Uma curiosidade inédita sobre Jonas

JONASPara compreendermos o significado dos acontecimentos do livro de Jonas capítulo 3 é necessário saber que os ninivitas adoravam o deus-peixe, Dagom, parte humano e parte peixe. Eles acreditavam que ele tinha saído do mar, fundado sua nação e que lhes enviava mensageiros do mar de tempos em tempos.

Se Deus, pois, houvesse de enviar-lhes um pregador, nada mais razoável que trouxesse seu plano para o nível de conhecimento dos assírios, mandando-lhes um profeta que saiu do mar! Sem dúvida muitos viram Jonas ser tirado do mar e acompanharam-no a Nínive, servindo de testemunha do fato inédito.

Há dois argumentos suplementares que confirmam a veracidade desse acontecimento. Em primeiro lugar, ‘Oannes’ é o nome de uma das encarnações do deus-peixe. Esse nome, com J inicial, é a forma de escrever ‘Jonas’ no NT. Em segundo lugar, houve, por muitos séculos, uma colina assíria chamada ‘Yunnas’, nome assírio, que significa Jonas, e foi o nome dessa colina que deu aos arqueólogos a primeira pista de que possivelmente a antiga cidade de Nínive estivesse soterrada sob essa colina.

O arqueólogo Botta associou ‘Yunnas’ com Jonas e, assim, começou o trabalho de escavação, e encontrou os muros da cidade.

Nele, Pr Marcello

Fonte: Christian Worker’s Comentary, by Dr. Gray

8 Responses to Uma curiosidade inédita sobre Jonas

  1. Anderson Carvalho disse:

    Interessante observação nobre Pr. Marcelo!

  2. Manoel Monteiro disse:

    É uma posição bem interessante mesmo.
    Há propósito, o site da “Bible support” é excelente. Obrigado pela boa sugestão de estudo.

  3. Maurício Irineu disse:

    “Sem dúvida muitos viram Jonas ser tirado do mar e acompanharam-no a Nínive, servindo de testemunha do fato inédito.”

    Esse trecho não encontra respaldo bíblico, pois em Jonas 3:1 diz que “Veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te…” ou seja, Jonas não foi vomitado do ventre do peixe e já rumou automaticamente para Nínive, por outro lado, se os ninivitas tivessem assistido a essa cena, com certeza teriam visto em Jonas uma espécie de deus, por ter ele saído da boca do peixe.

  4. WANDERSON ROBERTO GOMES FERREIRA DA SILVA disse:

    Ouvi relatos de astronomos, historiadores e arqueólogos de que ; dias anteriores a mensagem do profeta Jonas em ninive,ouve um eclipse solar. Este acontecimento fez com que os ninivitas ficassem atentos para algo posterior.

  5. LUCIANO disse:

    olá meu querido irmão no livro de Jonas CAP 2 ver 10 fala a seguinte palavra. FALOU,POIS, O SENHOR AO PEIXE E ELE VOMITOU A JONAS NA TERRA. PROVAVELMENTE QUANDO OS NINIVITAS VIRAM ESTA FATO FICARAM PERPLEXOS E CREIO QUE FOI UM FATOR QUE DEUS CRIOU PARA QUE O POVO VIESSE SE ARREPENDER.

  6. Cristiane disse:

    Caros irmãos, pela geografia bíblica aprendemos que Nínive não tinha praia, dessa forma Jonas não foi vomitando lá, ele teve que ir para lá, possivelmente os habitantes de Nínive não viram Jonas ser vomitando pelo grande peixe.

  7. vanderlei gomes disse:

    de qualqer maneira achei todos os comentarios muito proveitoso valeu

    !!!!!!

  8. Jane silva disse:

    Penso não ser possível associar os feitos de Deus a cenas, e se observarmos o versículo 4 derruba totalmente essa teoria pois está escrito:”Jonas começou a percorrer…*clamando*sempre no singular ou seja não havia ajudantes, testemunhando nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *