A Bíblia diz que Deus é como orvalho para o seu povo (Os 14.5). O que será que esta figura tem para nos ensinar? Quais as lições espirituais que podemos extrair dessa passagem? É uma alegria saber que a nossa restauração é realizada por Deus. Deus mesmo é a fonte de nossa restauração. Assim como o orvalho restaura a terra castigada pelo rigor do calor, assim como o orvalho traz nova vida à terra seca, assim Deus traz restauração para o seu povo.
A seguir, veremos quais as lições que a figura do orvalho pode nos ensinar para nossas vidas acerca da restauração divina.
1) O orvalho cai constantemente (Os 14.5) –
Ele não é periódico, mas diário. Deus também renova as suas misericórdias em nosso favor a cada manhã (Lm 3.22). A cada manhã, vivemos um milagre, pois Deus renova o seu amor, cuidado, e misericórdia em nosso favor. O amor de Deus por nós é incansável, perseverante. Deus sempre está conosco. Quando enfrentamos as tempestades da vida, Ele está conosco. Quando passamos pelas fornalhas, Ele caminha conosco. Quando atravessamos o vale da sombra da morte, Ele nos toma pela mão, e diz: “Não temas, pois estou contigo” (Is 41.10).
2) O orvalho vem de cima, do céu (Os 14.5) –
A nossa restauração não vem da terra, mas do céu; não é produzida pelos homens, mas por Deus. A fonte de nossa cura, da nossa paz, das nossas vitórias, da nossa alegria, da nossa satisfação e realização não é projetada na terra, mas das regiões celestiais. Podemos dizer como o salmista : “…. todas as minhas fontes estão em Ti” (Sl 87.7). Os livros de autoajuda pregam que o homem é um gigante adormecido, e que basta fazer cócegas em seu interior para ele se levantar, cheio de força e vigor. Contudo, nossa força não vem de dentro, mas do alto. Não precisamos de autoajuda, mas sim, da ajuda do Alto.
3) O orvalho cai à noite (Os 14.5) –
É quando a noite parece mais escura, quando as estrelas não brilham, quando os horizontes se tornam turvos e os perigos mais ameaçadores nos atemorizam, é a hora que o orvalho desce para banhar a terra com o seu frescor. Assim, também, o Eterno vem sobre nós nas noites escuras das provações, nas madrugas insones e geladas da nossa dor, trazendo-nos Seu refrigério e restauração. Deus nunca desampara aqueles que Nele esperam. Ele nos assiste em nossas fraquezas, nos carrega em seus braços e enxuga nossas lágrimas. Quando nos faltam os recursos da terra, nas noites mais escuras da nossa dor, vem do céu o nosso socorro e a nossa provisão (Sl 121).
4) O orvalho cai abundantemente (Os 14.5) –
O orvalho é abundante e vital, sobretudo na região árida da Palestina. Sem ele, a terra se tornaria estéril. Quando estive em Jerusalém pude notar este fato no monte Hermon. Ao cair da noite, o monte Hermon que é congelado em seu cume, começa a derreter e aquela água desce e refresca a terra, dando vida às plantas, à terra, à produção do agricultor. A terra é restaurada, as plantas recebem nova vida e o agricultor tem a esperança de uma boa colheita. Da mesma forma, Deus age conosco. Ele nos traz sua graça, dando-nos uma vida abundante. Como bálsamo celestial, Ele derrama sobre nós sua unção, seu poder, sua restauradora presença. O orvalho é símbolo do Espírito Santo. Ele foi dado à igreja de forma abundante. Joel falou de um derramamento sobre toda carne (Jl 2.28). Isaías falou de torrentes caindo sobre a terra seca e do Espírito sendo derramado sobre os descendentes de Abraão (Is 44.3).
5) O orvalho é silencioso (Os 14.5) –
De forma diferente da chuva, o orvalho não é precedido de trovões estrondosos nem de relâmpagos luzidios. O orvalho cai sem alarde, silenciosamente. Assim Deus faz conosco. Mesmo que as pessoas à nossa volta não percebam, mesmo que grandes e imponentes coisas não estejam sendo notadas em nossa vida, diariamente Deus traz para nós a restauração bendita de Sua presença. Jesus prometeu que estaria conosco até a consumação dos séculos (Mt 28.20). Ele vem sobre nós como o orvalho, trazendo-nos verdor, alento, consolo e vida abundante. Não precisamos viver vidas áridas, secas, sem vigor.
“Restaura-nos, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul”. (Sl 126.4)
Nele, que diariamente derrama o Seu orvalho sobre nós,
Pr. Marcelo de Oliveira
Bibliografia: Lopes, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas. Ed. Hagnos.
Pr Marcelo, Graca e paz, olha essa menssagem esta vinda direta do ceu para minha vida neste momento, pois o orvalho do Senhor e tudo que mais precisamos.
Deus continue lhe abencoando muito.
Ore por nos.
http://misteriosecuriosidadesbiblicas.blogspot.com
Tiago
Prezado Marcelo,
Estive distante, viajando e muito ocupado, mas agora estou aqui de volta para parabenizá-lo pelo blog e pelo belo livro com mensagens que realmente são dignas do título.
Que Deus continue lhe abençoando.
Abraço
http://www.pastorguedes.blogspot.com
"Não precisamos de autoajuda, mas sim, da ajuda do Alto."
Excelente colocação!
Que seria de nós, não fossem as misericórdias do Senhor se derramando sobre nós todos os dias como preciosas gotas de orvalho…
Que Ele mesmo continue te inspirando a escrever tantas bênçãos para nós.
Paz do Eterno.
Caro amigo
Pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Após um dia árido, seu excelente texto foi usado por Deus como orvalho em minha vida.
Há um hino na harpa Cristã que diz:
"Os mais belos hinos e poesias, foram escritos em tribulação"
Bem disse o apóstolo Paulo:
Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus!
Um grande abraço!
Seu conservo e amigo,
Pr. Carlos Roberto
SHALOM!
1. Nobre Pr e companheiro Carlos Roberto! é uma honra receber sua visita e seus preciosos comentários. O sr tem sido um presente de Deus para mim!
grato, Pr Marcello
Shalom!
1. Amado Pr Guedes, grato por seus comentários. Meu coração se alegra em ver que o sr tem sido abençoado com meu singelo livro. Volte sempre!
Nele, que é a nossa esperança
Pr Marcello
Graça e paz Pr Marcello.
O orvalho simboliza as bênçãos invisíveis de Deus sobre nós todos os dias, e tem gente correndo atrás de bênção, ela está sobre nós. Quem corre atrás de bênção, corre atrás de chuva, que nem sempre cai.
Fique na Paz!
Pr Silas
Prezamado pr. Marcello de Oliveira, homem de Deus,
Shalom!
Deixei para escrever este comentário, um pouco antes de completar uma hora da madrugada, pois, sei que neste momento do lado de fora de onde resido, cai o precioso orvalho, que possue a grandeza de Deus em seu cuidado à sua Criação, e assim, exemplifica de maneira simples o referido em sua matéria singela sobre o orvalho.
O Senhor refrigera a vida do crente da mesma forma como a distribuição do orvalho é realizada. Não o vê cair, mas o descobre com o passar de cada momento em que cobre tudo ao seu redor.
Muitos pregam com estardalhaço, na tentativa de provocar cachoeiras de refrigério, mas na madrugada o Senhor cuida dos seus de uma maneira toda especial, com o seu orvalho derramado em nossos corações e seu cuidado, enquanto dormimos, ou até mesmo permanecemos acordados, sem uma gota de sono, diante de tantos problemas nesta vida, refletindo na sua grandeza e recebendo o orvalho da esperança de nossa vitória que nos reanima, mesmo nas maiores dificuldades.
Esta é a vitória do crente. Estar sobre o orvalho do Espírito Santo e receber o refrigério para o dia escaldante deste mundo dominado pelo mal, que enfrentamos na feroz luta da carne com o espírito.
O Senhor seja contigo e o inspire sempre a produzir, textos "orvalhados", para os nossos corações,
pr. Newton Carpintero
http://www.pastornewton.com
http://www.editoresapologeticos.com
Nobre , Pr. Marcello;
Graça e paz!
Que este orvalho possa estar sempre presente no cotidiano de nossas vidas materiais e espirituais.
Deus possa abençoar-te com palavras que nos tragam inspiração para podermos pesquisar mais a palavra de Deus.
Que belo texto!!!
n'Ele que desce como orvalho,
Marcos
Shalom Pr. Marcelo,
Assisti a mensagem "a manifestação da graça de Deus" e continuo lendo seu livro.
Inclusive utilizei o texto do capítulo 4, "Amar é buscar o interesse do outro", para um casamento que realizei ha poucos dias. A história de Elcana.
Ótimos trabalhos. Parabéns.
Shalom!
Pr. Luciano.
que mensagegem abençoadora!!!!
Deus me ensina a cada vista que faço aqui
Fique com Deus!
Aline
Graça e Paz! Obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário carinhoso,Amei seu blog e a forma que o Senhor expõem a palavra,é lindo saber que tem pessoas que fazem blogs com conteúdo e melhor ainda quando o assunto é bíblico,rsrs.
Que o Senhor derrame benção de sabedoria, saúde e prosperidade na sua vida .Eu ja to te seguindo,
Um grande abraço!
Fica na Paz!
Marcelo,
Deus sabe que precisava ouvir essas palavras. Não sei como achou meu blog, mas o recado que deixou lá, indiscutivelmente, veio do Alto.
abs
Daniel
obrigado pela visita e pelo Salmo,,,
Deus o abençoe
Primeiramente quero agradecer ao amado pelo texto das Escrituras que deixou para a minha meditação, Deus o abençõe querido, segundo quero parabenizá-lo pelo blog, muito criativo, interessante, além de tudo Bíblico, continue firme neste propósito, vou seguí-lo no seu blog. Shalom Aleihem!!!! Espero continuarmos tendo contato.
Obrigada pela visita, comentário e o Salmo.
Como a Elaine, gostei da colocação: "Não precisamos de autoajuda, mas sim, da ajuda do Alto."
Vou postar em meu blog essa frase citando vc.
Abraço e fique com Deus!
Graça e Paz da Parte de Deus e de Nosso Senhor Jesus
Que bela mensagem para as nossas vidas, podemos ver o cuidado do Senhor conosco.
constante,do alto,à noite e abundante.
Que Deus lhe abençoe.
Obs: Sou o Pb Uilton que foto com o senhor e o Pb Silas ontem no jarddi Nova Republica.
meu blog é http://pbuilton.blogspot.com/
Um Abraço
Em Cristo
Pb Uilton
Meu pequeno e humilde sermonário mais uma vez é enriquecido com esta linda mensagem.
Um cordial abraço e que o Senhor continue a derramar seu bendito orvalho sobre teu ministério.
Pastor Marcos Antonio