Unção tem 4 sentidos no Novo Testamento

 

1.       Um sentido é o uso do óleo derramado sobre o corpo ou parte do corpo para fins de cura. Somos, por exemplo, informados de que os discípulos de Jesus expulsavam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo, e os curavam (Mc 6.13). Tiago recomenda que as orações pelos enfermos sejam acompanhadas com óleo (Tg 5.14).

2.   Outro sentido indica a honra dada a uma pessoa. Foi o caso da mulher que se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas. Depois enxugou com seus cabelos, beijou e os ungiu com perfume (Lc 7.38)

3.   Era comum ao tempo de Jesus que os corpos mortos fossem perfumados como parte de seu preparo para o sepultamento. Nesse sentido, lemos: Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus (Mc 16.1)

4.   Dessas práticas, temos a que venceu o tempo, por seu caráter simbólico. Ungir significa separar uma pessoa para uma missão específica no reino de Deus. Jesus aplica a si mesmo o verbo “ungir”, usado também no Antigo Testamento para a consagração de reis, profetas e sacerdotes. Disse Ele na sinagoga de Nazaré: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos (Lc 4.18).

 Pregando em Cesaréia, Pedro lembra que Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como Ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com Ele (At 10.38).

 Quando Paulo diz que Deus nos ungiu (2 Co 1.21b), ele incorpora esses significados todos. Primeiramente, Deus nos curou de nossos pecados, pela morte de Jesus na cruz, como escreve Pedro (1 Pe 2.24).  Mais ainda, Deus nos olha como filhos amados, destila óleo sobre nossa cabeça, óleo de honra e óleo que nos perfuma, de modo que possamos ser vistos e cheirados, por causa da fragrância de Cristo (2 Co 2.14).  Somos, então, especiais também porque a unção de Deus significa que Ele tem expectativa para nós. O ungido é aquele que tem uma missão. Somos especiais para Deus porque Ele nos deixa uma missão: como Ele quer que a graça alcançe o mundo, quer que sejamos os anunciadores, pela voz e pela vida, dessa graça.

 Somos especiais?  Se você é um pregador do evangelho da graça, você é especial. Neste caso, você está entre aqueles que têm uma unção que procede do Santo [Deus] (1 Jo 2.20). 

8 Responses to Unção tem 4 sentidos no Novo Testamento

  1. Precioso estudo. Parabéns,  fui grandemente edificado.

  2. Hilmar Sathler Cesar disse:

    Shalom !!!
    Caro Marcelo,
     
    Tenho um estudo sobre a Unção no VT donde se infere que a palavra mormente usada no hebraico é a mesma que se refere a queima do sacrifício sobre o altar. É mui interessante saber que a idéia de unção no VT era a daquilo que se tornara cinzas. Quer dizer aquillo que é o resultado da combustão. Nada de muito poder, muito barulho, muita capacidade, mas sim aquele que foi consumido para a carne e vive plenamente a outra vida, a celestial nesta terra. Abs

  3. Humberto disse:

    Todo regenerado por Deus tem a unção em si e, por isso, tem discernimento para distinguir entre o certo e o errado (! Jo 2:27).  Mas creio também na unção dos presbíteros da igreja para a cura de enfermidades, pois no NT não é dito que esse ritual era temporário.  É uma pena que os pastores atuais descumpram este mandamento.    

  4. Paulo cezar batisti disse:

    Infelizmente não à um ensinamento sobre ungir e unção, é simples mas á necessidade.

  5. PR: FRANCISCO disse:

    PR: MARCOS MUITO APRENDI COM SUA REFLEXÃO, QUÃO BOM SERIA SE O MINISTÉRIO DO SENHOR JESUS CRISTO ESPALHADO NA FACE DA TERRA, RECORRESSE AO DOM MARAVILHOSO QUE DEUS LHE CONFIOU PARA ENSINAR A LUZ DA BÍBLIA.
    O QUE NOS TEMOS VISTO NAS IGREJAS, SÃO PESSOAS DESPREPARADAS COM ÓLEO UNGIDO NA MÃO, UNGINDO TUDO QUE ESTA A SUA FRENTE.
    QUE DEUS ABENÇOE O PASTOR COM TODA SORTE DE BENÇÃO. AMEM.

  6. ismael leiroz disse:

    muito bom gostei

  7. mac gregori disse:

    Olá boa tarde eu tive um sonho em,que um pastor colocava as suas mãos sobre meus pés de eu desmaiava e quando eu acordei no sonho me levantei falando em línguas o que siguinifica isso pode me ajudar mande a resposta pro meu imail obrigado macjapones_@hotmail.com

  8. Sussas disse:

    Mesmo tendo visto desde pequena pessoas usando “óleo ungido”, as vezes sinto resistência a esse tipo de ritual usado nas igrejas. Talvez isso aconteça por ver tanta banalização. Muitos oram e consagram um óleo a Deus e saem passando em todo lugar – objetos, locais e pessoas- como se isso fosse um tipo de proteção (amuleto) ou orando pra Deus abençoar, etc. (sempre achei isso estranho). Então decidi estudar melhor e buscar na Bíblia sobre o assunto.
    Esse texto me ajudou colocar as ideias no lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *