Por que a maldição caiu sobre Canaã no lugar de Cam?

Todos os amantes das Escrituras já se depararam com uma pergunta inquietadora: Por que Canaã foi amaldiçoado no lugar de Cam? Visto que as maldições e bênçãos sobre os três filhos têm em vista seus descendentes, não é de estranhar que a maldição recaia sobre o filho de Cam, e não sobre o próprio Cam (Gn 9.18-22), especialmente em razão de Deus já haver abençoado este justo sobrevivente do dilúvio (Gn 9.1). Prezados leitores [as], quem pode amaldiçoar aquele que o Eterno abençoou?  Leia atentamente Gênesis 9.1

Como o filho mais jovem injuriava a seu pai, assim  a maldição recairá sobre seu filho mais jovem, que presumivelmente herda sua decadência moral (cf. Lv 18.3; Dt 9.3). Em adição aos cananitas, os descendentes de Cam incluem alguns dos inimigos mais ferrenhos de Israel: Filístia, Assíria, Babilônia (cf. Gn 10.9-13). Por trás da profecia de Noé está o conceito de solidariedade corporativa. A justiça de Noé é reproduzida em Sem e Jafé; sua imoralidade, em Cam. A imoralidade de Cam contra seu pai estará estigmatizada em seus descendentes; e a modéstia de Sem e jafé, nos seus.

O erudito Cassuto explica a expressão “servo dos servos” (Gn 9.25): ‘Os cananitas se destinavam a sofrer a maldição e a servidão não em decorrência dos pecados de Cam, mas porque eles mesmos agiam como Cam, em decorrência das suas próprias transgressões. A servidão de Canaã é espiritual, não apenas política. A maldição posta sobre Canaã o liga à maldição sobre a serpente (Gn 3.14) e sobre Caim (Gn 4.1). Entretanto, a maldição geral não é exceção. Como a cena deixa bem claro, a diferença entre os prospectos futuros dos irmãos ancestrais pertence à sua moralidade, não à sua etnia como tal.

A família da prostituta cananita Raabe virá a ser parte do povo da aliança (Js 2.14; 6.17-22; Mt 1.5; Hb 11.31), e a família do judeu Aça será eliminada (Js 7). Quando Israel se comporta como os cananitas, a terra os vomita dela também (2Rs 17.20).

Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora

                          Waltke, Bruce e Cathi, Fredericks. Gênesis. Ed. Cultura Cristã

9 Responses to Por que a maldição caiu sobre Canaã no lugar de Cam?

  1. Pr. Guedes disse:

    Caro Pr. Marcello,

    Shalom!

    Quero lhe parabenizar pelos assuntos e textos tratados em seu blog. Também por este e pela coerência da explicação com as demais Escrituras. Escrevia alguma coisa lá no meu há um tempo e entendo que embora Balaão fosse um profeta de aluguel, como esses pregadores que se vendem por honra humana, ele estava certo ao dizer: “Eu não posso amaldiçoar o que Ele abençoou” (tradução livre).

    O Eterno continue abençoando sua vida.

    Forte Abraço.
    No Amor de Cristo!

  2. Marcello de Oliveira disse:

    Shalom! Nobre Pr Guedes, grato por seu comentário. Precisamos deixar a Bíblia falar, ela tem voz própria. Em tempo, qdo tomaremos um café? Precisamos estreitar nossa comunhão.

    abraços, Pr Marcello

  3. Wellington disse:

    Aprendi mais um pouquinho.

    Shalom Pr Marcelo.

  4. Prezamigo pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    É bom estar lado a lado com que convive com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é o motivo desta união e certamente o motivo de vencermos de mãos dadas pelo ensino e o aprendizado originado no Espírito Santo de Deus, que fortalece e discerne a todos segundo a sua boa vontade, misericórdia e incalculável amor.

    Graças a Deus por sermos irmãos em Cristo, o nosso Jesus.

    O Senhor seja contigo, nobre companheiro!

    O menor de todos os menores. É melhor morrer por ele do que viver sem Ele.

  5. Pr. Guedes disse:

    Caro Pr. Marcelo,

    É Verdade, precisamos tomar aquele “café teológico” rsrs

    Vamos marcar. Precisamos mesmo!

    Shalom!

  6. Fco. Onecino disse:

    É Muito bom ler seus artigos, tenho aprendido muito, parabéns por mais um assunto, Shalon.

  7. Renato disse:

    Pastor Marcelo

    Você liga a Babilônia e a Assíria aos cananitas. A descrição de Genesis 10: 9-13, é política, isto é, como Ninrode edificou o seu poder dominando o governo dessa cidades. Mas os babilônios eram basicamente caldeus, e portanto semitas. Também os assírios eram semitas.

    E claramente Ninrode não era filho de Canaã, mas de Cuxe. Pode-se dizer que ele seguiu (espiritualmente) o caminho de Canaã, mas pode-se dizer o mesmo de qualquer pessoa que esteja em rebelião contra Deus.

  8. Renato disse:

    Gostaria de comentar também que não considero as palavras de Noé como uma maldição, mas como uma profecia. Ele não disse aquilo por estar zangado com seu filho, não foi uma vingança pessoal. Ele viu espiritualmente o futuro, e soube, pelo Espírito, que o filho mais novo de Can seria um ímpio. Como esse evento vem logo em seguida à indiscrição de Can, creio que a Bíblia quer significar que a falha de caráter dele iria resultar em uma criação deficiente de seus filhos, o que levaria o mais novo a desviar-se totalmente. Como resultado, muitos dos descendentes de Canaão, aprendendo com seus país, tornaram-se opositores de Deus.

  9. Alenio disse:

    A Bíblia diz; vendo o que fizera o filho mais moço, campeão não era o filho mais moço de Noé, naquele tempo não significa falava neto ou bisneto, mas todos eram chamados de filhos do patriarca. Quem era filho mais moço era Canaã filho de cam. Então quem realmente descobriu a nudez do pai foi Canaã. E não cam. Então a maldição veio sobre Canaã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *