Mateus 27.9,10 descreve a compra do campo do oleiro com o dinheiro de Judas Iscariotes, em cumprimento de uma determinada profecia: “Então se cumpriu o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias – “Tomaram as trintas moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram; e as deram pelo campo do oleiro, assim como ordenou o Senhor”.
Um fato notável a respeito dessa citação é que sua maior parte na verdade é de Zacarias 11.12,13 – que diz o seguinte: “E ele lhes disse: se vos parece bem, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. Pesaram-me, pois, por meu salário trinta moedas de prata. Então o Senhor me disse: Arroja isso ao oleiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor”.
Há diferenças significativas entre a passagem de Zacarias e a citação de Mateus. Nessa o profeta paga – ou pelo menos dá – o dinheiro da compra e faz com que ele mude o propósito daquela importância: seria para a compra de um campo, em vez de doação ao oleiro. O caso é que a citação como aparece em Mateus enfatiza a requisição do terreno. A passagem de Zacarias nada diz a respeito de comprar-se uma propriedade; na verdade, nem sequer menciona um campo.
Todavia, ao voltar-nos para Jeremias 32.6-9, encontramos o profeta adquirindo um campo em Anatote, por determinada importância (17 siclos de prata). O capítulo 18.2 descreve-o na tarefa de vigiar o oleiro, que está fazendo vasos de barro em sua casa. Jeremias 19.2 diz que havia um artífice perto do templo , cujo ateliê ficava no vale de Hinom. O capítulo 19.11 diz: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Desse modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá outro lugar para os enterrar”.
Parece, portanto, que o ato de Zacarias atirar o dinheiro ao oleiro ocorreu na época das ações simbólicas de Jeremias. No entanto, só esse menciona o “campo” do oleiro – que é o principal elemento da citação de Mateus. Portanto, o evangelista está combinando e resumindo elementos do simbolismo profético tanto de Zacarias como de Jeremias. Jeremias é mencionado por sua preferência visto ser o mais proeminente dos dois, desse modo, não cita Zacarias.
Procedimento semelhante segue Marcos 1.2,3 que atribui somente a Isaías uma citação de Malaquias 3.1 com Isaías 40.3. Nesse caso também só o profeta mais famoso dentre os dois é mencionado pelo nome. Visto ser essa a prática literária do século I a.C., quando os evangelhos foram redigidos, dificilmente os autores podem ser acusados de cometerem alguma falta, pelo fato de não seguir a prática moderna de identificar com precisão e notas de rodapé.
Fonte: Enciclopédia Dif. Bíblicas, Gleason Archer – Ed. Vida
Ocorre que a divisao dos livros do ATestavam em 12 blocos. E os blocos eram identificados pelo primeiro livro e o bloco dos profetas apos exilio eram identificados pelo primeiro livro do bloco, que no caso era Jeremias.esta e a resposta mais convincente pelo dr. Roberto professor Batista da PUC
Desculpe entrar nessa questão. Se pesquisarem lá atrás quando São Jerônimo traduziu a bíblia para outra língua, surgiu essa questão. O que São Jerônimo afirmou, é que um amigo essênio lhe mostrou e lhe disse de outro livro de Jeremias continha essa passagem, e que o livro tinha se tornado apócrifo.Um outro personagem bíblico que que faz uma citação do livro de Henoque o qual é considerado apócrifo esta na epístola de Judas.Basta ler a passagem e consultar o livro de Henoque em apócrifos da Bíblia.Jesus também faz uma alusão ao livro dos justos, ou livro dos retos.
A explicação do texto de Mateus acima das trinta moedas, estar totalmente errada, o que temos aí e um grave erro de tradução, e nao algo simbologico, quem profetizou foi Zacarias e não Jeremias, truzirao erroneamente
, e bom termos propriedade queando se tratar de assuntos das escrituras
A resposta do Professor é mais reluzente. Primeiro por que a tradição época considerava, de fato, o primeiro livro como referência. Segundo porque as demais explicações acabam por sofrer de ausência de provas.
Correto
Zc11.12 está muita claro,masque isso só o a glória de Deus.
só até aqui Amém.
Gostei envie mais pois quero muito torna um grande Pregador da palavras de Jesus o nosso salvador …daí de graça a que recebeu de graça.. amém
eu nao posso deixar de parabenizar o meu amado irmao que entendeu as escrituras e obrigado porque confirmou aquilo que pensei, temos o mesmo pensamento
Discussão interessante!
Acredito que a Bíblia é um livro completo, como somos imperfeitos, nunca chegaremos no consenso acerca de passagens APARENTEMENTE contraditórias e incompletas.
Leiam a versão original dos livros dos profetas: leiam a Torah !!!
Existe excelente versão com o texto em hebraico e em português.
Indico a excelente obra de Jairo Fridlin.
Com todo amor, novamente clamo : leiam os originais.
Obrigado José Gomes.
Concordo com você.
A melhor pesquisa deve ser nos originais disponíveis.
Só assim e desta forma pode-se com clareza afirmar o correto.
DEUS respeitou Mateus ao lhe mostrar a profecia e Mateus( humano errou o livro) mas não desqualifica a veracidade da mensagem!!!
Obrigada pela resposta esta explicada .esclareceu minha duvida♡
Achei muito boa e convincente a sua explicação, felicitações.
Agora: depois de todas as explicações e forçaçoes pra tentar justificar que nao houve erro, na seria melhor, pelo menos, como ultima explicação e possibilidade, se recnhecer que Mateus errou em sua citação? Nao seria tb honesto isso? Ele poderia ter somente narrado o fato das moedas. Tentar encontrar texo no VT pra dizer que se cumpriu isso ou se cumpriu aquilo, pode gerar esses problemas. Ai vrm o pessoal da “inerrancia” e da infabilidade, justificar q a biblia NAO PODE TER ERROS. Claro que pode e os tem. Tem o caso de citaçoes de textos que nem sao do VT mas de textos comuns na época mas que “Deus nao quis inspirar os organizadores de Sua Palavra Dizente” a colocá-los no Canon e ai ficamos discutindo como nesse forum.
Eu creio que Deus(que nunca erra) inspirou Mateus ao escrever esta passagem, mas de um modo(modo este incompreensível) em que ele não é o autor do erro e sim a fraqueza mental de Mateus e seu descuido ou esquecimento em averiguar qual dos livros se tratava a profecia. Trata-se, portanto, de um erro tecnico, mas que não altera a mensagem verdadeira, infalível e autoritativa da Escritura
A profecia de Zacarias realmente é muito clara quanto a esta questão,sou leigo embora seja um cristão convicto, gostaria de receber informações de Jeremias capítulo 32 sobre a erdade de Hananel que está em Anatote
, sempre quis saber sobre esse assunto, se alguém puder me ajudar fico no aguardo…
Se nós que não vimos e nem convivemos com o mestre tentamos ao máximo não errar nenhuma referência, imagine Mateus! Descarto totalmente essa possibilidade.
As coisas encobertas são para o Senhor, Nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as PALAVRAS desta lei ( Deuteronômio 29:29 ).