De acordo com matéria do jornal egípcio ‘Al-Ahram’, arqueólogos descobriram moedas antigas que trazem o nome e imagem do José bíblico.
Seguem trechos do artigo [1]
Versos corânicos indicam claramente que moedas eram utilizadas no Egito na época de José.Em uma descoberta sem precedentes, um grupo de pesquisadores e arqueólogos egípcios encontrou um depósito de moedas da época dos faraós. Sua importância reside no fato de que ela fornece prova científica decisiva desaprovando a alegação de alguns historiadores de que os egípcios antigos não estavam familiarizados com moedas e que realizavam o comércio por meio de escambo.
“Os pesquisadores descobriram as moedas quando examinavam milhares de pequenos artefatos arqueológicos armazenados nos [cofres do] Museu do Egito. [Inicialmente] eles consideraram os artefatos como amuletos, mas um exame detalhado revelou que as moedas traziam cunhados o ano e seu valor, ou efígies dos faraós [que governaram] na época que foram cunhadas. Algumas das moedas são datadas da época quando José viveu no Egito e estampam seu nome e retrato.
Costumava haver um conceito errôneo de que o comércio [no Egito Antigo] era realizado por meio do escambo, e que o trigo egípcio, por exemplo, era trocado por outras mercadorias. Mas de maneira surpreendente, versos corânicos indicam claramente acerca da utilização de moedas no Egito na época de José.
O Dr. As’id Muhammad Thabet, líder da equipe de pesquisa, em relação a sua pesquisa arqueológica concernente ao profeta José, disse ter descoberto nos cofres da Autoridade de Antiguidades [Egípcia] e do Museu Nacional, muitos amuletos de inúmeras eras e de períodos posteriores ao de José, incluindo um que trazia sua efígie como o ministro do tesouro na corte faraônica egípcia.
O Dr. S’id Thabet acrescentou que ele examinou o sarcófago de muitos faraós em busca de moedas utilizadas como amuletos ou ornamentos, e que ele havia, de fato, encontrado tais moedas antigas egípcias. Essa [descoberta] impeliu pesquisadores a buscar e encontrar versos corânicos que falem de moedas utilizadas no Egito antigo, [tais como]: “E eles o venderam [ex. José] por um preço irrisório, um número de moedas de prata; e eles não lhe impuseram valor”. [Corão 12:20]. [Também,] Qarun [2] diz acerca de seu dinheiro: “Isso me foi dado por causa de certo conhecimento que tenho” [Corão 28:78].
Estudos… revelaram que aquilo que a maioria dos arqueólogos considerava uma espécie de amuleto, e que outros consideravam ornamento... é, na verdade, uma moeda.
De acordo com o Dr. Thabet, seus estudos estão embasados em publicações acerca da Terceira Dinastia, uma da qual afirma que a moeda egípcia da época era chamada um deben e que valia um quarto de um grama de ouro. Essa moeda é mencionada em uma carta por um homem chamado Thot-Nehet, um inspetor real das pontes do Nilo. Em cartas endereçadas a seu filho, ele mencionou emprestar terras em troca por moedas deben e produção agricultural.
Outros textos da época da Terceira Dinastia, a Sexta Dinastia e a Décima Segunda Dinastia mencionam uma moeda chamada shati ou Sat, cujo valor era igual ao de uma moeda deben. Também há um retrato de um mercado egípcio mostrando o comércio sendo realizado por meio de escambo, mas um de seus vendedores estica sua mão pedindo uma moeda deben em troca das mercadorias.
Estudos realizados pela equipe do Dr. Thabet revelaram que aquilo que a maioria dos arqueólogos considerava uma espécie de amuleto, e que outros consideravam ornamento é, na verdade, uma moeda. Inúmeros [fatos os conduziram a essa conclusão]: primeiro, [o fato de que] muitas dessas moedas foram encontradas em vários [sítios arqueológicos], e também [o fato de que] elas possuem formas redondas ou ovais e que possuem duas faces: uma trazendo uma inscrição, chamada de a face inscrita, e outra com uma imagem, chamada de a face esculpida.
“A descoberta arqueológica também está embasada no fato de que a face inscrita trazia o nome do Egito, uma data e um valor, ao passo que a face esculpida trazia o nome e a imagem de um dos faraós ou deuses egípcios antigos ou um símbolo a estes relacionado. Outro fato importante é que as moedas possuem tamanhos variados e são feitas de matérias diversos, incluindo marfim, pedras preciosas, cobre, prata, ouro etc.
500 destas moedas foram [recentemente] descobertas no Museu do Egito onde foram [originalmente] classificadas como amuletos e armazenadas de maneira descuidadosa em caixas fechadas.
Uma moeda [tinha] uma imagem de uma vaca simbolizando o sonho de Faraó acerca das sete vacas magras e as sete vacas gordas.
O pesquisador identificou moedas de muitos períodos diferentes, incluindo moedas que traziam marcações que as identificavam como sendo da era de José. Entre estas, havia uma moeda que possuía uma inscrição e uma imagem de uma vaca simbolizando o sonho acerca das sete vacas magras e as sete vacas gordas e as sete espigas cheias e sete espigas miúdas. Foi encontrado que as inscrições deste período antigo eram, geralmente, simples, uma vez que a escrita ainda estava em seus primórdios, e conseqüentemente, havia dificuldade para decifrar a escrita talhada por sobre estas moedas. Mas a equipe de pesquisa [conseguiu] traduzir [a escrita sobre a moeda] ao compará-la com os mais antigos hieróglifos conhecidos.
O nome de José aparece duas vezes sobre esta moeda, escrito em hieróglifo: uma vez o nome original, José, e uma vez seu nome egípcio, Saba Sabani, que lhe foi dado por Faraó quando este se tornou tesoureiro. <
span style="font-family:verdana;font-size:130%;">Também há uma imagem de José, que fazia parte da administração egípcia daquela época.
O Dr. As’id Thabet pediu ao Conselho de Antiguidades do Egito e ao Ministro da Cultura para intensificar os esforços na área da história egípcia antiga e arqueologia, e a [promover] a pesquisa destas moedas que trazem o nome dos deuses e faraós egípcios. Isso, ele disse, seria capacitar a correção de conceitos errôneos correntes concernente à história do Egito antigo.
[1] Al-Ahram (Egito), 22 de setembro de 2009.
[2] Esse é o nome corânico da personagem bíblica Corá.
Matéria extraída originalmente do site:
Crédito da Tradução: Pr. Wellington Mariano
Agradeço ao meu nobre amigo, Pr Wellington Mariano que apesar de suas inúmeras tarefas no SBT, traduziu este texto para o amigo [Marcelo de Oliveira] e também por expressar uma grande contribuição para o reino de Deus e, uma prova incontestável [para os críticos] da Inerrância das Escrituras.
Nele, que disse que as pedras iam clamar
Pr Marcelo de Oliveira
Se eu não estou sendo traído pela memória, o achado arqueológico mais antigo e "confirmado" remonta para o período de Moisés com a descoberta de algumas moedas e nelas inscritas a benção Araônica.
Essas moedas com o nome e símbolo de José, além de reescreverem alguns aspectos da história egípcia, tapão um pouco a boca da alta crítica vetero testamentária, que arrebentam com a historicidade das Escrituras.
Material importante para aqueles que fazem o uso inteligente da apologética cristã. A Bíblia é a bússula que a arqueologia tem para se orientear!
Abç, pastor Marcelo.
Caro Pr. Marcelo,
É muito bom voltar a comentar aqui, e ainda mais em uma postagem como essa.
Eu que adoro arqueologia Bíblica e História, fico feliz com essa notícia. A cada dia se comprova mais e mais que a Bíblia é a Palavra de Deus.
Se muitos não crêem pela fé, irão crer pela Hitória e arqueologia.
Deus abençoe!
Graça e paz Pr Marcelo. Mais uma vez a arqueologia mostra que o que a Bíblia relata são fatos e não meras histórias fictícias do povo Judeu.
Fique na Paz!
Pr Silas
Caro Pr. Marecello de Oliveira,
Shalom!
Parabéns pela postagem!
É mais uma ferramenta, colocada à disposição daqueles que amam a Palavra de Deus, através do seu conceituado blog.
Continue,
Um grande abraço!
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto
A Paz Pr. Marcelo.
Que matéria maravilhosa!
A cada dia que passa, são maiores as descobertas a cerca de acontecimentos relatados na Palavra De Deus.
Fico muito feliz, é só vitória mostrada pelo Nosso Poderoso Deus.
Para calar a boca de muitos incrédulos.
Pois a minha fé é tanta, que se em "Jonas" estivesse o relato que foi o Profeta Jonas que engoliu uma enorme baleia e depois de 3 dias ela saiu viva do seu estomago, eu ainda assim acreditaria! pois o Deus a qual eu sirvo é GRANDE EM PODER, e faz o que quer, e Ele é o Deus do impossivel.E o homem fica tentando decifrar a mente de Deus, esquecendo que ELE é o CRIADOR, e nós, cacos nas mãos do OLeiro, do CRIADOR.
Abençoada matéria.
Glória a Este Deus Poderoso.
Deus o abençoe e obrigado pelo carinho com meu simples blog.
concordo com todos acima, esse blog é show pra quem ama. crer e defende a palavra de Deus já estou seguindo se tiver um tempinho passa lá pelo meu tambem.
http://pinheirocarvalho.blogspot.com/
desde já grato.
Nobre Pr. Marcello,
Graça e paz!
Que preciosidade de texto , que nos torna felizes em saber das provas refutáveis da palavra de Deus.
Agora com esta descoberta o que já pregavamos com entusiasmo a historia de José , agora com provas como podemos pregar e também citar a fonte desta preciosidade.
n'Ele autor da nossa fé,
Marcos
SHALOM PR.MARCELLO.
EXCELENTE POSTAGEM, A CADA DIA SEU BLOG FICA MAIS RICO, COM UM CONTEÚDO
MARAVILHOSO.QUE O ETERNO LHE ABENÇOE
SEMPRE. ESTA DESCOBERTA É MUITO
IMPORTANTE,MOSTRA-NOS MAIS UMA VEZ
A INFALIBILIDADE DA PALAVRA DE DEUS.
UM GRANDE ABRAÇO.
PB.SILAS
Nobre Rev. Marcelo Oliveira,
preciosa informação que nos faz dizer como o salmista, ao celebrar a excelencia da Palavra de Deus, disse:
"Para sempre, ó Senhor, a tua Palavra permanece no Céu."
Pr. Marcos Antonio
Shalon Querido Pr.Marcelo;
Obrigado pelo carinho e comentário em minha Web, e não posso deixar de fazer o comentário nessa matéria maravilhosa, meus parabéns por se colocar a disposição do Reino de Deus. Queria ter conhecer pessoalmente para trocar-mos experiências do trono de Deus!
Pr.LAWRENCE MAXIMO
WEB: http://www.prlawrencemax-brazil.blogspot.com
Prezamado homem de Deus pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
o homem agride muitas vezes a Deus pela sua capacidade em evitar descobrir o quanto é Maravilhoso o Deus que nos enviou o seu Filho Jesus Cristo para perdão de nossos pecados.
O mesmo Deus em sua infinita misericórdia permite aos homens descobrirem o que confirma a sua revelação através da sua própria Palavra. Grande oportunidade!
Creio, não duvido que os dias são maus e apesar da agressão e comum provocação, pela humanidade, invocando todos os seus caprichos e pecados, encontraremos novas e grandes descobertas que muitos ficarão pasmos. Grande oportunidade!
Sim, o Senhor proverá grandes oportunidades de análise e reflexão com o que será ainda descoberto para o entusiasmo do crente que espera o retorno do que virá arrebatar a sua igreja.
O Senhor seja contigo! Vitória meu amigo!
pr. Newton Carpintero
http://www.pastornewton.com
Paz…
Em primeiro lugar não posso deixar de agradecer pelo carinho do comentário feito em nosso humilde, pequenino e iniciante blog.É bom saber que o povo de Deus está reunido aqui na internet também. É uma honra para mim e até motivo de preocupação que nosso Blog esteja sendo visto por pessoas de tamanho conhecimento como o Senhor. Mas não poso deixar de agradecer á Deus por colocar á cada dia em nosso caminho, homens escolhidos e capacitados por Ele para á luz de sua palavra, nos trazer mais conhecimento de quem, de fato, Ele é. Em tempos de crise moral, emocionalismo, egocentrismo e tantos outros maus sentimentos que tem invadido o meio cristão, é bom termos atalaias que gritem proclamando a verdadeira Palavra de Deus…
Em Cristo;
Luciano C. Ruggi
Blog Sempre Dai Graças
http://www.sempredaigracas.blogspot.com
olá. muito bom o seu blog, acho que poderemos manter contato, pode ser?
Bem, mais cedo ou mais tarde as verdades bíblicas hão de ser comprovadas… Essa é mais uma. Obrigado pela tradução, o texto é extenso mas muito bem traduzido.
Só retribuindo a visita..
e adquirindo mais conhecimento através desse artigo abençoado.
Muito bom mesmo. Com certeza esse conhecimento servirá para o engradecimento do evangelho de Cristo na Terra.
MEU IRMÃO, PARABÉNS MESMO PELO SEU BLOG, MUITO BOM, QUEM SABE UM DIA CHEGAREI LÁ.
JÁ ESTOU TE SEGUINDO, E CREIO QUE VOU SER MUITO ABENÇOADO.
A PAZ, QUE DEUS TE ABENÇOE
Shalom Amigo Pr. Marcello Oliveira;
Que maravilhosa matéria sobre arqueologia bíblica, parabéns pela pedagogia histórica que nos proporcionou através desta matéria, que o Eterno continue te usando poderosamente;
Um abraço;
Nele que venceu a morte e VIVE;
Ev. Anderson Araújo.
É…
O Senhor nos surpreende sempre. Tenho certeza que Ele ainda permitirá ao homem fazer descobertas importantes que, materialmente, comprovam o que é espiritual e que, há muito, o Senhor tem anunciado pro meio da Sua Palavra.
Obrigada por compartilhar conosco.
Shalom, Shalom, Shalom!
Muito bom o artigo,
escrevi recentemente um artigo sobre as principais caracteristicas da civilização egipicia, quem quiser dar uma olhada acesse:
http://prontopraprova.wordpress.com/2009/10/31/historia-antiga-modo-e-producao-egipcios/
Espero que gostem, até mais.
Marcelo,
Publiquei este ótimo artigo que nos enche de alegria no Genizah.
http://www.genizahvirtual.com/2009/11/moedas-egipcias-com-efigie-de-jose.html
Um grande abraço!
Danilo
Olá Pr. Marcelo! Obrigado por visitar e comentar no meu blog. Ainda é um trabalho muito recente, mas atualizarei sempre que possível, pois não tenho muito tempo, mas quero compartilhar com todos um pouco do que penso e sobre meu amor por Jesus Cristo. Será sempre uma honra receber sua visita e auxílio!
Grande Abraço e fique na Paz!
Realmente as pedras estão falando!!!
Durantes anos os céticos afirmavam não haver evidências arqueológicas que um hebreu foi governador no Egito.Eles também diziam que não havia provas que os hebreus foram escravos no Egito.
Mais uma vez Deus cala s céticos.
Nele
Davi Gohem