As credenciais do Evangelho –

O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). O evangelho nasceu no coração de Deus, e não no coração do homem; procede do céu, e não da terra; foi concebido na eternidade, e não no tempo. Aonde o evangelho chega, vidas são transformadas, famílias são salvas, cidades são restauradas. Nenhuma força, nenhum poder, pode resistir ao evangelho. Nenhum exército pode deter seu avanço.

Em Colossenses, capítulo 1 vs 5-8 o apóstolo Paulo nos fala sobre cinco distintivas marcas [credenciais] do evangelho.

Em primeiro lugar, o evangelho é a boa notícia de Deus ao homem (1.5).

A melhor definição de evangelho é “a boa notícia de Deus ao homem”. O evangelho não é sinônimo de dinheiro, mansões, fama, sucesso. Não. Não temos autoridade para descaracterizar o evangelho. Apesar de o homem ser pecador, Deus o amou com amor eterno. Apesar do homem ser rebelde, Deus tomou a iniciativa de reconciliar-se com Ele. Apesar de o homem merecer a condenação eterna, Deus lhe ofereceu a vida eterna. O evangelho são as melhores notícias, procedentes da pessoa mais importante [Jesus], acerca do assunto mais urgente [salvação], e ele é dirigido a todas as pessoas.

Em segundo lugar, o evangelho é a verdade (1.5)

Todas as religiões precedentes poderiam intitular-se “conjecturas sobre Deus”. O evangelho de Cristo, porém, traz ao homem não conjecturas, mas a verdade absoluta sobre Deus. O evangelho não é uma ponte construída da terra ao céu. Não é o homem buscando a Deus, mas Deus buscando o homem.

Dr. Warren Wiersbe, afirma que muitas mensagens e idéias podem ser consideradas verdadeiras, mas somente a Palavra de Deus pode ser chamada de verdade. Jesus é a verdade (Jo 14.6). Sua Palavra é a verdade (Jo 17.17). O evangelho é a verdade absoluta e invencível. Muitos pensadores já se levantaram com suas falsas ideologias dizendo que o evangelho terminaria. Mas todas essas pretensas e tolas teorias caem no esquecimento, cobrem-se de pó, mas a Palavra de Deus caminha viva, vitoriosa, triunfante.

Em terceiro lugar, o evangelho está centrado na graça de Deus (1.6b)

O evangelho quebra nosso orgulho, nossa vaidade, nossa justiça própria. O evangelho não está centrado na obra do homem para Deus, mas na obra de Deus para o homem. O evangelho não é a mensagem que Deus pede, mas que Deus oferece.

A graça é manifestada quando Deus me dá o que eu não mereço. Não alcanço o favor de Deus por quem eu sou ou pelo que faço, mas por aquilo que Cristo fez por mim. A graça é um favor imerecido. Não a merecemos. William Hendriksen, ilustre comentarista bíblico definiu a graça de forma magistral:

“A graça de Deus é seu favor ativo que outorga o maior de todos os dons a quem merece o maior de todos os castigos”

Em quarto lugar, o evangelho é produtivo (1.6) –

O evangelho é uma força viva. Ele tem vida em si mesmo. Aonde chega, vida são transformadas, famílias são salvas, cidades são restauradas e nações são impactadas. O evangelho transforma pecadores em santos. Sua obra é eficaz. Seu poder é notório. Sua mensagem triunfante. No texto grego, o verbo karpoforéo dá a seguinte idéia: “dar fruto, frutificar”, ou seja, o evangelho produz fruto por si mesmo.

Em quinto lugar, o evangelho é para ser pregado e crido (1.7-8) –

Foi Epafras quem levou o evangelho aos colossenses. Deus utiliza-se de um canal humano por meio do qual o evangelho possa chegar aos homens. Nós que recebemos o evangelho devemos ser canais para levar o evangelho a outros. Esta mensagem precisa ser pregada e crida. O método de Deus alcançar o mundo com o evangelho é a igreja. Não há outro método. Não há outra estratégia.

O propósito de Deus é o evangelho todo, por toda a igreja, a todo o mundo. Nós que recebemos o privilégio do evangelho, recebemos também a responsabilidade de transmiti-lo a outros.

Concluo este texto com três pérolas:

“O evangelho é a clara manifestação do mistério de Cristo”

João Calvino

“O evangelho tem em si a marca registr
ada do céu”

William White

“A lei é o martelo que nos quebra; o evangelho é óleo que nos cura”

Stephen Charnock

Nele, que é o verdadeiro Evangelho

Pr Marcelo de Oliveira

Bibliografia: Warren, Wiersbe. Comentário Expositivo. Geográfica Editora

Lopes, Hernandes Dias. Colossenses. Ed. Hagnos – 2008

12 Responses to As credenciais do Evangelho –

  1. Caro amigo Profeta de Deus
    Pr. Marcello de Oliveira,
    Shalom!

    Glórias ao Senhor!
    Seu blog continua na sublime missão, de fazer a diferença na exposição das Sagradas Escrituras.

    Que o Eterno continue te usando para a glória do seu Santo Nome, e para tanto, que supra todas as tuas necessidades em glória por Cristo Jesus.

    Parabéns pelo excelente texto.
    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

  2. Pr. Marcello,

    Graça e Paz de Jesus Cristo.

    Eu li seu artigo sobre o real significado da palavra Shekinah (perdoe-me se a escrita estiver incorreta), e fui muito abençoada, pois o seu ensino foi muito esclarecedor.

    Revirando meus arquivos por aqui, encontrei um que há muito tempo eu não abria. E achei dentro dele algumas expressões hebraicas que uma irmã me enviou há alguns anos. Entre elas, está a seguinte: "Shekinah", da raiz hebraica "shkn" (habitando) = "Glória visível de Deus habitando no meio do Seu povo".

    O senhor sabe me dizer por que as pessoas traduzem essa expressão dessa maneira, quando o significado é outro (e o senhor já escreveu-nos bem acerca disso)?

    Eu acredito no seu estudo e, confesso, músicas com essa palavra nunca me encheram o coração, certamente porque estão usando essa expressão erroneamente e o Espírito Santo sabe disso.

    Só pergunto porque eu fico curiosa para entender o porquê (ou, antes, de onde) saiu essa tradução… Se o senhor puder me responder, serei grata. Se não, não tem problema. Eu entendo que temos coisas bem mais importantes para nos preocuparmos…

    Foi só uma curiosidade…

    Deus te abençoe.

    ELAINE CÂNDIDA

  3. A Paz do Senhor Pastor, vejo claramente que o Senhor é um bom conhecedor da Palavra e graças a Deus consegue se expressar bem em seus indices, creio que Deus habita no meio do seu povo, a qual o busca de verdade e na beleza da santidade de Deus. Obrigado pela sua visita e me de algumas dicas quando puder preciso aprender mais.. Estou lhe seguindo para não perder contato. Fique na gloriosa paz de Jesus e bom final de semana

  4. Shalom Adonai…

    Pena que a visão de algumas lideranças não pense ou pelo menos não ache conveniente que a igreja tenha conhecimento dessas verdadeiras credenciais que o Pr. cita, pois o antropocentrismo avança a passos largos dentro de nossas igrejas…
    Que o Senhor continue lhe dando entendimento, como Pastor que já é para sua voz seja ouvida e a igreja possa conhecer e prosseguir emn conhecer o Senhor…

  5. Prezamado homem de Deus, pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Bom escrever, ler, ouvir e falar sobre e da VERDADE, principalmente quando esta VERDADE, chama-se JESUS CRISTO.

    Grato estou ao Senhor, por este singelo e posicionado texto, que pode-se dizer produz na internet VIDA aos que caminham em trevas, e alimento aos que necessitam saciar suas fomes da VERDADE, bem como, alegria aos que sentem o desejo de pronunciar a VERDADE, cosngtantemente em seus lábios no exaltar ao Senhor dos Exércitos.

    O Senhor seja contigo!

    Em tempo: Onde está o logo do evento dos Editores em seu blog?

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com
    Contra a Falácia da Prosperidade!

  6. Cláudio H. disse:

    Paz e Graça em Cristo!

    Amado Pr. Marcelo…

    Parabenizo-lhe pelo excelente conteúdo de suas mensagens neste BLOG. São palavras inspiradas Naquele que gerou e distribue a própria inspiração aos seus. É verdade que não podemos alterar ou acrescentar qualquer complemento às Escrituras (ou mesmo ao Evangelho). Mas, infelizmente, muitos não sabem mais o que significa ser um "mordomo" na Casa do Eterno. Esquecem que os Seus ministros devem apenas "servir" o alimento para os demais e não "preparar" o alimento. O que estão fazendo com o Evangelho da Salvação? Estão servindo um Evangelho frio, sem sabor e, por vezes, reimoso. Estão vendendo o Evangelho e cobrando um preço impraticável. Mercenários! Golpistas! Lobos devoradores! O Senhor não tem parte com estes que praticam a iniquidade.

    Maranata!

    Cláudio Henrique.

  7. Prezado Marcelo,
    Maravilha! O seu precioso texto sobre o EVANGELHO.
    Como pequeno garimpeiro do Reino, não posso deixar de guardar esta preciosa pepita.

    Pastor Marcos Antonio

  8. Graça e Paz Pr. Marcello,

    Parabéns pelo Blog e pelo seu conteúdo, que o Senhor Nosso Deus, possa cada dia mais lhe usar poderosamente nos seus estudos postados, que com certeza tem abençoado muitas vidas, um forte abraço e fique com Deus.

    Pr. Adão Carvalho

    http://ebenezeritapetininga.blogspot.com

    http://pastoradaocarvalho.blogspot.com/

  9. Alice disse:

    Uauuuu !!!

    vim retribuir-lhe a visita e me encantei com a medida de graça e inteligencia neste lugar !!…não resisti: tornei-me sua seguidora e o acrescentei aos meus favoritos !!

    super abraço, em Cristo Jesus !

    Alice

    visite>:

    http://www.verdadesnuas.blogspot.com

  10. Nobre Pr. Marcelo, verdadeiramente o Senhor tem te usado para falar conosco através destes textos, que Deus te conserve assim, um expositor nato de Sua Palavra.

    Em cristo,

    Pb. Juari Barbosa
    juaribarbosa-opregador.blogspot.com

  11. Olá pr Marcel.
    Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário.
    Gostei demais do seu blog, e tornei-me seguidor. Tentei fazê-lo antes, mas não havia dado certo.
    Um abração, e parabéns pelo seu blog.
    Alberto M de oLIVEIRA

  12. Pr. Marcello, obrigado pelo apoio no a.C. Revolution!
    Amém!
    Gostei do davarelohim! Já virei seguidor!
    Concordo plenamente com você que o evangelho "Não é o homem buscando a Deus, mas Deus buscando o homem".
    O contrário seria a religião, que, infelizmente, mais tem nos atrapalhado do que ajudado.
    Precisamos parar de pensar que fomos nós que escolhemos Deus e que o evangelho é a maneira que lidamos com a vinda de Jesus. O evangelho é o próprio Cristo e o propósito dele, nada mais.
    Ótimo texto!
    Abraço!
    T+!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *