“Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório que está sobre o tabernáculo, onde me avistarei contigo” (Ex 30.6).
Alguém já disse que um cristão de joelhos enxerga mais longe do que um filósofo na ponta dos pés. Quando Deus mandou Moisés construir o santuário onde habitaria no meio do seu povo (Ex 25.8), determinou que no lugar santo haveria um altar de incenso, onde o fogo jamais deveria estar apagado. O incenso deveria queimar continuamente. O incenso é símbolo das nossas orações (Ap 5.8; 8.3). O apóstolo Paulo escrevendo à igreja de Tessalônica disse: “Orai sem cessar” (I Ts 5.17). Este texto nos ensina preciosas lições sobre a centralidade da oração na vida da igreja. Vejamos:
1. A centralidade da oração na vida da igreja (Ex 30.6) – Perceba que o altar de incenso deveria ficar no centro do lugar santo, defronte do véu onde estava a arca da aliança. A posição geográfica do altar de incenso já definia a centralidade da oração na vida do povo. Devemos aspirar pela presença de Deus, mais do que pelas bênçãos de Deus (Is 26.9). O doador é mais importante que suas dádivas. Deus é mais importante do que aquilo que temos, que seremos, que realizamos. Os apóstolos entenderam que deveriam se consagrar à oração e ao ministério da Palavra (At 6.4).
2. A indispensabilidade da oração na vida da igreja (Ex 30.7,8) – O incenso deveria ser queimado pela manhã, à tarde e continuamente perante o Eterno. O fogo do altar não poderia ser apagado. O altar de incenso não poderia cobrir-se de cinzas. De igual forma, não podemos dispensar a oração incessante e diária na vida da igreja. Não teremos vitória sem uma vida disciplinada de oração. Deus sempre olha dos céus buscando alguém que se coloque na brecha em favor do seu povo (Ez 22.30).
3. A pureza da oração na vida da igreja (Ex 30.9) – Deus não se agrada de uma oração com motivações erradas. O texto bíblico diz que o incenso deveria ser puro, santo, e não estranho (Ex 30.9,34). Deus não aceita incenso estranho, orações contaminadas pela vaidade, oriundas de vidas impuras, de corações impenitentes. A oração do perverso é abominação para Deus (Pv 28.9). De nada adiantará multiplicarmos nossas orações se a nossa vida estiver fora da vontade de Deus (Is 1.15). Não adianta honrar a Deus com os nossos lábios se o nosso coração estiver longe de Deus (Mt 15.8).
4. Os componentes da oração da igreja (Ex 30.34,35) – O incenso era feito de quatro componentes:
a) Estoraque – era extraído de um arbusto sem incisão, sem corte na árvore. A resina fluía espontaneamente. Nossas orações de igual modo devem ser livres e espontâneas. Devemos ter prazer em estar na presença de Deus (Sl 63.1,8). Chega de orações mecânicas, sem vida, que em vez de nos aproximar de Deus, acaba por nos afastar de sua presença.
b) Onicha – extraído de um molusco marinho. Isso nos ensina que a oração deve partir das profundezas da nossa alma. Chega de tanta superficialidade, Deus nos chama a profundidade. (Sl 130).
c) Gálbano – um arbusto do deserto. Suas folhas deviam ser quebradas e moídas para a extração do perfume. Isto nos ensina que nossas orações devem brotar de um coração quebrantado e contrito (Sl 51.17; Is 66.2).
d) Sal – o sal é um símbolo da nossa vida (Mt 5.13), e nossa vida é a parte mais importante da nossa oração. O sal provoca sede, o sal dá sabor, o sal proíbe a decomposição. A presença da igreja na terra deve ser saneadora. As pessoas devem olhar para nós, e sentirem “sede de Deus”. Que o Eterno nos desperte para uma vida mais abundante de oração. Que o incenso de nossas orações suba sempre à presença de Deus como aroma suave e que o fogo jamais apague no altar de nossa vida.
Algumas pérolas sobre a oração:
“Deus está no trono, nós estamos a seus pés, e, entre nós e Ele, há apenas a distância de um joelho” Jim Elliot“A oração é um escudo para a alma, um sacrifício a Deus e um açoite para Satanás”
John Bunyan
Nele, que foi nosso maior exemplo de oração,
Pr Marcelo
Bibliografia: Miranda, Marcelo. Shemot. Ed. Ensinando de Sião
Lopes, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas. Ed Hagnos
Nobre Pr. Marcello,
A oração é o oxigênio da vida cristã; sem oração fatidicamente e viveremos uma vida frustrante.
A oração nos leva à estarmos mais proximo de Deus,assim como o salmista expressa no Salmo 42:"Como cervo brama pelas correntes da àguas assim minh'alma suspira por ti, oh! Deus.
Que nossas orações partam de um coração quebrantado e contrito.
Que tenhas sempre inspirações como essas.
n'Ele que ouve e atenta para as nossas orações,
Marcos
Prezamado pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Penso, por vezes, que a oração, não significa, estar somente, por momentos em encontro de palavras com Deus, na expressão necessária aos motivos desta vida.
A necessidade em nossas orações permitirá a entrega dos nossos anseios nas mãos do Deus Eterno, com as nossas necessidades ou os nossos agradecimentos.
Muitas das vezes, sinto agonia, por não poder expressar o que necessita a minha alma ao sufuciente em agradecer ao Senhor, e me equivoco nas palavras sem conseguir encontrar o valor exato e adequado para tanta Bondade e Misericórdia.
Entendo assim, que o melhor é agir e viver com a vida em oração constante e na vigilância total.
Vigiar e Orar, deve ser a nossa responsabilidade, e com este texto, flexibilizamos com argumentos necessários o mover das mãos de Deus através dos seus servos, e o que significa estar em oração agradável e assim, transformá-la em aroma suave ao Trono do Senhor.
O Senhor seja contigo, homem de Deus,
pr. Newton Carpintero
http://www.pastornewton.com
Pr. Marcello, a Paz do Senhor.
Excelente texto, pois vai de encontro com o que está nas Escrituras.
Que o Senhor continue abençoando sua vida, família e ministério.
Logo logo, adquirirei seu lindo trabalho escriturístico.
Shalom,
MSP
Porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório, que está sobre o Testemunho, para que não morra. Lv. 16:13
"…para que não morra" – quantos já não estão mortos espiritualmente por não ter uma vida de oração. Falar, escrever ou ler sobre oração é uma coisa, orar é outra totalmente diferente.
Que realmente posssamos orar, e orar muito nestes dias de tanta superficialidade espiritual.
parabéns, Pr. Marcello pelo post.
Alguém precisa lembrar o povo de Deus que orar faz parte da vida cristã.
Pb. Edinei Siqueira, Th.B
Aleluia! Parabéns pelo excelente texto. A oração é o meio de vencermos a velha criatura e decretarmos a vitória do espírito na peleja contra a carne.
Abraços,
como já disse um exelente pregador "a oração é a respiração da alma"
Pr. Marcello excelente post. So discordo da frase final que diz que oração é "um sacrifício a Deus e um açoite para Satanás” entra em contraste com Estoraque:"devemos ter prazer em estar na presença de Deus (Sl 63.1,8)". E se assim é, o sacrificio de Jesus por nos na cruz (sua morte) fica como ANEXO.
Shalom, Marcello, meu amigo e irmão no Mashiach Yeshua!
Parabéns por esse belo trabalho seu!
E lembrando o que já disse o prezado, eu enfatizo essa expressão:
O Incenso Santo deveria ser também "temperado com sal, puro e santo". (Shemot, Êxodo 30:35)
Nossa vida deve ser também:
Temperada com sal (com sabor – não sem sal e nem salgada demais);
Pura (sem a malícia do pecado)
Santa (separada do mundo pecaminoso)
E aproveitando a oportunidade deixo aqui o link do tópico do meu blog, onde eu também abordo esse tema do Incenso Santo:
? O Judaísmo e o Mashiach ?: O incenso santo e o seu significado
Shavua tov ve lehitraot, tenha uma boa semana e até a vista!
????? ??? ???? ?