Dois momentos do “Lembrar” de Deus

Deparamo-nos sempre com a declaração bíblica de que “Deus se lembrou” de algum compromisso da sua parte. Assim, vêm, à tona, declarações como as que se seguem: “lembrou-se Deus de Noé” (Gênesis 8:1), “me lembrarei do meu concerto” (Gênesis 9:15), “Deus se lembrou de Abraão” (Gênesis 19:29), “lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó” (Êxodo 2:24). E, em outro sentido, “e dos teus pecados não me lembro” (Isaías 43:25).

Dentro de um contexto meramente humano, vem a curiosidade de saber como é realmente o “lembrar” de Deus? Em que tempo ou momento ocorre ou pode acontecer o “lembrar” de Deus?

O primeiro momento do “lembrar” de Deus é quando Ele se desperta para agir, para fazer alguma coisa como na primeira lembrança citada em relação a Noé, embora Ele o faça de uma maneira peculiar que o nosso espírito humano não entende.

A Bíblia diz, em Gênesis, que Noé achou graça aos olhos de Deus, era um varão justo e reto e andava com Deus (Gen. 6:8-9). Deus faz aliança com ele (Gen. 6:18) e o manda construir uma arca, uma barca gigantesca para abrigar cerca de sete mil tipos de animais e lhe ordena: “Entra tu e toda a tua casa na arca” (Gen 7:1). Em seguida, vem muita chuva e “as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra 150 dias” (Gen. 7:19 e 24 ).

De modo surpreendente, Deus se apresenta no relato de Gênesis: “E lembrou-se Deus de Noé, e de todo animal; e fez passar um vento sobre a terra” ( Gn 8.1). Assim é que, depois que a arca pousou “sobre os montes de Ararate” (v.4), “ao cabo de 40 dias, abriu Noé a janela da arca” (v.6). Tem-se, aí, o acréscimo de um mês e mais 10 dias! No verso 7, solta um corvo (heb, ’orev’), “que saiu, indo e voltando”… “Depois, soltou uma pomba” (heb. ‘ionah’) e a pomba voltou” (vs.8-9). O verso dez diz: “E esperou ainda outros sete dias e tornou a enviar a pomba”. Finalmente, vem a esperança de “uma folha de oliveira no bico”! O verso 12 relata novamente: “esperou ainda outros sete dias e enviou fora a pomba, mas não tornou mais a ele”.

Na verdade, Deus só se comunicou mesmo com Noé, depois desse período, como está no verso 17: – hebraico: ‘Va-iadaber Eloim él-NoáHR lemór’ ( “E falou Deus a Noé, dizendo”).
Entre as muitas lições, Noé foi treinado para depender unicamente de Deus e para confiar inteiramente n’Ele. É a fé que fica firme “como vendo o invisível” (Hebreus 11: 27-b).

Temos de entender que o tempo de Deus é diferente do nosso. Ele não se atrasa nem se apressa, mas age no tempo certo que também se torna certo para nós!
No desenrolar do “lembrar” de Deus, vem forte treinamento de fé para todos: o saber esperar.

O segundo momento do “lembrar” de Deus está na compreensão do “seu não lembrar”. É maravilhoso pensar na capacidade ou faculdade que Deus tem de se esquecer dos nossos pecados confessados e nunca trazê-los à tona, sob hipótese alguma, e afirmar peremptoriamente: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro” (Isaías 43:25).

É muito forte, impactante e consoladora a declaração de Deus: “Eu apago as tuas transgressões por amor de mim”. Sim, Deus coloca sua própria honra, glória e pessoa a nosso favor e ‘deleta’ cada pecado confessado e purificado no precioso sangue do Seu Filho (I João 1:7 e 9), em quem sua alma se compraz! Deus, na sua misericórdia eterna (Salmo 25:6), tem a capacidade de “subjugar as nossas iniqüidades e lançar todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Miquéias 7:19).

Dr. Agnaldo Sacramento

15 Responses to Dois momentos do “Lembrar” de Deus

  1. Caro Pr. Marcello de Oliveira,

    Graça e Paz!

    Creio sinceramente que o "lembrar" de Deus, tem tudo a ver com a sua decisão de fazer ou não fazer, ou seja:

    Lembra-se, quando decide fazer pela Sua soberania e perfeita vontade,

    Não se lembra, não porque tenha esquecido literalmente, mas porque decidiu lançar no "mar do esquecimento" e isso também pela sua soberania e perfeita vontade!

    Parabéns pela postagem!

    Um grande abraço!

    Seu conservo e amigo,
    Pr. Carlos Roberto

  2. Shalom!

    Nobre Pr Carlos, a quem respeito! Agradeço sua participação, e como o irmão disse: Deus faz tudo o que faz por sua soberania. Portanto, nos rendemos à Ele!

    Um abraço, Pr Marcello

  3. Pastor Guedes disse:

    Caro Pr. Marcelo,

    A Paz!

    Já agradeci por email e venho agradecer aqui mais uma vez…Não apareço muito aqui devido à escassez de tempo.

    Quero agradecer, inclusive, pelo presente que nos dá ao publicar textos tão ricos e sábios.

    Deus lhe abençoe caro amigo!
    No Amor de Cristo.
    pastorguedes.blogspot.com

  4. Pr. Marcos Serafim disse:

    Nobre Pr. Marcello;

    Graça e paz!

    Mais uma bela postagem a respeito do lembrar de Deus,e fico pensando a respeito desse lembrar:

    1- As muitas promessas de Deus aos homens da biblia;
    2- As muitas promessas de Deus a nós , a quem servimos com o coração;
    3- As promessas de Deus a sua igreja ; que tem se cumprido na integra.

    E sinceramente suas promessas são sempre verdadeiras, ainda que muitos a têm por tadia ele jamais deixará de cumprir suas promessas a nós , passe o tempo que passar , pois fiel e o que prometeu.

    Excelente artigo,

    Em Cristo ,

    Marcos Serafim

  5. Graça e paz! Sendo o Eterno onisciente, creio que o "lembrar" não se adequa à noção que temos deste vocábulo em nosso idioma. AInda assim, mesmo no texto da NVI se lê que "Deus se lembrou de Noé…" A ideia da expressão hebraica está mesmo relacionada ao compromisso que Noé e Deus tinham entre si.

  6. A Paz do Altíssimo, meu caro Pr. Marcello.

    Mais uma vez, tenho minha alma confortada, edificada e fortalecida. Sigo glorificando a Deus por sua vida e por este canal abençoador.

    "(…) Entre as muitas lições, Noé foi treinado para depender unicamente de Deus e para confiar inteiramente n’Ele. É a fé que fica firme “como vendo o invisível”. (…) No desenrolar do “lembrar” de Deus, vem forte treinamento de fé para todos: o saber esperar"

    Eu acho é lindo o agir de Deus. Porque, ainda que não vejamos, ainda que o silêncio seja o único som dos céus, tal silêncio é rompido pela fé fazendo pulsar o nosso coração onde nasce a esperança e a confiança de que Ele vai agir, de que não estamos sós.

    "(…) É muito forte, impactante e consoladora a declaração de Deus: “Eu apago as tuas transgressões por amor de mim”. Sim, Deus coloca sua própria honra, glória e pessoa a nosso favor e ‘deleta’ cada pecado confessado e purificado no precioso sangue do Seu Filho (I João 1:7 e 9), em quem sua alma se compraz! Deus, na sua misericórdia eterna (Salmo 25:6), tem a capacidade de “subjugar as nossas iniqüidades e lançar todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Miquéias 7:19)."

    Para onde iremos nós? Somente Ele pode nos lavar com Seu Amor e nos mergulhar no mar de Sua Graça, purificando-nos mais uma vez.

    Como foi maravilhoso sentir Deus falando ao meu coração!
    Que o Eterno continue te abençoando mais e mais.

    ~ http://www.tathicomvc.blogspot.com

  7. Graça e Paz

    Gostaria de lhe convidar para conhecer o blog Siga o Mestre. Um blog voltado ao evangelismo e discipulado e por consequencia estamos sempre publicando algo referente ao crescimento sadio na fá.

    Estamos com seu banner (selo) e gostariamos de oferecer o nosso banner como meio de divulgação deste ministério. Se for interessante para o seu blog tão conhecido.

    Forte abaço, em Cristo, o Misericordioso.
    sigaomestre.blogspot.com

  8. A Paz do Altíssimo, Pr. Marcello.

    Seu Blog recebeu nosso primeiro selo. É uma forma simples, mas sincera de lhe prestar uma homenagem.
    Afinal, seu blog está Gerando Mentes Esclarecidas para a glória de Deus.

    http://tathicomvc.blogspot.com/2010/07/premio-gerando-mentes-esclarecidas.html

    =)

  9. Patrícia disse:

    Bom dia Pr. Marcello de Oliveira,
    Que a Graça do Altissimo esteja sobre vós.
    Eu não sei se já o fez, mas gostaria de pedir que fizesse, se possivel, um post sobre o significado de simbolos, como por exemplo, da estrela de Davi.

    Gosto muito do seu blog, que Deus te ilumine sempre.

    Abraços

  10. Pr Rocha disse:

    Graça e Paz, caro Pr Marcelo talvez um pouco atrasado o comentário, mas não posso deixar de expressar aqui o prazer em ler o post, como sou seguidor novo do blog quero dizer que sinto me honrado por agora conhecer um blog voltado para a palavra de DEUS em sua essência.
    DEUS abenço.
    Pr Rocha

  11. Pr Rocha disse:

    Graça e Paz, caro Pr Marcelo talvez um pouco atrasado o comentário, mas não posso deixar de expressar aqui o prazer em ler o post, como sou seguidor novo do blog quero dizer que sinto me honrado por agora conhecer um blog voltado para a palavra de DEUS em sua essência.
    DEUS abençoe.
    Pr Rocha

  12. Ev.fabio pessoa disse:

    a paz! amigo .creio eu que a Lembra-sa di Deus é um sinal que o sobrenatural vai acontesse .assim como ele se lembro de ana .1sm.c1que Deus possa te abençoa .

  13. ev bruno gamas disse:

    shalom sim claro o lembra-se de noé vemos q Deus permite q o homer passa pelas provaçoes mais ele esta com nosco na peleja graça e paz de csristo

  14. Esly Nascimento de Medeiros disse:

    Por gentileza…
    Alguém poderia me informar a expressão hebraica para “O Senhor não esquece” ou “O Senhor lembra”?
    Desde já,fico imensamente grato.

  15. Pr. Thiago Montimór disse:

    Querido Pr. garimpando sobre o assunto me deparei com essa linda revelação que Deus adiantadamente trouxe ao mundo atraves da sau vida. Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *