Um apelo aos pastores


“Pastoreiem o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, não por torpe ganância, mas de boa vontade” (1 Pe 5.2)

O pastoreio como metáfora para liderança é uma expressão recorrente nas Escrituras. Javé é o pastor de Israel. Líderes políticos também receberam esse mesmo título, mas foram rejeitados porque permitiam que suas ovelhas se dispersassem (Ez 34). Jesus tomou sobre si a função de Bom Pastor, aquele que conhece, conduz, chama, ama, alimenta suas ovelhas e dá a vida por elas.

É comovente a maneira com que Pedro se dirige aos líderes da igreja. Ele faz um apelo para que eles pastoreiem o rebanho de Deus, no entanto, esse era o seu ministério (“cuide das minhas ovelhas” [Jo 21.18]) quando o Senhor o chamou pela segunda vez, à beira do lago da Galiléia. É provável que Pedro estivesse pensando nisso quando fez o apelo para que os líderes da igreja pastoreassem o rebanho de Deus. Seu apelo inclui três antíteses:

Em primeiro lugar, os pastores devem ter um espírito voluntário.

Devem servir “não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer” (1 Pe 5.2). A simples idéia de servir a Deus por obrigação é grotesca.

Em segundo lugar, a motivação deles deve ser livre de qualquer interesse.

“Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir” (v. 2). No entanto, ao longo da história, têm surgido muitos interesseiros tentando ganhar dinheiro com o ministério. No mundo antigo, havia um grande número de impostores que ganhavam a vida se fazendo passar por mestres itinerantes. Paulo, entretanto, abriu mão de seu direito de receber ajuda (ex: a igreja de Corinto) e trabalhou para se sustentar, demonstrando assim que a sua motivação era sincera. Infelizmente, ainda vemos muitos evangelistas (?) mal intencionados buscando enriquecer por meio de apelos financeiros.

Em terceiro lugar, a conduta dos pastores deve ser humilde. “Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho” (v. 3). Será que os pastores nunca leram este texto das Escrituras? Deus nunca nos deu uma procuração transferindo a igreja para nós. A igreja é Dele! Nós não somos donos de nada! Infelizmente, existem nos nossos meios verdadeiros coronéis da fé, caciques espirituais, que são chefes de tribos, e não pastores de ovelhas!

Jesus advertiu seus discípulos claramente sobre isso. “Os governantes das nações as dominam”, ele disse, e “exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês” (Mc 10.42,43). Ao contrário, os líderes cristãos devem exercer seu ministério com humildade. Eles devem liderar não pela força, mas pelo exemplo.

Ó Deus conceda-nos pastores segundo o teu coração (Jr 3.15)!

Pr Marcelo

14 Responses to Um apelo aos pastores

  1. Caro amigo e companheiro,
    Pr. Marcello de Oliveira,

    A Paz do Senhor!

    Cada dia está mais difícil encontrarmos exemplos assim à frente das igrejas.

    Que o Eterno tenha misericórdia de nós e determina a volta do seu Filho.

    Até lá, que tenhamos discernimento dado pelo não fujamos do projeto de Deus para as nossas vidas.

    Parabéns pela exposição!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

  2. Querido Pastor Marcelo,

    A Paz do Senhor,

    Dizer o quê se você já disse tudo.

    Deus seja contigo.

    Um grande abraço,

    No Amor de Cristo,

    Pastor Flavio Ferreira Constantino.

  3. IERM disse:

    É inaceitavel a conduta de muitos líderes ditos cristaos, fazendo do ministerio uma fonte de renda exorbitante, a custa de dizimo de ovelhas pobres. Em uma convenção nacional de certa denominação, vi os pastores com carros importados, o luxo, o glamour, é esse o cristianismo institudo por Cristo? a vergonha dos salários elevados, e tudo o mais que não desejo comentar, faz nos refletir, que a igreja precisa de uma reforma moral urgente, esse show tem ter fim, é preciso dar um basta a tudo isso, estamos vivendo de fato os ultimos dias…

  4. disse:

    rssr Hoje são algumas ovelhas que cuidam de alguns supostos pastores!
    As ovelhas que estão apascentando os pastores srs
    Paz querido.
    Bom texto!

  5. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    A paz do Senhor!

    É triste me alegrar com a verdade exposta, neste seu texto, bem compacto e de tamanha lucidez.

    A cegueira da prosperidade desenvolve em muitos líderes, uma especial pele de lôbo, que constrange ao mais incrédulo dos ateus.

    É uma vergonha, o mundo enfrentar a igreja que se emudece, diante das suas afrontas, bem como, se acovardam pela falta do Espírito Santo em suas vidas.

    Oremos e caminhemos decididamente, contra os fariseus que assolam os púlpitos, e em breve serão desolados por sua ganância, mentiras e heresias.

    O Senhor seja contigo, nobre pastor,

    O menor de todos.

  6. Prezado Pr Marcello, a paz…

    Nobre companheiro, como sempre suas postagens são como o sol do meio dia, em céu de brigadeiro: claríssimas sob um céu azul.

    Parabéns!

    Deus continue usando-o como essa ferramenta que faz o que apraz…

    Nos laços do Calvário,
    Prof Damasceno
    http://www.profdamasceno.blogspot.com

  7. Marcelo disse:

    Amado, pastor Marcelo:
    Parabéns,pela coragem de postar um comentário tão relevante do que estamos vivenciando nos dias de hoje.O amado foi muito feliz de fazer essa abordagem sobre os pastores que cada vez mais só querem se enriquecer a custa das ovelhas de CRISTO.
    Porem é triste em saber que os tais pastores tem ciência que estão no erro do enriquecimento ilícito e os mesmos não querem se arrepender.Só nos resta assim,pessoa como o amado e outras poucas pessoas combater com veemência esta praga que a cada dia cresce na igreja de Cristo.Um forte abraço…

  8. Olá, Pr. Marcelo

    Excelente artigo e que nos leva a uma profunda reflexão quanto ao caminho que tem sido trilhado por muitas igrejas em nossa nação. Esse texto creio veio do coração de Deus ao seu, com o objetivo de despertar e alertar líderes para que se voltem para a simplicidade e praticidade da Palavra de Deus. Um grande abraço,

    Em Cristo Jesus,

    Pr. Waldyr do Carmo
    CASA DE ORAÇÃO CEHAB

    Gostaria de Postar esse artigo na Página de nossa Igreja com os devidos créditos. Caso haja possibilidade me confirme.

  9. Shalom!

    Pr Waldyr do CArmo, fique a vontade para postar este texto. Não esqueça de citar o autor e a fonte de onde o irmão tirou o texto.

    Nele, Pr Marcello

  10. Amados pastores: Rev. Carlos Roberto e Flávio Constantino, vossa participação neste blog é uma honra para mim. Os pastores fazem parte do remanescente que não se corromperam e venderam seus ministérios.

    Um abraço, Pr Marcello

  11. Shalom!

    Prof. Damasceno, estava sumido do blog! Agradeço suas bondosas e edificantes palavras. O irmão é sempre bem vindo neste espaço.

    Nele, Pr Marcello

  12. Olá, Marcello.

    Postagem em tempo oportuníssimo!
    Ontem escrevi um texto que acrescenta à sua postagem: "Os cristãos devem se aposentar?"

    Um abraço e continue firme!

    Filipe – http://www.2timoteo316.blogspot.com

  13. A.A.F disse:

    A PAZ DO SENHOR

    O QUE FAZER QUANDO O PASTOR DA IGREJA NÃO ESTA TOMANDO ATITUDES DE PASTOR?? A QUEM RECORRER ?? COMO OS MEMBROS DEVEM SE PORTAR ???
    POR FAVOR ME AJUDE POIS A IGREJA ESTÁ MORRENDO…

    QUE DEUS ABENÇOE…

  14. Paz do Senhor , infelizmente essa é a realidade de muitos rincões em nosso país , só falta a venda de indugencias para completar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *