Ressurreição: A morte da morte

Foto do túmulo de Jesus em Jerusalém. Esta foto foi tirada por mim, quando por graça do Eterno estive lá no ano de 2007. É a única fila do mundo, que você “enfrenta” para não ver nada. Pois ELE RESSUSCITOU!

A ressurreição de Cristo é maior milagre da história ou é o maior embuste. Jesus saiu do túmulo, ou então, uma mentira tem transformado o mundo. Se Cristo não tivesse ressuscitado, Ele seria o maior embusteiro da História. E.M. Bounds disse:

“A ressurreição de Cristo é a pedra fundamental da arquitetura de Deus, é o coroamento do sistema bíblico, o milagre dos milagres. A ressurreição salva do escárnio a crucificação e imprime à cruz glória indizível”.

Em toda a Bíblia ninguém escreveu tanto sobre a ressurreição do corpo como Paulo, aquele a quem o Senhor Jesus, depois de ressuscitado, apareceu por último. O texto mais profundo, mais encorajador e edificante sobre a ressurreição de Cristo e dos mortos é da lavra de Paulo. Assim como o mais lindo texto sobre o amor é o capítulo 13 de I Coríntios, e o mais lindo sobre a fé é o capítulo 11 de Hebreus, nada supera o que o apóstolo escreveu sobre a ressurreição do corpo no capítulo 15 de I Coríntios.

Paulo termina este capítulo de forma majestosa: “Onde está, a morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” (I Co 15.55). Por pouco o profeta Oséias não se levanta do tumulo para cobrar seus direitos autorais sobre a frase da vitória (Os 13.14).

Depois de mencionar fatos históricos [a aparição de Jesus a 500 irmãos, depois apareceu ao apóstolo – I Co 15.6,8], o apóstolo mostra que a ressurreição de Cristo está cimentada com a ressurreição dos mortos. Uma vez que é impossível negar a primeira, também será impossível negar a segunda. Ambas são inseparáveis. A primeira credencia que haverá a segunda. Isso é fato.

Agora o apóstolo começa a dissertar essa tese, e provar por argumentos brilhantes, o porque da ressurreição ser um fato incontestável:

1) Se Cristo não ressuscitou, não temos nada para anunciar, nem vocês tem nada para crer” (I Co 15.14) ou “vazia é a nossa pregação, vazia também é a vossa fé”.

2) Se Cristo não ressuscitou, “nós, os apóstolos, somos todos uns mentirosos porque dissemos que Deus levantou Cristo do túmulo e isto logicamente não é verdade se os mortos não voltam novamente à vida” (I Co 15.15)

3) Se Cristo não ressuscitou, “vocês são muitos tolos, se continuam a confiar que Deus os salva, pois ainda estão sob condenação devido aos seus pecados” (I Co 15.17, BV)

4) Se Cristo não ressuscitou, coisa horrível, “os que morreram crendo em Cristo, morreram e estão perdidos por completo” (I Co 15.18)

5) Se Cristo não ressuscitou, nossa esperança em Cristo só vale para esta vida. Neste caso, somos, sem dúvida, os mais miseráveis de todos os homens (I Co 15.19).

Se o fio condutor do pecado e da sua irmã gêmea, a morte, é o Adão do jardim do Éden, o fio condutor da graça e de sua irmã gêmea, a ressurreição dos mortos, é o Jesus do jardim do Getsêmani (I Co 15.21). Como descendentes de Adão e membros de uma raça pecaminosa todos morreremos ou [quase todos], mas como membros do Cristo Ressuscitado todos ressuscitaremos para a vida (I Co 15.22).

O ilustre estudioso das Escrituras, Dr William Barclay diz que a ressurreição nos prova quatro grandes fatos que podem mudar totalmente a perspectiva que o homem tem na vida deste mundo e no mundo vindouro.

1) A ressurreição prova que a verdade é mais forte que a mentira. Jesus é a verdade e os homens quiseram matá-lo exatamente porque Ele falava a verdade (Jo 8.40). Se os inimigos de Cristo tivessem conseguido eliminá-lo, a mentira teria prevalecido sobre a verdade. Porém, Cristo ressuscitou e hasteou para sempre a bandeira da verdade.

2) A ressurreição prova que o bem é mais forte que o mal. Certa feita Jesus dirigiu-se aos seus inimigos, dizendo que o Diabo era o pai deles (Jo 8.44). As forças que crucificaram Jesus pertenciam ao mal, e se não houvesse a ressurreição, o mal teria prevalecido.

3) A ressurreição prova que o amor é mais forte que o ódio. Jesus é o amor de Deus encarnado. Porém, aqueles que o crucificaram estavam tomados de um ódio terrível. Esse ódio chegou ao extremo de chamar Jesus de endemoninhado e afirmar que Ele agia pelo poder do maioral dos demônios. Se a ressurreição não tivesse acontecido, o ódio teria triunfado sobre o amor.

4) A ressurreição prova que a vida é mais forte que a morte. Jesus é a vida. Sua vida não lhe foi tirada, Ele espontaneamente a deu. Se sua vida tivesse sido tirada Dele e se Ele não tivesse ressuscitado, a morte teria a última palavra.

Para concluir este magno assunto que é inesgotável, deixarei alguns textos bíblicos e algumas pérolas de homens de Deus na história:

Disse-lhe JESUS: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. João 11.25

E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor JESUS, e em todos eles havia abundante graça. Atos 4.33

Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, JESUS Cristo, nosso Senhor. Romanos 1.4

Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte. Filipenses 3.10

“A ressurreição de Cristo foi o grito de liberdade sobre o domínio dos mortos e a vitória que levou a morte em cadeias”
E.M. Bounds.

“A ressurreição é a mais rica jóia do Evangelho”. E.M. Bounds

“Significa a morte da morte, o enterro da morte, o desaparecimento da morte”

“Não é gradativa, não é progressiva, não é evolutiva, não é dispersa. Ela acontecerá de repente, num abrir e fechar de olhos, de forma coletiva, perfeita e definitiva, tornando desnecessário qualquer outro avan
ço, qualquer outra experiência”.

No amor de Jesus,

Pr Marcello Oliveira

Bibliografia:

Revista Ultimato – A morte está morta. Edição Jan/Fev 2007

Lopes, Hernandes Dias. I Coríntios. Ed. Hagnos 2008

31 Responses to Ressurreição: A morte da morte

  1. cristofani disse:

    Querido Marcello

    Parabéns por mais um texto alentador.
    Próximos que estamos da Páscoa, preparando-nos na Quaresma para comemorarmos o dia mais importante de nossa fé, é bom termos um texto desse quilate para meditarmos.

    Obrigado pelas palavras.

    com carinho
    Pastor Cristofani

  2. Gosto das palavras de Phill Ware, que nos lembram:

    “A tolice mais marcante de Deus é Sua disponibilidade para usar a cruz para levar outros a Ele. À primeira vista, a cruz é uma ferramenta horrível e hedionda. Na nossa sabedoria humana, nunca poderíamos imaginar usar um homem crucificado como um criminoso para capturar os corações do mundo. Mas Deus consegue fazer isto. A cruz transcende fronteiras culturais, supera barreiras idiomáticas e vence diferenças raciais. A cruz demonstra a fraqueza e tolice de Deus, através da qual Ele conquista a morte e leva nossos corações a Ele.” (Phill Ware, in http://www.iluminalma.com.br)

    E a ressurreição confirma categoricamente todo esse amor inexplicável, mantendo-O vivo, a iluminar e aquecer nossos corações nas noites mais escuras e frias; a trazer esperança ao nosso futuro com a Sua vinda gloriosa; a direcionar nossos passos no Caminho da Sua Palavra da Verdade; a nos lembrar, a cada nova reflexão, sobre o nosso triunfo sobre o túmulo.

    “Porque Ele vive, posso crer no amanhã…”

    Aleluia!

  3. Pastor Guedes disse:

    Caro Pastor Marcelo, a Paz!

    A partir de hoje tornei-me um seguidor oficial de seu blog. É uma bênção e um privilégio o debruçar-se sobre textos tão ricos e tão cheios de beleza.
    Obrigado por presentear a minha alma com seus posts e sua amizade!

    Na Paz de Cristo.

  4. Prezado Pastor Marcello Oliveira, a paz do Senhor!

    A maior prova da ressurreição é que a pedra foi revolvida e o corpo não foi encontrado. Nisto fundamenta-se nossa fé!

    Continue nos presenteando com belos textos.

    Forte abraço
    Marcelo Oliveira.

  5. Kenósis disse:

    Paz do Senhor pr Marcelo,ótima postagem para a glória de Deus.O cristianismo autêntico,o cristianismo de Jesus e seus apóstolos,é o cristianismo sobrenatural,é a religião da ressureição,o viver pelo poder de Deus.em Cristo

  6. Um dia preguei um sermão com o título: “O dia que a morte morreu” baseado no fato da morte de Cristo ter tirado a eficácia da morte na vida daqueles que crêem em Cristo e a ressurreição ser o golpe final sobre a morte.
    já fazem cerca de 5 anos que preguei esta mensagem e até hoje ouço irmãos comentando acerca do efeito que tal mensagem causou em suas vidas (Soli deo glória)inclusive após a mensagem uma irmã me disse que ia sair do templo para ir no pátio da igreja para resolver algo, mas quando ouviu eu anunciar o título do sermão desistiu de sair e quis ficar para saber qual foi mesmo o dia que a morte morreu.

    Tempos depois um Pastor que estava presente no dia que preguei este sermão, me convidou para pregar em sua igreja e sugeriu que eu pregasse a mesma mensagem, mas como não acho correto repetir sermões (Lembro-me que spurgeon fez isto, uma vez) não atendi a sua sugestão e preguei outra mensagem.

    Parabéns Pr. Marcelo. parece mesmo que temos muita coisa em comum.

    Pb. Edinei Siqueira, Th.B

  7. Pr. Marcos Serafim disse:

    Pr. Marcello ;
    Otimo texto sobre a Ressureição: A morte da morte ,pois nada seriamos sem a morte e ressureição do nosso Cristo.
    Nosso cristianismo só tem razão por que Ele vive!!!!

    Continue a postar mensagens edificantes como esta ….

    Deus em Cristo te abençoe.

    Marcos

  8. Shallom, Pr. Marcelo.

    Aleluia! Que texto glorioso! Quando lemos estas palavras, parece que o Espírito Santo faz nossa alma se regozijar ainda mais na salvação por Cristo conquistada.

    Se Jesus não estivesse vivo, qual seria a razão de nossa pregação? Nenhuma! – como você já disse muito bem, querido Pastor.

    Aleluia! Com a ressurreição e a vida, nosso Mestre disse ao mundo que somente Ele é Deus! Nada pode deter o poder milagroso de nosso Pai.

    Um dia, como Jesus, também teremos nossos corpos transformados, para estar para sempre ao Seu lado na glória. Ora vem, Senhor Jesus!

    Um grande abraço, Pr. Marcelo.

  9. Caro Pr. Marcelo Oliveira,
    A Paz do Senhor!

    Que belo texto!
    Fui ricamente edificado e abençoado por Deus ao lê-lo.

    Coerentemente bíblico e inspirado.

    Em outras palavras, sem ressurreição nada adiantaria!

    Glória a Deus!

    Um grande grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

  10. Danilo Neves disse:

    O primeiro sermão do apóstolo Pedro deu lugar ao ensino da ressurreição de Jesus:

    …”ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.Porque a respeito dele diz Davi:…porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção…

    Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono,prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção.

    A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.”

    At 2.22-32

    Pedro disse que era impossível a morte vencer! E então ele cita o Sl 16 para falar que o Santo do Sl é Jesus e não Davi. +ou- 1200 anos antes da ressureição, já havia a confirmação de tal obra! Pedro mostra, então, que as boas novas do evangelho não são tão novas assim e então, inspirado por Deus, interpreta o Sl 16, o qual os judeus conheciam muito bem!

    Irmão e pr. Marcello, que bom que vc tem estimulado a todos através do seu blog a olharmos mais para doutrinas tão fundamentais como esta da ressurreição de Cristo! Infelizmente ela tem sido esquecida ou omitida nos sermões, a qual Pedro fez “central” em sua pregação.

    Sem ela a morte prevaleceria e o grito de “Consumado” na Cruz seria a maior ilusão que um homem já pronunciou neste mundo!

    Soli Deo gloria. Amém!

    umpcgyn.blogspot.com

  11. Vanessa Dutra disse:

    Paz do Senhor!

    Belo texto!

    A ressurreição de Cristo é a prova inconteste de que os que morrerem nEle ressuscitarão também!

    Deus abençoe!

  12. Shalom!

    1. Pr Cristofani, uma alegria receber seus comentários. Volte sempre a este singelo espaço.

    abraços, Pr Marcello

  13. Shalom!

    1. Irmã Elaine, muito obrigado por seus comentários. Eles agregam valor ao texto.

    um abraço, Marcello

  14. Shalom!

    1. Amado PR Guedes, sinto-me honrado com suas palavras tão bondosas. Volte sempre a este singelo espaço. Deus lhe alargue os horizontes!

    Nele, que é a Ressurreição e a Vida

    Marcello Oliveira

  15. Shalom!

    1. Amado Marcello, essa é a nossa vitória! Onde está a morte a sua vitória? Não há! A vitória é de Cristo, e de todos os que perseverarem até o fim!

    abraços, Pr Marcello

  16. Shalom!

    1. PRezado Marcos, esta é a mensagem que a igreja deve pregar e não tem pregado. A vitória da cruz, a reconciliação pelo sangue da Nova Aliança, e a gloriosa esperança daqueles que morreram da ressurreição.

    abraços, Marcello Oliveira

  17. Shalom!

    1. Louvado seja o nome de Jesus! Esta é a mensagem que muda vidas, transforma corações, e liberta o pecador. Deus continue a lhe usar para expor a Palavra com toda a fidelidade!

    abraços, Pr Marcello

  18. Shalom!

    1. Amado Pr MArcos Serafim, agradeço-lhe sua visita e seus preciosos comentários.

    2. Continuemos firmes pregando o reino de Deus, e anunciado a bandeira da ressurreição!

    abraços, Pr Marcello

  19. Shalom!

    1. PRezada Debora, esta mensagem é gloriosa. Temos a certeza que um dia estaremos para sempre com ELE!

    2. Deus continue abençoando sua vida e ministério!

    abraços, Pr Marcello

  20. Shalom!

    1. Nobre Pr Carlos, uma alegria poder conhecê-lo em Utinga. Vamos manter esta linda comunhão, que agrada ao Eterno.

    um grande abraço, Pr Marcello

  21. Shalom!

    1. Caro DAnilo, a ressurreição autentica nossa pregação. Afinal, se Jesus estivesse morto, que autoridade teríamos para pregar? Por certo, nenhuma.

    2. Alguém disse que o sol é forte. Então veio a nuvem e cobriu o sol. A nuvem disse: eu sou forte. Veio o vento e espalhou a nuvem. O vento disse: “eu sou forte”. Veio o homem com a sabedoria que Deus lhe deu e inventou o barometro. O barometro consegue medir a velocidade do vento. Então o homem disse: “Eu sou forte”. Tenho inteligência, sabedoria, mas veio a morte e acabou com todos os projetos dos homens. Ali no cemitério está o maior lugar do mundo onde muitos sonhos nunca foram concretizados. Agora a morte se levanta e disse: “eu sou forte, ninguém nunca me vencerá”! Até que Jesus, o dono da vida, o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, ao terceiro dia rompe suas cadeias e ressuscita!!!! Glória a Deus!! Jesus, o vencedor da MORTE! E porque Ele venceu, nós venceremos também!!!

    abraços, PR Marcello

  22. Shalom!

    1. Irmã Vanessa, grato pela visita e seus comentários.

    abraços, Marcello Oliveira

  23. Uilson Camilo disse:

    Caro Pr. Marcelo,

    Muito bom texto fui muito edificado, parabéns pelo seu blog.
    Este belo texto é muito rico e alegrei-me demais ao ler cada palavra nele contida.
    Obrigado pela visita em nosso Blog.

    Deus continue te abençoando.

    Uilson Camilo
    http://pregadoruilsoncamilo.blogspot.com/

  24. Brilhante e inspirador. Parabéns pelo precioso artigo (Já está em meu arquivo). Prossiga, precisamos de sua pena abençoada, edificando a todos que amam o Eterno Livro.

    Pastor Marcos Antonio
    Plant City – Florida – USA

  25. Muito bom o assunto, e apropriado, porque como já sabemos depois que se descobriu um túmulo em Talpiot, acendeu-se uma idéia de que o túmulo pertence a Jesus de nazaré e a sua família, ou seja, a Maria Madalena, e a seu suposto filho.

    Isso significaria que, caso fosse verdade a ressurreição de Cristo teria sido apenas e simplesmente espiritual.

  26. Pr. Besaleel disse:

    Pr. Marcelo, a paz do Senhor! Obrigado por visitar meu blog, gostei muito do artigo sobre a ressureição inclusive o tema já dá pra fazer uma leitura da nossa vitória. Em Cristo venceremos!

    Parabéns

  27. Amado Pr:Marcello.
    Parabéns pela grande oportunidade de conhecer a terra Santa,muito boa sua Reflexão.

    A paz do Senhor.

  28. Prezado e querido pr. Marcello, homem de Deus,

    Shalom!

    Em todo o texto, que nos alegra o espírito, destaco o texto copiado abaixo:

    “A ressurreição é a mais rica jóia do Evangelho”. E.M. Bounds

    “Significa a morte da morte, o enterro da morte, o desaparecimento da morte”

    Podemos nos alegrar, por um pouco de tempo, estaremos por todo o tempo da eternidade, comemorando a ressureição, que será algo inesquecível em nossas vidas sem morte.

    Imagino o impacto que causará ao nosso ser, tão grande experiência proporcionada por Deus. A ressureição ou os corpos transformados. Aleluia!

    Santo é o Senhor dos Exércitos!

    O Senhor te ajude sempre!

    Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

    pr. Newton Carpintero
    http://www.pastornewton.com

  29. Pr. Sérgio disse:

    Prezado Pr. Marcello de Oliveira
    Graça e Paz!
    Seu texto a respeito da morte da morte é empolgante, envolvente e sempre atual. Esta descrição sucinta da diversidade e da mobilidade impressionantes da ressurreição de Cristo revela muito claramente que a confissão de fé em Cristo só pode conservar a sua identidade e a sua verdade em uma mudança constante. É precisamente o centro mais íntimo da fé cristã, a afirmação firme de um significado da figura e da mensagem de Jesus Cristo que transcendem o tempo e o espaço, que impulsiona a uma interpretação sempre nova em diferentes horizontes de compreensão. Fica assim mantida, dentro da Ressurreição, a unidade da fé, graças ao fato de que, apesar de toda a diversidade, a confissão fundamental “Jesus é Senhor” (I Co 12.3; Rm 10.9; Fl 2.11) permanece e tem que permanecer determinante para todos. Em tempo, linkarei seu blog no meu. Um abraço fraterno,
    Nele, vivo para sempre
    Pastor Sérgio Pereira

  30. otdx disse:

    Marcelo, muito bom!

    Porque Cristo ressuscitou, somos os mais bem aventurados entre todos os homens!

    Que o Eterno te acrescente cada vez mais sabedoria, que te abençoe e te guarde.

    Com tempo, dê uma conferida em:

    Paulo, a Lei e o legalismo

    Shabat Shalom!
    Fabrício.

  31. A paz do Senhor, Pr. Marcello!

    Que lindo texto! Realmente… Se Jesus não tivesse ressuscitado, seria como argumentam os judeus: “Vocês, cristãos, são os únicos que têm um Deus morto”. Quando na verdade, como prova esse maravilhoso texto, quem está morta é a morte. A morte do Deus Imortal em nosso favor resultou em Suas ressurreição e ascenção. Aleluia!

    Que Deus continue te abençoando. Abraço!

    http://www.esperancasemlimites.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *