Os 4 Cânticos do Servo

Na segunda parte do livro de Isaías encontramos quatro cânticos conhecidos como Cânticos do Servo. Os estudiosos “debatem” sobre a identidade desse servo. Alguns consideram que seria alguém como Isaías ou Jeremias, enquanto para outros seria o retrato coletivo de Israel ou dos remanescentes piedosos dentro de Israel.

Todavia, para uma boa exegese do texto se faz necessário entendermos a Bíblia em sua totalidade (A.T e N.T). O N.T entende que o Cântico do Servo se cumpriu em Jesus. Em seus primeiros sermões, registrados no livro de Atos, Pedro se refere a Jesus como “servo” por quatro vezes. O apóstolo Paulo escreveu que Ele “tomou a forma de servo” (Fp 2.7). Há ainda muitas citações e referências nos capítulos 42 a 53 de Isaías e no ensino do próprio Jesus.

Os quatro Cânticos do Servo oferecem diferentes imagens do servo do Senhor, como veremos a seguir:

No primeiro (Is. 42.1-40) o servo é retratado como um mestre, ensinando com mansidão, dotado do Espírito e alcançando os povos.

No segundo (Is. 49.1-6) o servo é retratado como um evangelista. A ênfase agora está nas nações distantes. “Para você é coisa pequena demais”, disse Deus ao seu servo, “restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei”; o Senhor também faz de seu servo “uma luz para os gentios” para levar a sua salvação “até os confins da terra” (vs. 6). Paulo usou este versículo para justificar sua corajosa decisão de evangelizar os gentios (At. 13.46-47).

No terceiro, o servo é retratado como um discípulo (Is. 50.4-9), pois é evidente que não se pode ensinar sem primeiro ouvir e aprender. É por esta razão que Iavé desperta o ouvido de seu servo “manhã após manhã” (vs. 4). Ele primeiro precisa abrir seu ouvido, antes de abrir a boca, mesmo que Ele aprende ou ensina seja impopular ou provoque perseguição. E o nobre leitor [a] ama o aprendizado, a sabedoria? Ou você somente quer falar, e nunca sentar para ouvir? Spurgeon disse: “Aquele que cessa de aprender tem deixado de ensinar”.

Por fim, o servo é retratado como o Salvador sofredor (Is. 52.13; 53.12), aquele que (falando profeticamente) foi ferido pelas nossas iniqüidades e carregou em seu corpo os nossos pecados. É extraordinário como 8 versículos específicos de Isaías 53 são citados pelos autores do N.T, em alguns casos várias vezes. Não é de admirar que quando o etíope perguntou a Felipe a quem se referia Isaías 53.7-8, ele “começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhes as boas novas de Jesus” (At. 8.35) Amém!

Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Ed. Ultimato

7 Responses to Os 4 Cânticos do Servo

  1. Caro amigo e irmão,
    Pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Parabéns por tão nobre explanação!
    Que o nome do Senhor continue a ser glorificado em sua vida e ministério.

    Um grande abraço!

    Seu conservo e amigo,
    Pr. Carlos Roberto

  2. Rev. Pr. Marcello Oliveira;
    Graça e Paz;

    Maravilhosa mensagem, que o Eterno continue abrindo os céus sobre ti e revelando-lhe os mistérios das escrituras;

    um grande abraço;

    do conservo;

    Ev. Anderson Araújo.

  3. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Ao ler o seu texto com a ênfase ao ser servo, lembrei do momento em que entreguei a palavra de Deus à igreja, informando o quão Maravilhoso é Jesus Cristo, em seu exemplo de como maior, servir aos menores(nós) e assim, confirmar na sua própria vida nesta terra a sua Misericórdia e Bondade na sua entrega em morte de cruz pelos nossos pecados.

    O Senhor seja contigo, por sempre servi-nos(os menores), com suas matérias envolvidas pela sabedoria de Deus.

    pr. Newton CArpintero
    http://www.pastornewton.com
    Contra a Falaácia da Prosperidade!

  4. Pr. Marcos Serafim disse:

    Amado Pr. Marcello;

    Graça e Paz!

    Esta é sem duvida mais uma de suas postagens elucidativas, que basta ler com atenção para aprender.
    Em nossos dias tantos senhores e poucos servos , mas os senhores deviam ler textos assim para entenderem quão precioso é sevo.
    Quem não tem atitude de servo, deve-se olhar para paginas neotestamentárias e ver o exemplo do grande Senhoe e Mestre.

    Que Deus em Crsito o abençoe,

    Marcos

  5. Danilo Neves disse:

    "Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." Mc 10.43-45

    "O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor.Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?" Mt 10.24,25

    "Paulo, servo de Jesus Cristo…" Rm 1.1

    Abraço, irmão.

  6. Graça e paz Pr Marcello. Parabéns pela abençoada palavra. Muitos fazem uma má interpretação dos textos bíblicos por desconhecerem a Palavra como um todo. Que o Senhor abra sempre a sua mente e seus olhos espirituais para ver aquilo que para muitos está oculto.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

  7. Uma benção seu texto,outra benção o seu blog!!!

    A PAZ DE CRISTO, aquela que excede todo entendimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *