Jó 2.1,2 – Satanás tem acesso à morada de Deus?

Em Efésios 2.2 fala de Satanás como sendo o príncipe [archon] da potestade [ou autoridade – exousia] do ar (aêr, a atmosfera que cerca a Terra). Sua esfera de ação, até mesmo seu estado decaído e ao qual está confinado (cf. 2Pe 2.4), parece ser suficientemente ampla para que possa entrar em contato com o arcanjo Miguel (Jd 9) e até mesmo com Deus, sobre sua administração e autoridade judicial.

Assim é que em Zacarias 3.1, o profeta tem uma visão do sumo sacerdote contemporâneo de Israel, de pé diante do trono de Deus: “Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás…”.

Isso estabelece com clareza o fato de que Satanás, pelo menos antes da cruz, tinha acesso esporádico à corte celestial, em situações em que a pecaminosidade do homem dava-lhe o direito de interpor petições de justiça estrita, punitiva, ou nas circunstâncias em que a sinceridade dos crentes para com  o Senhor pudesse ser questionada. É por este motivo que o Diabo é chamado de “o acusador” (em grego ho diabolos), aquele que acusa os cristãos diante do Senhor noite e dia (Ap 12.10). Há evidências pelas Escrituras de que Satanás tem acesso limitado e ocasional à presença dos anjos – chamados “filhos de Deus” (cf. Jó 1.6; 2.1; 38.7).

Vemos nesta passagem certos elementos que não são facilmente explicáveis. Se esta reunião se fez no “céu”, em que parte do céu ela ocorreu? Há pelo menos três localidades, de acordo com 2Co 12.2 em que Paulo menciona ter sido arrebatado ao terceiro céu, para contemplar as glórias celestiais. É de presumir-se que a cena não tenha ocorrido no mais elevado e no mais santo lugar, visto que nada abominável nem profano pode entrar na cidade de Deus (Ap 21.27).

O episódio ocorreu num nível inferior, e pelo menos às vezes, o Senhor preside “reuniões” do concílio celestial, e a estas “sessões” Satanás pode vir como pessoa não convidada. Outro fato enigmático dessa “reunião” é que aparentemente Deus conversa com o príncipe do mal de modo calmo, tranqüilo e pergunta-lhe o que tem feito ultimamente e, se observou a piedade contínua de Jó.

O destino de Satanás é certo, ele está designado a ficar amarrado mil anos (Ap 20.2,3). E depois da revolta final contra Cristo, no fim desse período (vv. 7-10), ele será atirado no lago de fogo e enxofre, e sofrerá os tormentos sem fim juntamente com todos quantos receberam a maldição e foram condenados (Ap 21.8).

13 Responses to Jó 2.1,2 – Satanás tem acesso à morada de Deus?

  1. A paz do Senhor pastor Marcelo,
    tenho uma pergunta para fazer com respeito a essa postagem.
    – E como fica a passagem em 1Rs. do profeta Micaias, que disse: “Estava o Senhor assentado em seu alto e sublime trono” ?

  2. Danilo Neves disse:

    Apocalipse 12 responde a pergunta com significativa clareza. Abraço.

  3. Obrigado irmão Danilo,
    já obtive uma resposta mais concreta.

  4. Cristian Mesquita disse:

    Olá, Pr. Marcelo,

    sobre esse assunto cito um artigo, no memo blog que há pouco recomendei, in: http://kennerterra.blogspot.com/2010/04/sata-no-antigo-testamento-entre-deus-e.html

  5. alcides disse:

    Prezado irmão,
    Tenho certeza pelo que está escrito na Palavra de Deus, A Biblia, que satanás teve acesso à presença de Deus. Mas depois da morte e ressurreição de Jesus ele não pôde mais fazer isto, pois fora vencido definitivamente por Jesus. Tenho pena do Cristão que pensa que satanás tá lá no céu acusando-o diante de Deus por causa de suas fraquezas! O diabo foi vencido por Jesus em toda plenitude, se não for assim estaríamos perdidos!

    Leia o pequeno estudo abaixo:

    O DIABO NÃO PODE MAIS ACUSAR OS SALVOS DIANTE DE DEUS.

    Apoc 12:10-11 – E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. (Tradução Revista e Corrigida).
    Bom! Vamos interpretar passo a passo a passagem acima. Estamos diante de uma visão que João tivera na Ilha de Pátmos.
    “Agora chegada está a salvação, e a força e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo” – Tá indicando claramente que João teve a visão da obra redentora de Jesus Cristo. Ele estava se referindo à salvação por meio de Jesus, a implantação do reino de Deus no coração do homem e a manifestação da capacidade absoluta de Deus em resgatar o homem da morte eterna por meio de seu Cristo.
    Ai ele continua dizendo: “porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite”
    Bom, se você for estudar as colocações verbais neste trecho, vemos que trata-se uma colocação no “Pretérito imperfeito do Indicativo”
    E Este tempo do verbo, O Pretérito imperfeito do Indicativo é usado para:
    Indicar uma ação interrompida, não terminada.

    Exemplo:

    Eu andava pela rua quando você me parou.
    Pedro brincava no quintal , quando começou a chover.
    Indicar uma ação contínua , feita no passado , mas que não se faz mais

    Exemplo:

    João viajava todo final de semana = João costumava viajar todo final de semana
    Esta frase indica que no passado João viajava todo final de semana , mas atualmente ele não

    viaja mais :

    Antigamente , Paulo jogava futebol = Antigamente , Paulo costumava jogar futebol .
    Ana comprava muita coisa inútil = Ana costumava comprar muita coisa inútil.
    Descrever pessoas , coisas , situações, etc..

    Bom, tratando-se do texto acima, vemos claramente que o diabo “acusava”, mas não acusa mais. Porque? Porque ele é inimigo de Deus, foi expulso do céu, não pode ter acesso ao trono de Deus e principalmente porque foi feito algo tão tremendo a nosso favor, que o derrotou definitivamente ao diabo e o que o impede de continuar a sua ação de acusar o salvo diante de Deus.

    Pergunta-se: O que foi feito que tirou seu direito de nos acusar diante de Deus?
    Tá escrito na Palavra v11 “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte”.
    Como isto funciona?

    “…Pela palavra do Testemunho…”, ou seja: Crer e confessar. É fazer aquilo que está escrito em Rom 10:8-10. Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,9 a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
    Muitos realmente deram suas próprias vidas para manter a palavra de seu testemunho, mas não necessariamente todos tem que ser assim. Hoje, louvado seja Deus estamos num pais que temos liberdade para adorar a Deus. Mas se necessário for, Deus é quem dará a capacidade para mantermos a nossa confissão até se formos condenados a morte por isto!
    Ai você pode afirmar: Mas a A Palavra de diz Jó 1.1-11 que o diabo acusou Jó. Mas eu posso te responder: Sim. O diabo acusou jó, entretanto, devemos saber que, isto aconteceu no Velho testamento. A plenitude dos tempos ainda não tinha chegado, ou seja, Jesus ainda não tinha vindo à terra para morrer pela humanidade. Mas depois que Jesus veio e morreu ai a coisa mudou para o diabo. Jesus o derrotou definitivamente. A dívida que tínhamos com Deus foi paga mediante o sangue do cordeiro e ponto final. Veja Colossenses 2:13-15 – 3 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
    Então peço-vos por favor em Nome de Jesus. Não creia nessa doutrina que diz que o diabo tá diante de Deus te acusando 24 horas por dia. A obra de Jesus é perfeita, eficaz e definitiva. Se você pensar ao contrário você estará menosprezando a obra de Jesus. Então não faça isto. Creia que ela é ABSOLUTAMENTE capaz de anular as artimanhas do diabo.
    Poderia ficar falando aqui sobre este assunto numa 100 páginas, mas vou ficar por aqui.
    Amém!

  6. wallex disse:

    alcides a paz do Senhor
    vendo seu estudo falando que o diabo nao acusa mais diante de Deus ,
    me explica
    “Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo”. (Bíblia Sagrada, I João 2:1).

    se nao tem acusador pra que um ADIVOGADO FIEL ao lado de DEUS

  7. RAFAEL disse:

    OLA WALLEX!
    A RESPOSTA PARA SUA PERGUNTA ESTA EM JOÃO.
    JOÃO 14:6,14,15,16,17
    AMÉM.

  8. Maycon disse:

    Alcides.Obrigado por seu esclarecimento mas claro que isso é impossível sempre tive. Essa dúvida de como o diabo sendo sujo como ele fazendo tanto mal a humanidade poderia ter acesso direto à presença de Deus que é santo, me indagava e ficava até certo modo revoltado, mas agora vejo que esse disfejo da história aconteceu em uma época aonde o diabo. Dominava a terra por causa do nossos pecados, obrigado pelo esclarecimento! Foi muito útil,

  9. Lucivando disse:

    Alcides, este texto de Apocalipse não é referente a terceira vinda de Jesus? Ou seja, período pós grande tribulação? Esta vitória de Cristo mencionada não é com relação ao reinado da Besta?

  10. Janilton ribas disse:

    Alcides Parabéns melhor cometário!

  11. joce jane disse:

    Paz a todos! A minha dúvida sobre este assunto, é que em Ap 9.1 cita a estrela caindo do céu com a chave do abismo. Então ele estava lá no céu ou foi chamado por Deus para apenas pegar a chave do abismo? Obrigada.

  12. ALESSANDRO DA SILVA SANTOS disse:

    ALCIDES GOSTEI DO SUA EXPLICAÇÕES, MAS AINDA TENHO DUVIDAS POIS EM EFÉSIOS 6: 11 E 12 DIZ Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
    Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
    Efésios 6:11,12

    12 NO FINAL DO VERSÍCULO NO LUGARES CELESTIAIS,

    SE NÃO TEM ACUSADOR ENTÃO PRA QUE TEMOS UM ADVOGADO, SE NÃO TEMOS UM ACUSADOR PRA QUE SE RESVESTIR DE TODA ARMADURA DE DEUS.
    PORQUE DEVEMOS TOMAR CUIDADO COM TODA PALAVRA OCIOSA QUE SAI DE NOSSAS BOCAS.
    ENTÃO PORQUE O PRÓPRIO SENHOR JESUS DISSE QUE ELE VEIO PRA MATAR ROUBAR E DESTRUIR
    AGUARDANDO MAS EXPLICÇÕES

  13. Douglas disse:

    Paz de Cristo nobre amigo alessandro, quando Cristo diz que ele vaio pra matar, roubar e destruir o texto afirma que é a função do diabo ? Leia direitinho o texto e verás que está errado sua escrita a cima amigo, e queria parabenizar o irmão Alcides é exatamente isso e ponto final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *