Com tantas mulheres em Samaria, todas precisando igualmente da água viva, por que Jesus se encontra justamente com uma mulher que já tinha 5 maridos e que, agora, vivia com o 6º que não era seu esposo?
A razão é emblemática: os 5 ex-maridos da samaritana representavam os 5 povos pagãos que povoaram Samaria, cada povo com seu “deus” diferente; apesar dos seus “5 deuses”, os samaritanos não eram felizes. Os samaritanos só passaram a viver em segurança quando se converteram ao Deus de Israel (II Rs 17.24-39).
Todavia, toda religiosidade posterior dos samaritanos acabou se apoiando em doutrinas de homens, como aconteceu em todo o Israel (Mt 15.9). Visto que o ser humano foi criado no 6º dia, o nº 6 passou a representar o número do homem na Bíblia. A samaritana vivia com o 6º homem que não era o seu marido. Jesus é o 7º homem que aparece na vida daquela mulher, e ele é Deus, o marido perfeito (Is 54.5).
Logicamente que não estou dizendo que Jesus se casaria com aquela mulher. Por analogia, todo o vazio que aquela mulher possuía em seu coração e, buscava em tantos homens, somente o Deus-homem, poderia satisfazer o seu coração.
Como aquela samaritana também a humanidade tem muitas relações religiosas, amorosas, fruto de um relacionamento puramente humano e carnal, mas somente em Jesus – o homem Perfeito que é Deus – o ser humano pode desfrutar da verdadeira felicidade e ter seus anseios satisfeitos.
Nele, a Água da Vida
Pr Marcelo Oliveira
Olá amigo e companheiro Pr. Marcello de Oliveira,
Obrigado por mais essa pérola encontrada desmistificada no Ministério do nosso Mestre!
Parabéns!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Graça&Paz!
em interessante esta pequena mas rica explicação que mais uma vez nos ajuda a compreender os propósitos de Deus para a vida do Homem.
Um abraço!
Muito interessante o post do amado, eu nunca tinha observado por esta analogia
Caríssimo pr. Marcello, parece que a sua interpretação do texto ficou um tanto alegorizada. Penso que o texto de João 4 diz literalmente o que ele quer dizer. Veja o estudo que escrevi sobre “Jesus e a Mulher Samaritana” em http://www.ejesus.com.br e o livro “O Cântaro Abandonado” do Rev. Miguel Rizzo Jr.
Em Cristo, seu conservo pr. Josivaldo.
Que benção, obrigado pela mensagem.
Jesus te abençoe.
graça e paz.
Shalom
Nobre amigo e companheiro Marcello Oliveira.
Pelo tema da postagem, sabíamos que viria
mais uma Gloriosa mensagem.Parabéns.
como tenho aprendido com esses estudos desse homem de Deus ,pastor Marcelo De Oliveira que o Senhor Jesus continue te abençoando cada vez mais.
Muito legal,
Além de Jesus nos saciar a cede, de forma eterna, ele também nos toma como esposa e preenche o espaço que somente ele pode ocupar.
A paz do Senhor! Já estou lhe seguindo faz algum tempo. Parabéns pelas mensagens.
http://www.missionariakeziavarela.blogspot.com
Belíssima interpretação!
Deus continue te fazendo revelações tão preciosas.
Shalom!
Elaine Cândida
Olá!
Já tinha lido sobre a relação dos cinco maridos da mulher samaritana com os cinco deuses, valendo ressaltar que nas línguas semitas o vocábulo ‘baal’ significava também os falsos deuses e marido, o que forma um interessante jogo de palavras que se relaciona com Oséias 2.16-19, quando se fala da conversão de Samaria (Comentários da Bíblia de Jerusalém).
Contudo, eu não tinha pensado ainda na colocação de Jesus como o sétimo marido. E, realmente, o 4º Evangelho usa muito esta numerologia bíblica em que sete representa a totalidade, a perfeição, enquanto seis é a imperfeição. Logo, só através de Cristo nos tornamos inteiros.
Abraços e tenha um dia de muita paz.
Interassantíssimo, detalhes que enriquecem as pregações, só em ler Deus já me deu uma outra pregação,
Que o Senhor continue abençoando ao irmão…
Estou pela primeira vez neste Blog, o importante disto tudo, é que sinto um poder espiritual muito grande, na verdade é do tamanho de nosso Deus, ou seja é igual ao infinito Dele…
Que Deus te guarde e te dê muita sabedoria e te encha do Seu Espírito…
Abs,
Paulo Rosa.
Historiador.
Caro, Marcelo. Concordo com o pr. Josivaldo. A sua intrepretação foi alegórica. Se o objetivo de Jesus era apontar para as divindades dos samaritanos então ele teria falado sobre isso. Uma das questões do texto é que a mulher samaritana tinha problema de relacionamentos afetivos porque não se relacionava com Deus. Aquela mulher tinha sede de Deus, e de significado para a sua vida a ponto de tentar saciar sua sede por meio das suas relações conjugais.
No amor de Cristo,
Pr. Wanderson
Obrigado meu irmão que Deus continue te iluminando, este site tem nos abençoado muito.
fique na Paz.
SIGNIFICADO. da palavra alegoriza e a reprezentaçao de coisa ou uma ideia sob a aparencia de outra ….ou seja que o estudo acima nada mais e doque uma aparencia e na realidade e outra e o q o pastor josival diz com palavra dificia para nao entendermos [red] me descupe amado mais descordo com tua manera de pensar e se eu foce vc viziaria mais sobre oq falou … o estudo e uma bençao sim e tudo q ta escrito e real q a graça de deus esteja contigo e mude teus conseitos . PARA O PASTOR JOSIVAL DE MILY LEONEL SILVA
A Paz queridos,devemos lembrar que,o site nao e pra competir,quem interpreta melhor,ou mais espiritual,mas trazer inpiraçao,e reflexao sobre o tema.Devemos lembrar que as conjequituras do pastor Marcello estao dentro da relidade dos samaritanos Os.2.ss e que a felicidade que a samaritana buscava ,nao estava na realidade de sua vivencia,mas no encontro com o Sr. Jesus, assim como e a realidade de tantos hoje ,solteiros, casados,divorciadosetc.so com Jesus na nossa vida ha plenitude de vida e esperança. Deus abençoe a todos. gontijoshalom@hotmail.com
linda d+ essa mensagem!!
QUE BENÇÃO ESTE ESTUDO QUE CONTINUA SALVANDO VIDAS.
Caro pastor, faço aqui uma humilde crítica ao comentário, pois o mesmo foi interpretado de forma ALEGÓRICA, e o sentido das palavras no evangelho narradas neste trecho não querem dizer isso, mas sim literalmente que ela teve 5 maridos. sua proposta e intenção é boa, mas a interpretação da biblia através de alegorias desse tipo é um perigo! Espero que aceite nossas críticas de forma construtiva, em Cristo.
Queria saber o que a Samaritana quis dizer ao falar para o povo:“Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?” João 4:29
" Tudo quanto tenho feito" ela se referia aos deuses que ela adorava ou a situação imoral que ela vivia?
Não estou competindo só quero tirar a minha dúvida?
Prezado Júnior, pelo texto de Jo 4 foi sobre a vida oculta que ela vivia. Jesus que conhece tudo da nossa vida, trouxe à luz no diálogo com ela.
Att, Pr Marcello
Pr. Marcelo, a paz do Senhor Jesus Cristo.
Muito obrigado pela resposta.
Então acredito que o texto seja realmente literal e não se pode usar dessa forma alegórica.
Se o senhor puder me enviar o seu e-mail lhe daria outros detalhes para vossa consideração.
No amor de Cristo.
PR. Se os cinco maridos representam os cinco povos com seus distintos deuses, então como se chamava o 6º Marido dela?
Prezados… prezados… não existe na bíblia uma interpretação taxativa, do tipo “é isso e ponto final”. Não limitemos os intentos de Deus em usar a sua palavra para atingir as inúmeras necessidades dos homens, seja ela a sede da alma, problemas conjugais, de relacionamento afetivo, de pecado, enfim, são muitas! Por isso a palavra de Deus deve ser trabalhada pelo pregador para atingir a necessidade do momento, e, nesse caso, o pastor usou deste arbítrio para demonstrar Jesus como o marido perfeito. Não limite a atuação do Espírito Santo por aquilo que “cabe” na cabeça de cada um de vocês. Deixe o Espírito operar!!!
Jesus falava “boca a boca” com Moisés; e falava por parábolas, principalmente quando desejou chamar a atenção de Davi quando este pecou praticando violação ao Mandamento de não adulterarás e não cobiçará a mulher do próximo, e não matarás (praticou sexo com a mulher de Urias e mandou matá-lo). Portanto, é perfeitamente cabível interpretar de forma literal e também de forma alegórica a história da mulher samaritana. Jesus quer libertar a TODOS, os que tem problemas conjugais e os que tem ídolos (baal). Jesus é o único caminho. Jesus não é “coisa”, é um ser que habitou entre os humanos; é um presente de Deus para nós, porque Ele é palpável, tem sentimentos, emoções, se alimentou… Por isso não devemos nos curvar perante imagens de outros deuses que nada pode fazer.
A História da Mulher Samaritana tem dupla interpretação, pode ser interpretada literalmente, como também alegoricamente, pois Jesus é mestre em ensinar por parábolas.
A Paz de Jesus!