Quem matou Golias: Davi ou Elanã?!

1 Samuel 17.50 declara que Davi cortou a cabeça de Golias com a própria espada do gigante, depois de tê-lo derrubado com uma pedra disparada por sua funda. Por causa dessa espantosa vitória sobre o filisteu, Davi tornou-se o grande herói das tropas israelitas, embora fosse apenas um adolescente. 

Mas em 2 Samuel 21.19 no Texto massorético declara que: 

 

"Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo do tecelão".  

 

Esse versículo certamente contradiz 1 Samuel 17. 

E agora prezado leitor [a], como resolver esta "contradição" bíblica? 

Quem de fato matou Golias? Davi ou Elanã?


Graças ao ETERNO, e a inspiração divina das Escrituras, temos uma passagem paralela em 1 Crônicas 20.5, que também registra este episódio da seguinte maneira:

"… Elanã, filho de Jair, feriu a Lami, irmão de Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão".  Parece, sem sombra de dúvidas, que essa é a redação correta, não só no que diz respeito ao texto de Crônicas, mas também ao de 2 Samuel 21.19

O manuscrito anterior, do qual o escriba estaria copiando, deveria estar um tanto apagado, ou quase inelegível, nesse versículo em particular, o que levou a cometer dois ou três erros.  Vejamos o que pode ter acontecido: 


1. O objeto direto, que em Crônicas vem logo antes de "Lahmi", era אֶת; o copista tomou-o erroneamente como sendo בֵּֽית (beith) e, desse modo, removeu Beit Ha- Lahmi ("o belemita") do texto.

 

2. O escriba leu mal a palavra que significa "irmão"  אֲחִי֙ (Achi), como sendo objeto direto אֶת (Ét) imediatamente antes de Golias. Assim, o copista fez "Golias" ser o objeto direto de "matou" (wayyak), em vez de "irmão" de Golias (como corretamente faz a passagem de Crônicas). 

 

3. O copista colocou em lugar errado a palavra equivalente a tecelão  אֹרְגִֽים׃ ('oregym), a qual ficou logo depois de "Elanã" como seu patronímico (ben Yaarey oregim – "o filho das florestas ou tecelões" – eis um nome muito improvável para o pai de alguém!). 

 

Em Crônicas a palavra hebraica oregim ("tecelões) vem logo depois de  מְנ֖וֹר ("menor" – um eixo de), o que perfeitamente faz sentido. Em outras palavras, a passagem de 2 Samuel 21 traz uma corrupção textual. O texto correto felizmente foi preservado em 1 Crônicas 20.5

 

Texto extraído do erudito Gleason Archer e adaptado por Marcelo de Oliveira 

23 Responses to Quem matou Golias: Davi ou Elanã?!

  1. Excelente observação. A blogosfera evangélica precisa de pessoas assim. Parabéns!

  2. Marcello de Oliveira disse:

    Meu companheiro, em primeiro lugar, peço perdão por muitas vezes não responder seus comentários. Levo uma vida muito corrida.

    Mas, eu quero lhe dizer que o irmão é bem vindo no meu site. Sempre que posso leio seus “provocantes” artigos. O irmão escreve com destreza e sensibilidade.

    Possa o ETERNO abençoá-lo em tudo e lhe conduzir em TRIUNFO. Sempre e sempre!

    2 Co 2.14

    Nele, o Ribono Shel Olam,

    Pr Marcello de Oliveira

  3. A Paz Pastor Marcelo..
    Podemos concluir então, que a Bíblia possui erros? Então os liberais estão certos? a Biblia não é a Palavra de Deus, mas contém…

  4. Marcello de Oliveira disse:

    Irmão, você leu com atenção todo o texto? Aquilo que era uma “aparente contradição” foi resolvido quando atentamos para o original. As contradições estão em nós. Todo estudioso que se preza, deve estudar os originais, pois estes revelam o verdadeiro sentido do texto. Creio piamente na inspiração das Escrituras e na sua infalibilidade.

    Att, Pr Marcelo Oliveira

  5. israel disse:

    A paz; gostei muito deste mine estudo, certamente será para muitos um bom estudo creio que a palavra de Deus é a própia verdade e nela não a erros, bastamos estudar mais um pouco concordo plenamente, isto é apenas uma questão de interpletação textual. 

  6. JANIO CESAR BASTOS disse:

    Olá.pr.o estudo é muito bom, espero que outras pessoas façam uso desses maravilhosos estudos e sejam abençoados com o crescimento das verdades colocadas,pois vejo que a palavra de Deus ela é a unica fonte de verdade e ninguem pode mudar sua versão original.só é estudar um pouco mais e verá a verdadeira interpletação textual.

  7. Raul disse:

    A Paz do Senhor, Pr. Marcelo.
    Eu gostaria de saber, qual é o seu e-mail ? Eu sou da Assembléia de Deus Pirituba. Pr. Gesiel
    Fique na Paz e o Senhor sempre te acompanhe.

  8. Alessandro disse:

    Ola, boa tarde!
    Conheci hoje seu blog e ja vi que vou me tornar um leitor fiel rsrs. Deus abençoe sua vida , e parabéns pelo excelente trabalho.

  9. Aderval disse:

    A paz seja convosco,
    gostei muito do estudo acima.
    Pastor Marcello gostaria que vc me esclarecesse sobre a passagem de Jeremias 7.21-26. Pois se Deus não falou e nem ordenou nada quanto a sacrifício e holocaustos, com ficar a autenticidade do livro de Levítico?

  10. Pr Osni Gonçalves disse:

    Excelentes artigos no seu blog, Pr Marcelo, e inteligentes! A blogosfera evangélica está sendo blindada com a tua excelente colaboração! Continue neste “neo-ministério”! Parabéns!

    Pr Osni – Itararé-SP

  11. Ev. Flávio Souza disse:

    Meu nobre amigo Pr. Marcelo,

    Sou grato a Deus pelas riquezas da sua graça na revelação da Sua inerrante palavra. Obrigado pelo excelente texto,

    Deus o abençoe cada vez mais!

  12. José Roberto disse:

    muito e de suma importância essas informações que o Eterno Deus continue te abençoado!

  13. Sivaldo disse:

    Prezado Pastor Marcello,

    Percebo que quase de modo generalizado estamos carente do ensino genuíno da Palavra de Deus, a maior parte dos cristãos quase nunca vão ao cultos de ensino ou a escola bíblica dominical, e o poucos que vão têm um conhecimento superficial dos assuntos expostos nos sermões. A Bíblia é a Infalível e Inerante Palavra de Deus, os possíveis erros que há são de tradução e não de origem de escrita, vejo muitos pregadores, cantores de renome pregando, ensinando e cantando cada absurdo. Mas que o Senhor Deus o dono da seara continue levantando homens que vivam e preguem a verdade, pois somente a VERDADE NOS LIBERATARÁ.

  14. Pelo que observei, não se tratam do mesmo “Golias” pois um era Geteu e outro Filisteu:

    E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. 1 Samuel 17:23

    2 Samuel 21.19 “… Golias, o geteu”.

    1 Crônicas 20.5 “… irmão de Golias, o geteu”.

    Além do mais, nesse episódio (2 Samuel 21.19), Davi já era um homem e não aquele “menino” de quando tinha enfrentado Golias (1 Samuel 17:23)

    * Irmão, aproveitando a oportunidade do comentário, como faço para comprar seu livro: Personagens Esquecidos da Bíblia?

  15. PS: Para complemento, quando digo que Davi já era um homem e não aquele “menino” de quando tinha enfrentado Golias (1 Samuel 17:23) é porque, nessa época esses homens eram seguidores de Davi, sendo que em (2 Samuel 21.19) Davi não passava de um mero desconhecido!

    Fique na Paz

  16. Silvia disse:

    A paz do Senhor. Pastor, entendo nessa palavra que 1 Samuel 17.50 não se refere à mesma passagem (ou mesmo episódio) acontecido em 2 Samuel 21.19. Pq nessa segunda passagem Saul ja tinha morrido.
    Foi em uma outra guerra que Elanã feriu esse Golias (que pode ser um outro Golias, ou irmão dele). Me corrija se estiver errada.
    Deus abençoe.

  17. Antonio Oliver disse:

    Quanta perda de tempo. A explicação é simples, é só ler o livro completo e não apenas parte dele.
    Davi qdo matou golias, Ele era moço (1Samuel 16:11 – 1Samuel 17:14), e o Rei ainda era Saul.
    Quando Elanã mata um outro gigante de nome Golias, Davi já era Rei, e outros gigantes foram mortos pelos homens de Davi (2Samuel 21:15-22). A biblia explica a Bíblia esteja ela no original ou na versão que for. Fiquem todos na Paz!

  18. Gabriel disse:

    Pr. Marcelo, eu li algumas coisas sobre o assunto referido no seu texto. E muitos concordam com sua visão, porém, muitos discordam também. Mas gostei da sua clareza e gostaria de trocar alguns e-mails com você sobre o assunto. Você acha que existe essa possibilidade? Aguardo sua resposta.

  19. a mente de cristo disse:

    exelente post tem agregado muito conhecimento ,obrigado Deus abençoe sempre.
    http://www.amentedecristo.com

  20. GIVANILDO disse:

    pastor marcelo sou de pernambuco e sirvo A DEUS ,quero lhe dizer que em termos teológicos o senhor é meu referencial .ASSEMBLEIA DE DEUS EM PERNAMBUCO RUMO AO CENTENÁRIO

  21. luis alberto güther disse:

    como podemos guardar o domingo,pois o sábado é perpétuo e no novo testamento está escrito o contrário AP 12;17.
    ” O DRAGÃO IROU-SE CONTRA A MULHER E FOI FAZER GUERRA AOS SEUS SEMELHANTES, OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE (ELO(rr)HÍM)Deus,E TÊM O TESTEMUNHO DE (YE’SHUA HA’MASCHIYAH.)jesus cristo.

  22. Thiago Borges Rodrigues disse:

    A resposta é simples, não há erro de tradução e sim de exegese. Golias foi morto por Davi, e depois por Elanã! Isso mesmo. Se trata de uma dinastia, ou seja Golias é um título e não um nome próprio.

  23. Isac Costa disse:

    Isso tudo é um achismo!
    Mesmo se essa hipótese estivesse correta teria um problema sério aí. Uma das passagens estaria errada. Aí vem a pergunta, a Bíblia então não seria inerrante? Então 2 Samuel 21:19 está errado?
    Como Crônicas foi um texto posterior é muito evidente a tentativa do autor do texto em resolver esse problema. Os Israelitas sempre fizeram apologia à Davi. Se examinarem melhor os textos antes do versículo verão que Davi estava levando uma surra e seria morto. Só não foi por causa da intervenção de um soldado e disseram à Davi que ele nunca mais Iris à uma batalha para que não apagasse a lâmpada de Israel. Sei que é romântico pensar que DAVI matou Golias mas vamos, não tem problema nenhum ter sido um soldado extremamente preparado para guerra que o fez.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *