Antes de Pedro tornar-se um apóstolo cheio do Espírito Santo, um pregador ungido e um líder eficaz, revelou sua fraqueza e chegou ao ponto de negar a Jesus. Pedro caiu, suas lágrimas foram amargas, mas sua restauração foi completa. A queda de Pedro passou por alguns estágios. A seguir, mostraremos os 4 degraus de sua queda.
1. Autoconfiança (Lc 22.33)
Quando Jesus alertou Pedro acerca do plano de Satanás de peneirá-lo como trigo, Pedro respondeu que estava pronto a ir com Ele tanto para a prisão como para a morte. Pedro subestimou a ação do inimigo e superestimou a si mesmo. Ele pôs exagerada confiança no seu próprio “eu”, e aí começou sua derrocada espiritual. Este foi o primeiro degrau de sua queda.
Estamos vivendo o apogeu da psicologia de autoajuda. As livrarias estão abarrotadas de obras que nos ensinam a confiar em nós mesmos. O cristianismo diz exatamente o contrário. Somos fracos e limitados. Não podemos andar escorados no bordão da autoconfiança. Precisamos mais da ajuda do alto do que a autoajuda.
2. Indolência (Lc 22.45)
O mesmo Pedro que prometeu fidelidade a Cristo e a disposição de ir com ele para a prisão e a morte, agora está cativo do sono no jardim do Getsemani no auge da batalha. Faltou-lhe a percepção da gravidade do momento. Faltou-lhe vigilância espiritual. Estava entregue ao sono em vez de guerrear com Cristo contra as hostes do mal. A fraqueza espiritual de Pedro fê-lo dormir e, ao dormir, fracassou no teste da vigilância espiritual.
As palavras de Pedro eram de confiança, mas suas atitudes, trôpegas. Promessas desprovidas de poder evaporam na hora da crise. O sono substituiu a autoconfiança. O fracasso se estabeleceu no palco da arrogância.
3. Precipitação (Lc 22.50)
Quando os soldados romanos, liderados por Judas Iscariotes e pelos principais sacerdotes, prenderam a Jesus, Pedro sacou sua espada e cortou a orelha do servo do sumo sacerdote. Sua valentia era carnal. Porque dormiu e não orou, entrou na batalha errada, com as armas erradas e a motivação errada. Pedro deu mais um passo na direção da queda. Ele deslizou mais um degrau rumo ao chão. Nossa luta não é contra carne e sangue. Precisamos lutar não com armas carnais, mas sim com armas espirituais.
Precisamos entrar nessa guerra com os olhos no céu e os joelhos no chão. Precisamos despojar-nos da autoconfiança para recebermos o socorro que vem do alto.
4. Seguia a Jesus de longe (Lc 22.54)
Depois que Cristo foi levado para a casa do sumo sacerdote, Pedro mergulhou nas sombras da noite e seguia a Jesus de longe. Sua coragem desvaneceu. Sua valentia tornou-se covardia. Seu compromisso de ir com Jesus para a prisão e a morte foi quebrado. Sua fidelidade incondicional ao Filho de Deus começou a enfraquecer. Não queria perder Jesus de vista, mas também não estava disposto a assumir os riscos de sua ligação com Ele.
Ainda hoje há muitos crentes seguindo Jesus de longe. Ainda guardam certo temor de Deus, mas ao mesmo tempo anestesiam a consciência vivendo em práticas erradas. Dizem-se seguidores de Cristo, mas seus pés estão fincados nas sendas sinuosas que desviam do caminho da verdade. Dizem amar a Deus, mas suas atitudes e obras provam o contrário. Estão na igreja, mas ao mesmo tempo, estão no mundo. Freqüentam os cultos, mas o coração está longe do Senhor.
Ao olharmos para a vida de Pedro, estamos diante do espelho. Muitas vezes somos como Pedro. Mostramos autoconfiança, não oramos, somos precipitados e, seguimos Jesus de longe. Todavia, não podemos perder o foco. O Eterno não desiste de nós, assim como não desistiu de Pedro. Como diz o lindo cântico: “Eu quero voltar ao primeiro amor”! Que seja assim, para a glória Dele. Amém!
Rev. Hernandes D. Lopes
Adaptado por: Pr Marcello Oliveira
Caro irmão e amigo Pr. Marcello de Oliveira,
Shalom!
Que o Senhor nos ajude, de tal maneira que vigiemos para não descermos tais degraus na escalada da vida espiritual.
Parabéns pela excelente exposição.
Um grande abraço!
Seu conservo em Cristo,
Pr. Carlos Roberto
Shalom! Rev Carlos, sua participação neste site é uma honra para este amigo. Agradeço seu carinho e suas bondosas palavras, fruto de um coração que ama a Deus e sua Palavra.
att, Pr Marcello
Graça&Paz!
Quando olhamos para o 4ºPasso – Seguir Jesus de longe, sem dúvida que deverá fazer nos refletir muito, pois infelizmente hoje não é dificil seguir Jesus de longe. Muitos vezes apenas confessando-o em nosso lábios, mas não em nosso coração, apenas confessando-o no culto, mas não em nossos afazeres etc.
Sem dúvida se não for a misericóridia do Senhor pereceremos.
Muito obrigado por esta ótima reflexão. Deus o abençõe.
O exemplo de Pedro conta-nos que ele já passou erradamente por lá, para que nós pudéssemos acertar e subir, em vez de descermos também.
Que Jesus nos ajude nessa longa subida, até que vençamos o último degrau, que dá nos portões celesiais.
No amor dEle, que é o Caminho certo.
Shalom.
Elaine Cândida
Glória a Deus que tremenda explanação ou melhor iluminação para esse texto, fui alimentado. Que Deus o abençõe amado hoje e sempre.
Graça e Paz Pr
Glória a Deus por este estudo, Que Deus te abençõe e lhe de graça para publicar mais estudos como este,pois só edificados as nossas vidas.
Que possamos vigiar e evitar de cair nos mesmos erros de Pedro.
Um Abraço
Em Cristo
Pb Uilton
ótimo texto, como sempre!
Caro Pr. Marcello,
Parabéns pelo texto!
Temos muito o que aprender com o Apóstolo Pedro.
É, na minha opinião, o personagem mais humano no Novo Testamento. E como me identifico com ele, principalmente nas vezes que me pego abraçado à autoconfiança, de mãos dadas com a precipitação ou entregue à indolência.
Ainda anteontem li suas cartas duas vezes e pude perceber uma espiritualidade refinada, de um homem completamente comprometido com o Reino de Deus e capaz de morrer pela causa do Evangelho.
Shalom,
Forte Abraço,
No Amor de Cristo!
Caro irmão Marcelo, parabéns por esta real exposição bíblica, verdadeiramente esta foi uma realidade de ontem, continua sendo uma triste realidade de hoje, e infelizmente continuará sendo uma triste realidade do amanhã (futuro). Que o ETERNO continue abençoando o amado pastor.
Pr. Marcelo linda exposição, aprendemos muito com a vida de Pedro, o que ele foi, a grande diferença também esta na sua transformação de vida, estes 4 degraus nos faz refletir muito, Após o dia de Pentecostes, Pedro foi cheio pela plenitude de Deus, e passou a ver melhor o reino de Deus, neste exemplo a prendemos que para não descermos precisamos buscar a comunhão com o Espírito Santo, para que nos de Amor Genuíno por Jesus a ponto de não nega-lo…
Caro pastor Marcelo, apesar de ser a primeira vez que comento (se bem me Lembro), tenho acompanhado consatantemente este Blog, sempre rico e cheio de conhecimentos em várias esferas, mas este texto em particular me chamou muito a atenção, vejo nele uma realidade que infelizmente tem sim tomado conta do coração de muitos irmãos, alguns que tem descido os degraus e muitas vezes não conseguem se reerguer, pois ainda tentam fazer sozinhos (oremos por estes), mas enfim, parábens e que o ETERNO, como o amado escreve continue a abençoar te para que possamos ter cada vez mais das riquezas de DEUS reveladas ao pastor.
Em Cristo Pr Rocha.
Shalom! Prezado Duarte, uma alegria receber seu comentário. Temos que tomar cuidado para que não sigamos ao Mestre de longe! Abraços, Pr Marcello
Shalom! Prezada Elaine, continues a crescer na graça e no conhecimento do Eterno. O maravilhoso é que apesar de nossas falhas e limitações, Ele não desiste de nós!
Abraços, Pr Marcello
Shalom! Pr Iranildo, seja bem vindo neste espaço. Ore por mim, para que eu continue exaltando a Palavra (Sl 138.2). Por gentileza, divulgue este site para seus irmãos, amigos e preciosas ovelhas.
grato, Pr Marcello
Prezados amigos: Pb Uilton e Netho, o nome do Eterno seja exaltado. Sempre! Ore por mim, para que Ele continue a nos conceder a graça de escrever com graça, para todos aqueles que amam a Palavra da sua graça.
att, Pr Marcello
Shalom! Amado Pr Guedes, que alegria receber seus comentários que provém de um coração sincero e amigo! Concordo plenamente. Pedro é um retrato de todos nós. O que nos encanta é que o olhar meigo do Mestre está sobre nós!
Abraços, Pr Marcello
Shalom! Prezado irmão Marcelo, agradeço suas bondosas palavras. O Eterno seja contigo. Sempre!
Nele, Pr Marcello
Shalom! Prezado Cristiano, ao olharmos para Pedro, estamos diante de um espelho. Nós falhamos e erramos, mas o olhar do Eterno está sobre nós. Na próxima semana, se ELE permitir, escreverei os degraus da restauração de Pedro.
Volte sempre!
att, Pr Marcello
Shalom! Pr Rocha, uma alegria receber seu comentário. Já dizia o sábio Salomão, que são as pequenas coisas que nos levam ao fracasso (Ec 10). Todavia, devemos olhar para o Eterno, pois Ele é bondoso e misericordioso! Ore por mim e pelo ministério que o Eterno me confiou.
att, Pr Marcello
A paz amado pastor Marcello publiquei uns três artigos seus coloquei a bandeira do seu site em meu Blog como também um link. Assim todas as suas novas postagens serão acompanhadas por mim e os leitores que visitarem meu Blog. Faça uma visita e
divulgue- o por gentileza também.
Seu irmão e também pastor em Cristo. Iranildo Medeiros
uawwww… me edifiquei muito com essa postagem… realmente nós como Cristãos temos que abrir os olhos e o coração, para que possamos entender qual é realmente a nossa identidade… ter cuidado em seguir Jesus de longe! muito obrigada marcelo… vc é uma benção!
a paz Pr Marcelo realmente é uma mensagem muito forte, identificarmos com Pedro realmente é nos expormos para sermos curados, eu preciso, orem por mim.
Um abraço.
Graça e paz,
Como sempre somos edificados por suas mensagens profundamente bíblicas. São reflexões que nos aproximam mais de Deus. Só um detalhe faltou no texto que Pedro cortou a orelha do “servo” do sumo sacerdote e não do próprio sumo sacerdote, como está escrito. Só um pequeno detalhe que não ofusca nem um pouco o brilho desta poderosa mensagem.
Forte abraço amado pastor.
Pr. Flávio Alves
http://www.ministerioflavioalves.blogspot.com