“Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório que está sobre o tabernáculo, onde me avistarei contigo” (Ex 30.6).
Alguém já disse que um cristão de joelhos enxerga mais longe do que um filósofo na ponta dos pés. Quando Deus mandou Moisés construir o santuário onde habitaria no meio do seu povo (Ex 25.8), determinou que no lugar santo haveria um altar de incenso, onde o fogo jamais deveria estar apagado. O incenso deveria queimar continuamente. O incenso é símbolo das nossas orações (Ap 5.8; 8.3). O apóstolo Paulo escrevendo à igreja de Tessalônica disse: “Orai sem cessar” (I Ts 5.17). Este texto nos ensina preciosas lições sobre a centralidade da oração na vida da igreja. Vejamos:
1. A centralidade da oração na vida da igreja (Ex 30.6) – Perceba que o altar de incenso deveria ficar no centro do lugar santo, defronte do véu onde estava a arca da aliança. A posição geográfica do altar de incenso já definia a centralidade da oração na vida do povo. Devemos aspirar pela presença de Deus, mais do que pelas bênçãos de Deus (Is 26.9). O doador é mais importante que suas dádivas. Deus é mais importante do que aquilo que temos, que seremos, que realizamos. Os apóstolos entenderam que deveriam se consagrar à oração e ao ministério da Palavra (At 6.4).
2. A indispensabilidade da oração na vida da igreja (Ex 30.7,8) – O incenso deveria ser queimado pela manhã, à tarde e continuamente perante o Eterno. O fogo do altar não poderia ser apagado. O altar de incenso não poderia cobrir-se de cinzas. De igual forma, não podemos dispensar a oração incessante e diária na vida da igreja. Não teremos vitória sem uma vida disciplinada de oração. Deus sempre olha dos céus buscando alguém que se coloque na brecha em favor do seu povo (Ez 22.30).
3. A pureza da oração na vida da igreja (Ex 30.9) – Deus não se agrada de uma oração com motivações erradas. O texto bíblico diz que o incenso deveria ser puro, santo, e não estranho (Ex 30.9,34). Deus não aceita incenso estranho, orações contaminadas pela vaidade, oriundas de vidas impuras, de corações impenitentes. A oração do perverso é abominação para Deus (Pv 28.9). De nada adiantará multiplicarmos nossas orações se a nossa vida estiver fora da vontade de Deus (Is 1.15). Não adianta honrar a Deus com os nossos lábios se o nosso coração estiver longe de Deus (Mt 15.8).
4. Os componentes da oração da igreja (Ex 30.34,35) – O incenso era feito de quatro componentes:
a) Estoraque – era extraído de um arbusto sem incisão, sem corte na árvore. A resina fluía espontaneamente. Nossas orações de igual modo devem ser livres e espontâneas. Devemos ter prazer em estar na presença de Deus (Sl 63.1,8). Chega de orações mecânicas, sem vida, que em vez de nos aproximar de Deus, acaba por nos afastar de sua presença.
b) Onicha – extraído de um molusco marinho. Isso nos ensina que a oração deve partir das profundezas da nossa alma. Chega de tanta superficialidade, Deus nos chama a profundidade. (Sl 130).
c) Gálbano – um arbusto do deserto. Suas folhas deviam ser quebradas e moídas para a extração do perfume. Isto nos ensina que nossas orações devem brotar de um coração quebrantado e contrito (Sl 51.17; Is 66.2).
d) Sal – o sal é um símbolo da nossa vida (Mt 5.13), e nossa vida é a parte mais importante da nossa oração. O sal provoca sede, o sal dá sabor, o sal proíbe a decomposição. A presença da igreja na terra deve ser saneadora. As pessoas devem olhar para nós, e sentirem “sede de Deus”. Que o Eterno nos desperte para uma vida mais abundante de oração. Que o incenso de nossas orações suba sempre à presença de Deus como aroma suave e que o fogo jamais apague no altar de nossa vida.
Algumas pérolas sobre a oração:
“Deus está no trono, nós estamos a seus pés, e, entre nós e Ele, há apenas a distância de um joelho” Jim Elliot
“A oração é um escudo para a alma, um sacrifício a Deus e um açoite para Satanás”
John Bunyan
Nele, que foi nosso maior exemplo de oração,
Pr Marcello de Oliveira
+ pérolas, pr. e irmão Marcello:
“Através da oração… instruímo-nos mais a nós mesmos do que a Deus” (Lutero)
“O que a oração faz é, por assim dizer encher os pulmões da alma com o oxigênio do Espírito Santo e seu poder” (D. M. Lloyd-Jones)
“Sempre é bom, antes de orar, gastar deliberadamente algum tempo lembrando-nos de quem Deus é” (John Stott)
“A oração é a conversa da alma com Deus. Um homem sem oração é necessária e totalmente irreligioso. Não pode haver vida sem atividade. Assim como o corpo está morto quando cessa sua atividade, assim a alma que não se dirige em suas orações a Deus, que vive como se não houvesse Deus, está espiritualmente morta” (C. Hodge)
“Deus não possui filhos mudos” (A.W.Pink)
No entanto, esta foi a que mais expressou aquilo que mais precisamos atentar quando falamos com Deus:
… Quem dera que a nossa oração subisse ao céu nesta manhã:
“Jesus, Mestre, vem lançar Teu olhar perscrutador sobre mim, e julga se estou vivendo para Ti ou não! Conceda-me que eu veja a mim mesmo conforme Tu me vês, a fim de que meus erros sejam corrigidos, e minhas graças nutridas. Senhor, faça com que eu seja realmente aquilo que professo ser; e se ainda não o sou, convença-me da minha falsa condição, e comece uma obra genuína na minha alma. Se eu sou Teu, e se estou certo aos Teus olhos, conceda-me uma palavra bondosa de segurança para cessar os meus temores, e alegremente me regozijarei em Ti como o Deus da minha salvação”. (Charles H. Spurgeon)
Caro amigo Pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Louvo a Deus pela sua vida e ministério.
Com precisamos nos dedicar à oração em tempos de tão grandes dificuldade como são os nossos.
Obrigado pelo alerta através desse elucidativo artigo.
Parabéns!
Um grande abraço!
Seu conservo em Cristo,
Pr. Carlos Roberto
Prezamado pr. marcello de Oliveira, Homem de Deus,
A Paz do Senhor!
A sua palavra, dá uma responsabilidade a muitos pastores, que deixaram de lado o seu título no ministério e utilizam para destaque, o seu título de filósofo. Estes, estão na ponta dos pés e de narizes empinados.
A oração, deixou de ser de adoração, para ser de pedidos somente de prosperidade. A chama do altar de muitos se apagou e sobraram somente as cinzas.
Repito o seu texto, que impactou o meu coração e me faz chorar de agonia pela nossa responsabilidade:
“As pessoas devem olhar para nós, e sentirem “sede de Deus”.
Se nos portarmos como exemplos, não necessitaremos do chamado: “apelo para aceitar a Jesus Cristo como Salvador.”
o Senhor seja contigo, amado pr. Marcello,
pr. Newton Carpintero
http://www.partornewton.com
Em um conceito muito simples, eu poderia dizer que a oração é um diálogo, onde Deus fala e eu escuto e Deus escta e eu falo.
Posso mover a mão de Deus através da oração.
Seu blog é muito bom e profundo, Parabéns!
Estou seguindo seu blog com muita satisfação.
Abraços.
Contam a história de uma cidade pequena onde não se vendia bebida alcoólica. Eventualmente uma taverna foi aberta. Membros de uma das igrejas da cidade começaram uma campanha de oração. Os Cristãos oraram para que Deus destruísse a taverna. Certa noite, de madrugada, um raio atingiu o local e a taverna foi destruída pelo fogo. O dono da taverna, que soube das orações dos Cristãos, entrou com um processo por perdas e danos contra a igreja. O advogado do dono da taverna alegou que foram as orações dos Cristãos que levaram à destruição da propriedade do seu cliente. A congregação, por sua vez, contratou um advogado para se defender. Eles alegaram que não tinham nada a ver com o ocorrido. Depois de muita deliberação, o juiz declarou É a opinião desta corte que, seja com quem for a culpa pelo incêndio, o dono da taverna é quem realmente acredita no poder da oração enquanto os membros da igreja não crêem. A história pode ser humorada, mas, revela uma verdade que precisamos encarar – será que realmente cremos no poder da oração?
Mais pérolas pra você… (infelizmente, desconheço a autoria de algumas…)
“A oração não faz com que Deus veja as coisas como nós as vemos. Ela faz com que nós vejamos as coisas como Deus as vê.” (Autoria desconhecida)
“A maior preocupação do nosso inimigo e afastar os cristãos da oração. Ele não teme os estudos, nem o trabalho e nem a religião dos que não oram. Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas treme quando nós oramos.” (Samuel Chadwick)
“A oração deveria ser a chave que abre a porta do dia e o ferrolho que fecha a porta da noite.” (Thomas Fuller)
“A oração tem o poder de trazer os céus a terra; e quando isto acontece o único lugar que sobra para o diabo é o inferno.” (Autoria desconhecida)
“Ninguém realiza tanto e em tão pouco tempo, como quando está orando.” (Autoria desconhecida)
“Para se estar de pé diante dos homens é necessário estar de joelhos diante de Deus.” (Autoria desconhecida)
“A oração é o veículo da cura e do perdão.” (Autoria desconhecida)
Saudações, no amor de Cristo.
Amado Pr Marcelo, Paz do Senhor,
Acompanho o seu blog constantemente.
Deus continue lhe abençoando.
Detalhe: Ontem estive num culto,em vila formosa/sp onde um respeitavel pregador (conhecido), pregou e utilizou o esboço do amado, pois inclusive as referências do estudo acima, o pregador citou. Acho que ele deu uma espiadinha no blog.
Deus abençoe
Pb Pedro Vieira
Freguesia do O