
Pela oração, a paz de Deus ocupa o lugar que antes a ansiedade tomava conta (cf. Fp 4.6). A oração aquieta o nosso interior e muda o mundo ao nosso redor. Por meio dela, nos elevamos a Deus e trazemos o céu à terra. A ansiedade é um pensamento errado e um sentimento errado, por isso a paz de Deus (Fp 4.7) guarda a mente e o coração.
O mesmo coração que estava cheio de ansiedade, pela oração agora está cheio de paz. Dr. F.F. Bruce diz que a paz de Deus pode significar não apenas a paz que Ele mesmo concede, mas a serenidade em que o próprio Deus vive: Deus não está sujeito à ansiedade.
No texto de Filipenses 4.7, o apóstolo Paulo destaca três verdades importantes sobre a paz:
1) Em primeiro lugar, a paz que recebemos é uma paz divina, e não humana (Fp 4.7)
É a paz de Deus. A paz de Deus não é paz de cemitério. Não é ausência de problemas. Essa paz não é produzida por circunstâncias. O mundo não conhece essa paz nem pode dá-la (Jo 14.27). Governos humanos não podem gerar essa paz. Essa paz vem de Deus.
2) Em segundo lugar, a paz de Deus transcende a compreensão humana (Fp 4.7).
Essa paz é transcendente. Ela vai além da compreensão humana. A despeito da tempestade do lado de fora, podemos desfrutar bonança do lado de dentro. Ela coexiste com a dor, com as lágrimas, com o luto e com própria morte. Essa é a paz que os mártires sentiram diante do suplício e da morte. Essa é paz que Paulo sentiu ao caminhar para a guilhotina, dizendo: “a hora da minha partida é chegada. Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé. Agora, a coroa da justiça me está guardada” (2 Tm 4.6-8)
3) Em terceiro lugar, a paz de Deus é uma sentinela celestial ao nosso redor (Fp 4.7).
A palavra grega ?????? (frourein) é um termo militar para estar em guarda. Assim, “guardar” traz a idéia de uma sentinela, um soldado na torre de vigia, protegendo a cidade. A paz de Deus é como um exército protegendo-nos dos problemas externos e dos temores internos. Paulo diz que essa paz guarda nos corações (sentimentos errados) e nossas mentes (pensamentos errados), as nossas emoções e a nossa razão.
William Hendriksen, ilustre comentarista bíblico, comentando este texto, escreve:
Os filipenses estavam acostumados a ver as sentinelas romanas montarem guarda. Assim também, se bem que em um sentido muitíssimo mais profundo, a paz de Deus montará guarda à porta do coração e da mente. Ela impedirá que a torturante angústia corroa o coração, que é o manancial da vida (Pv 4.23), a fonte do pensamento (Rm 1.21), da vontade (1 Co 7.37) e do sentimento (Fp 1.7). O homem de fé e oração tem-se refugiado naquela inexpugnável cidadela da qual ninguém jamais poderá arrancá-lo; e o nome dessa fortaleza é Jesus Cristo.
Nele, em que temos a paz de Deus, a paz com Deus, o Deus da paz
Pr Marcelo Oliveira
Bibliografia: Hendriksen, William. Efésios e Filipenses. Ed. Cultura Cristã,
Lopes, Hernandes Dias. Filipenses. Ed. Hagnos, 2007
Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora, 2006
Prezamado Pr. Marcello de Oliveira,
Graça e Paz!
Seu texto, além de ser excelente pelo próprio conteúdo, nos leva ao refrigério que só a Palavra de Deus pode proporcionar.
Amplexos,
Seu conservo e admirador,
Pr. Carlos Roberto
Prezamado pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Para muitos nesta terra, náo passamos de uns, que vivem sem razáo por estarmos presos a única razáo de viver: Jesus Cristo.
Para nós o viver é morrer em Cristo, e o o morrer em Cristo, significa estarmos prontos e preparados para com Ele vivermos para sempre.
O Senhor seja contigo!
O menor de todos.
Glórias a Deus!
Estava precisando realmente desta mensagem!
Paz!
Paz seja contigo
Realmente amado estas correto em tudo o que foi muito bem exposto e deve sim ser praticado por todos.
Porém quero exemplificar o como vivenciamos certas situações na vida. é como um médico que sabe exatamente tudo o que esta envolvido quando se quebra um braço, ele conhece os ossos e articulações, como os tendões e nervos se articulam e entende como cada tipo de fratura pode afetar estas partes.
Se este médico quebrar o braço, provavelmente levará um tempo até chegar a um hospital e receber os primeiros atendimentos, sentirá possivelmente dor extenuante até que a fratura seja posicionada e o analgésico faça efeito. Levará mais algum tempo até ser restabelecido e estar apto a vida normal.
Posso dizer que Deus faz o pronto atendimento, anestesia, imobiliza e ajuda nos cuidados.
E esta paz é um bálsamo sobre a angustia que tenho vivenciado, não por mim mesmo, mas pelos irmãos que tem sido feridos em nome de Deus.
Talvez parte de minha angustia seja equivalente a aquela que a igreja vivenciava enquanto orava por Pedro encarcerado, cuja palavra que descreve a intensidade das orações pode ser traduzidade por "tortura".
Enfim, mesmo com um Deus de Paz e socorro bem presente é preciso também estar preparado para vivenciar certas angustias e no momento devido receber de Deus a paz que excede a todo o entendimento.
Permaneça na Graça e nela frutifique
Seja bem vindo em meu blog e que possas ser edificado na Palavra
atalaiadocastelo.blogspot.com
Nicodemos
Bastante edificante!
Jesus continue te inspirando e te abençoando!
No Amor de Cristo,
Elton Morais
(http://elton-morais.blogspot.com)
Nobre , Pr. Marcello;
Graça e Paz ,
Em tempos de tanta crise no quisito palavra oriunda de um coração segundo Deus, poder desfrutar desse pensamento e um privigélio e refrigério para aqueles que amam a boa explanação e exposição da sua palavra.
Que o Deus de paz seja contigo,
Pr. Marcos Serafim
Paz do Senhor,Pr.Marcello !
Parabéns por este artigo!,é uma verdade a paz que vem do SENHOR é uma paz totalmente diferente da que o mundo que dar.
Esta paz guardará nossos corações para que nós venhamos continuar confiando e aguardando em CRISTO.
Só Que o Pr. bem observou ela só vem através de uma vida de oração e intimidade com o SENHOR,QUE È ALGO POUCO FALADO EM NOSSAS IGREJAS E SÃO POUCAS AS PESSOAS QUE FREQUENTAM NOSSAS REUNIÕES DE ORAÇÃO !!
Que a Paz do SENHOR nos guarde !!
DEUS TE ABENÇOE !!
THIAGO JESUS
Amado Pastor Marcello,
Excelente exposição do tema!
Viver essa Paz é entrar no descanso de Deus: "aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas" (Hb 4.10). Então, viver essa Paz, entrar no descanso de Deus, é confiar totalmente que Jesus fez toda a obra de salvação por nós; é o fim de todo o esforço humano para encontrar a paz.
Que essa Paz do Senhor Jesus continue com você, sua família e seus leitores!
Prezado Marcelo,
Parabéns um blog! Cara, desculpe, mas me parece que o endereço de seu blog está errado. Ao invés de "Davar Elohim" deveria ser "Devar Elohim" (no construto). Só um ajuste! Nas configurações do blogspot é possível alterar o endereço, caso alguém já não o possua.
Abraços,
Igor Miguel
Shalom Igor!
1. Grato por seu contato. Sei perfeitamente, que é um caso de construto. Todavia deixei "davar" para facilitar o acesso. DavarElohim, o pessoal já acha complicado, imagina se mudar o endereço agora?
2. Assim como muitos dizem: Shalom Adonay (para não dizer 95% das pessoas) e não o correto: Shelom Adonay – preferi deixar "davar". Ainda outro equivoco é dizer: Shalom Adonay. Ora, shalom é paz, plenitude, bem estar ( e isso somente vem do Eterno!). Portanto, somente "Shalom" e nada mais!
todá rabá, Pr Marcello
A paz do Senhor meu irmão!
Oração!
Mais do que algo a ser ensinado, está ai algo que como cristãos precisamos praticar fervorosamente em todo o tempo.
Que está paz que foi exemplificada neste belo texto, motive aqueles que o lerem a busca-la.
Parabéns pela postagem e queria deixar apenas uma palavra para você e todos os blogueiros.
“Aqueles que deixaram a mais profunda marca nesta Terra amaldiçoada pelo pecado foram homens e mulheres de oração. Você descobrirá que a oração é a força poderosa que tem movido não somente a mão de Deus, mas também o homem” (D.L. Moody)
Grande abraço e Shalon
A Paz!
Gostei bastante da postagem, levando em consideração que a ansiedade ela é inevitável para qualquer ser humano, a Palavra de Deus nos orienta de forma muito eficaz. É um cuidado muito especial de Jesus com nossas carencias. Que essa palavra permaneça em cada coração!!
Shalom Pr. Marcello,
Maravilhoso estudo, ainda não tinha olhado para esta passagem com estes olhos.
Que o Eterno lhe abençoe,
Ednaldo.
Mais uma vez, um texto muito nobre, que nos encaminha pela via da comunhão com o Eterno e, consequentemente, de uma vida tranquila, de um coração descansado.
Muito obrigada por nos acrescentar mais da sabedoria do Céu.
No amor de Cristo, o Príncipe da Paz.
Elaine Cândida
Prezado Pastor,
O texto de Filipenses 4.7 me chamou a atenção por falar em “coração e mente” (cfe. algumas traduções). A princípio parecia redundante e repetitivo.
Agradeço por seu artigo, pois o mesmo ajudou-me a esclarecer a abrangência da paz Dele, que atua sobre nossas emoções e o raciocínio.
Fique com a paz de nosso Senhor Jesus Cristo.