Qual é a explicação científica do sol e a lua ter parado em Josué 10.12,13?

O livro de Josué registra vários milagres. Nenhum deles, contudo, é tão digno de nota, nem tão discutido, como esse que se refere a um dia prolongado, com o dobro das 24h normais. Foi o da batalha de Gibeom (Js 10.12-14). Tem-se objetado que se de fato a Terra houvesse parado de girar por 24h, uma catástrofe inconcebível teria esmagado o planeta e tudo o que estivesse em sua superfície.                         

Os que crêem na Onipotência de Deus de modo nenhum concordam com a idéia de que Iavé não teria impedido esta tragédia; o Senhor teria suspendido as leis físicas que provocariam o desastre. No entanto, com base no próprio texto hebraico, não nos parece crer que a Terra subitamente tenha parado, não executando mais seu movimento de rotação sobre si mesma. Assim diz o v. 13: “O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se quase um dia inteiro”.  As palavras “não se apressou” parecem indicar um retardamento do movimento solar. Em vez de 24h, o dia teria sido de 48h.

Há apoio para esta idéia: pesquisas trouxeram à luz relatos de fontes egípcias, chinesas e hindus a respeito de um dia muito longo. Harry Rimmer que alguns cientistas do Observatório de Harvard traçaram a origem desse dia que falta aos tempos de Josué.

Outra possibilidade de interpretação decorre de um entendimento um tanto diferente da palavra hebraica dôm (traduzida por KJV por “mantém-te quieto”). É vocábulo que normalmente se traduz por “estar em silêncio”, “cessar”. Estudiosos como Robert D. Wilson, de Princeton, interpretam a oração de Josué como petição no sentido de o sol cessar de derramar seu calor sobre suas tropas em batalha, de tal modo que pudessem prosseguir lutando sob condições mais favoráveis. A tempestade destruidora, de granizo, que acompanhou a batalha, dá alguma credibilidade a essa opinião, a qual tem sido defendida por homens de inquestionável ortodoxia. No entanto, é preciso que se admita que o v. 13 parece favorecer o prolongamento do dia: “E o sol se deteve e a lua parou… O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.

Keil e Delitzsch sugerem que ocorreu um prolongamento miraculoso do dia, caso tenha parecido a Josué e a todo o Israel que ele se prolongou de fato, de modo sobrenatural. O exército conseguiu fazer em um dia o trabalho de dois. Teria sido difícil para eles dizer se a Terra estava girando a sua velocidade normal, se a sua rotação fosse o único critério para a medida do tempo. Eles acrescentaram outra possibilidade: Deus poderia ter produzido um prolongamento ótico da luz solar, tendo prosseguido sua visibilidade após a hora normal do pôr-do-sol, mediante refração especial dos raios solares.

Pr. Marcelo Oliveira

 

 

 

 

 

14 Responses to Qual é a explicação científica do sol e a lua ter parado em Josué 10.12,13?

  1. Abraao disse:

    Sinceramente, o que de fato interessa, é que aconteceu.

  2. Diógenes_Gimenes disse:

    Estes homens “sábios” tropeçam nas próprias teorias no que se diz respeito as obras de Deus. E que nem quando (alguns cientistas) tentam provar que o mar vermelho se abriu por um fenômeno da natureza, só não explicam por que o fenômeno só durou até que todo povo de Israel atravessasse o mar e se fechou sobre os egípcios. Mesmo que Deus tivesse “produzido um prolongamento ótico da luz solar, tendo prosseguido sua visibilidade após a hora normal do pôr-do-sol, mediante refração especial dos raios solares”; Deus fez o milagre para ajudar o seu povo a vencer, e venceu!

  3. MisterKey disse:

    Interessante seu esforço em dar uma base “científica” para um relato bíblico. Desculpe, mas não conseguiu.
    A verdade é que existe uma quantidade enorme de relatos bíblicos que não se harmonizam com o conhecimento “cientifico” atual, eu poderia fazer uma lista enorme, por exemplo, em nenhum lugar da Bíblia existe uma indicação de que a terra tem um formato esférico, pelo contrário, os textos bíblicos parecem indicar que a terra é plana, veja os textos abaixo:

    O sonho de Nabucodonosor sobre um monte que enche a terra inteira:

    (Daniel 2:35) Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.

    Veja que nesse sonho um monte enche a terra inteira, como um monte poderia encher uma esfera? Pegue uma laranja e tente explicar.

    O sonho de Nabucodonosor sobre uma árvore no meio da terra:

    (Daniel 4:10-11) Eis, pois, as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: Eu estava assim olhando, e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande;
    Crescia esta árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra.

    (Daniel 4:20-22) A árvore que viste, que cresceu, e se fez forte, cuja altura chegava até ao céu, e que foi vista por toda a terra;
    Cujas folhas eram formosas, e o seu fruto abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual moravam os animais do campo, e em cujos ramos habitavam as aves do céu;
    És tu, ó rei, que cresceste, e te fizeste forte; a tua grandeza cresceu, e chegou até ao céu, e o teu domínio até à extremidade da terra.

    Como uma árvore poderia ficar no centro da terra se o formato da terra parece com uma esfera? Pegue uma laranja e tente explicar.

    Jesus vê junto com o diabo em cima de um monte todos os reinos da terra.

    (Mateus 4:8-9) Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
    E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

    (Lucas 4:5) E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.

    Que monte é esse? Existe algum monte na terra no qual todos os reinos podem ser vistos? Se você subir no monte mais alto e usar o telescópio mais potente, mesmo assim não conseguirá ver todos os reinos do mundo, por que a terra é parecida com uma esfera.

    Resumindo, o texto bíblico parece indicar que:

    A terra é plana ou quase.
    O céu é uma cúpula sobre a terra.
    O sol é menor que a terra e se move no céu.
    O sol e alua podem parar ou regredir no seu caminho.

  4. MisterKey disse:

    Pastor Marcelo,
    percebi que você não publicou um comentário meu, no qual eu indiquei uma lista de textos bíblicos que indicam que a Bíblia parece ensinar que o sol se move em relação à terra e não o contrário.

    Uma sugestão:
    Publique o meu comentário, dessa forma muitos poderão comentar e quem sabe alguém forneça as respostas que buscamos, nesse artigo aqui ficou demonstrado que você não parece conhecer as respostas.

  5. Marcello de Oliveira disse:

    Irmão, qual é o seu nome?

    Não publiquei seu comentário porque vc disse q o Pr Isaltino não falou o que era correto. Irmão, Pr Isaltino é um dos maiores biblistas que conheço. E se ele não sabe o que está falando quem saberá? Devemos antes de criticar as pessoas, saber quem elas são. O outro comentário seu era um enumerado de citações bíblicas. Meu irmão, quem disse para vc que um enumerado de textos, com autores diferentes, culturas diferentes e enfoques diferentes conseguem provar alguma coisa? O irmão tem liberdade de se expressar aqui, todavia, respeitando os pastores que aqui escrevem, além do fato deste site ter visitas de eruditos bíblicos das mais variadas regiões do país.

    att, Pr Marcello

  6. Abner disse:

    Caro Mister,

    eu sou engenheiro eletricista, Físico e especialista em Física Pura e percebi que você pegou um emaranhado de textos fora de contexto, sem a hermenêutica correta e imensa igniminía. Estude e pesquise sem pré “CONCEITOS” e desejo de provar e encontrar inverdades.

    Mas não se atenha apenas em ciência, mas no grego, hebraico, critica textual,etc

    No amor do Eterno.

  7. MisterKey disse:

    Abner,
    o fato de você ser Físico e Engenheiro não serve como argumento. Nem, tampouco dizer que os textos “estavam fora de contexto”, invocar “hermenêutica”, “ignomínia”, idiomas originais etc.

    Por favor, forneça argumentos válidos para mim e para outros que estão lendo esse artigo.

    Eu digo que a Bíblia ensina que:

    1- A terra é plana ou quase.
    2- O céu é uma cúpula sobre a terra.
    3- O sol é menor que a terra e se move no céu sobre a terra.
    4- O sol e a lua podem parar ou regredir no seu caminho.
    5- O sol a lua e as estrelas são apenas “luzeiros” feitos para iluminar a terra, isso é, eles são menores que a terra (veja Gênesis 37:9).

    Eu posso citar aqui dezenas de textos bíblicos, de várias versões para demonstrar isso. E posso usar argumentos válidos.

    Por favor, se qualquer um que está lendo isso é capaz de demonstrar o contrário, faça-o.

    A Ciência que estudamos na escola diz que:

    1- A terra é esférica ou quase.
    2- O universo é infinito, existem bilhões de galáxias com bilhões de estrelas, muitas dessas muito maiores que o nosso sol.
    3- O sol é muito maior que a terra e está muito longe, tem vários planetas em sua órbita e a terra é um deles.

    Mas, a ciência que conhecemos pode estar errada, muitas vezes esteve.

  8. MisterKey disse:

    Pastor Marcelo,
    Eu sou um estudioso da Bíblia e conheço várias versões. Não digo o meu nome porque minha família é muito religiosa e iria me “excomungar” se lesse isso aqui.

    Desculpe eu ter dito que “o Pastor Isaltino não leu a Bíblia direito”.

    Mas aquele outro comentário com uma lista enorme de textos não era para provar nada, era um questionamento e eu ficaria feliz se você o publicasse e deixasse que as pessoas respondessem.

    Eu ficaria realmente feliz se alguém explicasse minhas dúvidas.

    Meu objetivo aqui não é causar confusão.

  9. Como explicar também o que encontramos escrito em II Reis cap. 20: 8,9,10,11?
    Será que o sol deu marcha ré naquele dia?Ou Ezequias estava tão doente que teve uma tonteira e só ele viu o sol retroceder?

    Mais uma, se observarmos o fato em Josué 10: 12,13, o sól não parou 24 horas, mas quase um dia todo. Obs. O dia esra contado somente enquanto se via a luz do sol. A noite não está incluído neste fato.

  10. CARLOS ROBERTO disse:

    ISAIAS.40:22 DIZ QUE ELE É O QUE ESTA ASSENTADO SOBRE O GLOBO DA TERRA…….POIS SE É GLOBO É REDONDA.

  11. misterkey disse:

    Isaías 40:22 não diz “globo” diz “círculo” e um círculo é plano.

    Olha o que eu achei numa pesquisa na Internet, abaixo.

    Isaías 40:21—22:
    21 […] não atentastes para OS FUNDAMENTOS DA TERRA? 22 Ele é o que está assentado sobre o CÍRCULO da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que ESTENDE OS CÉUS COMO CORTINA, E OS DESENROLA COMO TENDA, PARA NELES HABITAR;

    Está claro que a intenção do autor não era expressar a ideia de um globo e sim a de um círculo. A palavra hebraica que aparece no texto — “CHUWG” — significa “círculo” (não “esfera”).

    The New Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible, Thomas Nelson Publishers, 1984.
    2328. chuwg: raiz primitiva; descrever um círculo: circundar.
    2329. chuwg: um círculo: círculo, circuito, circunferência.

    http://www.eliyah.com/cgi-bin/strongs.cgi?file=hebrewlexicon&isindex=chuwg

  12. Fernanda disse:

    Olha, o texto de Josué 10:12-13 diz que o Sol parou. Mas como sabemos o sol não se move, quem se move é a Terra ao redor do Sol. De modo que Galileu Galilei que provou esse fato científico foi perseguido pela igreja por justamente está indo de encontro a este versículo. E como sabemos, a igreja não queria perder adeptos e o condenou a fogueira. O que não foi feito porque ele negou sua descoberta. No entanto, quando dizem que a Bíblia foi inspirada por Deus, é uma tentativa de fazer com que as pessoas acreditem em tudo que está escrito nela. Ou seja, a religião usa a Bíblia para deixar as pessoas fanáticas e alienadas! Isso prova que nem tudo que está escrito na Bíblia pode ser levada como verdade absoluta!

  13. ramon disse:

    Para Fernanda, Misterkey,

    Meus caros não foi Deus que escreveu a bíblia foram homens, acha que se vocês vivessem naquela época saberiam que a terra é uma esfera, ou que o sol não percorre o céu? Claramente é o sol que percorre o céu visto daqui debaixo na terra, e os luzeiros Misterkey, são estrelas enormes, mas alguma vez um homem alcançou alguma? De fato só servem para iluminar a noite, não podemos alcançá-las jamais, estão muito distantes e você sitou muito texto referente a sonhos, e sonhos não fazem sentido. Para os descrentes criticar é fácil, mais usa um pouco mais sua inteligencia e tenta interpretar com mais sabedoria, esse textos são muitos antigos do tempo da roda, acha que se Deus explica-se como tudo funciona faria sentido para as pessoas da época, e outra Deus deixou todas essas maravilhas para que nós descobrirmos.

  14. Eder Machado disse:

    ISAIAS.40:22 DIZ QUE ELE É O QUE ESTA ASSENTADO SOBRE O GLOBO DA TERRA…….POIS SE É GLOBO É REDONDA.
    A palavra no hebraico é הוג Hug e significa círculo, esfera. Portanto, é falacioso ñ traduzir por Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *