Ricardo Gondim, despede-se da revista ULTIMATO

Após quase vinte anos, fui convidado a “des-continuar” minha coluna na revista Ultimato. Nesta semana, recebi a visita de Elben Lenz Cesar, Marcos Bomtempo e Klênia Fassoni em meu escritório, que me deram a notícia de que não mais escreverei para a Ultimato. Nessa tarde, encerrou-se um relacionamento que, ao longo de todos esses anos, me estimulou a dividir o coração com os leitores desta boa revista. Cada texto que redigi nasceu de minhas entranhas apaixonadas.

Fui devidamente alertado pelo rev. Elben de que meus posicionamentos expostos para a revista Carta Capital trariam ainda maior tensão para a Ultimato. Respeito o corpo editorial da Ultimato por não se sentir confortável com a minha posição sobre os direitos civis dos homossexuais. Todavia, reafirmo minhas palavras: em um estado laico, a lei não pode marginalizar, excluir ou distinguir como devassos, promíscuos ou pecadores, homens e mulheres que se declaram homoafetivos e buscam constituir relacionamentos estáveis. Minhas convicções teológicas ou pessoais não podem intervir no ordenamento das leis.

O reverendo Elben Lenz Cesar, por quem tenho a maior estima, profundo respeito e eterna gratidão, acrescentou que discordava também sobre minha afirmação ao jornalista de que “Deus não está no controle”. Ressalto, jamais escondi minha fé no Deus que é amor e nos corolários que faço: amor e controle se contradizem. De fato, nunca aceitei a doutrina da providência como explicitada pelo calvinismo e não consigo encaixar no decreto divino: Auschwitz, Ruanda ou Realengo. Não há espaço em minhas reflexões para uma “vontade permissiva” de Deus que torne necessário o orgasmo do pedófilo ou a crueldade do genocida.

Por último, a Klênia Fassoni advertiu-me de que meus Tweets, somados a outros textos que postei em meu site, deixam a ideia de que sou tempestivo e inconsequente no que comunico. Falou que a minha resposta à Carta Capital sobre a condição das igrejas na Europa passa a sensação de que sou “humanista”. Sobre meu “humanismo”, sequer desejo reagir. Acolho, porém, a recomendação da Klênia sobre minha inconsequência. Peço perdão a todos os que me leram ao longo dos anos. Quaisquer desvarios e irresponsabilidades que tenham brotado de minha pena não foram intencionais. Meu único desejo ao escrever, repito, foi enriquecer, exortar e desafiar possíveis leitores.

Resta-me agradecer à revista Ultimato por todos os anos em que caminhamos juntos. Um pedaço de minha história está amputada. Mas a própria Bíblia avisa que há tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. Meu amor e meu respeito pela família do rev. Elben, que compõe o corpo editorial da Ultimato, não diminuíram em nada.

Continuarei a escrever em outros veículos e a pastorear minha igreja com a mesma paixão que me motivou há 34 anos.

Ricardo Gondim
Soli Deo Gloria

Fonte: www.ricardogondim.com.br

70 Responses to Ricardo Gondim, despede-se da revista ULTIMATO

  1. Caro pr. Marcello de Oliveira,

    Graça e Paz!

    O pastor Ricardo Gondim não concordou, mas respeitou a conselho editorial da Revista Ultimato, e aceitou parte dos conselhos. Isso já é um bom recomeço. Oremos por ele.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

  2. Paz e Graça,

    Achei saudável a ação dos responsáveis pela Revista, afinal aquilo que escrevemos e expomos gera conseqüências e influencias, e Gondim tem se mostrado extranho como um escritor que se diz cristão.
    Um cristão que escreve e forma opinião deve ter temor de Deus, equilíbrio e bom senso, e não viver expondo a todo instante suas questões não resolvidas e suas crises de fé.
    Estas existem, mas existe também o tempo e o lugar certo de expo-las.

    Deus abençoe Gondim e a todos nós.

    Um abração.
    Pr. Ednilson C Abreu

  3. Sonolento disse:

    Gondim me dá um sono… zzzzzz….

  4. Daladier Lima disse:

    Em que pese o respeito pelo escritor Gondim, lamento sua saída e adesão às tendências liberais. Que pena, o cachorro voltou ao vômito.

  5. Juliana Rosal disse:

    Pastor Ricardo Gondim e sua maneira maravilhosa de se expressar… demonstrando amor e convidando à reflexão, tal qual verdadeiros amantes das Escrituras devem fazer.

  6. Pr. Wanderson disse:

    Pelo que leio e ouço do Sr. Gondin, um dos seus grandes problemas e crises de fé é que ele só cre no que pode entender. Inumeras vezes falando sobre o sofrimento humano ele diz que na sua cabeça não consegue conceber um Deus amoroso, mas que esteja no controle de todas as coisas, inclusive das coisas más que acontecem com os seres humanos.

    A biblia não anula a nossa razão! Ela exige de nós fé, em fatos supra racionais, em situações que está além da razão humana. Não consigo entender a soberania de Deus em harmonia com a responsabilidade humana, mas creio pq essas duas verdades são apresentadas como verdades nas Escrituras. Deus ja sabe todas as coisas, até mesmo aquilo que vai sair da nossa boca, mas somos ordenados a orar, e não vejo nisso contradição..

    O que o Sr. Gondin faz é viver pela razão; é crer somente naquilo que sua mente pode entender. Ele prefere negar o que a biblia confirma somente pq sua mente é a medida da sua fé.

    Entre a minha razão e a Bíblia eu prefiro confiar na biblia. Ou como eu ja ouvi alguém falar: “A Biblia diz que o grande peixe engoliu Jonas; e eu creio nisso! Mas se a Biblia dissesse que Jonas engoliu o grande peixe eu creria do mesmo jeito”. Isso é fé! O Sr. Gondin tem fé na sua razão incrédula.

    Muitas vezes ao ler as Escrituras percebi que Deus se revela diferente do que eu cria. Deus se revela do jeito que ele é! Se nem Deus se preocupou em se apresentar mais palatável aos seres humanos, nem nós devemos faze-lo.

    Creio num Deus que me surpreende, que vai além da minha razão, que não tem compromisso com meus gostos, que não é feito à minha imagem e semelhança.

    Em Cristo

    Pastor Wanderson

  7. Nós até andamos juntos com o Pr. Ricardo Gondim quando ele diz que os direitos dos homossexuais (e eu acrescento: de todas as pessoas) devem ser respeitados, porém, desconfio que o que motivou a decisão da Ultimato foi a frase abaixo, dita à Carta Capital:

    “E a igreja deve entender que nem todas as relações homossexuais são promíscuas…”

    Como “um abismo chama outro abismo”, temo que o Pr. Gondin esteja em queda livre. Primeiro ele nega a onisciência e onipotência de Deus e agora começa a relativizar pecados.

    Que Deus tenha misericórdia de sua vida.

  8. Fui o primeiro editor em São Paulo a publicar as obras do amado pastor e querido amigo Ricardo Gondim. Lembro que seu primeiro livro com a Abba Press foi um santo escândalo: “O Evangelho da Nova Era”; na época quase perdi o emprego; pois meu sócio era amigo e mantenedor forte de uma igreja neo-pentecostal que Ricardo combatera no livro. Isso já faz uns 20 anos. O tempo passa e passa rápido. Sinto muito o que ocorreu com meu querido irmão e amigo Gondim. Gostaria demais de poder abraçá-lo neste momento e dizer: seu velho amigo jamais deixou de te admirar e sentir profunda e sincera amizade fraterna por você, cara! De onde estiver, por favor, dê um alô! oswaldo@abbapress.com.br

  9. Luiz Mattos disse:

    Concordo com você pastor Wanderson quando você disse:
    “Entre a minha razão e a Bíblia eu prefiro confiar na biblia. Ou como eu ja ouvi alguém falar: “A Biblia diz que o grande peixe engoliu Jonas; e eu creio nisso! Mas se a Biblia dissesse que Jonas engoliu o grande peixe eu creria do mesmo jeito”. Isso é fé”

    A “Razão” humana é enganosa, coração do homem é insensato e incoerente!!
    Gondim abraçou o teísmo aberto e inclusive “teologias liberais”, é tanta heresia que já escutei e li de Gondim que dar para escrever um livro. Gondim interpretar a Bíblia nos olhos Satre e o seu existencialismo, todavia enxergar as coisas de Deus na ótica de pensamentos heréticos e ateus, é complicado e gera pensamento bizarros como temos visto!

    Eu particularmente amo estudar filosofia, todavia enxergo a filosofia que nada mais é do que o conhecimento humano (que é falho diga-se de passagem), com a ótica cristã, e não ao contrário como faz Gondim que tenta adaptar a Bíblia ao pensamento filosófico de alguns filósofos, alguns até ateus!

    Segundo Gondim:
    “De fato, nunca aceitei a doutrina da providência como explicitada pelo calvinismo e não consigo encaixar no decreto divino: Auschwitz, Ruanda ou Realengo. Não há espaço em minhas reflexões para uma “vontade permissiva” de Deus que torne necessário o orgasmo do pedófilo ou a crueldade do genocida.”

    Se Gondim lesse um pouco mais o ANTIGO TESTAMENTO, não falaria tanta besteira, pois vimos o dilúvio, abertura do mar vermelho e a morte do exército de faraó, a morte dos amalequitas, e morte do exército assírio do rei senaqueribe, entre outras coisas mais!! Reafirmo que Gondim tenta de forma fracassada fazer a Bíblia conviniente ao seu pensamento filosófico e teológico, mais nós como CRISTÃOS, devemos fazer da Bíblia nossa referência de principios, e todos os outros pensamentos tem que se adequar a Ela e não Ela aos outros pensamentos como Gondim faz!!

  10. Concordo com o comentário.

    Acredito que a decisão da Ultimato for certa. O Gondim, em sua busca investigou bem, mas parece que “quase” chegou lá, faltou confiar num Deus que nem sempre se revela pelos canais da razão, embora os tenha criado: mas, porque a razão tem limites, existe a fé.

  11. “Minhas convicções teológicas ou pessoais não podem intervir no ordenamento das leis.”

    Não só podem como devem. Não sei como pode querer ser sal na terra sem salgar, ser luz no mundo sem iluminar.

    Oremos para que ele volte ao evangelho simples, que não é nada liberal.

  12. Valdivan disse:

    Sou assinante da ultimato e diante dos posicionamentos do Gondim não tinha como mais ele pertencer a esta revista. Já vai tarde, com todo respeito.

  13. Mizael disse:

    Decisão tardia que traduz omissão. Todas as razões expostas pelas quais foi ele convidado por Elben para deixar a Ultimato não são nada novo em Gondim, senão sua compreensão antiga, e sempre por ele defendida desde os tempos em que abdicou da ortodoxia.

    A Ultimado tem muito ainda a fazer para resgatar sua biblicidade perdida.

    Graça e Paz
    Mizael Reis

  14. WESLEI ODAIR ORLANDI disse:

    Que pena! Os evangélicos do Brasil ainda não estão prontos para pensar!
    Não ter Ricardo Gondim escrevendo na Ultimato é um retrocesso. Não sei se ainda
    terá o mesmo encanto aguardar a próxima edição. Penso mesmo é que a partir de agora Ultimato não será mais a mesma.
    Obrigado, Gondim.

    PS: Nunca concordei [e talvez nunca concordarei] com tudo que o Pr. Ricardo diz e escreve, e aí está a beleza da liberdade!

  15. Abraão Isvi disse:

    Irmãos, a palavra já nos dizia que muitos apostatariam da fé, e Ricardo Gondim é mais um que se torna apostata. Irmãos temos vivido uma era de liberalismo extremo, a sociedade tem sido arremessada ao abismo do liberalismo, e muitos irmãos que viviam a beira do secularismo despencaram junto. Irmãos não podemos nos deixar levar pelo liberalismo desse mundo, temos que nos apegar cada vez mais a DEUS, afim de nos separarmos mais e mais do mundo. Quando Godim diz: “Minhas convicções teológicas ou pessoais não podem intervir no ordenamento das leis”, ele fermenta toda a massa, pois como podemos viver diferente daquilo que pregamos? Somos cristãos só nos cultos? Não seriamos cristãos o tempo todo? Não devemos viver nossa vida com base naquilo que recebemos de DEUS, todos os dias? Temos que nos submeter a vontade de leis injustas? Como vivemos num estado democrático, temos o direito de opinar sobre a possibilidade de leis, bem como de determinar o curso do país, é nosso direito, mas na mente de Gondim teríamos que abdicar da natureza de Cristo nas questões “seculares”, ou seja, dois pesos duas medidas. Espero sinceramente que Gondim se converta, e se arrependa do que tem vivido e pregado, espero sinceramente que ele possa retornar ao Senhor.

    João 4:23-24

    Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

  16. Concordo com o GOndim qdo diz q temos q respeitar os homossexuais e seus direitos. Isto nao se confunde com concordar com o pecado, nao se deve fazer essa confusao.
    Mas isto de dizer q Deus nao está no controle realmente é uma lástima. Pena q ele nao acredite nesse Deus q, ao menos na Bíblia, diz q está no controle.

  17. Marcus disse:

    De tudo que li nesta pagina, fico com a humildade do Gondim… Que Deus nos mostre seu caminho apesar de nós.

  18. J. Lima disse:

    Não posso jamais deixar de ser grato ao Pr. Ricardo Gondim por eu ter me encontrado com Jesus há mais de 20 anos, tocado pelas suas ricas pregações baseadas no verdadeiro evangelho, porém hoje, não concordo com o seu posicionamento doutrinário.
    Estou orando juntamente com minha família para que esse homem de Deus volte a pensar e escrever referenciado unicamente pela Palavra de Deus.

    Pr. Ricardo, Deus o abençoe.

  19. Izaldil Tavares de Castro disse:

    Excelente a posição de ULTIMATO. Uma edição necessariamente cristã não pod ter em suas fileiras um homem que, sendo pastor assembleiano (!) renega suas origens e a doutrina que aprendeu. Gondim deveria fazer uma de duas coisas: arrepender-se e voltar ao primeiro amor (isso é preferível) ou deixar o pastorado para tornar-se um filósofo sofrível. Pobres de suas ovelhas!

  20. Posições.Tendências.Interpretações.Interações teológica-seculares.Apologia sobre opções de sexualidade, ou das de foro-eclesiástico- teologico, sejam eles sistemáticos,ortodoxos, dogmáticos,liberais,etc.; bem como outras posturas , como a política por exemplo, quais são tomadas por pensadores evangélicos em suas questões complexas de dimensões impactantes, e mais; oque isso gera numa esfera, dimensionalmente, potencialmente e amplamente consumida no “macro-organismo-evangélico”, pois isso só causa tissunames nesse meio, pois no universo secular é um pequeno abalo sismico de 0,0009 na escala de Richter, que passa de largo despercebido. Também do “ultimato”,(uma declaração definitiva e irrevogável) que a revista Ultimato deu ao Gondim, que, declarado por ele mesmo, de que se com Ultimato ou não, mesmo “des-continuado”, não será seu “Ultimo-Ato”, pois “continuará” “des-teologando” Deus, escrevendo em outros meios de comunicação. À mim não causa estranheza nenhuma!
    O que me causa estranheza é essa ” reentrância de deusezinhos” que nós elegemos os quais se tornam o pivo central de nossas opiniões, e, quando se apresentam nos panteões de nossos terrenos evangélicos, produzem adeptos, para não dizer, fãs, de carteirinha e cadeira cativa. Acredito ser hora de uma reflexão séria sobre o que tem se tornado o nosso meio evangélico. Para isso creio ser bom pensarmos à atmosfera que envolve o nosso universo gospel.Minha mensagem vai para a Ultimato e para todos os “Pseudos-Líderes-Metamorforseados” da Pós Modernidade e suas Posições Relativizadas! Acredito que o que está acontecendo hoje no meio evangélico é a proliferação de um surto maníaco exacerbado que eu denomino de “Sofomania” – Presunção de saber muito. Mania dos pseudo-intelectuais evangélicos que é alimentada principalmente pela maioria da crentes que não possui nenhum outra fonte de conhecimento além do universo gospel!
    Ficamos aí focando alguns que assim se destacam e nos esquecemos de um país de outros tantos brilhantes pensadores os quais, na esfera do anonimato, fazem tão bem, mas tão bem mesmo, na expressão e expansão, simples, porém poderosa e vigorosa do Evangelho!
    Se quiserem saber ainda mais o que eu penso, leiam no meu blog: “Bonani Sim,Banana Não” , aquilo que eu defino como:”Manias de Crente em Ordem Alfabética!”

    Bonani

  21. Graça e paz Pr. Marcelo.
    Faço das palavras do Pr. Wanderson as minhas palavras e também concordo com Ageu Magalhães, mas o que o Oswaldo Paião me fez ver que devemos orar pelo Pr. Gondim para que ele seja guiado por Deus e não pela razão. Guiado pela fé e não por aquilo que compreendo. Que o Senhor o ajude e o ampare.

  22. josenaldo disse:

    Li a carta do Ricardo Gondim. Participei de um encontro de espiritualidade em Aguas de Lindoia em 2005. Fiquei chocado com sua arrogancia, seu pavoneamento e sua critica acerrima aos cristaos. Nao vi espiritualidade e nem humildade, nao vi nada do que proclamam. Perdi meu tempo, dinheiro e a companhia de amigos.
    Desde entao, tenho lido seu site. Tenho ficado decepcionado com a sua intepestividade.
    Sua intolerancia com o povo evangelico, do qual ele faz parte, seu pensamento raso em termos teologicos, e sua falta de profundidade em assuntos dessa natureza.
    Ja fazia tempo que essa decisao devia ser tomada. Penso que quem vai nesse mesmo caminho e outra escritora… parece que virou chique criticar a ortodoxia conservadora, dar um de intelecutalidade… aqui na Europa, vejo os estragos desse pensamento, hoje, a igreja morreu, a praga do pensamento li…dizimou as igrejas.
    Gondim queria ressuscitar a teologia do processo, usando outros termos, na verdade, estava a repetir o que foi pensado aqui seculos atras.
    Acho que nao havia originalidade nos seus pensamentos, usou termos utilizados por filosofos gregos, como se fossem seus, um plagio.
    Cada tragedia que acontece no mundo, promove nele um desencontro da fe no Deus ONI…nem as pessoas que passam por elas questionam, mas ele, suscita questoes muito estudantis.
    Quando questionado por Eros Pasquini, ficou sem argumentos, preferiu se vitimizar, afirmou que o pastor queria se promover as suas custas, que vaidade!!
    Pessoalmente, acho um homem integro, porem, um formador de opiniao, deve medir o que fala e o que escreve.
    Saiu de um mundo pentecostal para um secularismo ateu, sem DEUS, sem razao,sem teologia, sem fe…
    Quando se chega nesse ponto, dificil, voltar atras, acho que ele vai continuar com sua afirmacoes…

    Cordiais saudacoes

  23. Sérgio Lima disse:

    Este homem vem praticando a des-teologia a muito tempo. Equivocado, confuso e raso.
    Minhas considerações ao Rev. Helben, que em tempo, percebeu a gravidade da situação.
    Será que haverá outros meios de comunicação para veiculação do teísmo aberto? Espero que não. Chega o que já vimos! Atacar a soberania e a onipotência de Deus não é comum nem entre os descrentes. Que o SENHOR TODO-PODEROSO, tenha compaixão. É sua única esperança. Ou para que nível continuará a cair?

  24. Fábio disse:

    Interessante como as pessoas falam sem saber. A maioria esmagadora dos evangélicos que criticam o Gondim nunca trocaram idéias com ele, não entendem sua teologia, enfim, só opinam em cima de comentários de teceiros sobre ele e sua teologia. Isso de fato é comum entre os evangélicos, povo preguiçoso e de língua afiada. A maioria esmagadora dos evangélicos nunca leram NADA de teologia liberal, apenas comentam em cima de comentários de terceiros. Não costuma nem ler a Bíblia quanto mais literatura teologica.

    O fato é que a revista ultimato assumiu de uma vez o radicalismo calvinista, e todos aqueles que pensam fora da caxola calvinista é tido como herege. Simples. E influênciados por calvinistas fundamentalistas os donos da revista convidaram o Gondim a se retirar.

    A maioria dos que criticam o Gondim NÃO FAZEM nem a metade do que ele faz para sinalizar o Reino de Deus na terra. Como disse a maioria dos evangélicos são um bando de preguiços, ignorantes que só sabem falar mal do próximo. Qual a influência dos evangélicos aqui no Brasil ? Em que estão influênciando ? ALOW!!

    Não estou defendendo o Gondim até pq tem coisas que não gosto dele, mas nem por isso critico seu pensamento teológico, antes, respeito e adimiro quem pensa fora da caixola popular evangélica.Precisamos de homens e profetas como o Gondim que não se conforma e nem adimite a mornidão do movimento evangélico no Brasil.

    Que Deus levante mais homens como Ricardo Gondim.

  25. dicro67 disse:

    Só existe uma maneira de servir a Deus, a maneira D’Ele. (Leonard Ravhenill).

    Respeito o Ricardo como ser humano, ele merece.

    Concordar com sua “teologia baseada em vãs filosofias”? Não dá. Pode ser util para quem não quer aceitar a Bíblia por completo.

    E isso não é criticar. É defesa do Evangelho.

    Qualquer “evangelho” que não seja O Evangelho, seja anátema.

    Não existe aceitar meia Bíblia…Se Deus amor, Ele também é Justiça.

    “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6.10”

  26. Sonolento disse:

    “A maioria dos que criticam o Gondim NÃO FAZEM nem a metade do que ele faz para sinalizar o Reino de Deus na terra. ”

    Certamente você tem um medidor de boas obras sempre à mão aí, né, gondinzete?

    Como você pode cobrar maior influência dos evangélicos, se Gondim já deixou claro que entre a influência dos evangélicos, e o secularismo, ele prefere o segundo?

    Se liga! Gondim nem cristão é mais. Se atolou na teologia moderna, e nas ideologias políticas seculares de esquerda.

    Apostasia é pouco!

    E volta o sono….zzzzzzzzzzzzz…..

    Mais sono…zzzzzz….

  27. Sonolento disse:

    “O fato é que a revista ultimato assumiu de uma vez o radicalismo calvinista, e todos aqueles que pensam fora da caxola calvinista é tido como herege. Simples.”

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!

    NUUUUUUUUNNNNCAAA!!!!!!

    Aquilo é um antro de liberais!

  28. dicro67 disse:

    Comentário inteligente.

  29. Pr. Wanderson disse:

    O Sr. Gondin diz “De fato, nunca aceitei a doutrina da providência como explicitada pelo calvinismo”. Ele não é nem calvinista, nem arminiano! Suas posições teológicas são liberais mesmo. Mas seu liberalismo é cheio de piedade. E aí mora o perigo.

    Ele é sincero no que crê; mas não cre sinceramente nas Escrituras. Sua forma “piedosa” e apaixonada de pregar suas crenças, não é torna sua mensagem correta. O que torna a mensagem correta é o seu conteúdo e não a sua forma (eloquente).

    Muitos cristãos ficam encantados com os “ícones” dos púlpitos evangélicos, por causa da forma, do jeitão, do cacoete, da performace.

    O Sr Gondin é apenas performático! Mas sua mensagem está cada vez mais vazia de real conteúdo biblico.

    Ele é sincero em sua mensagem; mas os Tjs tambem não são? Os católicos também? Os espiritas, e tantos outros grupos pseudo-cristãos também não são sinceros?

    Sinceridade, sem a Palavra de Deus, não justifica a fé. Pelo contrário é algo perigo e deve ser combatido, para o bem da própria igreja!

    Em Cristo

    Pr. Wanderson

  30. Fábio disse:

    Como você pode cobrar maior influência dos evangélicos, se Gondim já deixou claro que entre a influência dos evangélicos, e o secularismo, ele prefere o segundo?
    ———————————————————————————————————
    Não é atoa que se chama sonolento…rsrsrsr

    O Sr. demonstra ser apenas mais um boçal desprovido de conteúdo teológico, que se aproveita de comentários de terceiros para expressar sua opnião. O Gondim, assim como outros lúcidos teólogos, preferem a secularização diante devido a esse evangelho mercantilista e narcisista que pessoas como VOCÊ estão imersas até o pescoço.

    Este evangelho barato, sem graça, sem Cristo. Um evangelho que visa o bem estar pessoal em detrimento de uma vida reta e justa. Um evangelho podre que enfatiza o ter, que ensina rituais, simpatias e técnicas para ser abençoado materialmente. Desculpe sr. Sonolento, quem sabe se um dia quando vc acordar deste sono entenderá o que o Gondim e outros teólogos realmente dizem.

    Atenciosamente
    Sr. Fábio

  31. Fábio disse:

    Ah sonolento, dizer que a Ultimato é um antro de liberais foi assinalar o atestado de ignorância! Aff.

    “O tolo calado se passa por sábio” (Provérbio judaico-cristão)

  32. Helder disse:

    Eh lamentável ver um conterrâneo estar sendo queimado pela fogueira da inquisição internetica ,aqui nos pregamos nossas novas teses dos nossos pensamentos,nao existe uma unanimidade nos comentários.
    A verdade eh que existe algo errado com o evangeliques tupiniquim, Fabio Caiou,ou nao seria o contrario,hoje um grande especialista em que mesmo…deixa pra la.
    Mala Faia,faia em conquistar o mundo com a unção dos 900.
    Valdomiro,mira na Tv e nao suporto 30 segun…desculpa o tempo acabou.
    Depois tem o SHOW DA FE, SHOW …nao ..nao da .
    Que tal reconstruir-mos o templo de Salomão ,pra lembrar o rico,muito rico.rico,rico,ri.ri ,ri.ri kkkkkkkkkkkk.
    Aqui no Ceara a terra do riso ,eh de fazer chorar as igrejas “tradicionais”
    Falando serio,a cinco anos a traz fui a Jericoacoara, um lugar que jamais pensaria encontrar um “crente” e la estava eu no meio de hippies e gringos a beira de um lido mar cearense ,quando de manha bem cedo ouvi um som que destoava dos demais, era um artesao ex hippie agora convertido fabricando luminárias de” flor de coco”era sua grife. Este ouvindo um louvor quando me identifiquei ,ser servo do Senhor ,e ouvi um sonoro oh gloooria DEUS… Quando o mesmo me indagou se eu nao conhecia o pastor Ricardo Gondim em Fortaleza,dizendo ele ser pai de um filho com a filha de Ricardo sendo este filho fruto de um relacionamento hippie quando a mesma tinha uma vida pervertida. O constrangimento ,foi imediato de minha parte,mas ouvi toda historia daquele senhor ,que ao final acusou o citado pastor de “raptar “seu unico filho, entendia que nao teria tanto recursos para poder cria-lo,mas a sua dor era de nao mais poder ve-lo.Concluiu.
    Fiquei a comentar com minha esposa ,logo depois que fomos para pousada,aquilo era muito chocante pra mim. espero que tudo tenha sido resolvido entre eles,no mais espero que nao seja uma colheita ,de sementes plantadas no passado deste sabio pastor.Que DEUS tenha misericórdia desse cabeça chata.

  33. Valtevan disse:

    Precisamos é marchar contra certas coisas que esta acontecendo na câmara que não agrada ao coração de Deus e prosseguir para receber o prèmio.
    O que vejo é muitos cristãos que estão sozinho na luta na pl122/2006.
    vcs precisam acordar e deixar certas coisas de lado

  34. Juliana Rosal disse:

    Todos os comentários são ricos e belos, tendo em vista que cada ser humano é um ser único. Cada um de nós têm se manifestado de diferentes maneiras com a relação a essa notícia. E muito utiliaram vários versículos bíblicos para defenderem o que acreditam.

    Porém o que tem aparecido constantemente nos comentários são julgamentos. E não podemos nos esquecer de lembrar que Jesus disse que com o juízo que julgarmos seremos julgados.

    Para nós, seres humanos, o que é a verdade? Senão o Cristo? O que é ser herege se todos nós pecamos e querendo ou não fazemos coisas desagradáveis? Pois como disse Paulo “porque o que faço não aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.” Quem somos nós para dizer quem está desviado ou não?

    Em relação ao pastor Ricardo Gondim, o que vejo é que todos podemos aprender com a beleza da diversidade.

    Estamos sempre prontos a aplaudir quem pensa igual a nós e a condenar quem pensa o contrário.

    O que seria de nós se todos tivéssemos as mesma idéias, os mesmos pontos de vista? Imagino que a humanidade há muito já teria deixado de ser produtiva.

    Se alguns acreditam que o pastor Ricardo é herege, podem aprender com suas palavras como se desviar da heresia e não se tornarem hereges também.

    Se outros acreditam que ele é um pastor sábio e servo do Eterno, podem desfrutar de sua sabedoria.

    Se o acusarmos estaremos sendo iguais ou piores que ele.

    Quem proferirá a sentença final não somos e sim o Eterno. E em suas mãos está a verdade. Tudo o que dissermos contra ou a favor do Pastor Ricardo Gondim são somente palavras, discussões que, se não soubermos tirar proveito não nos levará a lugar algum.

    Como disse Paulo: “… tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma verdade, e se há algum louvor, nisso pensai”.

    Quem está sem pecado atire a pedra.

  35. dicro67 disse:

    Acho que atirar pedras, é diferente de defender pontos de vista.
    Atirar pedras é criticar a troco de nada…
    Defender seu ponto de vista Bíblicamente é…

    “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;” Gálatas 1.6
    “O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo”. Gálatas 1.7
    “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”. Gálatas 1.8

    Então, levando em consideração sua parcialidade no comentário, não discordo do seu texto em nada, mas acrescento essas palavras para que seja notório a diferença entre atirar pedras ou julgar e defender a fé no Evangelho.
    O evangelho que o Ricardo está transmitindo não está de acordo com o Evangelho da Bíblia. E isso é um direito dele. Ele merece respeito como ser humano, e também é livre para decidir o que é ou não bom para ele. Por isso eu apenas não concordo com o ponto de vista dele em relação ao meu, e isso é normal.

    Muito obrigado.

    Diógenes.

    dicro67@gmail.com

  36. Edvaldo Lima disse:

    Querido Pr Ricardo Gondim.
    Por alguns anos vivi um evangelho pesado e carregado de doutrinas onde não havia prazer, só consegui me libertar quando comecei acompanhar suas pregações. Obrigado por me ajudar a tirar as vendas dos olhos e o gesso da mente.
    Tenho profunda admiração por você, e como disse a Juliana Rosal em seu comentário, sua maneira de pregar o evangelho nos convida a reflexão. Obrigado pela coragem de expor seus pensamentos. Mesmo sabendo que isso lhe traria noites insones se permitiu “carregar no próprio corpo as marcas de Cristo”.
    Infelizmente nem todas as pessoas estão preparadas para serem estimuladas a pensar e quebrar seus paradigmas, não se permitem nem mesmo ter um pensamento diferente, explorar novos caminhos e ter nova experiência.
    Continue pregando com a mesma energia, com a mesma coragem e determinação, com seu jeito brincalhão, poético, com sua inteligência e experiência de vida.
    Vou continuar aproveitando a vida, curtindo uma boa MPB, lendo um ótimo romance, bebendo um bom vinho e vivendo a vida com mais leveza.
    Obrigado Pr. Ricardo Gondim, por não se acovardar mediante as dificuldades, difamações e perseguições. Obrigado por permanecer firme como um verdadeiro soldado de Cristo.

  37. Gilmar disse:

    Quero parabenizar o Pr. Ricardo Gondim pela coragem de colocar o que pensa sobre assuntos polêmicos como esse tema. Infelizmente “Pensar” não faz parte da cultura brasileira e muito menos de alguns grupos evangélicos que rotulam como “os donos da verdade” e não aceitam nada fora da interpretação literal das escrituras . Infelizmente esses grupos fundamentalistas são miopes na fé e não querem ser questionados em suas Doutrinas . Caro Pr. Gondim , Parabens pela sua coragem e pela ousadia de por a cara “as tapas” precisamos de lideres como você que faz as pessoas refletirem o que é rotulado como verdade.O que falta para a igreja brasileira é mais reflexão e menos sensacionalismo . Já dizia John Stott “Crer é tambem pensar”
    Fique na Paz

  38. dicro67 disse:

    O que deve ser aceito fora da interpretação literal das escrituras? Homossexualismo?

    Respeitados sim, pois é opção de cada individuo. Aceito? A Bíblia diz que não.

    Então, se é assim, vamos justificar os:

    … devassos, os idólatras, os adúlteros, os efeminados (estão já estão), os sodomitas, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os maldizentes, os roubadores, pois estes não herdarão o reino de Deus. ver:1 Coríntios 6.10?.

    Se a Bíblia não é clara em relação em relação a isso, qual seria a interpretação correta? Produzir um novo evangelho, reformado e adaptado para os gostos do séculos XXI?

  39. anderson disse:

    Os fariseus tinham total certeza do domínio e conhecimento sobre a interpretação da palavra escrita, eram arautos da letra. Tal certeza no que estava escrito não lhes permitiu ver o que estava dito, nem reconhecer a letra encarnada, Jesus.

    Gostaria que os “arautos” da fé me respondessem: Se um dia a ciëncia descobrisse que a homossexualidade é devido ao cromossomo “12345” (assim como a cegueira,síndrome de down, mosaicismo, etc…) como justificariam seus julgamentos e certezas plenas?

    Em outros tempos se afirmasse que a terra era redonda acho que o Ricardo Gondin sofreria mais do que uma simples demissão.

    Amor; paz e não julgamento sobre nossas vidas.

  40. dicro67 disse:

    Se um dia…(?)
    São coisas distintas.
    Deus é justo e infinitamente mais sábio do que os homens.

    cegueira,síndrome de down, mosaicismo, não são condenados por Deus, e a Bíblia não cita (até onde sei) algum texto referente a síndrome de down. Porém quanto a cegueira, Jesus curou a muitos cegos, cegos pelo pecado, cegos de nascença, e os curou para que a Glória e Honra fossem dadas ao nome do Senhor.

    Porém se a ciência, “se descobrisse um cromossomo 12345”, eu creio que isso não anularia a Bíblia, como nada vai anular. E Deus deu livre arbítrio aos homens, portanto, se assim fosse, Deus condenaria os cegos e outros enfermos, mas se Ele manifestou o seu amor pelo pecados dando-lhes a cura. Os que não estão de acordo com a Palavra Dele, precisam da cura. Assim, não me sinto superior a ninguém, pois também sou carente constantemente do amor de Deus e preciso constantemente da graça e a da misericórdia Dele agindo em mim.

  41. André disse:

    na revista Carta Capital está explicito que o Pr Ricardo pensa que o direitos aos homosexuais não pode ser negado! o Estado é laico ou seja não tem uma linha teologica e deve garantir o direito a todas as pessoas! isso está de acordo com o evangelho!

    Jesus não aprovaria negarmos o direito a uma prostituta ou um gay simplismente porque ele peca…ou não está de acordo com os preceitos! Ele AMA e ponto! e quem ama garante os direitos dessas pessoas viverem de uma maneira digna.

    Gondim defendendo o direito aos homosexuais serem reconhecidos é diferente de dizer que uma relação homosexual estava dentro dos planos de Deus…de dizer que uma relação homosexual é algo natural, não sendo pecado. É bem diferente de dizer que ele casaria homosexuais diante de Deus ou melhor não casaria(porque quem casa é Deus) mas abençoaria os dois!!

    Ele não falou isso…mas o radicalismo xiita evangelico e seu…viram isso na fala dele. A unica coisa que Jesus diz a respeito do tema como o proprio Caio Fabio diz é: “uns a si mesmo se fizeram eunucos para ganhar o reino dos céus”

    Ou seja alguns homosexuais teriam que suprimir a sexualidade por completo, para poderem viver sem irem contra suas conciencias cristãs…no caso de homesexuais crentes. Porque para alguns desde sempre sentiram atração e sentimento afetivo por pessoas do mesmo sexo…eai? o que fazer? ele não vai desvirar se curar…se acontecer otimo, mas a maioria não consegue…o conselho de Jesus é que se prive totalmente da sexualidade.

    Existem homosexuais que são promíscuos, fornicadores ou seja transam com qualquer um que aparecer…e se alimentam disso

    mas tem outros homosexuais, especialmente aqueles que SEMPRE sentiram atração pelo mesmo sexo(não os que sofreram abusos ou foram induzidos) que procuram ter apenas UM parceiro na vida, que procuram AMOR. Esses são promíscuos? é isso que Gondim quiz dizer! ele disse que não são e eu CONCORDO com ele.

  42. André disse:

    Com isso diria que sua relação é ideal? não! se um dia ele se converte-se daria a ele o mesmo conselho que Jesus deu.

    Mas dos males eu buscaria o menor…é muito melhor ficar com apenas UM parceiro do que viver na promiscuidade!

    Isso é mais claro que tudo! só não enxerga quem ainda não se livrou das amarras dogmáticas da igreja e vive em ilusões! quem lida com o problema, quem lida com a vida…tem que ver a realidade da vida! que existem muitos homosexuais que são assim desde sempre e não sofreram abusos…e não foram induzidos a ser tais…e não optaram por ser, apenas SÃO.

    Portanto dos males o menor! num mundo caido, como diria o Caio, escolhe-se o mal menor. Uma vez selados por Cristo selados até o dia da redenção!

    e não existe pecadinho e pecadão…todos são pecado e não estão de acordo com o que Deus espera de nós, mas nós continuamos indo ao céu…mas dizemos que o homosexual que tiver parceiro ou que peca nessa área…tem suas recaídas…vai para o inferno! Que teologia é essa? que o sangue de Jesus e sua Cruz é tão pequena? que não cobre certos pecados? que teologia apequenada.

    Deus não controla Ele nos criou a SUA imagem e nos deixa livres para decidir! e o mal que decidimos é praticado por nós!! SOMENTE seres LIVRES podem AMAR verdadeiramente! é isso que Deus espera de seus filhos que os amem espontaneamente!! É nesse patamar que Deus é Glorificado, em um Amor por opção! não por coação!! É nisso que Gondim acredita! não acredita num Deus que força, que controla, que determina.

    Mas sim num Deus que é todo poderoso, mas abriu espaço para sua criação viver e ser livre e tomar suas decisões! e entre elas amá-lo por quem ele é!!

    Simples assim! concordo que afirma que “Deus não está no controle” é polêmico e deixa dúvida…mas conhecendo o Gondim como eu conheço…sei bem por onde anda sua fé!! sua fé anda somente na encarnação!! em Deus homem! Jesus de Nazaré! que nunca determinou nada, nem forçou nada! apenas perguntou aos discípulos: “quereis ir também?”

  43. André disse:

    Discípulos: “NÃO senhor NÓS ESCOLHEMOS o senhor!!” “Não há ninguem como o Senhor”!! porisso o calvinismo é infantil, porque falha no básico!! nunca olhou para a Encarnação de Deus.

    O Mal do mundo está ai! como Jesus disse: “Vós que matais os profetas….” Deus não é o responsável pelo mal, quem são responsáveis pelo mal no mundo somos nós mesmos!!

    mais uma vez concordo com Gondim.

  44. Abraao disse:

    Mesmo SE descobrissem tal cromossomo, isso não invalida a palavra de DEUS.

    Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
    (I Coríntios 14:53)

    Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
    (Números 23:19)

    Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
    (Gênesis 2:24)

    E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?
    (Marcos 12 : 24)

    Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
    (Mateus 7 : 16)

  45. Abraao disse:

    Isso que tu dissestes é besteira, pegam a palavra para criar confusão:

    Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
    E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
    E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
    E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.
    (Marcos 12:30-34)

    E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
    E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
    (Marcos 1:14-15)

    O Amor de DEUS pela humanidade foi revelada em Jesus Cristo, e esse Amor é que evita que sejamos consumidos. Por Amor, DEUS entregou seu filho para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha vida eterna.

    Por acaso entregou DEUS seu filho para que permanecêssemos no pecado? Para que compactuássemos com o pecado? É isso!? Foi a isso que o Senhor nos chamou? É essa a pregação que o Senhor nos chamou a fazer?

    Pois é bem claro que NÃO. Sem DEUS homem algum pode amar verdadeiramente, sem DEUS não existe amor, e para que alguém possa amar, com o amor de DEUS, essa pessoa precisa se arrepender de sua vida de pecado. O Senhor não deu direitos a prostituta, ele a perdoou do pecado no qual ela vivia, e a livrou da morte, que o destino de todo aquele que peca, mas Cristo veio e nos livrou da lei do pecado e da morte, esse é o amor de DEUS.

    Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
    (Mateus 6:23)

    Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
    E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
    (1 João 2:15-17)

    Pregamos contra o pecado? Sim, pregamos arrependimento? Sim. Nosso amor pela humanidade é expresso nisso, não podemos ser condescendentes com o pecado, se assim o formos não amamos verdadeiramente, e a mensagem da Cruz nunca poderá ser apregoada por nós.

  46. Ednaldo Wagner disse:

    O Gondim que VC conhece e que todos os que o leram conhece, é uma pessoa que precisa se submeter à Palavra de Deus!
    VC também deve se submeter à Palavra de Deus!
    Sirva a Deus do modo de Deus e não de acordo com o teu humanismo demoníaco!
    Arrependa-se dos teus pecados, receba a Jesus como teu Salvador para viver realmente uma vida de liberdade. Liberdade que se dá debaixo do senhorio de Jesus Cristo e não de acordo com tua mente e coração pervertidos.
    Em tempo: quando se atrever a escrever qualquer coisa sobre Deus, primeiro vá ler as Escrituras, se submeter ao senhorio de Cristo, antes de escrever tanta mensagem demoníaca e que não indica o Único Caminho, que é ter a Jesus como Senhor e não como um vadio qualquer.
    Arrependa-te e creia em Jesus, enquanto é dia!

  47. André disse:

    Ednaldo, entendo sua ignorância…já estive onde vc está…precisa ler meu irmão..precisa estudar e olhar a vida!! saia da ignorancia burra fundamentalista! é preciso ler as escrituras através de Jesus…não o contrário!! em meu post eu falei de Deus e Jesus! o meu pensamento é de acordo com as escrituras e percebe-se pela lógica tb que é verdade. Percebe-se que vc nunca aconselhou nem ajudou gays, nunca tentou ajudar essa gente né? conheço alguns pastores que enfrentam esse ministério a mais de 20 anos…e eles afirmam a mesma coisa que eu. Vá ler garoto…sai do mundo da ilusão!

    Provavelmente não falou para mim aquelas palavras né? precisa ser salvo da religião meu amigo…da leitura ignorante das escrituras, para achar o tesouro do evangelho de Jesus.

  48. Luiz Mattos disse:

    concordo com você!!

  49. Luiz Mattos disse:

    Nunca li tanta besteira!! O que tem haver Calvinismo e liberalismo????!!!!
    O Calvinismo exalta a glória e a soberania de Deus!! Qualquer um que estuda o calvinismo, sendo calvinista ou não, sabe disso, meu irmão, que o principal fundamento da teologia calvinista é a soberania de Deus em todos os aspectos, inclusive na salvação!!
    O LIBERALISMO “chuta a Bíblia” para o alto, ignora princípios bíblicos e inclusive a maioria dos ditos “teólogos liberais” são totalmente incredulos em relação a Bíblia, milagres, ressureição!!!!!!!!!!!
    O que você está falando não tem NENHUM SENTIDO!!
    Igual eu fala que sou:
    – palmeirense e corinthiano
    – Flamenguista e Vascaino
    – Cristão e ateu
    – De esquerda e de direita
    OU SEJA CALVINISMO E LIBERALISMO SÃO EXTREMOS OPOSTOS!!

  50. Luiz Mattos disse:

    Uma pena que tudo que diz não tem fundamentação na Bíblia!!
    Deus é soberano, porém não está no controle???????
    Não o Ednaldo que estás na ignorância, mas vc estás na arrogância de se iludir com liberais e filosofo existencialistas!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *