A paz de Deus ——-

Pela oração, a paz de Deus ocupa o lugar que antes a ansiedade tomava conta (cf. Fp 4.6). A oração aquieta o nosso interior e muda o mundo ao nosso redor. Por meio dela, nos elevamos a Deus e trazemos o céu à terra. A ansiedade é um pensamento errado e um sentimento errado, por isso a paz de Deus (Fp 4.7) guarda a mente e o coração.

O mesmo coração que estava cheio de ansiedade, pela oração agora está cheio de paz. Dr. F.F. Bruce diz que a paz de Deus pode significar não apenas a paz que Ele mesmo concede, mas a serenidade em que o próprio Deus vive: Deus não está sujeito à ansiedade.

No texto de Filipenses 4.7, o apóstolo Paulo destaca três verdades importantes sobre a paz:

1) Em primeiro lugar, a paz que recebemos é uma paz divina, e não humana (Fp 4.7)

É a paz de Deus. A paz de Deus não é paz de cemitério. Não é ausência de problemas. Essa paz não é produzida por circunstâncias. O mundo não conhece essa paz nem pode dá-la (Jo 14.27). Governos humanos não podem gerar essa paz. Essa paz vem de Deus.

2) Em segundo lugar, a paz de Deus transcende a compreensão humana (Fp 4.7).

Essa paz é transcendente. Ela vai além da compreensão humana. A despeito da tempestade do lado de fora, podemos desfrutar bonança do lado de dentro. Ela coexiste com a dor, com as lágrimas, com o luto e com própria morte. Essa é a paz que os mártires sentiram diante do suplício e da morte. Essa é paz que Paulo sentiu ao caminhar para a guilhotina, dizendo: “a hora da minha partida é chegada. Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé. Agora, a coroa da justiça me está guardada” (2 Tm 4.6-8)

3) Em terceiro lugar, a paz de Deus é uma sentinela celestial ao nosso redor (Fp 4.7).

A palavra grega ?????? (frourein) é um termo militar para estar em guarda. Assim, “guardar” traz a idéia de uma sentinela, um soldado na torre de vigia, protegendo a cidade. A paz de Deus é como um exército protegendo-nos dos problemas externos e dos temores internos. Paulo diz que essa paz guarda nos corações (sentimentos errados) e nossas mentes (pensamentos errados), as nossas emoções e a nossa razão.

William Hendriksen, ilustre comentarista bíblico, comentando este texto, escreve:

Os filipenses estavam acostumados a ver as sentinelas romanas montarem guarda. Assim também, se bem que em um sentido muitíssimo mais profundo, a paz de Deus montará guarda à porta do coração e da mente. Ela impedirá que a torturante angústia corroa o coração, que é o manancial da vida (Pv 4.23), a fonte do pensamento (Rm 1.21), da vontade (1 Co 7.37) e do sentimento (Fp 1.7). O homem de fé e oração tem-se refugiado naquela inexpugnável cidadela da qual ninguém jamais poderá arrancá-lo; e o nome dessa fortaleza é Jesus Cristo.

Nele, em que temos a paz de Deus, a paz com Deus, o Deus da paz

Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia: Hendriksen, William. Efésios e Filipenses. Ed. Cultura Cristã,
Lopes, Hernandes Dias. Filipenses. Ed. Hagnos, 2007
Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora, 2006

15 Responses to A paz de Deus ——-

  1. Prezamado Pr. Marcello de Oliveira,

    Graça e Paz!

    Seu texto, além de ser excelente pelo próprio conteúdo, nos leva ao refrigério que só a Palavra de Deus pode proporcionar.

    Amplexos,

    Seu conservo e admirador,

    Pr. Carlos Roberto

  2. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Para muitos nesta terra, náo passamos de uns, que vivem sem razáo por estarmos presos a única razáo de viver: Jesus Cristo.

    Para nós o viver é morrer em Cristo, e o o morrer em Cristo, significa estarmos prontos e preparados para com Ele vivermos para sempre.

    O Senhor seja contigo!

    O menor de todos.

  3. Fillip Andrew disse:

    Glórias a Deus!

    Estava precisando realmente desta mensagem!

    Paz!

  4. NICODEMOS disse:

    Paz seja contigo

    Realmente amado estas correto em tudo o que foi muito bem exposto e deve sim ser praticado por todos.

    Porém quero exemplificar o como vivenciamos certas situações na vida. é como um médico que sabe exatamente tudo o que esta envolvido quando se quebra um braço, ele conhece os ossos e articulações, como os tendões e nervos se articulam e entende como cada tipo de fratura pode afetar estas partes.

    Se este médico quebrar o braço, provavelmente levará um tempo até chegar a um hospital e receber os primeiros atendimentos, sentirá possivelmente dor extenuante até que a fratura seja posicionada e o analgésico faça efeito. Levará mais algum tempo até ser restabelecido e estar apto a vida normal.

    Posso dizer que Deus faz o pronto atendimento, anestesia, imobiliza e ajuda nos cuidados.

    E esta paz é um bálsamo sobre a angustia que tenho vivenciado, não por mim mesmo, mas pelos irmãos que tem sido feridos em nome de Deus.

    Talvez parte de minha angustia seja equivalente a aquela que a igreja vivenciava enquanto orava por Pedro encarcerado, cuja palavra que descreve a intensidade das orações pode ser traduzidade por "tortura".

    Enfim, mesmo com um Deus de Paz e socorro bem presente é preciso também estar preparado para vivenciar certas angustias e no momento devido receber de Deus a paz que excede a todo o entendimento.

    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Seja bem vindo em meu blog e que possas ser edificado na Palavra

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

  5. Elton Morais disse:

    Bastante edificante!

    Jesus continue te inspirando e te abençoando!

    No Amor de Cristo,
    Elton Morais
    (http://elton-morais.blogspot.com)

  6. Pr. Marcos Serafim disse:

    Nobre , Pr. Marcello;

    Graça e Paz ,

    Em tempos de tanta crise no quisito palavra oriunda de um coração segundo Deus, poder desfrutar desse pensamento e um privigélio e refrigério para aqueles que amam a boa explanação e exposição da sua palavra.

    Que o Deus de paz seja contigo,

    Pr. Marcos Serafim

  7. THIAGO JESUS disse:

    Paz do Senhor,Pr.Marcello !

    Parabéns por este artigo!,é uma verdade a paz que vem do SENHOR é uma paz totalmente diferente da que o mundo que dar.
    Esta paz guardará nossos corações para que nós venhamos continuar confiando e aguardando em CRISTO.

    Só Que o Pr. bem observou ela só vem através de uma vida de oração e intimidade com o SENHOR,QUE È ALGO POUCO FALADO EM NOSSAS IGREJAS E SÃO POUCAS AS PESSOAS QUE FREQUENTAM NOSSAS REUNIÕES DE ORAÇÃO !!

    Que a Paz do SENHOR nos guarde !!

    DEUS TE ABENÇOE !!

    THIAGO JESUS

  8. René disse:

    Amado Pastor Marcello,

    Excelente exposição do tema!

    Viver essa Paz é entrar no descanso de Deus: "aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas" (Hb 4.10). Então, viver essa Paz, entrar no descanso de Deus, é confiar totalmente que Jesus fez toda a obra de salvação por nós; é o fim de todo o esforço humano para encontrar a paz.

    Que essa Paz do Senhor Jesus continue com você, sua família e seus leitores!

  9. @igorpensar disse:

    Prezado Marcelo,

    Parabéns um blog! Cara, desculpe, mas me parece que o endereço de seu blog está errado. Ao invés de "Davar Elohim" deveria ser "Devar Elohim" (no construto). Só um ajuste! Nas configurações do blogspot é possível alterar o endereço, caso alguém já não o possua.

    Abraços,
    Igor Miguel

  10. Shalom Igor!

    1. Grato por seu contato. Sei perfeitamente, que é um caso de construto. Todavia deixei "davar" para facilitar o acesso. DavarElohim, o pessoal já acha complicado, imagina se mudar o endereço agora?

    2. Assim como muitos dizem: Shalom Adonay (para não dizer 95% das pessoas) e não o correto: Shelom Adonay – preferi deixar "davar". Ainda outro equivoco é dizer: Shalom Adonay. Ora, shalom é paz, plenitude, bem estar ( e isso somente vem do Eterno!). Portanto, somente "Shalom" e nada mais!

    todá rabá, Pr Marcello

  11. adriano santo disse:

    A paz do Senhor meu irmão!

    Oração!
    Mais do que algo a ser ensinado, está ai algo que como cristãos precisamos praticar fervorosamente em todo o tempo.
    Que está paz que foi exemplificada neste belo texto, motive aqueles que o lerem a busca-la.

    Parabéns pela postagem e queria deixar apenas uma palavra para você e todos os blogueiros.

    “Aqueles que deixaram a mais profunda marca nesta Terra amaldiçoada pelo pecado foram homens e mulheres de oração. Você descobrirá que a oração é a força poderosa que tem movido não somente a mão de Deus, mas também o homem” (D.L. Moody)

    Grande abraço e Shalon

  12. Diógenes Gimenes disse:

    A Paz!
    Gostei bastante da postagem, levando em consideração que a ansiedade ela é inevitável para qualquer ser humano, a Palavra de Deus nos orienta de forma muito eficaz. É um cuidado muito especial de Jesus com nossas carencias. Que essa palavra permaneça em cada coração!!

  13. Ednaldo disse:

    Shalom Pr. Marcello,

    Maravilhoso estudo, ainda não tinha olhado para esta passagem com estes olhos.

    Que o Eterno lhe abençoe,

    Ednaldo.

  14. Mais uma vez, um texto muito nobre, que nos encaminha pela via da comunhão com o Eterno e, consequentemente, de uma vida tranquila, de um coração descansado.

    Muito obrigada por nos acrescentar mais da sabedoria do Céu.

    No amor de Cristo, o Príncipe da Paz.

    Elaine Cândida

  15. Mauro Lima disse:

    Prezado Pastor,

    O texto de Filipenses 4.7 me chamou a atenção por falar em “coração e mente” (cfe. algumas traduções). A princípio parecia redundante e repetitivo.
    Agradeço por seu artigo, pois o mesmo ajudou-me a esclarecer a abrangência da paz Dele, que atua sobre nossas emoções e o raciocínio.

    Fique com a paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *