Respondendo ao Calvinismo

 

Por Roger E. Olson, Ph.D

É difícil resistir à impressão que calvinistas que acreditam na expiação limitada o fazem não por motivos bíblicos claros, mas porque pensam que a Escritura permite e que a razão leva a tal. Não há nada necessariamente errado com isso, mas, ao menos alguns calvinistas, tal como Piper, tem criticado outros por fazerem o mesmo. 3 Piper critica outros por supostamente abraçarem doutrinas apenas porque a Escritura permite e que a lógica exige tal entendimento. Para muitos não-calvinistas, entretanto, parece que é exatamente isso que os que acreditam na expiação limitada fazem.  Não tendo nenhuma passagem bíblica clara e inequívoca de suporte para esta doutrina, eles a adotam por pensarem que a Bíblia permite tal entendimento e que o sistema calvinista da TULIP, por questões lógicas, exige-a. Afinal de contas, se a eleição é incondicional e a graça é irresistível, então parece que a expiação só poderia ser para os eleitos.  

A Escritura contradiz a expiação limitada em João 3.16,17; Romanos 14.15; 2 Coríntios 5.18,19; Colossenses 1.19,20; 1 Timóteo 2.5,6; 1 João 2.2. Todos conhecem João 3.16,17: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”. Geralmente os calvinistas dizem que nestes versículos “mundo” refere-se a todos os tipos de pessoas e não todas as pessoas. Entretanto, tal interpretação tornaria possível interpretar todos os lugares onde o Novo Testamento relata que o “mundo” é pecaminoso e caído como significando apenas algumas pessoas – todos os tipos – são pecadores e caídos. A interpretação calvinista de João 3.16,17 parece se encaixar na descrição de Vernon Grounds da exegese falha utilizada para defender a expiação limitada.

1 João 2.2 é outra passagem que não podemos reconciliar com a expiação limitada: “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. Esta passagem solapa completamente a interpretação calvinista de “mundo” em João 3.16,17, pois ela explicitamente afirma que Cristo morreu uma morte propiciatória não apenas para os crentes, mas também para todos. Aqui “mundo” deve incluir não crentes, pois “nossos” refere-se aos cristãos. Este versículo torna impossível dizer que a morte de Cristo beneficia a todos, só que não da mesma maneira. (Piper diz que a morte de Cristo beneficia os não eleitos ao dar a eles apenas bênçãos temporais). João diz clara e inequivocamente que o sacrifício propiciatório de Cristo foi pelos pecados de todos – incluindo aqueles que não são crentes.

O que dizer de 2 Coríntios 5.18,19? E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação”. Calvinistas, às vezes, argumentam que esta passagem suporta a expiação limitada.  Afinal de contas, se Deus estava em Cristo não imputando os pecados de todos contra eles, então todos estão salvos. Portanto, eles dizem, a palavra “todos” deve significar apenas os eleitos. Mas isso não é verdade. Quando Paulo diz que Deus estava reconciliando o mundo consigo mesmo, não lhes imputando os seus pecados, o que Ele quis dizer é: caso se arrependerem e creiam. Em outras palavras, a Expiação realmente reconciliou Deus com o mundo de maneira que Ele poderia perdoar; a morte satisfez as exigências de justiça de sorte que a reconciliação é possível da parte de Deus. Mas a morte permanece tendo de ser aceita pelos pecadores pela fé. Então se dá a plena reconciliação.

Colossenses 1.19,20 diz: “Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus”. É impossível interpretar “todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão no céu, como que se referindo apenas aos eleitos. Esta passagem refuta a expiação limitada. 1 Timóteo 2.5,6 também refuta: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”.  A única forma que uma pessoa que acredita na  expiação limitada pode escapar da força desta passagem é interpretar a palavra grega traduzida por “todos” como alguma coisa significando “todos os tipos de pessoa”, mas essa não é uma interpretação permitida pelo uso comum da palavra na literatura grega fora do Novo Testamento (ou em qualquer outro lugar no NT).

Muitas passagens claramente indicam que o sacrifício expiatório de Jesus foi para todos; que sua punição substitutiva foi para todas as pessoas. Mas há duas passagens neotestamentárias raramente discutidas que absolutamente cortam pela raiz a expiação limitada: Romanos 14.15 e 1 Coríntios 8.11. Nestes versículos Paulo inflexivelmente adverte aos cristãos para que não destruam as pessoas por quem Cristo morreu. A tradução das palavras gregas “destruir” e “destruído” nestes versículos não podem meramente significar prejudicar ou estragar. Paulo claramente está advertindo as pessoas que é possível fazer com que as pessoas por quem Cristo morreu vão para o inferno (fazendo com que tropecem e caiam ao exibir a liberdade de alguém de comer carne sacrificada aos ídolos).  Se a TULIP do calvinismo estiver correta, esta advertência é inútil, pois tal coisa não pode acontecer. De acordo com o calvinismo, os eleitos, as pessoas por quem Cristo morreu, não podem se perder.

O peso da Escritura claramente pesa contra a expiação limitada. As interpretações calvinistas destas e outras passagens semelhantes lembram uma das placas do lado de fora de uma ferraria referindo-se a suas obras artísticas com metais: “Fazemos todos os tipos de torcedura e torneamento”. Entretanto, o problema com a expiação limitada vai além de poucos versículos que os calvinistas não podem explicar sem distorcer os seus nítidos significados.   O maior problema atinge o cerne da doutrina da Deus. Quem é Deus e como Ele é?

expiação limitada e a natureza de deus

Se Deus é amor (1 João 4.7), mas intencionou a morte expiatória de Cristo para ser uma propiciação para apenas certas pessoas de sorte que apenas elas têm chance de serem salvas, então “amor” não possui nenhum significado inteligível quando se refere a Deus. Todos os cristãos concordam que Deus é amor. Mas os que acreditam na expiação limitada devem interpretar o amor de Deus como algo compatível com Deus incondicionalmente selecionando algumas pessoas para o tormento eterno no inferno quando Ele poderia salvá-las (pois a eleição para a salvação e, por conseguinte, a própria salvação é incondicional). Não há nenhuma analogia na existência humana para este tipo de comportamento que é considerado como amoroso.  Nós jamais consideraríamos alguém que poderia salvar pessoas que estavam prestes a se afogar, por exemplo, mas que se recusa a fazê-lo, mas que salva apenas algumas como amorosa. Consideraríamos tal pessoa maldosa, mesmo se as pessoas salvas apreciassem o que a pessoa fez para com elas.   

Os calvinistas geralmente lidam com isso de duas maneiras. Alguns dizem que o amor de Deus é diferente de nosso amor. Mas se a diferença for essa, esse amor é insignificante. Se o “amor” de Deus não tem nenhuma semelhança com nada que nós podemos chamar de amor, se ele assemelha-se mais com ódio do que amor, então ele perde todo o senso de significado. Então, quando uma pessoa diz que Deus é amor ele pode também fazer uso de uma palavra sem sentido, tipo “creech” – Deus é creech. E mais, onde Deus melhor demonstra seu amor do que em Jesus Cristo?  Mas o amor de Jesus Cristo para com as pessoas é arbitrário e odioso para alguns? Ou Jesus Cristo em Seu amor por todas as pessoas revela o coração de Deus? O calvinismo termina tendo que postular um Deus oculto muitíssimo diferente de Jesus Cristo.

Outra forma que os calvinistas lidam com o amor de Deus e tentam reconciliá-lo com a expiação limitada e a dupla predestinação (as duas são, de fato, inseparáveis) é dizer que Deus ama a todas as pessoas de certa maneira, mas apenas algumas pessoas (os eleitos) de todas as maneiras. Piper, por exemplo, exalta o amor de Deus para todos – até mesmo para os não eleitos. 4 Ele diz que Deus outorga bênçãos temporais sobre os não eleitos – significando que eles caminham em direção ao tormento eterno no inferno que lhes foi predestinado.  João Wesley, respondendo a alegações semelhantes pelos calvinistas de sua época, reprovou dizendo que tal amor é a mesma coisa que assustar alguém.  Outra resposta é que isto simplesmente significa que Deus dá aos não eleitos um pouquinho do céu para levar com eles em sua jornada para o inferno. Que tipo de amor é esse – que dá bênçãos temporais e felicidade para as pessoas escolhidas por Deus para o eterno sofrimento no inferno? Afinal de contas, se o calvinismo estiver correto, não existe nada que impeça Deus de escolher todas as pessoas para o céu, exceto, alguns dizem, Sua própria glória. Alguns calvinistas dizem que Deus deve manifestar seus atributos e um atributo é a justiça, que torna o inferno necessário. Outra vez, entretanto, isso não funciona, pois a Cruz foi a manifestação suficiente da justiça de Deus.

A expiação limitada torna o evangelismo indiscriminado impossível.  Uma pessoa que acredita na expiação limitada jamais pode dizer aleatoriamente a uma pessoa ou grupo: “Deus te ama e Cristo morreu pelos seus pecados e os meus; você pode ser salvo”. E, entretanto, esta é a força vital do evangelismo – compartilhar as boas novas com todos e convidando a todos para que venham a Jesus Cristo em arrependimento e fé. Muitos calvinistas não podem dizer a todos ao alcance de sua voz que Deus os ama, que Cristo morreu por eles e que Ele quer que eles sejam salvos. Eles podem proclamar o evangelho (conforme eles o interpretam), mas não podem solicitar fé prometendo salvação por meio de Cristo a todos que encontram ou para quem pregam.

A expiação limitada é o calcanhar de Aquiles do acróstico TULIP; sem a qual todos os outros pontos sucumbem. Se Deus é verdadeiramente amor, então Cristo morreu por todos para que todos possam ser salvos.

Roger E. Olson, Ph.D., professor de teologia, George W. Truett Theological Seminary of Baylor University, Waco, Texas. Autor do livro: Against Calvinism: Rescuing God’s Reputation From Radical Reformed Theology (Contra o Calvinismo: Resgatando a Reputação de Deus da Teologia Reformada Radical – ainda sem tradução para o português)

Notas

1. http://www.monergism.com/thethreshold/articles/piper/piper_atonement.html

2. Vernon C. Grounds, “God’s Universal Salvific Grace” in Grace Unlimited, ed., Clark H. Pinnock (Minneapolis: Bethany House, 1975), 27.

3. John Piper, The Pleasures of God: Meditations on God’s Delight in Being God (Portland: Multnomah, 2000). See the lengthy footnote about Pinnock’s allegedly faulty hermeneutics, 70–74.

4. Ibid., 48ff.

Fonte: http://enrichmentjournal.ag.org/201203/201203_044_limited_atonement.cfm

25 Responses to Respondendo ao Calvinismo

  1. Olá pastor Marcello, a Paz de Cristo!
     
    Eu particularmente gostei muito do livro História da Teologia Cristã, de Roger Olson e admiro vários de seus escritos.
     
    Todavia, o entendimento que Olson tem do conceito de expiação limitada é o mais conhecido e não é o único. Muitos calvinistas adotam a expiação limitada sem, contudo, anular que a morte de Cristo foi por todos os homens ( ainda que é eficazmente aplicada apenas nos eleitos). A visão que Olson adota é a posição de John Owen, sendo que muitos Calvinistas não possuíram essa perspectiva, e simplesmente não creio que, tendo uma perspectiva mais abrangente da expiação, os outros pontos do calvinismo não se estabelecem.
    Um blog interessantíssimo  que trata sobre isso é o http://mortoporamor.blogspot.com.br/
     
    Forte abraço e Deus o abenço!
     

  2. Danilo Ribeiro disse:

    Paz do Senhor Pastor . ótimo argumento bíblico – A Bíblia é clara em dizer que Cristo morreu por todos os homens – Vemos o grande Amor Divino, "pena" que muitos rejeitam esta Graça.  que eu saiba em nenhuma parte da Escritura fala que Cristo morreu pelo Eleitos. um abraço 

  3. Edinei Siqueira disse:

    Caro Pr. Marcelo,
    Parabéns, por disponibilizar este artigo do Dr. Olson. Precisamos de mais fontes de consulta sobre a controvérsia Calvinismo x Arminianismo, pois são muito escassas no mercado.
    Que pena que ainda não traduziram este livro do Olson.
    Existe um livro (ainda não traduzido) do Dr. Dave Hunt (Que amor é esse?) que é uma ótima refutação ao calvinismo.
    Agradeço também ao Pr. Wellinton, traduzir estes artigos.
    Edinei

  4. Edson, tudo bem?
    Querido, no que depender de nós, certamente faremos isso, sempre que encontrarmos artigos, matérias e/ou vídeos que possam nos enriquecer, dentro de nosso tempo e limitação, faremos de tudo para que tal material seja disponibilizado e o corpo de Cristo seja edificado e que, muitas das críticas infundadas contra o arminianismo sejam dissipadas.
    Em Cristo,

  5. Adeilton Dutra disse:

    Pr.Marcelo,
    O texto que o senhor postou começa com esta fresa:
    "É difícil resistir à impressão que calvinistas que acreditam na expiação limitada o fazem não por motivos bíblicos claros"
    A bíblia diz que Jesus morreu pelos eleitos,os  arminianos não entendem, quando um calvinista fala de expiação limitada.
    Expiação limitada ou expiação particular,não é de forma nenhuma uma limitação do poder da expiação,de fato a expiação tem poder, sem excesão, de salvar a todos,porem, o propósito da expiação foi a salvação de um grupo específico de pessoas(Mt 1.21;Jo 3.16;Gl 1.3-4;Tt 2.14;1Pe 3.18)realmente esse é o resultado(Rm 5.8-10;Ef 2.15-16;Cl 1.21-22;Hb 9.12).
    Cristo realmente assegurou pela compra todos os dons necessários para a regeneração e santificação desse grupo(1Co 1.30;Ef 1.3-4;5.25-26;Fp 1.29;Tt 2.14;3.5-6;Hb 13.12).
    Esse grupo era conhecido por Deus desde toda eternidade,e o sacrifício foi designado para eles,e para eles somente(Jo 6.35-40;10.11,14-18;24-29;11.50-52;17.1-11;At 20.28;Rm 8.32-34;Ef 1.3-12;Hb 2.17;3.1;9.15;Ap 5.9)
     
    Eu te apresentei motivos bíblicos e irrefutáveis,que a expiação é limitada ou particular.Faça uma exegese destes textos e verá que é um erro o universalismo.
     
    Um abraço.

  6. Prezado Adeilton Dutra,
    Antes de qualquer discussão acerca da temática do texto, apenas te digo que o texto postado, ao contrário do que o senhor afirma, não começa com estas palavras que o senhor escreveu, mas o texto em questão é, na verdade, a segunda parte de um artigo postado em duas partes e, se tivesse lido a primeira parte, teria visto que o autor já apresentou alguns dos versículos utilizados pelos defensores da expiação limitada.
    Querido, obrigado pela participação.
    Em Cristo, 

  7. Adeilton Dutra disse:

    Prezado Wellington Mariano,
     
    Eu li os dois textos,é que esse comentário que fiz foi especificamente para este texto,na verade os dois textos fala unicamente numa só coisa:HUMANISMO.Tudo que foi dito nos dois textos é humanismo.
    Lutero costumava dizer que todos os maiores tipos de heresia parecem possuir cabeças diferentes,mas elas todas estão ligadas por suas caudas.
    Irmão voçê já percebeu que todas as seitas(Mormons,Testemunhas de  Jeová,Adventismo,Espiritismo,Catolicismo)são arminianas ou pelagianas no caso dos católicos e pregam e tem um certo ódio contra o calvinismo.
    O calvinismo é apenas um apelido,na verdade, Spurgeon disse;"o calvinismo é o evangelho".
    Eu acho que os arminianos são mais católicos que protestantes.
    Deus é soberano,e ele faz o quer com o que dele" porventura,não me é licito fazer o que quero do que é meu?"(Mt 20.15).
    Todos nós estamos despidos e dependemos totalmente de Deus,
    Sola Gratia!
     
     
     

  8. Adeilton Dutra disse:

    E também o nome desse blog "supremacia nas Escrituras" foi um dos  cinco lemas da reforma.
    :SOLA GRATIA,
    SOLUS CRISTUS
    SOLA SCRIPTURA
    SOLA FIDE
    SOLI DEO GLORIA
    Então irmão faça jus ao nome do blog.Que essa frase "supremacia das Escrituras "é da reforma protestante.
     
    Sola Scriptura?ou Escrituras e um pouco de HUMANISMO.

  9. Adeilton Dutra disse:

    Para demonstrar a incompatibilidade da teoria do livre-arbítrio com a graça Spurgeon observa que;
    "é provavel que voçê  que tenha ouvido muitos grandes  sermões arminianos,voçê nunca ouviu uma oração arminiana-porque os santos em oração aparecem como sendo um em palavras,atos e mente.Um arminiano de joelhos oraria desesperadamente da mesma forma que um calvinista.Ele não pode orar a respeito do livre-arbítrio;não há lugar para isso.Imagine-o orando:"Senhor,eu te agradeço porque eu não sou como esses presunçosos calvinistas.Senhor,eu nasci com um glorioso livre-arbítrio;eu nasci com um poder pelo qual eu posso voltar-me para ti por mim próprio;eu tenho melhorado minha graça.Se todos houvessem feito o mesmo com sua graça o que eu faço com a minha,eles todos poderiam ter sido salvos.Senhor,eu eu sei que tu não nos torna desejosos se não somos desejosos por nós mesmos…Não foi tua graça que nos fez diferis…Eu fiz uso daquilo que me foi dado,e os outors não-esta é a diferença entre eu e eles."Essa é uma oração para o diabo,porque ninguém jamais faria uma oração dessa.
     
    Fonte:A soberania Banida,de R.K Mc Gregor Wright,editora cultura cristã,pags,104,105.

  10. Marcello de Oliveira disse:

    Irmão Adeilton, penso que nem Calvino era tão calvinista como você!

    Se o evangelho é o Calvinismo, eu prefiro ser um ateu. O evangelho é a cruz de Cristo. A pessoa de Cristo. A graça que Cristo nos ofertou.

    Uma pergunta para você, que é um erudito calvinista: “Quando Deus criou Adão ele era eleito ou perdido?

    Att, Pr Marcello de Oliveira

  11. Querido Adeilton, tudo bem?
    Bom, primeiro eu gostaria de dizer que o fato de você dizer algo ou rotular algo, principalmente em se tratando de uma área que você demonstra total desconhecimento, não torna o objeto criticado aquilo que você erroneneamente tentou defini-lo, mas respeito isso, afinal toda e qualquer pessoa tem o direito de dizer o que pensa, ainda que seus pensamentos sejam infundados. Agora, as pessoas que, de fato, querem mostrar a sua posição em relação a algo, de maneira madura e lógica,  fazem  isso de maneira didática e sustentando suas posições, o que, infelizmente no seu caso, você até agora não fez e nem tem demonstrado querer fazer.     
    Em relação a sua argumentação de que todas as seitas são oriundas do arminianismo, essa afirmação é mais uma prova de sua total falta de conhecimento da história da igreja e do cenário eclesiástico mundial, afinal, e apenas como sugestão de atualização para você, gostaria que procurasse se informar acerca da igreja presbiteriana americana, uma igreja de origem calvinista e/ou reformada, hoje liberal e que consagra ministros homossexuais. Isto é apenas uma prova de que você afirma coisas sem o devido respaldo e preparo.   Aliás, você disse que "todas" as seitas são oriundas do arminianismo, só esta afirmação já o suficiente pra descreditar qualquer pessoa que se diz ser séria.
    E concernente ao humanismo, você faz uma afirmação bastante humanista ao citar Spurgeon, pois se os os pilares da reforma afirmam SOLA SCRIPTURA, isso significa que você não pode querer equiparar a frase de Spurgeon ao nível de inspiração e autoridade da Bíblia, pois SOLA SPURGEON e/ou SOLA CALVINO não deveriam existir, mas é exatamente isso que existe para alguns.  
    Quanto ao seu último "achismo", onde você disse achar que os arminianos são mais católicos que protestantes, eu respeito sua afirmação, pois cada pessoa tem o direito de achar o que ela quiser, agora, em uma discussão sadia e elevada as pessoas não acham, mas pelo menos tentam, ainda que minimamente, sustentar suas posições com embasamentos mais sólidos, mas oro e torço para que um dia possamos, de fato, discutir algumas coisa, mas até agora, sua frase diz tudo: "eu acho".
    Querido, um grande abraço!

  12. Adeilton Dutra disse:

    Pr.Marcelo e Welligton Mariano,
    Puxa! dois contra um(risos….)brincadeira à parte,olha eu não sou nenhum erudito calvinista,quem dera,
    sou apenas um irmão que pensa livremente,me desculpe os excessos nos comentarios,na verdade fiz mais pra causar polémica,mas discutindo no bom sentido,o Pr.Marcelo perguntou se" Adão foi criado eleito ou perdido?"
    A princípio parece uma pergunta especulativa,me parece que muitos de nós erramos, porque partimos de pressupostos errados,já vamos pra bíblia com nossos pressupostos,não é verdade?nisso me inclúo também.Mas sua teologia,define sua cosmovisão de mundo,eu sou aquilo que creio,se creio em algo errado,minha cosmovisão de mundo estará errada.
    Tentando responder,porque todo sistema teologico tem erros,e ninguém sabe tudo,porque Deus é infinito,nós somos finitos,mas vou responder,conforme acredito,
    1-Deus criou o homem à sua própria imagem.
    2-Ele foi criado semelhante a Deus quanto à perfeição e integridade de sua natureza.
    Isso inclui:(a)conhecimento(Cl 3.10)
    (b)Justiça e genuína santidade(Ef 4.24)
    A bíblia diz também que tudo que Deus criou foi bom(Gn 1.31)
    Agora te digo, perdido ele não era,porque todos nós acreditamos na queda da raça humana,então se o homem(humanidade)caiu,era porque ele era reto(Ec 7.29),Então ele era um eleito,porque Deus providenciou sua redenção(Gn 3.15)Deus lhe vestiu(Gn 3.21)e prometeu que salvaria seus descendentes,e aí nós conhecemos a história,o Deus de Isaque,Jacó Abraão,José,Deus escolheu uma nação Israel,(Dt 7.6).Irmão Eleição é uma doutrina que começa em gênesis e vai até Apocalipse,quem não vê é como olhar pro sol ao meio dia e não perceber que ele está no céu.
     
    Um abraço.

  13. Marcello de Oliveira disse:

    Se Adão era eleito, logo a raça humana também era eleita. Por que então ele caiu? Ou você vai me dizer que ele não caiu?

    Pr Marcello

  14. Adeilton Dutra disse:

    A resposta é :Deus salva pecadores.Deus salva somente os eleitos.(At 13.48)
    A bíblia tem mais de 150 textos que falam de eleição,aqui está a lista de alguns;Êxodo 33.19;Dt 706-7;Sm 65.4 Is 46.9-11;Dn 4.35;Mt 11.27;20.15;22.14;24.24,31;Mc 13.20;Jo 15.16;At 13.48;16.14;18.10;18.27;Rm 9.11-13;11.29;Ef 1.4;2.10;Fp 2.12-13;2Ts 2.12-14;2Tm 1.9;Tt 1.1;1Pe 1.1-2;Ap 13.8;17.8.
    Agora eu te faço uma pergunta.Deus sabia que Adão iria pecar?

  15. Marcello de Oliveira disse:

    Irmão, como vc não respondeu, não vou continuar o debate. Estude mais o calvinismo e depois volte à esta tribuna. Se Adão era eleito, como você disse, ele jamais cairia. Adão caiu, e ao cair ele levou toda a humanidade com ele. Ora, se ele era eleito e Adão é o representante da raça, porque a humanidade toda não foi eleita, se ele era eleito? Estude mais irmão. Não adianta citar inúmeros textos. A mente bíblica não é citação de versículos. É entendimento do todo, não apenas de textos selecionados. Assista meu debate que está neste site, onde debati Romanos 9 com o Wellerson, diretor do seminário presbiteriano conservador. O debate foi AO VIVO na RIT TV no programa VEJAM SÓ.

    Att, Pr Marcello

  16. Laudinei disse:

    Ser "calvinista" hoje esta na moda, e  a maioria d
    os cristãos mais influentes na internet o são. A maioria dos meus amigos são calvinistas.É muito bom ler artigos que levam ao debate Sério sobre o tema. O que os calvinistas não conseguem ver é que não é preciso ser um deles para crer na SOBERANIA de Deus e que o  MÉRITO da salvação não é nosso e sim exclusivo de JESUS. Deixemos os rotulos de lado e vivamos o evangelho puro e simples ensinado por Jesus.

  17. Valdomiro disse:

    Laudinei, na verdade essa "moda" é fruto de um sentimento antigo do homem de querer ser especial em relação aos outros. Antigamente a "moda" era minha religião é certa e a tua errada, ou a minha é melhor. Agora como a maioria dos evangélicos reconhecem legítimas outras religiões evangélicas. A lacuna do orgulho exclusivita precisou ser preenchida, e está sendo com o sentimento de autoreconhecimento de "eleito" (O problema é que o cidadão pode estar se achando um eleito e ele nem mesmo ser, segundo preconiza os próprios calvinistas, para justificar a existência dos desviados). O curioso é que o calvinismo tem crescido as custas dos arminianos que pregam indiscriminadamente o evangelho e traz as pessoas para Cristo. Depois vem um calvnista e diz "olha essa linha de pensamento é errada, a certa é a minha". Citam alguns versos sobre soberania e fazem uma caricatura do amor de Deus e terminam por convencer alguns. Mas o que eu queria ver mesmo são alguns apresentadores calvinistas pregarem o evangelho como creem. Chegar em uma plateia e dizer: Olha pessoal, Deus só elegeu alguns, então existe a possbilidade de absolutamente ninguém aqui na reunião ser salvo. Existe a possilidade que todos já estejam condenados de antemão para o inferno. Sinto muito, mas não podemos fazer nada. Deus pode ter querido assim, mas não se preocupem se houver algum aqui, independemente de qualquer coisa, esse vai para o céu e os demais de vocês, mesmo que professem aceitar o evangelho, vão para o inferno. Paz!

  18. Douglas disse:

    Pr Marcelo, Graça e Paz.
    Falar da expiação de Cristo não é somente um questão de doutrina, é falar da própria essência Divina. A crença cristã durante quase 2000 mil anos é que Cristo morreu por todos os homens, condicionando os benefícios da expiação da resposta em fé. O calvinismo é somente um invenção de 500 anos aproximadamente que retomou as heresias de Agostinho, já condenada pelos concílios da igreja Cristã. Se o senhor quiser conhecer um site com amplo material sobre esse tema e correlatos que estão de acordo com a fé cristã e confissão doutrinária da AD eu recomento fortemente http://www.arminianismo.com
    Deus te abençoe.

  19. SamCou disse:

    É bom saber que existem mais pessoas se opondo ao calvinismo.
    Também possuo um blog que divulga o arminianismo e combate o calvinismo:
    deusamouomundo.wordpress.com

  20. Eu ia dá uma resposta, mas sua defesa não merece por ser muito pobre.

  21. Wagner Soares disse:

    Senhores, graça e paz!

       Posso concluir que antes do Senhor me converter e me converncer de meus pecados (toda glória é dada a ele), assim como fez com o apóstolo Paulo que caiu do cavalo, (Obs: o mesmo não ocorreu com Herodes) e muitos outros rs, eu tbm acreditava na teoria arminiana, porém, sempre me questionei desde minha infância sobre a Onisciência de Deus, ou seja, se de fato Deus sabe de todas as coisas, então ele sabia se eu seria salvo ou não. Logo, nenhum arminiano conseguiu responder esse isso, coisa que para o Calvinismo, a resposta é simples: Deus é soberano e eterno, e não está preso ao nosso tempo, vivemos o tempo linear, Deus a eternidade, caso contrário, Deus estaria preso ao nosso tempo e tudo seria surpresa p/ ele. Para Deus, o que aconteceu com Adão, Moisés, o que está acontecendo hoje e o que vai acontecer amanhã, é uma coisa só, porque ele é! Isso não é p entender, é para crer!!! rsrs – Deus não salva, ele já salvou!!! Ele já está na eternidade, que ele mesmo revelou a João, e tem mais… todos são salvos?? Deus escolheu Paulo ou paulo escolheu o Senhor?? Davi x Golias – Paulo x Herodes e etc… A biblía é muito clara com relação a isso, só não vê e não crer quem não quer, conheço muitos arminianos em cima do muro, mas nenhum calvinista na dúvida, conheço muitos calvinistas que valorizam muito mais a salvação, por conta do constrangimento e agradecimento do que muitos arminianos – o homem é movido pelo seu desejo, o homem é escravo do seu desejo, isso é fato, podemos concluir que o homem É ESCRAVO DO SEU PRÓPRIO "LIVRE ARBÍTRIO", livre só existe um de fato, é Deus! Toda honra e toda glória e mérito pela nossa salvação pertence a Deus, que já viu a nossa escolhar, se assim preferir rs. – Salmos 139:16 ; Ef 1:4-5 ; Ap 13:8 "o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." entre outros e outros versiculos…

    Graça e paz, nele que nos chamou antes da fundação do mundo – Ef 1:4
     
    Wagner Soares

  22. Wagner Soares disse:

    Até Martinho Lutero; Veja:
    "O homem tem livre arbítrio para todas as coisas do plano inferior, como o que vestir, o que comer, com quem casar, etc. Entretanto, para as coisas que pertencem à salvação eterna, a decisão cabe somente a Deus. Neste ponto o homem não tem livre escolha, pois esta é um atributo divino, e não humano."
    Martinho Lutero 1517
    “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
    Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”
    Efésios 2:8-10

    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

    Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
    Efésios 2:8-10
    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

    Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
    Efésios 2:8-10

  23. Amigo disse:

    Monergismo win. (VENCEU)

    Agora vocês devem orar assim: Meu Deus que seja feita tua vontade e somente a tua vontade mesmo que tua vontade seja que todos meus entes queridos e até eu mesmo queimem no inferno. Amém. POR ACASO Moisés da bíblia ouro assim? OU orou assim: Risca meu nome do teu livro…

    Vocês teólogos fatalistas na minha opinião NUNCA foram eleitos coisa nenhuma. E nem se mesmo se implorassem para Deus serem eleitos não seriam. As prostitutas antecedem vocês no reino.

  24. SILVINO disse:

    Deus na eternidade já escolheu quem iria se converter e os que iriam se perder.
    Por isso não ligo pra religião , pra igreja, para o evangelho, pois tudo isso é em vão .Se sou um eleito vou para o céu de qualquer jeito e se não sou, infelizmente não posso fazer nada , é DEUS que escolhe , que decide!
    Vivo minha vida como quero sem me preocupar com isso , pois se me preocupasse com isso ficaria maluco.Sou ateu e acho que foi Deus que me predestinou para ser ateu.
    Se sou predestinado a ser ateu não posso dar graças a Deus por isso, pois creio que
    Ele não existe.Mas se eu cresse que Ele existe eu não seria calvinista , pois o Deus calvinista é muito louco!Pois falam que Deus vai julgar todos os pecadores por seus pecados e por não crer em Jesus: -mas como pode tal julgamento pode ser justo se os que não são eleitos foram predestinados a continuar no pecado e predestinados a não crer? Isso é muito doido!kkk..prefiro ser ateu! kk

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