabedoria.

    Soli Deo Gloria
    Pr. Sérgio Pereira
    http://prsergiopereira.blogspot.com

  5. Muito interessante Pr. Marcelo. Gostei!

    abraços!

    Rupert

  6. Preciosa postagem! Parabéns pelo artigo enriquecedor.

  7. Tá aí…

    Aula de tradução hebraica com peso de edificação espiritual.

    Que bênção!

    Obrigada por deixar Jesus te usar mais uma vez!

  8. Irineu disse:

    Eu acho que os grandes monstros marinhos, pode se tratar até de algumas especies de dinossauro.

  9. jasper ottoni amarilha disse:

    É impressionante como as pessoas tendem a evitar a existência de monstros no planeta terra.Ora, no livro Salmos capítulo 104, o rei Davi cita com clareza a existência de monstro criado por Deus nos mares.Ora, o sentido dessa afirmação do rei Davi não é metafórico, e sim, real.Em 1977, no mar do Japão, um navio pesqueiro içou de suas profundezas,um enorme monstro classificado como Plesiosauro. Esse monstro era sem dúvida, pré-histórico. Nos últimos anos, monstros marinhos têm aparecido mortos nas praias de diversos países, e totalmente ainda, desconhecidos pela ciência.

  10. Sandra Silva Santos disse:

    Gratidão pelos estudos e todas as informações passadas pra nós!
    Parabéns!

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