Onesíforo, um bálsamo na vida de Paulo

apostolo PauloPaulo havia exortado Timóteo a guardar o evangelho, pois diante da perseguição, muitos cristãos abandonariam o evangelho. Ao longo de 2º Timóteo, Paulo encoraja Timóteo a não se envergonhar do evangelho nesse tempo de prova e intensa perseguição (cf. 2Tm 1.8,12; 2.3,9; 3.12).

É durante a provação que conhecemos os verdadeiros amigos e os verdadeiros cristãos. Em virtude do incêndio de Roma no ano 64 d.C., e da imputação desse crime bárbaro aos cristãos, e ainda, em virtude da prisão de Paulo, o grande bandeirante do cristianismo e, conseqüentemente do seu iminente martírio, todos os amigos e companheiros de Paulo o abandonaram. Fígelo e Hermogenes talvez tenham sido os líderes dessa deserção. Muitos cristãos da Ásia poderiam ter ido a Roma testemunhar a favor de Paulo, mas não o fizeram. Sentiram vergonha.

Na primeira defesa de Paulo, ninguém se manifestou a seu favor (2 Tm 4.16). Aquele era um tempo difícil e a fé apostólica corria sérios riscos. A ameaça vinha de dois fatores: da perseguição política e da invasão de falsos mestres. Depois do grande despertamento ocorrido em Éfeso (cf. Atos 19), quando as pessoas denunciaram publicamente suas obras e abandonaram a idolatria, rompendo com a feitiçaria, seguiu-se uma grande deserção. Parecia que o evangelho estava à beira da extinção.

No meio dessa debandada geral, aparece Onesíforo, cujo nome significa “portador de préstimos”, ele é como um lírio que floresce no lodo. É um exemplo de lealdade no meio de tanta deserção. O erudito W. Hendriksen diz que: “a beleza de seu caráter e nobreza de suas ações se destacam claramente no obscuro transfundo da triste conduta de todos os que estão na Ásia”.

A fidelidade de Onesíforo constitui num estímulo para Timóteo permanecer firme em seu ministério, sem se envergonhar do evangelho e de seu embaixador em cadeias. Vejamos quatro características desse precioso amigo de Paulo:

 

  1. Onesíforo, um amigo abençoador. […] e tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso (1.18b). Durante os três anos que Paulo passou em Éfeso, ele se desdobrou para servir Paulo em diversas circunstâncias e ocasiões, uma vez que ali possuía residência ( 4.19). Ele era um homem prestativo. Estava sempre buscando formas e meios para ajudar Paulo em sua missão de pregar o Evangelho.
  1. Onesíforo, um amigo consolador. “Porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas” (1.16). Ele não apenas serviu Paulo de forma multiforme em Éfeso, mas também o encorajou muitas vezes, quando o apóstolo estava vivendo os dias cinzentos da prisão, na antessala de seu martírio. Diferentemente de outras pessoas da Ásia, não fugiu de Paulo por causa de sua prisão, mas o incentivou várias vezes a não se envergonhou de sua prisão. O termo grego para ânimo “anepsixen”  significa “refrescar”, e a frase poderia ser traduzida por “envolveu-me em ar fresco”. Onesíforo foi uma espécie de “brisa fresca” para Paulo em seus momentos de provação.

 

3. Onesíforo, um amigo encorajador.  “Antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar” (1.17). Ele fez uma longa viagem de Éfeso a Roma, num tempo em que os cristãos eram queimados vivos ou decapitados. Desconhecendo o paradeiro de Paulo, ou seja, em que prisão se encontrava, procurou-o perseverantemente até encontrá-lo. Ele poderia ter desistido após várias buscas inglórias. Mas não desistiu até encontrar Paulo, para estar ao seu lado nos momentos mais difíceis da sua vida. Sem dúvidas, Onesíforo foi  um homem de caráter nobre, coração quebrantado e amigo incomparável.

Que as marcas deste personagem esquecido da Bíblia, desperte em nós o desejo de  imitarmos seu exemplo, bem como suas atitudes.

Pr Marcelo de Oliveira

7 Responses to Onesíforo, um bálsamo na vida de Paulo

  1. Eunice Andrade disse:

    Paz seja convosco! gostei muito do comentário de Onesíforo;que vc seja um”prestador de préstimos” e tenha muitos ao seu redor,para te ajudar a bem da verdade de Deus;pois hoje em dia vemos o contrário pq ñ se fala mais a verdade e vemos pastores sozinhos pq querem demais dos companheiros e acabam ficando à sós,mas, vc é uma pessoa de caráter nobre ,fala a verdade da palavra se Deus quizer isso ñ vai acontecer ao contrário tera amigos de coração quebrantado e amigos imcomparáveis certo ! Que o senhor Jesus te guie sempre nas veredas da justiça.

  2. Amauri Moura disse:

    Paz seja convosco, excelente sintese da obra salutar deste pequeno, porem nao menos importante, servo do Senhor. A obra de um homem deve falar , mais alto que as palavras que sao proferidas a seu respeito, Onesifero testemunhou a fidelidade que sempre deve estar presente na vida de um cristao.

  3. A paz e a graça a todos,não pude deixar de meditar nesta exposição tão linda a respeito da atitude deste verdadeiro amigo de nosso amado irmão Paulo.
    No livro de provérbios capítulo 27:9 diz: “Como o óleo e o perfume alegram o coração,assim o amigo encontra doçura no conselho cordial.”
    Na primeira parte do versículo 10 do mesmo capítulo diz:”Não abandones o teu amigo,nem o amigo de teu pai,…”
    Isto nos mostra a preocupação do Senhor nosso Deus em relação a este laço tão importante como o da amizade.Se nós percorrermos as páginas da Santa Palavra de Deus,veremos inúmeros casos de amizades profundas.Paulo com certeza foi contemplado com um amigo leal da parte do Senhor em suas horas de profunda tristeza humana em dado momento de sua vida,momentos que talvez nós já tenhamos experimentado.
    Contudo entretanto,devemos ter bom ânimo assim como Paulo teve e muitos outros cristãos tiveram até mesmo na hora de serem imolados por amor ao evangelho,sabendo que ao final nos encontraremos com o maior amigo de todos,pois este deu sua vida por nós e o seu nome é sobre todos os nomes,JESUS o nosso eterno amigo!
    Glórias ao Senhor eternamente,amém!
    Que Deus abençoe a amada igreja dos santos.

  4. Francisco Mariano dos santos disse:

    gosto muito desta historia de Paulo com Onesíforo

  5. carlos wagner da silva disse:

    São mensagens edificantes adora estudar cada uma delas. que DEUS continue iluminando a mente de cada um de vcs para que possam continuar a nos alimentar com esse alimento vindo direto do trono do nosso pai amado…. paraben

  6. jorge Henrique Ferreira disse:

    Meu amado, Que o nosso eterno Deus lhe conceda de sua graça e sabedoria para obras como essas um abraço a Paz!!!

  7. Marileuza Maciel disse:

    Como é maravilhoso perceber o cuidado de Deus para com a vida dos seus filhos. Pode-se perceber o trabalhar de Deus cuidando, animando e fortalecendo a vida do apóstolo Paulo, através da vida do seu irmao e amigo, Onesíforo.
    Que Palavra reconfortante para as nossas vidas e para fortalecer nossa fé e o amor para com os nossos irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *