Ao percorrermos as páginas dos evangelhos notamos alguns milagres que Jesus realizou a distância, dentre os quais, destacamos:
- Jesus curou a distância o servo do centurião romano (Mt 8.5-10)
- Jesus curou a distância a filha da mulher cananéia (Mt 15.21-28)
- Jesus curou o filho de um oficial do rei a distância de aproximadamente 10 km do lugar que Jesus proferiu a cura. Jesus estava em Caná da Galiléia e o enfermo estava em Cafarnaum (Jo 4.46-54).
- Jesus curou 10 leprosos quando passava por Samaria (Lc 17.11-14).
As notícias corriam por todas as partes da Palestina e além das fronteiras, de forma que, a história testemunha um determinado monarca de Edessa (região do outro lado do Eufrates), rei Abgaro, que tinha seu corpo destroçado por uma doença terrível e incurável, escreveu uma carta para Jesus, solicitando a distância, a cura de sua enfermidade. Leia agora a cópia da carta dirigida a Jesus:
“Abgare Ucama, toparca, a Jesus, o bom Salvador que surgiu na região de Jerusalém, saudações: Tem chegado aos meus ouvidos notícias acerca de tua pessoa e de tuas curas, que, ao que parece, realizadas sem empregar remédios ou ervas, pois pelo que se conta, fazes com os que os cegos recebam a visão e os coxos andem; limpas os leprosos e retiras os espíritos imundos e demônios; curas os que estão atormentados por longa enfermidade e ressuscitas os mortos. E eu, ao ouvir tudo isto de ti, pus-me a pensar que, de duas possibilidades – ou és Deus, que descendo pessoalmente do céu realizas estas maravilhas, ou és Filho de Deus, já que fazes tais obras. Este é, pois, o motivo para escrever-te rogando-te que te apresses a vir a mim e curar-me do mal que me aflige. Porque também tenho ouvido que os judeus andam murmurando contra ti e querem fazer-te mal. Muita pequena é minha cidade, mas digna, e bastará para dois”.
Segundo Eusébio de Cesaréia (séc. IV a.C), Jesus respondeu a carta enviada pelo rei de Edessa, Abgaro, seguinte forma:
“RESPOSTA DE JESUS A ABGARO, TOPARCA, POR MEIO DO MENSAGEIRO ANANIAS”. “Bem aventurado tu, que creste em mim sem ter me visto. Porque de mim está escrito que, os que me viram não crerão em mim, e que aqueles que não me viram crerão e terão a vida. Mas, acerca do que me escreveste de ir para junto de ti, é necessário que eu cumpra aqui por inteiro a minha missão e que, depois de havê-lo consumado, suba novamente ao que me enviou. Quando tiver subido, te mandarei algum de meus discípulos, que sanará tua doença e trará a vida a ti e aos teus”.
A essas duas cartas estava anexado nos arquivos encontrados em Edessa, ainda em siriaco o seguinte: “Depois da ascensão de Jesus, Judas, chamado também Tomás, enviou-lhe como apóstolo a Tadeu, um dos setenta, o qual chegou e se hospedou na casa de Tobias, filho de Tobias. Quando se espalhou a notícia sobre ele, avisaram a Abgaro que havia chegado ali um apóstolo de Jesus, como tinha sido escrito na carta”.
Marcelo Oliveira
P.s>> Importante: consultando vários estudiosos, esta carta não é autêntica. Ela é considerada um pseudepígrafo.
Meu Deus!!! ë verdade sto Pr. Marcelo, podemos confiar na autenticidade de Eusébio?
Se bem que sobre sua Historia Eclesiastica não repousam dúvidas.
Caro Pr. Marcelo,
Permita-me fazer-lhe esta pergunta:
O NÚMERO DOZE EM LUCAS CAPÍTULO OITO
Já li o capítulo oito do evangelho de Lucas várias vezes e até mesmo estudei as perícopes que narram a cura da filha de Jairo e da mulher que tinha um fluxo de sangue. Mas certo dia ouvindo um sermão baseado neste capítulo, algo me chamou a atenção.
No verso 42 diz que a filha de Jairo tinha quase 12 anos e no verso 43 diz que a mulher sofria com aquela hemorragia já há 12 anos.
Após o sermão fiquei indagando o porquê da menção do número doze. Estaria o evangelista transmitindo uma mensagem alegórica através destes textos?
Consultei alguns comentários Bíblicos (inclusive o ótimo comentário de Lucas da série NCBC – Novo Comentário Bíblico contemporâneo da Editora Vida, Autor: Craig Evans) para ver o que os estudiosos dizem a respeito, mas não obtive resposta á minha indagação.
Há poucos dias acabei de ler o livro: “Lendo as escrituras com os pais da igreja” de Christopher Hall, onde o mesmo discorre sobre a forma de leitura da Bíblia de oito doutores da igreja dos primórdios do cristianismo. Existem dois capítulos deste livro voltados à disputa entre as escolas de interpretação de Alexandria (com sua interpretação alegórica das Escrituras) e Antioquia (com sua interpretação literal).
É consenso entre os estudiosos que Orígenes foi o principal interprete da escola alegórica.
Embora reconhecendo que há textos que podem ter uma conotação alegórica, eu sempre optei pela literalidade e clareza das Escrituras.
Sendo assim gostaria de saber se há um significado (uma mensagem mais profunda) na menção do número doze em Lucas capítulo oito.
Pb. Edinei Siqueira, Th.B
Prezado Pb Ednei, pesquisei em alguns comentários e também não encontrei nada sobre o nº 12. Creio que o Dr Lucas, quer enfatizar que o mesmo tempo de sofrimento da mulher, corresponde a idade da filha de Jairo. Podemos a guisa de introdução do texto, estabelecermos alguns contrastes entre a mulher e Jairo, a saber
A mulher era anônima, Jairo era um líder importante
A mulher estava excluída da comunidade religiosa, Jairo era o principal da sinagoga
A mulher tocou em Jesus silenciosamente, Jairo fez um pedido público a Jesus
A mulher sofria há 12 anos, a filha de Jairo tem 12 anos
Att, Pr Marcelo Oliveira
Caro Pr. Marcelo,
Agradeço-lhe por dispensar um pouco do seu valioso tempo para atender a minha singela solicitação. Com isto você mostra uma verdadeira ação pastoral, que é dar atenção às ovelhas. Pois, como você sabe, vivemos dias em que muitos que se intitulam “pastores” não tem tempo (disposição) para atender as pessoas, ainda mais se elas forem desconhecidas ou pobres.
Só em você ter reservado um tempo para procurar fontes de consulta e pesquisar já valeu a pena. E ainda mais a sua perspicácia homilética pode me esclarecer algumas coisas. É interessante notarmos também que no verso 43 diz: “Uma certa mulher…” e no verso 48 Jesus a chama de “filha.”
Arrisco uma interpretação:
Assim como Israel foi tentado no deserto por um espaço de quarenta anos, Jesus jejuou 40 dias e 40 noites e foi tentado, vencendo a tentação como um sinal de que ele veio para restaurar Israel. E o que dizer da escolha dos doze apóstolos (Lc. 6:11,12)? Por que doze? Creio assim o foi para simbolizar a restauração de Israel também.
Agora voltando ao texto de Lc. 8, a Bíblia não diz se aquela mulher era gentia ou judia. Se era gentia pode significar a inclusão dos gentios no plano de Deus, como foi revelado a Paulo (Rm. 9 – 11; Ef. 2:11 – 19).
Informo ainda que esta minha interpretação não está definida ainda, mas estou apenas fazendo ponderações. Nada de afirmação especulativa no momento.
Pb. Edinei, Th.B
caro pastor marcelo,a paz do senhor.estive lendo alguns textos na net.2º o autor o nome jesus e corrompido, e que o nome correto seria yaohushua,e EL seria uma atribuiçao a baal, e ul seria o correto,entao.entao ficaria el-ohin(baal-salva),ul-him(o eterno,altissimo salva)peço que o irmao pastor de uma olhada nestes textos post algus comentario ou mande a resposta no meu e-mail.por favor.
Graça e paz de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO pastor Marcelo de oliveira; reverendo Marcelo sempre nos debates da Rit tv ouço, admiro sua interpretação sobre os textos bíblicos.e me sinto um pouco instigado sobre o texto bíblico em (ap 13.18) onde diz: e o seu número é 666. pastor Marcelo quero ouvir uma resposta satisfaria do irmão correto afirmar que: o número onde há todo mistério pode estar relacionado com o papa? ou não! ps: DCLXVI em algarismos romanos traceje as trÊs primeiras letras e der o seu palpite, fique com DEUS e espero ansiosamente a sua resposta.