Por Wellington Mariano
Acredito que grande parte dos leitores cristãos interessados em teologia e assuntos eclesiásticos já deve ter lido algum artigo que trate do assunto. Há quem defenda que o novo calvinismo não existe[1], há quem diga o contrário, mas não sendo este o propósito deste artigo, quero aproveitar o tema para discutir algumas tendências do novo calvinismo, a saber, sua posição em relação aos dons e batismo infantil.
Segundo a revista Time, os líderes do neocalvinismo são os pastores John Piper, Mark Driscoll e Albert Mohler[2]. Mas qual a posição desses líderes em relação aos dons e o batismo infantil?
Os artigos, em sua maioria, apontam o pastor John Piper como o líder do movimento, assim, portanto, saber o que ele pensa a esse respeito é importante. Piper, como a maioria dos pastores batistas, é contrário ao pedobatismo[3] e acredita na contemporaneidade dos dons[4], ou seja, crê que todos os dons são válidos para os dias atuais.
Mark Driscoll, assim como Piper, também é contra o batismo infantil[5] e acredita na contemporaneidade dos dons, aliás, ele mesmo escreveu que uma das características do novo calvinismo é o fato do movimento não ser cessacionista[6].
Albert Mohler, presidente do Southern Baptist Theological Seminary, assim como Piper e Driscoll, também é contra o batismo infantil[7], mas diverge destes quanto à contemporaneidade dos dons, não acreditando que todos os dons sejam para os dias atuais[8].
Embora o artigo da Times tenha colocado estes três pastores como os líderes do movimento neocalvinista, vemos em muitos outros lugares outros pastores influentes também sendo citados como pilares do movimento, e alguns destes pastores são: Mark Dever, Joshua Harris e C. J. Mahaney. O que tais pastores pensam acerca dos dois pontos em questão?
Mark Dever é contra o batismo infantil[9]. Em se tratando dos dons disse que não é cessacionista na teologia, mas na prática. Disse também, citando o livro de D. A. Carson, Showing the Spirit, que foram os reformadores que passaram a fazer distinção entre dons e dons, e isso em reação ao que viram como excessos dos católicos[10].
Joshua Harris é contra o batismo[11] infantil e é continuista[12].
C. J. Mahaney é continuista[13] e embora eu não tenha encontrado uma citação direta dele sendo a favor ou contra o batismo infantil, as duas igrejas e/ou ministérios que ele está ou esteve associado, Covenant Life Church e Sovereign Grace Ministries[14], não favorecem o batismo infantil.
Concluímos, portanto, que se consideramos os líderes do neocalvinismo apontados pelo artigo da Time, o futuro do movimento caminha para ser continuista e contrário ao batismo infantil. O mesmo podemos dizer da segunda lista de pastores, pois o prognóstico se mantém.
Dentre os líderes neocalvinistas que acreditam na contemporaneidade dos dons estão: John Piper, Mark Driscoll, Josh Harris e C. J. Mahaney.
Na lista dos líderes neocalvinistas contrários ao batismo infantil estão John Piper, Mark Driscoll, Al Mohler, Josh Harris e Mark Dever.
Ao Amoroso Soberano Deus!
Artigo super bem elaborado, existe alguma indicação de livro sobre o movimento neo-calvinista?
Anamaria, tudo bem?
A maioria dos livros e artigos sobre o tema estão em inglês, mas sei que o Pr Leandro Lima escreveu um livro a esse respeito, o livro se chama “O Futuro do Calvinismo”, que eu ainda não li. Quanto ao movimento, minha idéia é mostrar aquilo que nem sempre fica claro para os leitores, pois muitos só retratam o movimento a partir do que eles concordam e dificilmente abordam as áreas em que o movimento é contraditório ao que eles pensam e/ou acreditam.
Espero ter ajudado!
Um grande abraço!
Paz!
Graça e Paz!
Interessante, apesar de saber um pouco sobre neocalvinismo, vejo isso na prática com alguns irmãos. Sou membro da Igreja Assembleia de Deus e calvinista (ou neocalvinsta?) e tenho irmãos da mesma igreja e de outras (que conheço) que acredito que sejam todos neocalvinistas. Para muitos, parece se contraditório ser calvinista e pentecostal, mas não, nunca vi desta forma. Apesar da maioria dos irmãos “pegar no meu pé” por causa da minha visão sobre Deus – Soberano e Eterno.
Abraços fraternos!
Em Cristo,
Ray Henrique
Ilustre Pr Marcelo,
parabenizo pelo seu blog onde sempre apresenta questões pertinentes ao estudo da bíblia e as visões das teologias apresentadas.
No artigo em comento sugiro ao amado irmão que fosse acrescentado também as razões do autores sobre a aceitação ou não do batismo infantil, pois o leitor iniciante na fé terá dificuldade de absorver as cizânias insculpidas no seu bosquejo.
graça e paz
Sabe a posição Timothy Keller? Ele é um neo-calnista mt influente, especialmente p o movimento de plantação de igrejas, foco em cidades e relacionamento com a cultura. E de Tullian Tchividjian? a influencia dele está crescendo no movimento.
Ray Henrique, não existe como ser calvinista, ou neo-calvinista, e ainda ser pentecostal, o que existe são (neo) calvinistas, continuistas, que creem na atualidade dos dons do espirito, o pentecostalismo, é marcado por uma serie de doutrinas, que diferem e muito da doutrina reformada, não é somente crer nos dons, tem muito mais coisa em jogo… graça e paz