Timóteo, um obreiro de excelência


*Foto ilustrativa: Apóstolo Paulo escreve a seu filho na fé, o amado Timóteo

Quando Paulo retornou a Derbe e Listra, encontrou um jovem chamado Timóteo, este jovem foi instruído nas Escrituras desde a infância por sua mãe Eunice e sua avó Loide (2 Tm. 1.5; 3.14,15). Timóteo foi convertido a Cristo pelo ministério do apóstolo Paulo (1 Tm 1.2). Este jovem vem a se tornar um dos maiores colaboradores de Paulo no ministério. Timóteo cresceu sob a égide da Palavra de Deus. Seu caráter era aprovado, pois os irmãos de Listra como de Icônio davam bom testemunho deste jovem (At. 16.2).

Ao percorremos as epístolas paulinas, destacaremos alguns atributos desse jovem ministro que até hoje nos inspira a seguir seu exemplo.

1) Timóteo, um cooperador (Fp 2.19,23).

Timóteo era filho na fé do apóstolo Paulo (1 Tm 1.2), cooperador de Paulo (Rm 16.21) e mensageiro de Paulo às igrejas (1 Co 4.17; 16.10; 1 Ts 3.6). Ele esteve preso com Paulo em Roma (Fp. 1.1; Hb. 13.23). Além de cuidar dos interesses de Cristo (Fp 2.21) e da igreja de Cristo (Fp 2.20).

2) Timóteo, um homem singular (Fp 2.20 a).

Havia muitos cooperadores de Paulo, mas Timóteo ocupava um lugar especial no coração do veterano apóstolo. Ele era um homem singular pela sua obediência e submissão a Cristo e ao apóstolo como um filho a um pai. Ele tinha o mesmo sentimento de Paulo. A palavra grega isopsychos, que significa “igual sentimento” só aparece aqui em todo o Novo Testamento. Esta palavra significa “da mesma alma”. Esse termo foi usado no A.T como “meu igual” e “meu íntimo amigo” (Sl. 55.13, LXX).

3) Timóteo, um homem que cuida dos interesses dos outros (Fp 2.20 b).

Timóteo aprendeu o principio ensinado por Paulo de buscar os interesses dos outros (Fp 2.4). Esse mesmo principio foi exemplificado por Cristo (Fp 2.5) e pelo próprio apóstolo Paulo (Fp 2.17). Timóteo, de igual modo, vive de forma altruísta, pois o centro de sua atenção não está em si mesmo, mas na igreja de Deus. Ele não busca riqueza nem promoção pessoal. Não está no ministério em busca de vantagens; ele tem um alvo: cuidar dos interesses da igreja.

4) Timóteo, um homem que cuida dos interesses de Cristo (Fp 2.21).

Só existem dois estilos de vida: aqueles que vivem para si mesmos (Fp 2.21) e aqueles que vivem para Cristo (Fp 1.21). Estamos em Filipenses 1.21 ou então estaremos em Filipenses 2.21. Timóteo queria cuidar dos interesses de Cristo, e não dos seus. Sua vida estava centrada em Cristo (Fp 2.21) e nos irmãos (Fp 2.20 b), e não no seu próprio eu (Fp 2.21).

5) Timóteo, um homem de caráter provado (Fp 2.22).

Timóteo tinha bom testemunho antes de acompanhar à Paulo em sua viagem missionária (At. 16.1,2) e, agora, quando Paulo está para lhe passar o bastão, como continuador da sua obra, este dá testemunho de ele continua tendo um caráter provado (Fp 2.22). É lamentável que muitos líderes religiosos que são grandes em fama e riqueza sejam anões em caráter. Vivemos uma crise de integridade avassaladora no meio evangélico. Precisamos urgentemente de homens íntegros, provados e aprovados, que sejam modelo do rebanho.

Onde estão os líderes como Timóteo? Você é um Timóteo? Minha oração é que surjam novos “Timóteos” que sejam verdadeiros exemplos para nossa geração. Amém.


Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo.

                              Lopes, Hernandes Dias. Filipenses. Ed. Hagnos

8 Responses to Timóteo, um obreiro de excelência

  1. Gresder Sil disse:

    Isso é um post ou uma pregação rsss. Pra mim homens como Jeremias, Paulo, Timóteo e estes gigantes de fibra moral do protestantismo, são apenas “lendas” que nos assustam na nossa estrutura religiosa franzinas.

    Não quero ser um Timóteo de virtude ou um Wesley de santidade, quero ser eu mesmo, pecador no presente, mas Santo para as gerações futuras, que a história se repita, que o “mito” sagrado envolvam nossa piedade precária diante Deus.

    Como um irmão que tem um blog de titulo: a supremacia das escrituras, da saudação a um blogueiro neo-ortodoxo que deseja “desmistificar” a bíblia, rsss? Obrigado pela visita e principalmente pelo carinho respeitoso com que você trata quem vem de um ângulo diferente de ti.

    Graça e paz sejam sobre ti também.

  2. Caro amigo e irmão,
    Pr. Marcello de Oliveira,

    A Paz do Senhor!

    Como é bom a diversidade de pensamento!
    Mesmo sabendo que não sou um Timóteo, diferentemente do comentarista anterior, procuro ser eu mesmo, porém, tentando aplicar todas as qualidades apresentadas pelo jovem pastor, discipulado pelo Apóstolo Paulo.

    Parsabéns pelo texto!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

  3. Pastor Marcelo, que alegria saber que temos à disposição um blog como o seu onde podemos aprender muito com suas mensagens enriquecedoras. Obrigado por seu elogio e incentivo ao meu trabalho. Assisti seu vídeo e fui ministrado. Deus o abençoe. Não deixe de visitar-nos sempre que desejar.

  4. Nobre companheiro Pr.Marcello Oliveira!
    Graça e Paz.

    Que mensagem gloriosa, nos faz refletir sobre que tipo de obreiros somos.Que possamos ter qualidades
    de um autêntico servo do Altissímo.
    Parabéns pela instrutiva postagem.

    Em Cristo!
    Pb.Silas

  5. muito bom seu blog veja o meu blog de sermões http://www.igrejaicbe.com, permita-me segui-lo.

  6. Oi Pastor,
    Otimo Texto….

    Tenho lido sempre seus textos….e mtoo obrigada por visitar meu blog.

    Abraços
    Fique na Paz!!
    Carol

  7. Pr. Marcelo

    Paz do Senhor,,

    Obrigado por ter passado no meu blog,,,ainda sou novo e o tempo me deixa um pouco longe de conhecer melhor o blog…

    Um grande abraço.

    Pr. Yukio Yassaka

  8. Pr
    A paz do senhor Jesus Cristo

    muito e gratificante receber essas mensagens eu conhecendo a bíblia agora estou amando receber essas palavras tão cheia de esprito sando para quem quer ser uma obreira como eu futuramente obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *