Quem escreveu a epístola aos Hebreus?

O Dr. Adam Clarke falando sobre a importância da epístola aos Hebreus disse: “Sem sombra de dúvida, a epístola aos Hebreus é o mais importante e útil de todos os escritos apostólicos. Todas as doutrinas do Evangelho nela estão incorporadas, ilustradas e impostas como lei de maneira mais lúcida, por alusão e exemplos, os mais impressionantes e ilustres, e, por argumentos, os mais convincentes”.

Ainda disse: […] “tantas são as belezas, tão grande a excelência, tão instrutiva a matéria, tão agradável a maneira e tão sumamente interessante o todo, que a epístola pode ser lida cem vezes sem denunciar a monotonia; e sempre com acréscimo de informações a cada leitura, devido a profundidade desta epístola”.

A autoria da epístola tem sido grandemente discutida desde os tempos remotos. Tertuliano a atribuiu a Barnabé; Clemente de Alexandria a atribuiu, em parte, pelo menos, a Lucas. Ele achava que Paulo era o autor, e Lucas, o tradutor. Lutero estava entre os que atribuíram a Apolo, que era poderoso nas Escrituras (At 18.22-28). Outros ainda atribuíram a autoria dela a Silvano ou Áquila. A igreja no Oriente universalmente aceitou a epístola como sendo de Paulo, e na igreja Latina, foi geralmente recebida como paulina até o fim do século II.


Em alguns dos catálogos e manuscritos antigos, tais como o Código de Alexandria, do Vaticano, de Efraemi e outros, a epístola aos Hebreus se encontra imediatamente após II Tessalonicenses, entre as epístolas paulinas. Eusébio, citando Clemente,a firmou que a razão pela qual Paulo não subscreveu seu nome na epístola aos Hebreus teria sido o fato de ser o apóstolo dos gentios, e não dos judeus. Todavia, a maioria dos eruditos concorda com Orígenes, que disse, no século III: “Quanto ao autor da epístola, só Deus sabe a verdade”.

Dr. Chadwick disse: “Não obstante, é obra de algum membro da escola paulina. As semelhanças com o seu estilo são notáveis e só podem reconciliar-se com as diferenças notáveis se acreditarmos que foi escrito de um discípulo que entesourava com o amor o pensamento de seu mestre e, às vezes, até reproduzia suas expressões, ao passo que sua individualidade permanecia intacta. E isto é a um tempo edificante e interessante. Vemos as grandes convicções pelas quais o apóstolo vivia, a encarnação, a expiação, a intercessão de nosso Senhor, a fé, a justificação e o julgamento, influenciando outra mente, assumindo outra forma e cor, expressando-se de outra maneira, encontrando seu apoio no Antigo Testamento e, contudo, permanecendo a mesma. É um ótimo exemplo de quanta diferença de expressão, originalidade e independência são compatíveis com o amor e a fidelidade ao mesmo Evangelho”.

No amor de Jesus,

Pr Marcello de Oliveira

Bibliografia: Wiley, Orton H. A excelência da Nova Aliança em Cristo. Editora Central Gospel.

10 Responses to Quem escreveu a epístola aos Hebreus?

  1. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Quando li o título, pensei que o senhor havia resolvido esse mistério milenar. (risos)

    Mas damos graças ao Eterno Deus, por não nos revelar o autor dessa sublime epístola, pois assim podemos dar a ela a plena autoria divina, não somente a inspiração orgânica da mesma.

    Em Cristo,

    Ednaldo.

  2. Danilo Neves disse:

    Ou seja, ninguém sabe, rsrsrs… No céu conheceremos o seu autor inspirado ou talvez apareça algum manuscrito novo e decisivo.

    Abç, pr.

  3. Matias Borba disse:

    Mesmo sem saber quem a escreveu, sua postagem tráz uma infinidade de subsídios para nós. É uma bela postagem.

    Deus abençoe!

    Em Cristo, nosso sumo sacerdote,
    Matias borba!

  4. Grande amigo Pr. Macello Oliveira,
    Graqça e Paz!

    Quando vi a chamada do título no meu blog, pensei, é agora que vamos descobrir…

    Parabéns amigo!
    Você registrou as melhores impressões de várias personalidades, no entanto a única certeza é que a inspiração é divina.

    Deus tem os seus reais motivos para os mistérios que não podem ser desvendados pelos homens.

    Um grande abraço!
    Seu irmão e conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

  5. Fabrício disse:

    Shalom Marcelo,
    talvez as citações abaixo ajudem:

    “1. (…) Clemente expõe muitos pensamentos da Carta aos Hebreus, e inclusive utiliza textualmente algumas passagens da mesma, mostrando assim com toda claridade que este escrito não é recente.

    2. Por isso pareceu natural catalogá-lo entre os demais escritos do apóstolo. Porque Paulo praticou por escrito com os hebreus valendo-se de sua língua pátria, e alguns dizem que a carta foi traduzida pelo evangelista Lucas, mas outros afirmam que foi o próprio Clemente,

    3. o que talvez seja mais verdadeiro pelo fato de ambas, a Carta de Clemente e a Carta aos Hebreus, conservarem um caráter estilístico semelhante, além de não se diferenciar muito o pensamento de um e outro escrito.” (Eusébio de Cesaréia – História Eclesiástica Livro 3, XXXVIII, 1-3)

    “2. Diz também que a Carta aos Hebreus é certamente de Paulo, mas que foi escrita em língua hebraica para os hebreus, sendo que Lucas a traduziu cuidadosamente e a editou para os gregos; daí que se encontre o mesmo colorido no estilo desta carta e nos Atos.

    3. E acrescenta que é natural que a expressão “Paulo apóstolo” não esteja escrita no cabeçalho,
    “porque – diz – como escrevia aos hebreus, que tinham prevenção contra ele e dele suspeitavam, com absoluta prudência não quis espantá-los já no início pondo seu nome”.

    4. E um pouco abaixo acrescenta:
    “Pois bem, como dizia o bem-aventurado presbítero, posto que o Senhor, apóstolo do Todo-Poderoso, foi enviado aos hebreus, Paulo, que o havia sido dos gentios, por modéstia não se intitulou apóstolo dos hebreus, e ao mesmo tempo por deferência para com o Senhor e porque, apesar de ser arauto e apóstolo dos gentios, escreve em anexo também uma carta aos hebreus.” (Eusébio de Cesaréia – História Eclesiástica Livro 6, XIV, 2-4)

    “He (Paul) being a Hebrew wrote in Hebrew, that is, his own tongue and most fluently while things which were eloquently written in Hebrew were more eloquently turned into Greek” (Jerome – Lives of Illustrious Men, Book 5)

    Abraço!
    Fabrício.

    Orthodoxia:
    http://otdx.blogspot.com

  6. Assim como o irmão Ednaldo, eu também confesso que ao ler o título pela primeira vez, pensei que o senhor tinha decifrado esse mistério da Bíblia.

    Importante mesmo é saber que foi inspirada por nosso Senhor para nos abrir os olhos, para nos abençoar, para nos dirigir no caminho da fé.

    O nome do homem não importa tanto. Basta saber que o Espírito Santo é o Autor.

    Shalom.

  7. Vanessa Dutra disse:

    Paz do Senhor, Pr. Marcello!

    Muito interessante este texto!

    Tenho pra mim que quem escreveu Hebreus foi Pedro… Mas uma coisa é certa: realmente, só Deus sabe!

    Deus abençoe!

  8. Roberto Moulin disse:

    Irmãos: Eu valorizo a pesquisa, mas não me preocupa resolver o mistério da autoria. Basta a certeza que foi ditada pelo nosso Deus. Se Ele não revelou o servo usado para escreve-la é porque Ele não acha que não precisamos saber. Vamos nos envolver mais com a pregação do evangelho, que é a nossa missão. Para isso fomos escolhidos,convocados, comissionados, essa é a principal finalidade da igreja de Cristo.

    Deus nos abençoe a todos.

  9. Deleon disse:

    Parabéns Fabrício – Nada como um aprofundamento sem arrogância, expondo sem querer impor. Não se pode abrir mão também da tradição cristã. Não tem como encontrar dúvidas, e mesmo se tivéssemos, no fundo não importa o escritor e sim o Inspirador. Fique com Deus.

  10. Claudemir disse:

    não acredito que seja paulo quem a escreveu , paulo se preocupava mais em exortar as igrejas com doutrinas ensinamentos e conselhos , o autor tinha muita influencia com as escrituras do velho testamento e era muito poderoso nas escrituras , certemente foi Apolo quem escreveu , pois o proprio paulo o elogiou em sua epistola dizendo ser ele um varao muito eloquente e poderoso nas escrituras .

    A paz de Deus a todos !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *