A verdadeira adoração é, umas das maiores necessidades da vida da igreja. Adorar é atribuir valor ( Ap 4.11; 5.12), é usar tudo o que somos e temos para louvar a Deus por tudo o que Ele é e faz. Uma das definições mais brilhantes que já li sobre adoração é de William Temple:
“Adoração é a submissão de todo nosso ser a Deus. É tomar consciência de sua santidade; é o sustento da mente com sua verdade; é a purificação da imaginação por sua beleza; é a abertura do coração a seu amor; é a rendição da vontade a seus propósitos”
Uma vez que o céu é um lugar de adoração e o povo de Deus o adorará por toda eternidade, deveríamos começar aqui na terra. O texto de Ap 4 certamente nos ajudará a entender melhor como adorar a Deus e dar a glória que lhe é devida.
ADORAM AO CRIADOR –
Uma das palavras chaves deste capítulo é trono: é usada doze vezes neste capítulo. Aliás, trata-se de uma palavra chave no Apocalipse, em que aparece quarenta e cinco vezes. O trono é um lugar de honra, autoridade e julgamento. Todos os tronos da terra estão sob a jurisdição desse trono no céu. Aquele que criou todas as coisas, está no controle de tudo e levará a história para uma consumação final, onde Ele e sua amada noiva sairão vitoriosos. O trono de Deus é o verdadeiro centro do universo. Que bom saber que o trono que João viu, não está na terra, mas sim no céu! William Hendriksen, ilustre comentarista bíblico afirma: ” O universo na Bíblia não é geocêntrico, nem heliocêntrico, mas teocêntrico”.
Assentado no trono – O Deus Todo-Poderoso ( vv. 2, 3a) – Para uma igreja perseguida, torturada, martirizada esta é uma mensagem consoladora: saber, que o seu Deus está no trono ( Is 6.1; Sl 99.1) A referência é a Deus o Pai, pois o Filho aproxima-se do trono em Ap 5.6, e o Espírito é retratado diante do trono em Ap 4.5. Notemos que aqui, não há descrição do trono, nem da pessoa que está assentada nele. Por que? Porque Deus é indescritível, nenhuma palavra no mundo, pode descrever quem Deus é. Nenhum lexicógrafo conseguiria expressar quem Deus é. O que João viu quando olhou para o trono só pode ser descrito em termos de brilho, e pedras preciosas. João diz que Ele é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe ( a mais cristalina, a mais pura, sem nehuma mancha). É o nosso diamante. Há uma abundância de luz que emana dessa pedra. E de sardônio ( cor vermelha, a mais translúcida que existe). João vê beleza, riqueza, abundância de luz. Deus é luz e Ele habita em luz inacessível ( I Tm 6.16). A pedra de jaspe ( branca) descreve a santidade de Deus e o sardônio ( vermelho) o seu juízo. Tal é Deus, santo e justo!
Circundando o trono – um arco celeste ( vs 3b) – O arco celeste aqui não é apenas um arco, mas um círculo completo, pois no céu todas as coisas são completas. Nunca use a expressão ” arco-íris”, como vejo alguns falando. Irís é uma divindade do Egito. Deus não divide a glória Dele com ninguém. O arco celeste lembra a aliança de Deus com Noé ( Gn 9.11-17), simbolizando sua promessa de jamais destruir a Terra com um diluvio. Mais adiante, Deus firmou sua aliança não apenas com Noé, mas com toda a criação. Normalmente o arco celeste aparece depois de uma grande tempestade, mas aqui, ele aparece antes dela. O que a Bíblia quer nos ensinar com isto? Porque a graça de Deus sempre antecede o julgamento. Foi o que o profeta Habacuque clamou:
” [….] na tua ira lembra-te da misericórdia” ( Hc 3.2). Para os filhos de Deus a tempestade já passou, porque Cristo deu a si mesmo para nos resgatar do diluvio do juízo.
Ao redor do trono – os anciãos e seres viventes ( vv. 3,4,6,7) – O arco celeste circundava o trono em plano vertical, enquanto aqui os seres viventes o circundam em um plano horizontal. João vê que ao redor do trono, há também, vinte e quatro tronos. Esses tronos estão ao redor e não no centro. Deus está no alto e sublime trono.
João vê assentados neles, vinte e quatro anciãos. Assentado fala de uma posição de autoridade e poder. A igreja tem a honra não apenas de ser salva, mas também de reinar no céu e ser assistente de Deus no Seu julgamento ( Mt 19.27-28; I Co 6.2). Fomos constituídos reis e sacerdotes ( Ap 1.6). Os sacerdotes estavam divididos em 24 turnos ( I Cr 24.7-18). Aqui somos divididos em igrejas, denominações. Mas no céu seremos uma só igreja: os que foram lavados pelo sangue do Cordeiro. Agora você deve estar perguntando: Quem são os 24 anciãos assentados em tronos? Os 24 anciãos representam o povo fiel de Deus, a “igreja do Velho e Novo Testamento” – a igreja dos patriarcas e apóstolos, a totalidade da igreja de Deus na história. Eles estão vestidos de roupas brancas [ justificação] e usando coroas de ouro [ glorificação]. Portanto, aqui é uma visão não do que é, mas do que há de ser, ou seja, a igreja plena, como será na glória, adorando e louvando a Deus diante do trono, nos céus.
Também ao redor do trono, João viu quatro “seres viventes”. São semelhantes aos querubins da visão do profeta Ezequiel ( Ez 1.4-14; 10.20-22), mas seu louvor ( Ap 4.8) traz à memória os serafins de Isaías 6. Warren Wiersbe, profícuo comentarista lança luz sobre estes seres: ” Os rostos dos seres viventes são paralelos à declaração de Deus em Gn 9.10 – O Senhor firmou sua aliança com Noé (“rosto como de homem”), com as aves (” semelhante à aguia”), os animais domésticos ( “semelhante ao novilho”) e os animais selváticos ( “semelhante a leão”). Outros estudiosos como Arthur Bloomfield pensa que eles ilustram o retrato quádruplo de Cristo nos evangelhos. Mateus é o evangelho do Rei ( o leão). Marcos enfatiza o Senhor como servo em seu ministério ( o novilho). Lucas apresenta Cristo como o Filho do homem, repleto de compaixão. João magnifica a divindade de Cristo, o Filho de Deus ( a águia).
Por fim, o nome que essas criaturas proferem – “Senhor Deus, o Todo Poderoso” – enfatiza o poder de Deus. Estes quatro seres viventes proclamam sem cessar a santidade, a onipotência, e a eternidade de Deus ( Ap 4.8)
Saindo do trono – sinais de tempestade ( v. 5a ) – “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões”. São sinais da aproximação de uma tempestade e lembranças do poder tremendo de Deus ( Ex 9.23, 28 ; 19.16). Esses “sinais de tempestade se repetirão durante o julgamento, sempre vindos do trono e do templo de Deus ( Ap 8.5; 11.19; 16.18). Sem dúvida, Deus já preparou seu trono para o julgamento ( Sl 9.7; 77.18).
O mundo não gosta de pensar em Deus como um Deus de julgamento. As pessoas preferem ver o arco celeste ao redor do trono e ignorar os relâmpagos e trovôes. Sem dúvida, ele é um Deus cheio de graça, mas sua graça reina pela justiça ( Rm 5.21). Essa realidade ficou clara na cruz, onde Deus manifestou seu amor pelos pecadores quant
o sua ira contra o pecado.
Diante do trono – as tochas de fogo e o mar de vidro ( vv. 5b, 6) – As sete tochas dão idéia de plenitude e simbolizam o Espírito Santo de Deus ( Ap 1.4, Ez 1.13). O céu não tem um templo no sentido material. O céu como um todo é santuário de Deus para os que servem diante de seu trono santo ( Ap 7.15). O mar de cristal puro simboliza a santidade de Deus, contrastando com Is 57.20.
Louvores ao que está assentado no trono – ( vv 9-11) – Sempre que os seres viventes glorificam a Deus, os anciãos prostam-se diante do trono para adorar o Senhor. O livro de Apocalipse é repleto de hinos de louvor ( Ap 4.8-11; 5.9-13; 7.12-17; 11.15-18).
O tema deste hino é Deus, o Criador, enquanto em Apocalipse 5 os anciãos louvam a Deus, o Redentor. Apocalipse 4 é dedicado ao Pai no trono, enquanto Apocalipse 5 é dirigido ao Filho ( o Cordeiro) diante do trono. O louvor de encerramento ( Ap 5.13) é voltado para ambos, outra prova irrfutável da divindade de Jesus Cristo.
A criação dá testemunho constante do poder, da sabedoria e glória de Deus ( Sl 19). Reconhecer o Criador é o primeiro passo para crer no Redentor ( At 14.8-18; 17.22-31). Tudo foi criado por meio Dele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas ( Cl 1.16,17).
Infelizmente o ser humano pecaminoso adora e serve a criatura em vez do Criador, praticando, desse modo a idolatria ( Rm 1.25). O homem lançou a criação no pecado, de modo que a criação boa de Deus ( Gn 1.31) hoje é uma criação que geme ( Rm 8.22); mas, por causa da cruz, um dia ela será liberta e se tornará a uma criação gloriosa ( Ap 8.18-24). Amém!
Bibliografia:
Wiersbe, Warren. Comentário Biblico. Novo Testamento
Lopes, Hernandes Dias. Apocalipse. Editora Hagnos. Ano 2005
Hendriksen, William. Mais que vencedores. Ed. Cultura Crista. Ano 2001
Paz querido!
Muito obrigada pela visitinha no meu blog. Deus te abençoe! E pode voltar sempre q quizer.
Tenho outro blog: arrebatadaserei.blogspot.com
Abraços! em Jesus!
Danuza Morais
Caro Pastor Marcello:
Seu artigo sobre o Trono de Deus é fantástico nos ajuda a compreender como deve ser feita nossa adoração , como é importante conhecer as escrituras que lamentávelmente está tão esquecida nos púlpitos da igreja, que Deus possa enriquecer-te de sabedoria para ensinar todos quantos tem vontade de aprender.
“Que bom saber que o trono que João viu, não está na terra, mas sim no céu! William Hendriksen, ilustre comentarista bíblico afirma: ” O universo na Bíblia não é geocêntrico, nem heliocêntrico, mas teocêntrico”.Este trecho de sua postagem nos deixa uma séria advertência pois também devemos ser cristocêntricos em nossa mensagem, já que a biblia é um livro teocêntrico.
Em Cristo Sola Fide Marcos
Irmão Marcello,
Graças a Deus que Ele levantou homens como Hoekema e Hendriksen! A linha de interpretação do irmão é aparentemente a que sigo também e então fica muito fácil gostar deste excelente post! Sei que não dá para fechar em somente uma linha de interpretação quando lidamos com escatologia, pois todas elas apresentam dificuldades. No entanto, entendo que o amilenismo é sim a visão mais coerente ao empregar o método do paralelismo progressivo e abordar corretamente a simbologia dos textos escatológicos, fazendo intertexto com todas as Escrituras.
Peter Masters ao falar sobre louvor e adoração e ao tentar definir um referencial para lidar com a questão extremamente séria da crise do louvor que vivemos hoje na igreja, faz o uso do Ap 4 e 5. Masters diz que aqui, nestes capítulos, encontramos o verdadeiro louvor do povo de Deus (representado pelos 24 anciãos), pois aqui é feito “o louvor perfeito” a Ele, o louvor nos céus. Não há melhor modelo do que este! Depois de citar Ap 4.8,10,11; 5.9,12 ele mostra que nesses textos a ênfase está nas palavras “proclamando, entoando” e então ele define o louvor da seguinte forma: “o louvor é palavras”. A música (ritmo, melodia e harmonia) auxilia, mas não constitui o louvor, conforme o texto. A ênfase nos céus serão palavras que glorificam e honram ao nosso Deus, onde todos assim farão, “os chamados, eleitos e fiéis” (Ap 17.14).
Que as nossas equipes de louvor se atentem mais para a grandiosidade desta verdade e se apeguem menos a sons e arranjos musicais e mais as letras, conforme este modelo que louvor perfeito que temos em Ap 4 e 5.
Obrigado pela interatividade entre os nossos blogs!
Já virei freqüentador assíduo daqui, hehehe…
Graça e paz, pr. Marcello, em Jesus, o Filho de Deus. Amém!
A Paz do Altíssimo, amado irmão!
Que honra recebê-lo em meu blogger (www.tathicomvc.blogspot.com).
Acabo de ler sua postagem sobre O TRONO DE DEUS e estou encantada com este estudo da Palavra. Muito obrigada, minha alma, bem como meu intelecto foram ricamento edificados neste lugar.
Já admiro sua sabedoria e gostei mto da definição de William Temple sobre adoração (Copiei no meu caderno de anotações); também gostei muito da citação de John Newton no seu perfil.
Olha, estou muito grata a Deus e a você por tudo o que pude aprender aqui.
Estarei lhe acompanhando sempre…
E mais uma vez, obrigada pela visita!
Que Deus lhe abençoe poderosamente!
=D
Paz do Senhor!
Excelente texto!
Visite meu blog e veja a conclusão do assunto sobre Legalismo X Liberalismo.
Deus abençoe!
Caro Pr. Marcelo Oliveira!
A Paz do Senhor!
Parabéns pelo seu texto, primeiro pela raridade nos dias atuais de alguém ousar escrever textos com conteúdo escatológico. É lógico também que não pode ser para qualquer um, isso exige estudo, dedicação e comunhão com o Pai.
Em segundo lugar, me atenho ao quesito adoração. Seria bom que aqueles que se dedicam á essa área em nossas igrejas, se especializassem nos princípios, caráter e objetivos da verdadeira adoração.
Obrigado pela lavra e indicação para nossa edificação.
Que Deus, nosso Criador, continue te usando como instrumento para edificação do seu povo e para o louvor da Sua Glória.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Pr. Carlos Roberto
Parabéns nobre Pr. pela postagem!
Maravilhosa abordagem!
Fique na Paz!
Prezamado pr. Marcello,
Shalom!
Que ADORAÇÃO foi este texto. A sua informação sobre adoração, com certeza, foi anotada como louvor, pelo Senhor dos Senhores.
Você escreveu do que o seu coração está cheio, e não duvido dos momentos de agonia, que você sente ao não encontrar em nosso vocabulário, o que poderia de verdade transmitir ao Senhor, mas, amado de Deus, este dia está às portas. Aleluia!
Deus seja contigo! Sempre! Sê fiel!
pr. Newton Carpintero
http://www.pastornewton.com
A paz do Senhor, Pr. Marcelo.
Um dos meus livros preferidos é o Apocalipse. As revelações de Deus para nós através deste livro só nos fazem crer ainda mais nEle, um Deus Fiel que nunca nos abandonará! Aleluia!!!
Como sempre, este blog está maravilhoso! Tenho certeza de que todos que visitam este espaço sentem a presença do Espírito Santo!
Que o Senhor te use mais e mais, querido irmão! Nem preciso falar do texto, as profundas e irrepreensíveis palavras aqui usadas já dizem tudo: excelência!!!
Fique na paz de Cristo.
Shalom!
1. Irmã Vanuza, obrigado por sua visita e comentário. Deus lhe alargue os horizontes.
abr, Pr Marcello
Shalom!
1. Amado Pr MArcos, obrigado por seus comentários. PRecisamos, urgentemente restaurar a supremacia das Escrituras. Alguém já disse:
“Onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos”
Um abraço, Pr MArcello
Shalom!
1. CAro Danilo, como fico feliz quando vejo homens que amam as Escrituras! Continue sempre assim. O livro de Apocalipse é uma preciosidade das Escrituras. Este livro atravessa milênios e nos fala ainda hoje. Que venhamos a reconhecer aquele que está assentado no trono. O Eterno. O Rei dos Reis. O Alfa e o Omega.
abraços, Pr MArcello
Shalom!
Irmã Tathiana, obrigado pela bondade e generosidade de suas palavras. Seja bem vinda neste singelo espaço, onde a Palavra de Deus é tratada com muita seriedade. Deus abençoe sua vida e família!
Volte sempre!
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Irmã Vanessa, que o nome do Eterno seja exaltado através deste blog. ORe por mim, para que ao escrever um texto, Deus toque nas vidas, e haja uma mudança verdadeira. Visitei seu blog, e postei um comentário.
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Preclaro Pr Carlos Roberto, verdadeiramente o Apocalipse é um livro majestoso, profundo, de muitos simbolos, visões, e revelações. A igreja do Senhor, pode e deve aprender muito com este livro tão magnífico.
2. Que venhamos a adorar, ao Rei Eterno, invisível mas real – O Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores.
Volte sempre!
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Prezado Pb Jaílson, lhe agradeço por suas palavras sinceras. Que o Eterno te abençoe e te guarde!
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1 “Prezamado” Pr Newton, homem de Deus! Que venhamos a cada dia, agradar ao Eterno. Que nossas palavras, gestos, atitudes sejam verdadeiros atos de adoração.
2. Alguém já disse: “Os homens só começam a crescer, quando aprendem a adorar”.
Volte sempre!
Medite em Pv 18.4
abraços, Pr Marcello
Shalom!
1. Irmã Débora, o Apocalipse é o clímax da Bíblia. Aquilo que começou no Genesis, terminará gloriosamente neste livro. Jesus é o Alfa, e o Omega. Tudo que Ele começa, Ele termina gloriosamente.
2. Deus te leve a lugares mais altos! Sl 61.2-4
abraços, Pr Marcello
Nobre Pastor Marcelo Oliveira,
Paz do Senhor!
Creio que o amado tem notado que raramente tem se falado de escatologia em nossos cultos, e como disse o Pr. Carlos Roberto, isso requer estudo aprofundado no assunto, mas o simples fato de falarem que jesus está voltando está escaso em nosso meio.
precisamos de homens assim como o senhor que sempre tem trazido assuntos que nos edificam.
Deus te abençoe amado!
eu ajo uma coisa muito intereçante arrespeito do trono minha biblia me ensina que os santos estao debaixo do trono Deus o todo poderoso