Profetas falsos e verdadeiros

Jeremias ficou profundamente angustiado com o ministério dos falsos profetas que se opunham a ele. “Meu coração está partido dentro de mim”, ele clamou, todos os meus ossos tremem” (Jr 23.9). 

A situação atual é parecida, porém com uma diferença. Existem muitos falsos profetas (como Jesus disse que haveria), mas não há ninguém parecido com Jeremias, raras exceções. Certamente alguns possuem um discernimento espiritual profético em relação ao significado e à aplicação dos textos bíblicos. Mas não há ninguém que tenha inspiração ou a autoridade dos profetas bíblicos como Jeremias.

Em vez disso, somos abençoados por ter a Palavra escrita de Deus. Assim, o contraste hoje é entre os verdadeiros mestres que se submetem às Escrituras e os falsos mestres que rejeitam ou manipulam a Palavra de Deus.

Jeremias destaca cinco características dos falsos profetas:

1.     * Eles abusam de seu poder. São marcados pelo excesso de autoridade que pela mansidão de Cristo. “Seu poder é ilegítimo” (v. 10)

2. * Eles “vivem uma mentira”; têm uma vida dupla, desempenham um papel na vida pessoal e outro na vida pública (v. 13-14)

3.    *     Eles encorajam os que praticam o mal, em vez de chamá-los ao arrependimento (v. 14,22)

4.  *  Eles enchem as pessoas de falsas esperanças, dizendo que nenhum mal lhes sucederá (v. 16-17)

5.   *  “Falam de visões inventadas por eles mesmos, e que não vêm da boca do Senhor” (v. 16)

Somente a Palavra de Deus é eficaz. Como um martelo, ela despedaça a rocha dos corações obstinados. Como fogo, ela queima e purifica. Ela não é como a palha, mas nutritiva como o trigo (v. 28-29)

Não deveríamos ter dificuldade em colocar a Palavra de Deus acima dos nossos sonhos humanos, nem de escolher a revelação em vez da especulação. Talvez a maior necessidade de nossas igrejas seja de pastores que exponham e apliquem fielmente a Palavra de Deus, e que praticam aquilo que pregam.

 

Nele, a Palavra eterna

Marcelo Oliveira

 

Bibliografia: Peterson, Eugene. Corra com os cavalos. Editora Ultimato

 

             Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Editora Ultimato

One Response to Profetas falsos e verdadeiros

  1. EDUARDO FERREIRA DA SILVA disse:

    parabéns Pastor, realmente, ou infelizmente nossa realidade está sendo assim, como no texto bíblico, muito bom seus artigos, vou acompanhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *