Propósitos do coração – Esdras 7.10

Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor, e para cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Ed 7.10)
Esdras foi um grande líder de Israel que se dedicou ao ensino da Palavra de Deus depois do cativeiro babilônico. Setenta anos de escravidão haviam passado. Morte, fome, opressão e desespero tomaram conta daqueles que foram arrancados de suas famílias e lançados fora da sua terra. Por intervenção divina, o povo voltou à sua terra. O cativeiro acabou. A liberdade é um fato consumado. Todavia, como o povo deveria viver nesse novo tempo? Quais valores eles deveriam abraçar?

É no meio desta crise que surgiu o grande líder Esdras. Neste capítulo 7, versículo 10, Esdras discorre sobre três propósitos do coração de um verdadeiro líder comprometido com Deus e com o seu povo:

1) Ele dispôs o seu coração para conhecer a Palavra de Deus – Ed 7.10

Esdras era um estudioso das Escrituras. Ele examinava minuciosamente a Palavra de Deus. Ele não gostava de superficialidade, antes amava a profundidade, onde as mais sublimes revelações emanavam do trono de Deus. O texto é claro, quando diz que Esdras tinha disposto o seu coração para conhecer a Palavra. Oh como precisamos de líderes que conheçam a Palavra de Deus e o Deus da Palavra.

Vivemos um tempo de grande apostasia, de surgimentos de várias heresias, que infelizmente, tem encontrado guarida no coração de muitos crentes. A cada dia, estamos vendo o povo correndo atrás de uma experiência nova, de um novo modismo, uma nova revelação. Muitas igrejas já abandonaram o estudo sistemático das Escrituras, sendo guiadas por sonhos, visões e revelações. Estamos vendo o surgimento de uma geração analfabeta de Bíblia. Quando falta o ensino fiel das Escrituras, o povo cai no erro, desviando-se das verdades da eterna Palavra de Deus.

2) Ele dispôs o seu coração para viver a Palavra de Deus – Ed 7.10

Esdras não era apenas um estudioso da Bíblia. Há inúmeros deles em nosso meio. Ele não era um teólogo de gabinete, que estava engessado em sua teologia. Ele vivia o que pregava. Sua vida era coerente. Ele não era um teórico. Sua vida era um exemplo e um paradigma para seus ouvintes.

O que vemos hoje, são teólogos que não tem paixão. Tem luz na mente, mas não tem fogo no coração. Tem fome de livros, mas não possuem fome por Deus. São cultos, mas são vazios. Discorrem com diáfana clareza em suas teologias, mas estão secos e duros como um poste. São profissionais da religião!Há um abismo entre o que as pessoas falam e o que fazem. Há um hiato entre o que os líderes pregam e o que vivem. Há um divórcio entre a profissão de fé e a prática. Muitos são ortodoxos, mas não são ortopráticos. Não basta conhecer, é preciso viver.

3) Ele dispôs o seu coração para ensinar a Palavra de Deus – Ed 7.10

Perceba que Esdras segue uma linha de coerência. Primeiro, ele estuda a Palavra. Você não tem autoridade para ensinar aquilo que você não aprendeu e estudou. Depois, ele aplica essa Palavra à própria vida. Então, ele está apto para ensiná-la aos outros. Será que estamos seguindo estes passos?

Esdras não retém a verdade de Deus apenas para si. Ele não sonega ao povo as insondáveis riquezas da Palavra. Ele não é como o Mar Morto, que somente recebe, recebe, mas nunca dá! O coração deste homem, está transbordando a Palavra de Deus. Esdras dispôs o seu coração para ensinar a Palavra de Deus ao povo. É exatamente isso que precisamos: líderes que amem as Escrituras, amem o povo de Deus e busquem ensinar com profundidade e fidelidade todo o conselho de Deus.

No capítulo 8 de Neemias, encontramos um grande exemplo de uma pregação expositiva na Bíblia. Esdras leu, interpretou e explicou a Palavra de Deus, e o povo acolheu a verdade com avidez, e foram profundamente impactado.

Oh Eterno, levante neste país verdadeiros líderes, compromissados em pregar todo o conselho de Deus. Chega de tanta mentira em nossos púlpitos. Chega de tanta exploração. Chega de tantas mensagens de autoajuda. Queremos ouvir a tua voz!

“A exposição de tuas palavras dá luz; e entendimento aos simples” Sl 119.130

Nele, que tem homens segundo o seu coração

Pr Marcelo de Oliveira

 Bibliografia: Lopes, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas.

 Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Ed.

10 Responses to Propósitos do coração – Esdras 7.10

  1. Caro amigo e companheiro
    Pr. Marcelo de Oliveira,

    A paz do Senhor!

    Tenho passado por aqui praticamente todos os dias, mas o tempo tem sido pouco para comentar, portanto me perdoe esse pecado não intencional.

    Quanto ao seu excelente texto, apenas observo o quanto nossa geraçào tem se distanciado dessas verdades, e muitos quando se dizem adeptos do zêlo pela sã doutrina, o fazem apenas da "boca para fora", mas negam seu discurso político com suas próprias atitudes.

    Que o Eterno nos ajude a trilhar o caminho de Esdras.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

  2. wally disse:

    mto bom, pr. Marcello, mto bom texto mesmo!

    apz,

    Deus continue lhe iluminando.

    wally.

  3. michael disse:

    Pr. Marcello,

    Seu artigo será publicado amanhã cedo. Já havia um artigo na fila e achei que seria bom dar um destaque especial ao seu artigo.

    Obrigado pela confiança.

  4. Paz!

    Pr. Marcello,
    Gostaria primeiramente de agradecer pela visita em meu blog.

    Sobre o texto exposto, realmente estamos carentes de pessoas deste tipo. Que estejam mais interessados em ensinar a Palavra de Deus e assim agradá-Lo ao invés de superlotar templos, apenas inchando estatísticas.

    Deus lhe Abençoe,
    Vinicius Morais
    —-
    Visite: Refletindo a Graça
    http://refletindoagraca.blogspot.com/

  5. Ellis Regina disse:

    A paz do senhoe pastor marcelo, ja tenho seguido seu blog e acho suas mensagens muito edificantes. tambem aproveito para te pedir pra seguir o meu tambem. por favor!

  6. Valeu meu irmao, tambem estou te seguindo, um prazer te conhecer!
    Abracao
    Andre
    http://www.andrequeiroz.org

  7. O triste é saber que o povo de Deus (naquela época)sempre foram desobedientes… hoje não mudou muita coisa.
    Seu blog é uma ferramenta maravilhosa, seus texto são esclarecedores, não pare de escrever,mãos no arado e continue a semear a maravilhosa semente que é Jesus,
    No amor de Cristo,
    Sidney

  8. A Palavra de Deus… A base de toda a vida em Cristo, a via pela qual alcançamos a fé e podemos caminhar com Deus.

    Profetas que não fazem o uso correto dEla e não se preocupam em transmiti-La corretamente ao povo simplesmente não está ouvindo a voz de Deus, tampouco se importando com as causas que Ele Se importa.

    Escrevi algo sobre isso recentemente no meu humilde bloguinho, no texto "Sinais da verdadeira Páscoa".

    Quando puder, passa lá e compartilhe sua opinião conosco…

    Tenho corrido muito, mas sempre que der, virei correndo para cá me alimentar mais um pouco do precioso maná celeste.

    Shalom Aleichem.

  9. jander disse:

    Muito bom o texto o seu comentário foi excelente

  10. João Pereira disse:

    Gloria a Deus! que texto maravilhoso, não é o lugar que faz a pessoa,é a pessoa que faz o lugar. Esdras em meio ao cativeiro não deixou de buscar a Deus, não se contentou em ficar com águas nos joelhos, mas mergulhou no ocenano do conhecimento de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *