Os perigos da Alegoria – Leia com atenção!

Amados leitores, tenho dedicado minha vida a exposição das Escrituras. Lembro do meu ilustre vovô – José Antonio de Oliveira (in memoriam) me acordar todos os domingos pela manhã para irmos a EBD. Seu legado e sua vida piedosa produziu marcas profundas em minha vida. Meu vovô, era um homem simples, mas sempre me ensinou o caminho da sabedoria e do conhecimento.

Desse modo, aos 7 anos de idade já sabia recitar vários textos da Escritura. Aos 10 anos dava aula para a classe dos juniores. Aos 12 anos preguei pela primeira vez. Deus me chamou cedo para este nobre ministério. Sou amante das Escrituras, das línguas originais, amo ouvir a exposição da Palavra. Eu disse exposição, não gritaria, de um pseudo avivamento, que mais parece um aviltamento. Tenho visto nestes 18 anos de pregação do evangelho, o empobrecimento dos púlpitos. Pastores e pregadores não se preparam para pregar. Vivem de uma revelação do céu. Dizem: Vou abrir minha boca, e Deus irá encher. Pergunto: encher do quê?

Com isso, vemos inúmeras mensagens (?) dos mais variados tipos, para todos os gostos, para as mais diferentes pessoas. Pregadores usam o texto bíblico como querem, eles vêem nas Escrituras, aquilo que os maiores pregadores do mundo não observaram. As multidões que não sabem discernir o certo do errado vão ao êxtase. Embasbacados, olham uns para os outros e dizem: Meu Deus, que mensagem! Que revelação! Que pregador extraordinário! Mas não são como os bereanos, que a cada dia, examinavam as Escrituras (At 17.11).

Prezados não podemos misturar aquilo que é Escritura, com conhecimento secular, histórico e enciclopédico. Esses dias assistindo um pregador ele usou o Salmo 133.2 e interpretou o texto desse modo para o delírio da multidão:

É como o óleo que desce sobre a cabeça: Cristo (o cabeça)
Que desce sobre a barba: os apóstolos (por causa da barba)
Sobre a gola das suas vestes: a igreja primitiva
Desce à orla das suas vestes: a igreja contemporânea.

A multidão gritava, outros pulavam, alguns balançavam o queixo, como dizendo: “Nunca vi nada igual”! Eu também não. Isto é uma falta de respeito ao texto sagrado. Isto é torcer as Escrituras e interpretá-la sem nenhum critério. Uma das regras fundamentais de uma boa exegese bíblica é: a Bíblia diz justamente o que ela quis dizer. Não é necessário criar uma alegoria para a interpretação. Creio ser por este motivo que não faço sucesso no meio dos grandes pregadores. Não tenho agenda lotada. Não há ninguém carregando minhas malas. Prego a Palavra. Ela que tem a autoridade e não as maluquices exegéticas desses pregadores. O pregador não cria a mensagem, ele a transmite. A mensagem emana das Escrituras, e não de sua habilidade de deturpá-la.

Urge a necessidade de surgir novos expositores da Palavra. Urge a necessidade desses jovens pregadores em vez de ficarem copiando as mensagens, as línguas, as vestes, estudarem mais e mais a Bíblia, submeterem ao ensino, amarem a sabedoria, ler bons livros para não reverberarem seus pensamentos e idéias que não valem nada. Philip Brooks disse: “Pregação é uma verdade pregada com personalidade”. Se você é um eco, um clone, fique sentado. É a Escritura que deve ser pregada. Somente a Escritura. Nada mais que a Escritura.

Sei que há inúmeros expositores bíblicos no anonimato. Pois os pastores querem os avivalistas em suas igrejas, em seus congressos, em suas festividades, só espaço para os renomados pregadores, os malabaristas do texto sagrado. Quantas vezes meu nome foi indicado a um “grande congresso”, e não acabei pregando. Por quê? Simples, não sou conhecido, não tenho fama, não vivo debaixo dos holofotes, não consigo iludir as pessoas com aquilo que não está escrirto.

Aos nobres expositores da Palavra, continuemos nossa missão. Preguemos a Palavra. Amemos a Palavra. Transpiremos a Palavra. Deus está “preso” a sua Palavra. Ele é a própria Palavra.

Concluo, com um exemplo clássico do que é fazer uma alegoria do texto, e ver o que ninguém viu nos milhares de anos que temos a Escritura. Foi Agostinho, uma das mentes mais brilhantes que o mundo conheceu que propôs a seguinte interpretação da parábola do Bom Samaritano.

Nota importante: Não é porque Agostinho foi brilhante e resolveu interpretar a parábola como veremos a seguir, que nós seguiremos seu exemplo. Estudemos mais a Bíblia, e deixemos que ela fale, afinal ela tem voz própria. Sigamos o exemplo correto, e não aquele que embora brilhante e fascinante, não respeita a uma hermenêutica e exegese sadia do texto.

Certo homem descia de Jerusalém para Jericóeste homem era Adão

Jerusalém a cidade celestial, da qual Adão caiu

Jericó a lua, assim significa a mortalidade de Adão

Salteadores – o diabo e seus anjos

lhe roubaram – a saber: a sua imortalidade

lhe causaram ferimentos – ao persuadi-lo a pecar

deixando-o semimorto – como homem, vive, mas morreu espiritualmente; é semimorto, portanto

o sacerdote e o levita – o sacerdócio e ministério do Antigo Testamento

O samaritanodiz-se que significa Guardador; logo, a referência é ao próprio Cristo

Pensou-lhes os ferimentos significa restringir o constrangimento ao pecado

Óleo – o consolo da boa esperança

Vinho – a exortação para trabalhar com um espírito fervoroso

Animal – a carne da encarnação de Cristo

Hospedariaa igreja

Dia seguinte depois da ressurreição

Dois denáriosa promessa desta vida e a do porvir

Hospedeiro Paulo

Tenho que concordar que é uma mente brilhante que produziu isso. Todavia a pergunta que deve ser feita é: quando Jesus contou esta parábola, ele queria ensinar tudo isso? Lembre-se de algo: nem tudo que dá certo, é certo.

Olha se alguém pregar essa mensagem em um “grande congresso” o povo irá delirar, ser arrebatado, cairá poder, haverá curas e o pregador será afamado na terra! Vigiemos, pois! Mc 13.33

Com temor e tremor diante das Sagradas Escrituras,

Pr Marcelo de Oliveira

25 Responses to Os perigos da Alegoria – Leia com atenção!

  1. milerfreitas disse:

    Glória a Deus!

    Não vou falar muito para não estragar.

    Excelente!

    Deus lhe Abençoe!

  2. Cidinha disse:

    Gostei do texto,continue assim,pregando a palavra somente a palavra.

    Mesmo não sendo um "grande"pregador
    como queiram os outros,mas compromissado com a verdade.

    Deus te abençõe !

  3. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Concordo 100% com o irmão, infelizmente a igreja hoje tem comido palha, como gosta de dizer o nosso amigo Rev. Hernandes Dias Lopes, alguns estão sendo mal cuidados pelos "pastores" outros estão simplesmente acumulando mestres segundo suas próprias concupiscências.

    Façamos sempre que tivermos oportunidade, aquilo que Paulo exortou a Timoteo fazer, "prega[r] a Palavra".

    Que o Eterno lhe abençoe.

    Ednaldo.

  4. Pr. Sérgio disse:

    Meu nobre amigo Pr. Marcelo, graça e paz!
    Concordo em gênero, grau e número com todas as afirmações feitas por você nesse brilhante artigo. Sou um como você, apaixonado pela exposição sadia da Bíblia Sagrada, pregador desde os treze anos de idade e vejo com tristeza na alma o empobrecimento de nossos púlpitos no que se refere à pregação bíblica e contemporânea. Também não tenho agenda cheia pois não possuo nenhuma revelação especial, pois entendo que a revelação especial já está fechada em torno dos 66 livros da Bíblia Sagrada. Nossos coordenadores de congressos não gostam de Bíblia, eles apreciam sandices, crendices, profetadas, adivinhações que hoje são chamadas de revelações, gritos e berros que só geram adrenalina no corpo e não servem para revigorar a alma e o espírito. Que o Eterno lhe conserve assim!
    Um forte abraço!
    Pr. Sérgio Pereira
    http://prsergiopereira.blogspot.com

  5. Wellington Mariano disse:

    Excelente artigo, a "alegoria" hoje é nada mais nada menos que a eisegese tendo primazia sobre a exegese.

  6. Amado pastor Marcelo servo do Deus vivo, concordo plenamente que há muitos expositores da palavra vivendo no anonimato, alguns por falta de espaço na mídia.A verdade é que esses supostos pastores,ou melhor animadores de palco,teatro e palestrantes motivacionais vem roubando a pureza do evangelho, profanando o sagradro, eu sempre digo que é necessário uma reforma nos pulpitos com urgência. Irmão Marcelo você sabe que no antigo testamento essa classe de roubadores da palavra sempre levaram o povo para o lado da facilidade, quantas vezes Israel se desviou do propósito por causa dos falsos profetas?

  7. Muito bom texto. Extremamente verdadeiro. Parabens pelo trabalho como blogueiro que denuncia os desmandos dos loubos travestidos de ovelhas.

  8. Prezado Pr. Marcelo, paz do Senhor!!!

    Seu Texto é uma verdade incontestável, infelizmente nos dias de hoje estamos passando por uma "falência de expositores da Palavra de Deus", muita alegoria e pouco da Biblia Sagrada, mas, ainda existe os remanescentes, os amantes da boa Palavra, da boa exegese.

    Parabens…..o importante não é fazer fama, porque fama passa, melhor é fazer história.

    Em Cristo,
    Pb. Juari Barbosa
    Doulos Cristou Iesou

  9. Olá companheiro e amigo,Pr Marcello Oliveira,Graça e Paz.

    Mais uma vez parabenizo-o pela
    excelente postagem.

    Realmente tem muita gente que através
    de suas "revelações e profetadas" ganham espaço nos pulpitos de muitas igrejas.

    Que o Eterno te abençoe meu amigo,continue nessa empreitada de expor a gloriosa e inerrante palavra de Deus.

    Um grande abraço,
    Pb.Silas

  10. Você pode não ter agendas lotadas e nem ter fama, não ser tão conhecido nem viver debaixo dos holofotes. Mas tenho certeza que, com essa visão que o próprio Deus te concedeu, muito mais pessoas se convertem quando ouvem de ti a mensagem do Senhor, do que entre as multidões que deliram diante do espetáculo de um conferencista internacional.

    Vai nessa tua força, pois o Senhor é contigo.

    Paz do Eterno Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida.

  11. Andreia =] disse:

    Graça e paz, irmão Marcello! =]

    Louvo a Deus por sua vida, e, principalmente, pelo seu amor e zelo pela Palavra! Que texto edificante, irmão!

    Com tantas heresias rolando soltas [nos púlpitos, internet, livros, canais de tv…], que alívio é ver que ainda há joelhos que não se dobram a estas fanfarrices!

    Um abraço,

    no amor de Cristo Jesus, Senhor e Salvador nosso!

    Ir. Andreia =]

  12. Caro amigo
    Pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Nada a acrescentar, senão estrago!
    O amado disse tudo e os companheiros comentaristas que me antecederam corroboraram!

    Nesse caso só me cabe dizer:

    AMÉM, AMÉM e AMÉM!!!!

    Um grande abraço!

    Seu conservo,

    Pr. Carlos Roberto

  13. Prezado Marcello,
    Shalom,

    Complementando meu comentário:

    Só para te contrariar um pouquinho e não dizerem que eu concordo com tudo o que vc. escreve, o amém tríplice não é pregado,

    É cantado!!!
    rsrsrsrsrs!!!

  14. Márcio Cruz disse:

    "Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino" – II Tm 4.2.

    Mas, como ocorrerá isto se não há da parte dos grandes Doutores, Ph.D's, Mestres, Pregadores a real exposição do que realmente a Escritura diz?

    Muito oportuno sua postagem. E o fato do povo não gostar de um básico feijão com arroz, é que o modo, estilo, jeito americanizado de entretenimento corrompeu a mente dos que precisam de alimento correto para garantir sua entrada na Glória Eterna.

    Dê ao povo o que o povo quer e terás um grande aliado. Nada como uma lata de vina. Não importa a validade.

    Lembra da "multidão" que seguia João Batista?

    Infelizmente é isso, amado pastor.

    Continue na trajetória que D'us lhe colocou. Ele te recompensará. Lembre-se de Suas palavras: "foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei".

    Seja o Eterno contigo, irmão.

    Ir. Márcio Cruz

    *a propósito, posso gravar a sua pregação sobre a Maravilhosa Graça de D'us e distribuí-la para alguns irmãos? Note bem: eu disse DISTRIBUÍ-LAS.
    Se sim, envie a resposta para meu e-mail: amojeova@ig.com.br.

    Shalom Hesed v' Shalom!

  15. Danilo Miguel disse:

    Pastor Marcello,
    Lamentável este seu pensamento! Você é e sempre será um pregador medíocre, se continuar assim. Nunca terá a oportunidade de pregar em enormes catedrais, ter fama, sucesso, dinheiro, muitos seguidores… Ter seu próprio avião, então, nem em sonho!!!

    Mas sabe, pastor Marcello, continue sendo medíocre segundo a visão terrena e limitada dos homens, mas sendo um instrumento nas mãos de Deus, combatendo o bom combate. Não se entregue ou se venda às mentiras e falácias deste século, deixando de pregar a VERDADE para pregar mentiras e enganos, que alegram o coração, mas conduzem o homem a condenação.

    Não se importe com números, com bens ou riquezas – e sei que não o faz – mas CONTINUE neste caminho, conduzindo o pecador ao arrependimento, o perdido à salvação apontando, sempre, o Senhor Jesus!

    N'Ele, que está por voltar a qualquer momento,

    Danilo Miguel
    http://www.semforma.com

  16. Anonymous disse:

    A Paz do Senhor!

    Assim como o senhor, eu amo as escrituras, gosto de meditar nelas sempre.

    Porém eu não concordo plenamente com o seu texto, pelo seguinte motivo: se a alegoria não fugiu dos principios biblicos, e não foi nada forçado, ela é aceitavel ao entendimento.
    Por exemplo:
    Encontramos na biblia sagrada a historia do centurião que, tendo um servo enfermo, foi até Jesus, para que o Senhor curasse seu servo. Porém este centurião disse que Jesus era um homem de autoridade, e que ele não era digno de recebê-Lo em sua casa, então bastava apenas uma palavra para que o servo fosse curado.

    Então temos:

    O servo: nós, que estavamos enfermos no pecado

    A palavra que foi dita pelo Senhor: representa o Senhor Jesus, o verbo vivo.

    Não vejo nada de errado nesse tipo de alegoria, pois a mesma está de acordo com a biblia sagrada.

    Se eu estiver errado, me explique!

    Paz.

  17. Prezado Anônimo, porque não se identifica? Está com temor do quê? Por gentileza, identifique-se e explicarei onde deve ser usada a alegoria nas Escrituras.

    abraços, Pr Marcello

  18. Paulo Sobrinho disse:

    Exelente o artigo aqui publicado. Seria muito bom se diversos pregadores, aqui tirassem um tempinho para refletir em suas palavras.
    Infelizmente, hoje os pregadores, querem atrair a glória para si mesmos, e não estão preocupados em conduzir o rebanho do Senhor às águas tranquilas e aos pastos verdejantes.
    Por isto, estão alimentando as ovelhas com ração industrializada, e água mineral engarrafada
    Ops! "Desculpe por esta alegoria!"

  19. parabenizo pelo bom blog, parabens.

    vote NÃO, NA ENQUETE DO SENADO PLC122/06. ELA SE ENCERRA NO FIM DE NOVEMBRO.

  20. erci disse:

    Pr Marcelo. Gostei muito do seu texto pois ontem dia 29-11-09 fui a um culto, onde um pregador avivalista? )pra falar sobre o poder e autoridade que Deus dá as pessoas , exibiu uma faca de cozinha tipo peixeira como exemplo de autoridade… note bem era um pastor deficiente visual com uma faca em publico. Fiquei muito assustada e hoje ao abrir esta mensagem compreendi o porque daquilo. Obrigada pelo esclarecimento

  21. Flávio Alves disse:

    Amado pastor,

    além de peverterem a Palavra de Deus, ainda são verdadeiros mercenários da fé, pois cobram fortunas para pregar a Palavra. Soube que o mesmo referido pelo amado, que é judeu, cobra R$ 5.000 para pregar um noite, além das despesas.

    O que eu queria ter é uma imaginação fértil para tentar descobrir o futuro das igrejas evangélicas no país, que cedem um enorme espaço e até financiam tais heréticos.

    Mas, creio que Deus está conservando um remanescente que preza pela pureza e singeleza da Palavra de Deus.

    Forte abraço pastor,

    continue assim pois o senhor não está sozinho.

    Pr. Flávio Alves
    Ass.de Deus Filadelfia
    (Paulista-PE)

  22. Alliadoo disse:

    Excelente! Se há os que se dão às fábulas, há aqueles que desejam ouví-las. Criaram uma nova religião dentro do cristianismo. Ilusão perigosa cujo êxtase se dá na condenação eterna!!!

    Permaneçamos firmes!

  23. Sem comentários ao comentário! rsrs

    Quem sabe seja o exemplo de Jesus em falar com o povo por meio de parábolas?

    Abraços

    Pr. Daniel

  24. gomez disse:

    aquele que prega a palavra de Deus,em momento algum deveria está preocupado com os grandes congressos ou com grandes catedrais,esse discurso destoa inflamado porcausa das vaidades que há no coração de quem "prega",insatisfeito,pois o seu nome,não está arrolado entre os "grandes".os pregadores não foram chamados para terem um nome "grande",porem foram chamados por um nome GRANDE,perguntaram certa vez a um missionário;o que significava ser um missionário e,prontamente respondeu ser ele; um joão ninguem,tentando com todas as suas forças exaltar alguém.uns começaram a pregar aos 12 e outros aos 13,uns desejam fama outros história,alguns são anônimos outros quem diria,são aliados,uns são louvados por causa do "grande" conhecimento, em detrimento do servo "fraco".vislumbro um deserto pela frente,vestido com pele de animais,tendo a lua e o sol como telhado e alparcas empoeiradas.e porque não dizer;uma pedra levantada fervilhando de gafanhotos,esse será o banquete a ser comido,distante de jerusalem e de suas praças,afinal aqui não se ouve o barulho de palmas ensadecidas,de uma platéia tão vaidosa quanto o seu "pregador".aqui é joão e o seu Senhor.mesmo nesse ambiente as multidões o procuravam,para ouvir um discurso que hoje é proibido nas catedrais e congressos;raça de víboras quem vos ensinou a fugir da ira futura. o segredo estava não na sua prória vida,mas naquele que ele não se cansava de anunciar;eis o cordeiro de Deus,esse era o seu maior grito.quando abria a sua boca para falar de si mesmo apenas dizia;eu sou a voz do que clama no deserto.o que eu quero mesmo é que ele CRESÇA e que EU diminua.

  25. ariri disse:

    concordo
    plenamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *