“Aprenda a conhecer a Cristo, e Ele crucificado. Aprenda a cantar a Ele e dizer: ‘Senhor Jesus, tu és a minha justiça, e eu o teu pecado. Levaste sobre ti o que era meu; mas depuseste sobre mim o que era teu. Tu te tornaste o que não eras, para que eu pudesse me tornar o que eu não era”. Lutero
“Pois na cruz de Cristo, como num esplêndido teatro, a incomparável bondade de Deus é apresentada diante do mundo todo. A glória de Deus brilha deveras em todas as criaturas de cima e de baixo, mas jamais tão viva quanto na cruz” Calvino
“A cruz é o epítome do amor de Cristo e a inspiração do nosso”. John Stott
Só o homem crucificado pode pregar a cruz. Disse Tomé: “A menos que eu veja em suas mãos o sinal dos cravos …. não crerei. O Dr. Parker, de Londres, disse que o que Tomé disse acerca de Cristo, o mundo hoje está dizendo da igreja. E o mundo também está dizendo a cada pregador: A menos que eu veja em tuas mãos as marcas dos cravos, não crerei. É verdade. Só o homem que morreu com Cristo,… pode pregar a cruz de Cristo”.
[*] Esta primeira parte deste texto, foi extraído do magnífico livro: A Cruz de Cristo – John Stott – Editora Vida
Um texto de Lutero.
Lutero proclamou que a glória de Deus é ampliada, não diminuída, quando pensamos e falamos sobre Ele nos termos da crucificação. Como? Deus mostra que ele é Deus, explica Althaus, precisamente no fato de que Ele é poderoso na fraqueza, glorioso na humilhação, vivo e vivificado na morte. Somente Deus é grande o suficiente para ganhar perdendo. Somente Deus é amoroso suficiente para amar o que não pode ser amado. Somente Deus é Eterno o suficiente para não ser tragado pelo tempo e pela morte e ainda sobreviver para contar como foi. A cruz intensifica o Rei divino que bancou o “louco” para acabar com a loucura do pecado e da morte. O que toda essa conversa sobre a loucura e fraqueza de Deus, significa para nós? Significa que tudo o que dizemos para Deus na adoração e na pregação deveria ser moldado pelo vocabulário da cruz.
A presença de Deus era despercebida, foi menosprezada e ignorada, porque Deus escolheu estar presente onde ninguém esperava encontrá-lo: no sofrimento, na vergonha, na humilhação, na fraqueza e loucura da cruz de Jesus Cristo.
“Crux sola est nostra theologia”
“Somente a cruz é a nossa teologia”
Deus se revela melhor onde Ele está mais oculto.
O “Deus crucificado e oculto” é o Deus cuja força está por trás da aparente fraqueza, e cuja sabedoria se esconde por trás da aparente loucura.
Hino: “Quando Eu Sondo A Maravilhosa Cruz”
Quando eu sondo a maravilhosa cruz
Na qual o Príncipe da glória morreu,
Meu maior lucro eu conto como perda,
E derramo o desprezo sobre todo o meu orgulho.
Proíba isto, Senhor, que eu me glorie
A não ser na morte de Cristo, meu Senhor;
Todas as coisas vãs que mais me encantam –
Eu as sacrifico ao seu sangue.
Veja da sua cabeça, suas mãos, seus pés
Tristeza e amor escorreram entrelaçados
Tal amor e tal tristeza já se encontraram,
Ou espinhos compuseram tão rica coroa?
Seu sangue de morte, como um manto,
Espalha-se sobre o seu corpo numa árvore
Então, eu estou morto para toda a terra,
E toda a terra está morta para mim.
Se todo o reino da natureza fosse meu,
Isso seria um presente muito pequeno;
Amor tão fascinante, tão divino,
Requer a minha alma, a minha vida, tudo o que é meu.
Autor: Isaac Watts (1674-1748)
Havia em certa igreja um pregador muito alto, homem de grande estatura, que dominicalmente se levantava para pregar. Atrás do púlpito ficava um vitral muito lindo, onde tinha uma cruz desenhada. Num culto especial, a igreja convidou outro pregador, este com estatura mediana para aquela festividade da igreja. Quando o pastor da igreja se levantava as pessoas não conseguiam ver o vitral com a cruz. Mas nesse dia, com o novo pregador, os cristãos viram a beleza da cruz estampada no vitral atrás do púlpito. De repente, uma “menininha” chamou a atenção de sua mãe, dizendo : “ Mamãe onde está aquele pregador que quando se levanta a gente não poder ver a cruz” ? A pergunta daquela menina ecoa em nossos dias. Há um grande perigo do pregador se levantar e impedir que as pessoas vejam a cruz de Jesus. Muitos pregadores estão escondendo a cruz, em suas mensagens. E você, prezado leitor [a] tem escondido a cruz? Você ama a cruz? Você mostra a cruz? Você prega sobre a cruz de Cristo?
Caro Pr. Marcello Oliveira,
Shalom!
O que acrescentar diante de tantas pérolas reais sôbre a cruz!
Reesta-nos voltarmos a cruz de Cristo ao seu devido lugar em nossas vidas e ministérios.
Em tempos triunfais do pentecostalismo, não podemos esquecer que sem Calvário não haveria Pentecostes!
Cada coisa no seu devido lugar, antes do Pentecoste, o Calvário, afinal as duas etapas se completam!
Em tempos áureos, o Pr. Geziel Gomes disse:
“Calvário sem pentecoste seria uma tragédia, e pentecoste sem calvário seria uma comédia”
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Pérolas, realmente… que se guardadas em nossos corações, embelezarão nossas almas.
Pena que tantos estão a trocá-las por bugigangas!…
——-
Tenho uma pergunta a te fazer, e se pudesses me responder, eu ficaria muito grata…
Qual a palavra ou a expressão hebraica para o verbo “visitar” conjugado e traduzido em Jeremias 23.2?
Pergunto porque em algumas traduções (ARC, ARA, ACF) lemos “visitar”. Em outras, como na NVI e na NTLH, lemos “não cuidaram”. Na tradução Viva não lemos “não cuidaram”, mas lemos uma expressão semelhante.
Gostaria de saber porque quero entender melhor o texto desse versículo, haja visto que há algum tempo eu vi um pastor vociferando sobre uma tribuna na minha igreja, com as seguintes palavras: “Eu quero que alguém me mostre na Bíblia onde está escrito que pastor tem que visitar ovelha em casa!!!”
Embora não tenha retornado para discutir com o pastor, eu fui procurar na Bíblia e achei… (se estiver certa… e é aqui que busco sua ajuda!).
Minha pergunta é: A Bíblia verdadeiramente está esclarecendo com todas as letras que os pastores devem visitar as ovelhas? Ou concluímos que sim por causa dos princípios bíblicos, que nos permitem concluir sobre essa questão de “bom senso”?
No caso de ser princípios (e não a letra, propriamente dita), poderia me ajudar indicando referências que possam sustentar essa tese?… E no caso de não haver nem letra nem princípios, o senhor poderia me ajudar indicando referências também que excluam essa atribuição aos pastores do rebanho de Deus?
Sei que o senhor é um homem muito ocupado, mas eu não tenho outra fonte que possa me ajudar a interpretar esse verso corretamente. Sua ajuda é muito importante para mim.
Não vou comprar briga com ninguém… só quero ficar mais informada e ter respaldos bíblicos que me ajudem a não aceitar e nem praticar tudo o que vejo sendo lançado para o rebanho de cima dos púlpitos.
Se puder, me responda por e-mail.
E desde já te agradeço mais uma vez pela atenção.
Graça e Paz de nosso SENHOR Jesus Cristo.
Ah…
Muito obrigada pela palavra de conforto que o senhor deixou em resposta ao meu comentário no post “Sofrimento: Bênção ou Maldição?”.
Deus seja louvado por tua vida mais uma vez.
No amor de Cristo.
Paz do Senhor.ao ler,ouvir,e meditar sobre a cruz ficamos todos nos perguntando que tema maravilhoso,por que tem sumido dos púpitos essa maravilhosa mensagem?.John Stott disse:”A cruz é o fogo abrasador no qual a chama de nosso amor se acende;mas temos de chegar bem próximo dela para que suas faíscas caiam sobre nós”
Esta citação me chamou a atenção, pr. Marcello:
“Tudo é de Deus; a única coisa minha com a qual contribuo para a minha redenção é o pecado do qual preciso ser redimido” William Temple.
Ela não fala da Cruz, mas aponta somente para ela! Temple exaltou a cruz sem escrever a palavra “Cruz”. É bom observarmos isso, pois falar sobre a Cruz de Cristo não é somente dizer “Cruz!” e dizer quem morreu nela! Não.
O evento máximo da humilhação do Salvador só será bem compreendido quando olharmos para o homem corretamente! E então é mister falarmos do que nós somos, do que merecemos e o que Cristo fez por aqueles a quem a graça irresistível alcançou, desde Abraão (Rm 4, Gl 3) até mim! Não estou falando de uma antropologia qualquer, como o herético Pelágio propôs, como Erasmo e Armínio revitalizaram-na durante a Reforma ou a que o grande Wesley popularizou no século 18, ficando os pés dele no arminianismo.
A Depravação Total do homem (Rm 1,2,3.21//Ef 2.1-4) tornou totalmente necessária a Cruz do nosso SENHOR Jesus, a qual Deus Pai, numa eternidade (Ef1) e conforme a Sua soberana vontade, decretou. Não há nada em nós que mereça as bençãos da morte, do sangue do Cordeiro de Deus derramado naquela Cruz maldita. A Cruz é o lugar onde ninguém jamais poderia estar a não ser somente Jesus, o Filho de Deus, o Salvador.
E isso foi tão forte em Pedro que, Clemente nos diz que ele não se considerou digno de morrer como o SENHOR havia morrido. Depois do apóstolo assitir a crucificação de sua esposa, crucificaram-no de cabeça para baixo, numa cruz invertida.
O tema é gigante de mais! Poderíamos escrever posts e mais posts aqui nos comentários…
Em suma, a cruz é o lugar onde o amor e a ira de Deus se beijam, onde o nosso velho homem foi crucificado, onde nós somos mais do que vencedores, em Jesus!!!
“Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Cl 2.11-15).
A Cruz é o melhor lugar do mundo, para os que estão em Cristo.
Amém!
Soli Deo gloria
umpcgyn.blogspot.com
Pr. Marcello Oliveira;
Shalom!
Em primeiro lugar agradecer-te pelos comentários, no meu blog.
Pérolas da Cruz é sem dúvida nenhuma uma das melhores postagem que já li,oxalá que nós voltássemos a Cruz de Cristo para os nossos sermões…
Esta mensagem que consegue atingir o coração do mais vil pecador , mensagem que ao ler enche os olhos de lágrimas , ao saber que todo o sofrimento da Cruz foi para nos trazer vida, e vida em abundância.
Tenho uma expressão: Calvário , a maior expressão do amor de Deus.
Deus , em Cristo lhe abençoe continue sempre postando mensagem como essas – Sola Fide Marcos
Olá Pastor, Aqui é o Reginaldo Rocha do site EVANGELHO HOJE, obrigado por ter gostado do meu blog, o seu também é muito bom e tem um conteúdo maravilhoso, tanto é que já me tornei seguidor deste. Gostaria de colocar um link seu em meu blog, com sua permissão é claro.
contato@evangelhohoje.com.br
Shalom Pr. Marcello,
Pérolas anotadas, e guardadas para serem usadas em momento propício.
Numa época difícil onde muitos pregam um evangelho sem cruz, sem sofrimento, sem Eternidade como alvo, muitos outros estão cansados disso, e voltando a pregação expositiva da Palavra, apontando para Cristo e sua cruz e colocando o homem no devido lugar, não é popular certamente, mas é através desse Evangelho que Deus alcança seus eleitos.
Viva a Cruz!!
“Rude cruz se erigiu
Dela o diz fugiu
Como emblema de vergonha e dor
Mas eu amo esta cruz
porque nela Jesus
deu a vida por mim pecador.”
Em Cristo,
Ednaldo.
Maravilha de mensagem!
Concordo com vc caro Pr. Marcelo.
Que o Bom Pastor nos ajude a renunciar as poltronas, os pedestais, e todas as estruturas humanos de conforto e egocentrismo para sofrermos com Cristo e com ele triunfarmos.
Saudações em Cristo amado.
Forte abraço
E parabéns pelo texto
Paz do Senhor!
Muito bom o texto sobre a cruz.
Meu desejo é que essa mensagem volte a ser pregada em nossas igrejas.
O texto será devidamente divulgado.
Deus abençoe!
Shallom, querido pastor Marcelo!!
Que texto poderoso! As palavras da cruz são vencedoras, nos levam a conhecer a grandeza e o poder de Jesus Cristo, o Filho de Deus!!!
Tais palavras nos mostram, acima de tudo, que Deus nos amou e que Jesus nos amou, também!
Bendito é o Senhor que nos perdoou! Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só Ele faz maravilhas!!!
Que Deus te abençoe mais e mais.
Prezamado pr. Marcello,
Shalom!
Repito as palavras do pr. Paulo Roberto:
O que acrescentar diante de tantas pérolas reais sobre a cruz?
É importante que façamos ecoar, se possível, com reverberador, o que foi escrito no seu comentário sobre a cruz.
O Senhor Jesus, não nos deu a sua Cruz, Ele nos deu o seu sangue derramado, mas nos deixou uma palavra, conforme está escrito em Mateus 6:24:
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.
Ele, o Senhor Jesus, nos deu o exemplo de amor, dedicação, renúncia, humildade e certeza. Ele se entregou por cada um de nós, Ele é digno de toda a Honra e de toda a Glória. Amém.
Que esta coletânia de frases e afirmações, em seu comentário, encontre lugar nos corações, para meditação e valorização do que significa para cada um de nós, o gesto, não de um homem comum, em um ato heróico, mas alí estava, o Verbo, que se fez carne, e habitou entre nós, e na cruz nos entregou através do seu sangue, o direito de sermos perdoados, e assim, ganharmos o direito, o poder, o dom de sermos chamados de filhos de Deus.
O Senhor seja contigo!
Pr. Newton Carpintero
http://www.pastornewton.com
Prezado Pr. Marcelo, que grande alegria e privilégio ver seu comentário em meu blog. Quero parabenizá-lo pelas pérolas da cruz e pelo conteúdo de seu blog. Eu que sou apaixonado pela cruz de Cristo, penso que todo cristão deveria ter a mente repleta, encharcada, das imagens do Calvário.
Quero ser um seguidor de seu blog e convido-o, se quiser, seguir o meu também para trocarmos idéias.
A Paz.
Shalom!
1. Amado PR Carlos, louvo ao Eterno por sua vida e ministério. Obrigado por seus comentários. Que este singelo texto, alcance muitas vidas, e estas pérolas venham tocar e transformar muitas vidas!
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Irmã Elaine, Deus lhe de conceda a graça de viver sobre a graça. Volte sempre a este espaço!
abraços, Pr Marcello
Shalom!
Prezado “Kenósis” – obrigado por sua visita, e sua excelente citação de Stott. Apreciei sobremaneira!
um abraço, Pr Marcello
Volte sempre!
Shalom!
1. Amado Danilo, jovem que ama as Escrituras!
2. Deixo esta duas perólas para você:
“Antes de Deus dizer: Haja Luz, o Deus Eterno disse: Haja a Cruz! Porque o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo! Ap 13.8
“Há uma cruz em Deus antes de o madeiro ser visto no Calvário.” – Bushnell
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Querido Pr Marcos, mais uma vez lhe agradeço por sua visita e seus comentários. Continue assim, amando a cruz, e vivendo ela a cada dia!
2. A glória que Paulo mais buscou foi essa – a glória da cruz – Gl 6.14 – Que sigamos o seu exemplo!
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Prezado REginaldo Rocha, obrigado pela visita e seus comentários. Fique a vontade para colocar o link em seu blog.
Seja bem vindo, e volte sempre!
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Amado Ednaldo, que venhamos a pregar a Cristo, e fazer o seu nome conhecido. Não há outro caminho, temos que passar pela cruz! Lindo o hino: Rude cruz – Quantas vidas foram tocadas por este hino tão inspirador e edificante!
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Amado Pb Ivan Panício, mais uma vez lhe agradeço sua visita, e seu comentário. Nós não podemos esconder a cruz, como aquele pregador, que quando se levantava ninguém conseguia ver a beleza da cruz. Queremos pregá-la, vive-lá, proclamá-la, e acima de tudo honrá-la!
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Irmã VAnessa, que o seu desejo, seja o desejo de milhões de vidas, que não aguentam mais este evangelho triunfalista, de prosperidade, e riquezas terrenas!
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Prezada Débora, jovem que ama a Palavra! Verdadeiramente, esta é a mensagem que abala as estruturas do inferno! Billy Grahan, certa vez disse: Deus colocou uma CRUZ na porta do inferno, só entrará naquele lugar desprezível aqueles que desprezarem conscientemente a mensagem da cruz.
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Nobre Pr Newton, homem que ama a verdade!
2. Grato por seus comentários. Todos nós nos assemelhamos a dois personagens que fizeram parte da cruz: Barrabás, e Simão, o cireneu. E agora a pergunta: Que relação temos com este dois personagens?
3. Como Barrabás, nós escapamos da cruz, porque Cristo morreu em nosso lugar. Como Simão, o cireneu – somos convidados a tomar a cruz, e seguir Jesus!!
um abraço do amigo, Pr Marcello
Shalom!
1. Prezado PR Guedes, eu que lhe agradeço sua visita e seus comentários. Que a mensagem da cruz, seja uma marca em nossas vidas, e ministérios.
2. Fique a vontade para ser seguidor deste singelo blog. Será uma honra!
abraços, Pr Marcello
A Paz do Altíssimo, meu querido irmão!
Estou maravilhada e comovida com este festival de pérolas sobre a cruz.
Vou procurar o livro “A Cruz de Cristo” de John Stott, de quem a pérola impactou meu coração!
A pergunta da menininha é realmente tocante e profunda… por isso há um mistério tão grande no Evangelho das Crianças (como o chama Brennan Manning).
Agradeço-lhe por mais esta oportnidade de ter minha vida edificada na Palavra de Deus!
Que o Senhor continue lhe inspirando, lhe usando e lhe abençoando como você tem nos abençoado!
Um abraço fraterno,
Tathiana Lucena.
Parabéns Pr. Marcelo por esta pérola preciosa.
Pena que a igreja atual não consiga avaliar o valor da mesma.
John Robert Wasmiley Stott é realmente um dos meus teólogos preferidos. tenho quase todos os seus livros em minha Biblioteca, e o livro: “A cruz de Cristo” (do qual tenho 2 exemplares) muito impactou a minha forma de pregar.
Sei que muitas vezes as igrejas não gostam de ouvir mensagens que falam da cruz, pois a cruz fere o ego do homem, mas fomos chamados pregar a Cristo e este crucificado.
Aproveitando o ensejo gostaria de conclamar a todos os pregadores a colocar a Cruz em suas mensagens.
“Sim eu amo a mensagem da cruz, até morrer eu a vou proclamar.
Levarei eu também minha cruz, até por uma coroa trocar”
Hino – 291 da Harpa Cristã
Pb. Edinei Siqueira. Th.B
Prezado Pr. Marcello, a paz do Senhor.
Ótima publicação! Me veio logo em mente o clássico texto de Isaías 53! Sim, Jesus sofreu muito por nós!
Que possamos negar a nós mesmos, e seguirmos ao nosso amado Senhor, carregando a nossa “cruz”; sempre em mente que o Senhor está ao nosso lado para nos ajudar quando cairmos.
Forte abraço.
Deus te abençoe mais e mais.
Anchieta Campos
Caro Pr. Marcello,
A paz do Senhor Jesus!
Essa postagem prendeu a minha atenção. Nunca tinha lido textos de Lutero; este me fez meditar muito:
“Aprenda a conhecer a Cristo, e Ele crucificado. Aprenda a cantar a Ele e dizer: ‘Senhor Jesus, tu és a minha justiça, e eu o teu pecado. Levaste sobre ti o que era meu; mas depuseste sobre mim o que era teu. Tu te tornaste o que não eras, para que eu pudesse me tornar o que eu não era”. Lutero
Parabéns por essa pregação sobre a mensagem da cruz!
Abraços,
Wesley Rezende
Prezado Marcello, a paz de Cristo!
Realmente são pérolas inspiradoras! Não há de minha parte o que comentar diante de tanta riqueza espiritual, mas uma eu guardo no coração: "Cruz: lugar de dor, símbolo de amor".
Aleluia! À Deus toda Glória!
Maravilhosa postagem! Eu posso dizer do fundo do meu coração:
"Sim, eu amo a mensagem da Cruz!"
Abraços em Cristo,
Pedro Henrique Martins
=~D
Amado irmão fiquei tocado por esta preciosa coletânea sobre a Cruz. Com liberdade e indicando a fonte transcrevi na integra este seu artigo no meu blog – http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/719325/A-CRUZ-DE-CRISTO/
Que Deus continue a te abençoar cada vez mais!
Eu graças a Deus eu nasci no evangélio,mais infelizmente,eu dei alguns tropeçoês,mais
o cair é do hommem,e o levantar é de Deus,mais mesmo quando eu estava praticando as
coisas do mundo,eu não me esquecia,de Deus nenhum dia,eu sou linha dura fui criado da
maneira que eu sou,eu creiu,na palavra que diz em 1-tl-5,23,que esta escrito que deus quer o nosso corpo alma e,espirito,irreprenciveis para vinda do nosso Senhor Jesus,sem santidade ninguem vai ver a Deus,para finalizar,hbreus,12,14-dizsegui a paz
com todos e a santificação sem a qual ninguem vera a Deus,mais infelizmente os pastores não pregão mais isto,eles só falam de prosperidade,eles tem medo de falar a
verdade,se não eles perdem os membros,quer dizer entre aspas perdem os dizimos e as ofertas,para os seus proprios deleites.