Por que Mateus 27.9 atribui a Jeremias uma profecia de Zacarias?

Mateus 27.9,10 descreve a compra do campo do oleiro com o dinheiro de Judas Iscariotes, em cumprimento de uma determinada profecia: “Então se cumpriu o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias – “Tomaram as trintas moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram; e as deram pelo campo do oleiro, assim como ordenou o Senhor”.

Um fato notável a respeito dessa citação é que sua maior parte na verdade é de Zacarias 11.12,13 – que diz o seguinte: “E ele lhes disse: se vos parece bem, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. Pesaram-me, pois, por meu salário trinta moedas de prata. Então o Senhor me disse: Arroja isso ao oleiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor”.

Há diferenças significativas entre a passagem de Zacarias e a citação de Mateus. Nessa o profeta paga – ou pelo menos dá – o dinheiro da compra e faz com que ele mude o propósito daquela importância: seria para a compra de um campo, em vez de doação ao oleiro. O caso é que a citação como aparece em Mateus enfatiza a requisição do terreno. A passagem de Zacarias nada diz a respeito de comprar-se uma propriedade; na verdade, nem sequer menciona um campo.

Todavia, ao voltar-nos para Jeremias 32.6-9, encontramos o profeta adquirindo um campo em Anatote, por determinada importância (17 siclos de prata). O capítulo 18.2 descreve-o na tarefa de vigiar o oleiro, que está fazendo vasos de barro em sua casa. Jeremias 19.2 diz que havia um artífice perto do templo , cujo ateliê ficava no vale de Hinom. O capítulo 19.11 diz: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Desse modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá outro lugar para os enterrar”. 

Parece, portanto, que o ato de Zacarias atirar o dinheiro ao oleiro ocorreu na época das ações simbólicas de Jeremias. No entanto, só esse menciona o “campo” do oleiro – que é o principal elemento da citação de Mateus. Portanto, o evangelista está combinando e resumindo elementos do simbolismo profético tanto de Zacarias como de Jeremias. Jeremias é mencionado por sua preferência visto ser o mais proeminente dos dois, desse modo, não cita Zacarias.

Procedimento semelhante segue Marcos 1.2,3 que atribui somente a Isaías uma citação de Malaquias 3.1 com Isaías 40.3. Nesse caso também só o profeta mais famoso dentre os dois é mencionado pelo nome. Visto ser essa a prática literária do século I a.C., quando os evangelhos foram redigidos, dificilmente os autores podem ser acusados de cometerem alguma falta, pelo fato de não seguir a prática moderna de identificar com precisão e notas de rodapé.

Fonte:  Enciclopédia Dif. Bíblicas, Gleason Archer – Ed. Vida

6 Responses to Por que Mateus 27.9 atribui a Jeremias uma profecia de Zacarias?

  1. Jesiel disse:

    Ocorre que a divisao dos livros do ATestavam em 12 blocos. E os blocos eram identificados pelo primeiro livro e o bloco dos profetas apos exilio eram identificados pelo primeiro livro do bloco, que no caso era Jeremias.esta e a resposta mais convincente pelo dr. Roberto professor Batista da PUC

  2. Luis Claudio disse:

    Desculpe entrar nessa questão. Se pesquisarem lá atrás quando São Jerônimo traduziu a bíblia para outra língua, surgiu essa questão. O que São Jerônimo afirmou, é que um amigo essênio lhe mostrou e lhe disse de outro livro de Jeremias continha essa passagem, e que o livro tinha se tornado apócrifo.Um outro personagem bíblico que que faz uma citação do livro de Henoque o qual é considerado apócrifo esta na epístola de Judas.Basta ler a passagem e consultar o livro de Henoque em apócrifos da Bíblia.Jesus também faz uma alusão ao livro dos justos, ou livro dos retos.

  3. Marinado lima disse:

    A explicação do texto de Mateus acima das trinta moedas, estar totalmente errada, o que temos aí e um grave erro de tradução, e nao algo simbologico, quem profetizou foi Zacarias e não Jeremias, truzirao erroneamente
    , e bom termos propriedade queando se tratar de assuntos das escrituras

  4. luiz carlos disse:

    A resposta do Professor é mais reluzente. Primeiro por que a tradição época considerava, de fato, o primeiro livro como referência. Segundo porque as demais explicações acabam por sofrer de ausência de provas.

  5. Correto
    Zc11.12 está muita claro,masque isso só o a glória de Deus.

    só até aqui Amém.

  6. Geizon willian dos santos fermino disse:

    Gostei envie mais pois quero muito torna um grande Pregador da palavras de Jesus o nosso salvador …daí de graça a que recebeu de graça.. amém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *