Muitas pessoas estão perturbadas com a aparente distância de Deus. Ele parece estar longe, indiferente, e ser irreal. Elas clamam como Jó :”Se tão somente eu soubesse onde encontrá-lo!” (Jó 23.3)
É essa imagem do Deus ausente que João reduz a cacos. No prólogo do seu Evangelho, ele escreve acerca das três vindas de Deus ao mundo em Cristo.
Vejamos:
Primeiramente, Ele estava vindo ao mundo. É um grande erro supor que a primeira vez que Deus veio ao mundo foi quando nasceu nele. Não, Ele fez o mundo e nunca o deixou. Ele é “a verdadeira luz, que ilumina todos os homens” (Jo 1.9). Assim, muito antes de ter vindo, Ele estava vindo, dando a todos vida e luz. Desse modo, tudo o que é belo, bom e verdadeiro no mundo atribuímos a Jesus Cristo. As pessoas podem não saber, pois Ele normalmente se preserva incógnito, mas Ele é “a luz de todos os homens” (Jo 1.4). Nenhum ser humano está mergulhado na escuridão completa.
Em segundo lugar, Ele veio ao mundo. “Veio para o que era seu” (Jo 1.11). Aquele que estava vindo para todas as pessoas agora veio para um povo particular. Aquele que havia vindo incógnito agora veio como uma pessoa, aberta e publicamente. A Palavra eterna se tornara um ser humano. A tragédia é que o mundo não o reconheceu.
Em terceiro lugar, Ele ainda vem. Ele vem agora através do Espírito. E aqueles que o recebem, aos que crêem em seu nome, ele dá o direito de se tornarem filhos de Deus, nascidos de Deus (Jo 1.12).
Embora João não mencione aqui no capítulo 1, uma quarta vinda poderia ser acrescentada. Mais adiante, ele registra a promessa de Jesus: “Voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (Jo 14.3).
Assim, eis as quatro vindas de Deus. Ele estava vindo continuamente como a luz e a vida dos seres humanos. Ele veio no primeiro Natal. Ele ainda vem, esperando que o recebamos, e virá no último dia.
Nele e para a glória Dele,
Pr Marcello Oliveira
Bibliografia: Carson, D.A. O Comentário de João. Shedd Publicações
Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Ed. Ultimato
Glórias ao Eterno!
A esperança de todo filho de Deus é a vinda de Seu filho!
Shalom ve Uv’ rachot
Que estejamos todos prontos, em santidade e temor a Deus quando Ele vier para nos levar…
alguém já disse com bastante propriedade que ” devemos viver a cada dia como se Jesus fosse Voltar hoje”
belissima reflexão pastor que Deus continue lhe iluminando
Caro pastor Marcello, creio que as tres primeiras testificam a quarta, não deixando margem de duvida.
Obrigado pela visita, recebi seu email, estou em processo de mudança de endereço, quando isso se efetivar, certamente entrarei em contato.
Nele,
Amarildo.
Prezado Pr. Marcelo, comecei a ter contato com seu material e posicionamento há bem pouco tempo, porém, percebo inspiração, revelação e temor em suas bem escritas linhas. Todos agradecemos, nós os sedentos da verdade.
Parabéns!!!
Soli Deo Gloria!!!