Salmos 46 – Deus é. Deus está. Deus faz

A maioria dos leitores das Escrituras conhece o Salmo 46. Quem nunca leu este belo Salmo? Convido você, prezado leitor [a] a mergulhar neste Salmo comigo, e ver a profundidade que encontramos nele. Um dos “segredos” de uma boa exegese de um texto, é conhecer o sentido histórico em que o texto foi escrito. Quando sabemos o que se passava quando o texto foi escrito, falamos com muito mais propriedade e segurança, trazendo luz e entendimento aos ouvintes.

Há um consenso entre os estudiosos que este salmo serviu de inspiração para o hino “Castelo Forte é Nosso Deus”, composto por Martinho Lutero. Há uma possibilidade muito grande que o contexto histórico em que foi escrito este salmo, seja a ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (II Rs 18-19; II Cr 32; Is 36-37). Será bastante proveitoso ler estes textos para um melhor entendimento deste salmo.

O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este salmo, mas também o 47 e o 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.

1) Deus É nossa fortaleza – (Sl 46.1-3)a palavra traduzida por “refúgio”, no verso 1, significa “um abrigo, uma rocha de refúgio”, enquanto essa mesma palavra, nos versos 7 e 11, quer dizer “um baluarte, uma torre alta, uma fortaleza”. É isso que Deus estava dizendo para o povo: “Quando o inimigo vier, Eu serei o vosso abrigo, serei uma rocha, é como se o povo, estivesse escondido dentro da rocha, num lugar inatingível!” Os dois termos declaram que Deus é um refúgio confiável para seu povo quando tudo ao seu redor parece estar desmoronado (Sl 61.3; 62.7,8; 142.5). Mas Ele não nos protege a fim de nos mimar. Não. Antes, abriga-nos a fim de nos fortalecer para que voltemos à vida com suas responsabilidades e perigos.

A palavra “tribulações” refere-se a pessoas em lugares apertados, encurraladas num canto e incapazes de sair dessa situação. Veja que estratégia maligna dos exércitos assírios, eles queriam encurralar o povo de Deus, deixarem sem recursos para uma saída. Talvez, você leitor [a] se encontra nessa mesma situação, em que o inimigo quer te encurralar, lhe deixar à mercê de seus ataques. Mas a Palavra de Deus para estas situações é: “Não temas!”. Quando os oficiais assírios ameaçaram Jerusalém, Isaías disse ao rei: “Não temas por causa das palavras que ouviste” (II Rs 19.6). Esta é a palavra de Deus para você. Talvez você não veja o livramento, tudo parece perdido, o inimigo se agiganta, mas ouça a Palavra de Deus – “não temas!” A terra pode mudar, as montanhas podem ser arremessadas violentamente no mar, podem vir terremotos e maremotos, mas todas as coisas estão sob o controle de nosso Deus. Ele é nossa fortaleza e nosso refúgio em meio às incertezas da vida.


2) Deus Está no meio – (Sl 46.4-7)A cena seguinte mostra Jerusalém, onde o povo encontrava-se sitiado pelo exército assírio. A água era um bem precioso na Palestina, especialmente em Jerusalém, uma das poucas cidades da Antiguidade não construída à beira de um rio. Ezequias havia usado de sabedoria e construído um sistema subterrâneo de abastecimento que ligava os mananciais de Giom, no vale de Cedrom, ao tanque de Siloé, dentro da cidade, de modo que havia água disponível (II Rs 20.20; II Cr 32.30). Que fantástico! Ezequias estava querendo dizer: “Ainda que ele [inimigo] corte nosso suprimento de água, e aí, poderia ser caracterizada a derrota do povo de Jerusalém, Ezequias diz:” Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo”. O poeta sabia que Deus era o seu rio, aquele que supre a água da vida (Sl 36.8; 65.9; 87.7 e Jo 7.37-39). No tempo do rei Acaz, Isaías comparou uma invasão dos assírios a um rio transbordante, mas lembrou o povo que seu Deus era como um rio tranqüilo (Siloé) que lhes traria a paz (Is 8.1-10).

O verso 5 diz: “Deus está no meio dela” – ainda que eles estivessem encurralados, sem saída, o Deus Eterno está no meio dela. Ou seja, ninguém os derrotaria, pois Deus era aquele que comandava tudo!

Sem dúvida, Jerusalém era uma cidade santa, separada por Deus, e que abrigava seu santuário, mas isso não era garantia alguma de vitória (Jr 7.1-8). A fim de que o Senhor os ouvisse e salvasse, o rei e o povo precisavam voltar-se para o Senhor com uma atitude de contrição e fé – foi o que fizeram. Deus socorreu Jerusalém quando o dia amanheceu (“desde antemanhã”; vs 5), pois o Anjo do Senhor matou 185 mil soldados assírios e mandou Senaqueribe de volta para casa (Is 37.36).


3) Deus faz cessar a guerra (Sl 46.8-11) a terceira cena mostra os campos ao redor de Jerusalém, em que os soldados assírios estão mortos, suas armas e equipamentos espalhados e quebrados. Não havia ocorrido batalha alguma, mas o Anjo do Senhor deixara esses vestígios, a fim de estimular a fé do povo de Deus.

“Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra” (vs 8). O Senhor derrotou e desarmou seus inimigos e destruiu suas armas, de modo que não podiam mais atacar.

“Aquietai-vos” quer dizer, literalmente: “Não mexam em nada! Descansem!”. Nós gostamos de “mexer em tudo” e de dirigir nossa vida a nossa maneira, mas Deus é Deus, enquanto nós não passamos de servos do Senhor. Pelo fato de Ezequias e de seus líderes terem permitido que Deus fosse Deus, Ele os livrou de seus inimigos. Foi assim que o rei Ezequias orou: “Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor Deus” (II Rs 19.19).

O Senhor chama a si mesmo de “Deus de Jacó”, e lembramos como Jacó meteu-se em apuros em várias ocasiões por tentar intervir nas circunstâncias e fazer o papel de Deus. Há um momento certo para obedecer a Deus e agir, mas até que chegue essa hora, devemos deixar Ele trabalhar livremente, a seu tempo e a seu modo. Em outras palavras, deixe Deus ser Deus em sua vida.

Nele, que É , que Está, e que Faz tudo para a glória Dele

Pr Marcello de Oliveira< /span>

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Bíblico. Geografia Editora 2006

38 Responses to Salmos 46 – Deus é. Deus está. Deus faz

  1. Prezamado Descobridor de Pérolas, pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Este capítulo do Livro de Salmos, me trasporta ao dever de confiar, e confiar sempre, na demonstração real do controle e da vontade de Deus para a nossa vida.

    Em especial, verifiquei a fantástica dedicação aos seus filhos quando no versículo de número 10, onde Ele toma o lugar do salmista e declara:

    “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.”

    Este foi o momento em que o próprio Deus, tomou o salmista e assumiu com a evidência da sua presença, o seu lugar na pessoa do verbo.

    Já não era mais o salmista se referindo a Deus, mas o próprio Deus enfatizou a sua presença.

    O Senhor seja contigo, amado pr. Marcello,

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  2. Danilo Neves disse:

    O espírito de Ezequias é de rendição ao SENHOR, de contrição: “Tendo o rei Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, cobriu-se de pano de saco e entrou na Casa do SENHOR” Ez 37.1

    A segunda oração de Ezequias (37.12-20) é reveladora quanto a preocupação e propósito da mesma: “…para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o SENHOR” (vs. 20b). A preocupação era somente com o nome de Deus, fato esse que também vemos em Js 7.6-9, por exemplo.

    Deus deu, então, uma resposta a Ezequias através de Isaías (37.21-35). Nessa resposta, é clara a preocupação de Deus:

    “A quem afrontaste e de quem blasfemaste? E contra quem alçaste a voz e arrogantemente ergueste os olhos? Contra o Santo de Israel” (vs.23)…”Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.” (vs.35).

    “Pelo fato de Ezequias e de seus líderes terem permitido que Deus fosse Deus, Ele os livrou de seus inimigos”.

    Pelos textos acima, não consigo creditar a causa do livramento a uma “permissão” de Ezequias e de seus líderes. A questão fundamental é: rendição e humilhação ao SENHOR e “reconhecimento” de Sua santidade, do Seu grande nome.

    Deus é Deus. Agora faz toda a diferença se nós “reconhecemos” ou não esse fato. Ai de Ezequias do contrário! Portanto, escolho “reconhecimento, obediência” do que “permissão”.

    Abç, irmão e pr. Marcello.

    Soli Deo gloria. Amém!

  3. “A fé que se inicia com o temor terminará mais próxima ao Pai”, se subirmos pelas escadas da nossa Torre Forte. (Max Lucado, adaptado)

    Shalom.

  4. Caro amigo e irmão Pr. Marcello Oliveira,

    A paz do Senhor!

    Este salmo é dos meus preferidos!
    Que bela exposição.
    Sua abordagem exegética, corrobora e ainda aumenta conhecimentos acerca de tão edificante passagem bíblica.

    Muito obrigado pelo tempo investido em artigos que nos fazem crescer na graça e no conhecimento.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

  5. Uma análise muito boa. Parabéns pela iniciativa de escrever textos de análise exegética em seu blog. Um estilo de escrita que precisamos muito em nosso meio.

    Abraços!

  6. Nobre pastor Marcello Oliveira, a paz do Senhor!

    Que mensagem edificante! Meditei nesta mensagem que falou grandiosamente a minha vida principalmente no verso abaixo:

    “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.” (v7)

    Fazer a vontade do Altíssimo, confiar nEle, esperar o seu trabalhar em nossas vidas, pois no tempo certo os inimigos que se opõem a obra de Deus em nossas vidas serão envergonhados e o nome do Senhor glorificado e exaltado.

    Abraço! Sou praticamente o seu homónimo!
    Marcelo Oliveira
    http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com

  7. Caro pastor Marcello:

    Visito o seu blog com frequência e aqui tenho aprendido bastante. Nem sempre posto algum comentário, mas abebero-me de todas as palavras inspiradas que são aqui publicadas.

    Deus é Deus, não importa o que somos. Deus está, não importa onde estamos. Deus tem o domínio, não importa o caos que nos assume. Deus já conhece o “outro lado”, não importa se ainda estamos cercados por inimigos. Deus está “no meio da cidade”, não importa o quanto possamos estar “encurralados”. Deus tem a saída, não importa o quanto as portas estejam fechadas.

    O sol brilhará outra vez.

    Deus lhe abençoe.

    Pr. Geremias

  8. Pastor Guedes disse:

    Querido Pr. Marcelo, a Paz!

    Fiquei feliz ao ler seus comentários no meu blog e também, agora, ao ler mais um post no Supremacia das Escrituras, sempre com muito propriedade de quem sabe o que está escrevendo. Que Deus continue lhe concedendo graça.

    Esse salmo tem sido um bálsamo para minha alma, mas agora com mais serenidade, vou debruçar-me sobre ele para uma mais profunda reflexão.

    Estou dedicando-me mais ao blog http://pastorguedes.blogspot.com
    Nesse tem espaço para comentários e a janela para seguir.

    Deus te abençoe amado.

    PS. Vi sua foto ao lado do Pr. Shedd e do Ciro. Estive com o Ciro no sábado e com o Gutierrez do Teologia Pentecostal.

    A Paz.

  9. Aleluiaaaaaaaaa, irmão Marcello!!
    Que artigo tremendo da parte de Deus!! A Palavra de Deus é incrível e se renova a cada dia!!
    Realmente, quão importante é deixarmos Deus ser Deus em nossas vidas! Como somos ansiosos… e, por não entregarmos a Ele a nossa ansiedade, acabamos, como Jacó, colocando o dedo onde não devemos tentando dar o nosso jeitinho ou ajudar a Deus! Tolice nossa!
    Deus fará grandes coisas, ainda que tudo parece contrário. Ainda que venhamos a perder a vida, Ele nos ressuscita e prova que é Deus em nós e para ser gloficado através de nós!
    Eu acho é Lindo o agir do Senhor!!

    Um abraço fraterno, irmão Marcello.

    E que o Senhor continue lhe inspirando a propagar as Escrituras Supremas e Magnícas do Pai com sabedoria e graça.

    Graça e Paz!

    =D

  10. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Maravilhosa exposição bíblica, é muito edificante vermos a Palavra ser exposta sem os “achismos” humanos.

    Obrigado pela benção.

    Ednaldo.

  11. Matias Borba disse:

    Como é bom aprender com seus textos amado.

    Nos dias de hoje onde as heresias crescem como fogo inflamável em nosso meio, uma análise exegética é fundamental para nossas vidas.

    Este Salmo é um dos que mais nos ensinam a esperar e confiar em nosso Deus e por isso devemos aprender a interpretá-lo de forma correta.

    Parabéns e Deus abençoe!

  12. Caro pastor e amigo Marcelo Oliveira:

    Parabéns por mais esta inspirativa exposição do Salmo 46, que não chega a ser uma exegese, e sim uma pregação devocional escrita. O irmão fugiu um pouco do seu estilo pormenorizador e detalhista, a despeito de haver valiosos pormenores em sua explanação do aludido Salmo. No entanto, essa mudança temporária foi para o bem, posto que o texto tocou, por certo, a alma e o espírito de todos os seus leitores (como eu), não atingindo apenas o nosso intelecto (Hb 4.12).

    Outrossim, se Deus quiser, estaremos juntos no domingo, na Rádio Melodia FM, e terei o prazer de recebê-lo também em minha casa e em minha igreja, Assembleia de Deus em Cordovil-RJ. Quanto ao seu voo de volta, na segunda-feira, o horário que o irmão escolheu está ótimo.

    Em Cristo,

    Ciro Sanches Zibordi

  13. Pastor Marcelo,mais que um exegeta, és um urdidor da verdade, teus textos iluminam a mente e inflamam o coração.È uma benção seguir este blog!

  14. Shalom!

    1. Amado Pr Newton, é uma alegria receber seus comentários. Louvo ao Eterno por sua vida, e seu compromisso com as verdades irrefutáveis da Palavra de Deus.

    um abraço do amigo, Pr Marcello

  15. Prezado Danilo e Gutierres, grato por vossa distinta participação neste singelo blog. Alegra-me saber que existem jovens que amam as Escrituras!

    Sl 119.97

    abraços, Pr Marcello

  16. Shalom!

    Nobre Pr Geremias, é uma honra bem como uma responsabilidade tê-lo visitando e comentando neste blog.

    O sr brincou com as palavras hein! “Deus é, não importa o que somos”. Concordo plenamente. Porque Ele é, nós podemos confiar e descansar em seu cuidado.

    Fique a vontade para comentar, e grato por suas pertinentes declarações.

    Nele, Pr Marcello

  17. Shalom!

    1. Amado Pr Guedes, grato por suas palavras. Tenho visitado seu blog, e sido edificado com os textos que escreves.

    um abraço, Pr Marcello

  18. Shalom!

    Amado Matias e Ednaldo, grato por vossa participação.

    Alguém já disse:

    “A Bíblia é entre os livros, aquilo que Cristo foi entre os homens”

    Nele, que nos amou – Pr Marcello

  19. Shalom!

    Pr Ciro – expoente das Escrituras!

    Grato por suas pertinentes declarações. Será uma honra a este jovem-pregador, pregar na Igreja onde se encontram duas gerações de mestres e ensinadores: Pr Antonio Gilberto [em minha singela opinião, o maior teólogo das Ass.de. Deus] e o amado Pr Ciro [ novo expoente das Escrituras] que Deus tem levantado nesta última ora. Ore por mim, para que no abri da minha boca, Deus nos revele os mistérios do Evangelho.

    Até domingo, querendo HaShem!

    Pr Marcello

  20. Vanessa Dutra disse:

    Paz do Senhor, Pr. Marcello!

    Excelente exegese! Parabéns!

    Deus abençoe!

  21. Elza gomes disse:

    oi nao foi por acaso que encontrei seu blog
    eu estou precisando muito da sua ajuda eu nao consigo entender a blibia e muito pior nao consigo seguir nada
    ate as minhas oraçoes diarias nao estou conseguindo mas fazer
    me orienta por favor
    meu email
    el_v_1@hotmail.com

  22. NICODEMOS disse:

    Paz seja contigo

    Excelente exposição das Escrituras e tenho de concordar com os amados irmãos que confirmam ser esta inspirada palavra tua.

    Se me permite compartilhar o que representa este salmo46 em especial o como o considero como motivação espiritual para prosseguir firme no nosso Deus contra tudo e todos os inimigos do Reino de Deus (ainda que a luta seja verdadeiramente contra o poder maligno, infelizmente muitos se fizeram anticristos).

    De posse da história deste fato histórico da época de Lutero, ousei em Deus não me calar diante do pecado e das heresias que tem sido pregadas na igreja local da qual faço parte. Doutrinas estas que ferem o rebanho na mente e no coração, fazendo uns desviarem e outros se corromperem e descerem do Padrão dos Fiéis para o padrão religioso e mundano.

    Faz 8 anos que tenho exortado e admoestado lideres e Pastores a abandonarem o pecado e as praticas mundanas, principalmente a aqueles que ministram e pregam no altar.

    Mas quando não sou ignorado, sou agredido com palavras e alvos de ironias. Outros ja não creêm mais numa conversão ou arrependimento destes obstinados pecadores.

    Como digo muito para minha esposa, visando a prepara-la para as perseguições internas dentro da igreja. "as pedras não são de isopor" , sei que quando os ataques vierem vou sofre-los com integridade diante de Deus.

    Confio sinceramente no Deus que é um alto refúgioe fortaleza daqueles que Nele confiam.

    Cada pedra que lançarem contra mim (ainda que eu tenha convicção de que não falo por mim mesmo, mas sim que apenas repito o que as Sagradas Escrituras nos determina e que eles atacam é ao evangelho de Cristo) farei delas um altar de Testemunho de que a palavra de Deus é perfeita e imutavel e que ainda que tentem deturpa-la, Deus sempre levantará Suas testemunhas para reafirmarem a Supremacia da Palavra de Deus.

    Não tive visões, não tive sonhos, nem revelações da parte de homens.

    Apenas me apoio no cuidadoso exame das Escrituras e meditando dia e noite acerca Delas, aceitando-a como Verdade incontestavel e Testemunho da Justiça, da Santidade e do Amor de Deus.

    Tudo o que excede a isto é anátema.

    Também tenho o blog no qual a 1 mês decidi compartilhar daquilo que tenho testemunhado no meio da igreja e buscando despertar os irmãos que vivem escravizados por doutrinas de homens. O blog também será um jornal impresso (sem o apoio do alto clero da igreja), mas isto só confirma o que ja pude constatar: homens corrompidos em sua consciência, amigos do mundo, inimigos de Deus.

    por fim digo que não me arrependo de um dia ter entregue minha vida a Cristo e submetido a minha nova Vida a viver segundo Cristo, e se preciso for, aceito que minha vida seja uma oferta a Deus, mas não aceitarei ser cumplice do sangue dos inocentes e nem co-autor dos crimes espirituais que cometem por torpe ganância; Antes ousarei ser atalaia desta Graça dada por Deus mediante Jesus Cristo.

    Nicodemos
    Castelo Forte

    atalaiadocastelo.blogspot.com

  23. Washington G. Muniz disse:

    Que a Paz de Cristo esteja com todos!!!!

    Sou membro da Terceira Igreja Presbiteriana em Nilópolis, faço parte de grupo de cinco irmãos de várias denominação, Deus confirmou em nossos corações para que firmassemos um trabalho de louvor e adoração na localidade de Nova Cidade.
    Amados irmãos, tenho percebido a fúria do inimigo, pois estamos com um trabalho de Ar livre na minha localidade, todo último sabado do mês, ele tem usado áte mesmo crentes para tentar nos parar, mas o trabalho não é nosso é de DEUS já vamos para o segundo ano, e sou testemunha do poder de Deus naquele lugar.
    Perseguições sofreremos toda vez que cumprirmos IDE, mas DEUS nos conforta em sua que diz “Aquietai-vos e sabei que eu sou DEUS”, em fim as pedradas virão sempre, mas não desistiremos de falar da palavra de DEUS.

  24. Pr. Marcelo, que bênção essa reflexão sobre o salmo 46. Li também a do salmo 1º, igualmente abençoada. No blog em que escrevo (ministeriogeracaodedavi.blogspot.com) durante o mês de Janeiro estamos postando reflexões sobre Salmos, com a sua permição , gostaria de postar lá essas duas reflexões suas. Não conseguiria escrever de forma tão clara e profunda. Que o Senhor continue lhe abençoando.

    Marcos Paulo Correia.

  25. ROSE disse:

    GOSTEI MUITO DA INTERPLETAÇÃO DO TEXTO. TEM MUITO CRENTE QUE ATE LEM A BIBLIA ATE ENTENDE MAS, SE COLOCAM NO LUGAR DE FARISEU SÓ DE JULGAR, JULGA PASTO, OBREIROS,A IGREJA SE ACHA O MAIS SANTO. A BIBLIA DIZ SE NÓS JULGAMOS OS NOSSOS IRMÃOS, PASSAMOS A SER JUIZ E NÃO OBSERVADORES DA PALAVRA.QUERO DIZER TAMBÉM E QUE MUITO BOM SER PASTOR. MAS COMO ESSES HOMENS DE DEUS PENA NA MÃO DO POVO , PRINCIPALMENTE NAS MÃOS DOS PROPRIOS ´´CRERNTES´´ OREM POR SEU PASTOR.POIS EU TENHO SERTEZA QUE ELE ESTA PRESISANDO. A PAZ

  26. valeria disse:

    oi ,paz do senhor a todos
    gostei muito de meditar nas palavras que vcs escreveram
    que Deus possa continuar abençoando seu ministerio

  27. GERALDO GM disse:

    Parecia que eu estava lendo o Caio Fabio , até na saudação .
    Um forte abraço , em nome dEle que morreu de braços abertos querendo abraçar o mundo.
    (Gosto disso)

  28. Reginaldo sillva disse:

    Querido pastor louvo á Deus que tem te levantado para nos fazer compreender a sua poderosa palavra ,o ministério nunca mais o mesmo depois que conheci o site ,que Deus em Cristo continue te usando para edificar vidas.A paz de Cristo

  29. Rafaella Ribeiro disse:

    O Senhor é sempre conosco certeza gostei muito desse site me ajudou bastante continue acrescentando a palavra do Senhor ele nunca nos desamparará ele é conosco sempre.. Perfeito e digno de toda a glória todo louvor todo cantico tudo que pertence a ele de forma correta.. Uma Garota Apaixonada Por Deus que o conheceu melhor através da palavra (:

  30. claysson disse:

    maravilhoso é saber que ainda existe homens que deixam Deus agir em suas vida e serem usados poe ele como canais de bençãos…"que palavras edificantes que tenho visto e ouvido atraves de sua vida pastor marcello de oliveira.

  31. Maria Cláudia Marinho disse:

    parabens por esta palavra edificante!!!

  32. Maria Cláudia Marinho disse:

    esta palavra é de renovo para q andamos tão cansados,renova senhor tds os dias as nossa forças!!

  33. Lilian Alves disse:

    Este salmo nos inspira a confiança que devemos ter em DEUS, e não confiarmos em nossas próprias forças. PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO este comentário deixo para a vossa glória porque toda honra toda glória seja dada à trindade; Vamos nos esforçar para render louvores, honra e ação de graças ao nosso poderoso DEUS. amém

  34. Pra Cleuza disse:

    Boa tarde Graça e Paz a todos.
    Cada um expõe a palavra de uma maneira , creio que o Espirito Santo direciona todos aqueles que dão lugar.
    Cada comentário deixado tem seu valor, traz uma lição,um aprendizado,acho uma benção de DEUS que exista instrumentos ousados na palavra e tem discernimento, são instruídos pelo ESPIRITO SANTO a ensinar. Tremendo e o nosso DEUS que deixou esses instrumentos para serem usados trazendo assim capacitação pra todos aqueles que valorizam. Deus seja sempre louvado no nome de Jesus.
    Que cada um de nós cresça na Graça cada dia mais.
    Acho tremendo esses estudos.
    Deixei meu e-mail gostaria muito de receber mais.
    Agradeço está oportunidade que me foi dada por DEUS.

  35. Alex Alves disse:

    Prazer me chamo Alex Alves tenho 28 anos

    Pastor Marcelo Oliveira tenho uma curiosidade sobre o Texto se o Rei Ezequias era descendente de Corá?

  36. Jeosafá moura disse:

    Bom dia,li no outro estudos que foram os filhos de cora que escrevaram o salmos 46 e nesse estudos e outros falam que foi rei Ezequias,gostaria de a explicação, Humildemente obrigado!!!

  37. FRANCISCO VANDERLEI disse:

    A PAZ PASTOR MARCELO,

    SEM LONGOS COMENTÁRIOS PARA NÃO FERIR O BELO ENSINO SOBRE O SALMOS 46,QUE O SENHOR CONTINUE TE USANDO SEMPRE.
    PASTOR FRANCISCO VANDERLEI…

  38. Giovani Silva disse:

    Pastor Macelo, eu gostaria de saber se os salmos 46,47,48. foi mesmo escrito pelo rei Ezequias pou não? Eu preciso de uma confirmação pra confirmar a minha pregação que fiz ontem em minha Igreja.
    Muito obrigado por sua atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *