Nes Gadol Haya Sham
As 4 letras do Dreidel ou Sevivon (um peãozinho usado na festa de Hanuká para uma brincadeira que é feita pelas crianças).
A primeira coisa que uma pessoa pode notar é que as 4 faces do dreidrel tem 4 letras hebraicas uma em cada face do peão. As 4 letras hebraicas são a Nun, Gimel, Hey e Shin.
As iniciais da frase: ‘Um Grande Milagre Aconteceu lá’ ou em hebraico
‘Nes Gadol Hayá Sham’ ??? ?????? ????? ????
A primeira coisa a se notar é que o valor numérico destas 4 letras ???? juntas é 358, igual ao equivalente numérico da palavra Mashiach (Messias).
Esta mensagem escondida nas letras do dreidel nos informa que o grande milagre que aconteceu lá (Jerusalém) foi a Luz do Messias (Yeshua) e sua redenção para assim mudar o mundo.
Para os judeus que moram em Israel, eles decidiram mudar a ultima palavra que é ‘lá’ em hebraico ‘Sham’, para a palavra ‘aqui’ que em hebraico é ‘Pó’, por uma razão muito obvia.
Então as letras iniciais do dreidel seria: ‘Um Grande Milagre Aconteceu Aqui’. Nes Gadol Hayá Pó.
Então as letras iniciais seriam ????
E o valor numérico é 138 que seria o equivalente numérico das palavras Menachem (Consolador) e Tzemach (rebento) ambos os títulos ou atributos do Messias.
No Midrash Mishlê (comentário rabínico – provérbios); Rav Huna fala dos sete nomes para o Mashiach, também tirado de Isaias 9:5: Rav Huna disse: ‘o Messias será chamado por sete nomes dos quais são; Yinon, Tzidikeinu [‘nossa justiça’], Tzemach [‘rebento’], Menachem [‘Conforto’], David, Shiloh, and Eliahu.3 “O Messias é chamado por oito nomes: Yinon, Tzemach, Pele [‘Milagre’], Yo’etz [‘Consolador’], Mashiach [‘Messias’], El [‘D-us’], Gibor [‘Forte’],
and Avi ’Ad Shalom [‘Pai eterno da Paz’].”4
B. Zahav
Adaptado por Marcello Oliveira
1 Shalom, Piska 36, p. 41.
2 Braude, Piska 36, p.671.
3 Yehuda ibn-Shmuel, ed., Midr’she G’ula (“Midrashim of Redemption”)
Caro irmão e amigo Pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Grato por suas aulas de hebraico aqui no blog.
Parabéns!
Prossiga para o alvo!
Um grande abraço!
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto
Glória a Deus!
Nes Gadol Hayá Sham’ !
Por causa desse milagre, muitas vidas são iluminadas e transformadas através dos tempos.
A revista Apologética Cristã chegou para mim, e é muito bacana. Fiquei preso nas páginas dela por longas horas e sempre sendo edificado.
Mais uma vez Obrigado pela oportunidade da premiação,
Shalom,
Walter Filho
excelente estudo ….Baruch HaShém …. Shalom U’vrachá …Tikatvú Shinchá Be Sêfer Ha Chaím … Baruch Habá B’Shem Adonai … B’Shem Yeshua HaMashiakh … Lehitraot