A inversão sutil da Palavra de Deus

A serpente pergunta astutamente a Eva: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gn 3.1). Perceba que o diabo ampliou a única proibição divina, e reduziu suas extensas permissões. Onde Deus diz sim, o diabo diz não.

Veja que o que Deus diz neste texto é exatamente o contrário do que a serpente disse à Eva, observe:

“E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: de toda árvore do jardim comerás livremente” (Gn 2.16,17).

Vejamos novamente a pergunta da serpente: “É assim que Deus disse: “não comereis de toda árvore do jardim?” Porém, Deus havia dito: “de toda árvore comereis”.

Por que Eva caiu na cilada da serpente? Observem a resposta da mulher: “do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais”.

A serpente conseguiu inocular na mente de Eva um engano, e quando ela vai conversar com a serpente torce a Palavra de Deus.

Vamos considerar alguns aspectos muito importantes no diálogo entre Eva e a serpente que nos mostrarão como a mulher foi seduzida pelo diabo.

Primeiro: Eva deixa de fora a palavra “livremente”. Veja que ela não citou esta palavra na conversa com a serpente (Gn 2.16)

Segundo: Ainda na mesma passagem observe que Eva não mencionou que Deus havia lhe dado uma ordem: “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem”.

Terceiro: Eva se refere a Deus como “Elohim”, Deus todo poderoso, e não como Senhor Jeová ou Deus Senhor Jeová: “E o Senhor Deus Jeová Elohim” (Gn 2.16).

É desta forma que Eva se refere a Deus: “mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse “Elohim” (Gn 3.3)

O fato de Eva não ter pronunciado a expressão “Deus Senhor Jeová” é importante ser observado, porque o significado deste termo é “Deus da Aliança”, o que evidencia que naquele momento Eva havia perdido a perspectiva de que Deus era o Deus da Aliança em sua vida.

Por fim, Eva acrescenta a expressão: “não tocareis”, a qual Deus não usou. Eva continua seu diálogo cometendo distorções na Palavra de Deus, enfraquecendo a Sua ordem: “Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais” (v. 3).

O termo “para que não morrais” é empregado por Eva como uma possibilidade, que contraria o que realmente Deus disse ao homem: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Eva transforma um fato numa possibilidade. Note que numa conversa tão curta ela tornou-se uma péssima intérprete e exegeta da Palavra.

Eva consegue transgredir a ordem de Deus quando distorce, acrescenta e muda o sentido da Palavra de Deus, e com isso deu abertura para que Satanás percebesse que ela estava próxima de uma grande e inevitável queda.

Sabe por que Satanás não conseguiu vencer a Jesus no deserto? Porque Jesus disse: “está escrito”, e assim, Ele quebrou todos os argumentos malignos de Satanás.

Então, Satanás citou o Salmo 91, e persistindo em tentar a Jesus, usou astutamente a Palavra, com esta frase “também está escrito”. Mas Satanás distorceu o que diz a Bíblia e tirou parte do Salmo 91.

O Senhor Jesus sempre citou a Bíblia na íntegra. Você deve ter cuidado ao citar a Bíblia, pois não temos autoridade de tirarmos ou acrescentarmos o que está escrito nela. Deus tem compromisso em cumprir a Sua Palavra, e não aquilo que os homens dizem!

Nele, a Palavra Eterna

“Quando você diz, aquilo que a Bíblia não diz, o inimigo lhe aplaudirá. Afinal, ele é um péssimo exegeta” Pr Marcelo Oliveira

22 Responses to A inversão sutil da Palavra de Deus

  1. Anderson Meneghel disse:

    Muito bom o esclarecimento.
    Parabéns pelo texto!

    Um grande abraço,
    Seu amigo,
    Anderson Meneghel

  2. Bela observação no texto em apreço!
    Interessante que faço em minha última postagem no meu blog uma análise sobe o fenômeno da distorção da palavra!
    Vale a pena conferir:
    Bonani Sim,Banana Não
    Shalom!

    Bonani

  3. julianagoes disse:

    fico imaginando o fato de a árvore da vida, q da direito a eternidade, tb ter estado no jardim, e q adão e eva poderiam ter comido dela…
    Q cena triste deve ter sido qdo o pecado entrou no mundo…
    mtu bom texto

    julianamgoes.blogspot.com
    visite

  4. Elton Morais disse:

    Estudo bastante edificante. Muitas pessoas distorcem a Palavra para sustentarem suas heresias.

    Gostei da frase: "Quando você diz, aquilo que a Bíblia não diz, o inimigo lhe aplaudirá. Afinal, ele é um péssimo exegeta"

    No Profundo Amor de Cristo,
    Elton Morais

  5. Olá Pr. Marcelo Oliveira, Graça e paz da parte do Senhor Jesus.
    Muito boa esta postagem, exelente trabalho de hermenêutica.
    Só para contribuir: Eva cometeu entre todos os erros que o amado citou; um dos mais grave que todos nos devemos evitar em qualquer circunstância: "Descordar da Palavra de Deus".
    Um convite: Visite o meu blog, e muito simples, mais se gostar, siga-me; eu já estou te seguindo.
    Deus te abençoe em nome de Jesus…

  6. Nerly Nunes disse:

    Tambem gostei deste texto…Essa é uma mensagem L (Deus -> pulpito -> ouvinte) . É muito bom refletir nessasd palavras e concordar com o que ela esta transmitindo….Que Deus o abençoe!

  7. E assim caminha a humanidade, trocando o verdadeiro pelo falso,a verdade pela mentira.

  8. Prezamado pr. Marcello de Oliveira,

    Shalom!

    Excelente denúncia. Excelente exposição com a simplicidade correta aos que desejam somente a verdade.

    O compromisso com o Deus da Palavra se reduz a cada dia. A cada dia se reduz o compromisso com o Deus da Palavra.

    Se não houver compromisso com o Deus da Palavra. Pouco será o interesse e o compromisso com a Palavra de Deus.

    Encontramos hoje e à vontade, "traduções que facilitam", repito entre aspas, muitos enganos, caminharem à passos largos em muitas mentes e corações, que não conseguem discernir ou identificar a verdade, simplesmente, por não possuírem o Espírito Santo de Deus.

    Vigiar! orar!

    O Senhor seja contigo, nobre pastor,

    O menor de todos. Certamente!

  9. NICODEMOS disse:

    Paz seja contigo

    A fidelidade às Escrituras Sagradas nos garante que o inimigo não terá como nos acusar e nem ludibriar com falsas promessas.

    De fato lutar pela interpretação pura e sem contaminação da Palavra deve ser prioridade dos apstores, líderes e servos de Deus.

    Procuro fazer o mesmo na EBD. mesmo que meus alunos queiram musica, festa e jogos…

  10. Mascarenhas disse:

    Muito edificante e esclarecedora esta mensagem. Interesante notar que quando somos tentados, nãodevemos perder tempo dialocando com o inimigo, para não nos contarminarmos e sim usar a palavra do senhor estar escrito e pronto, ela é a espada
    http://www.c-mascarenhas.blogspot.com

  11. Graça e paz!

    É exatamente desta maneira que se introduz o erro: parafraseando o que Deus disse erroneamente! Coloca-se um substantivo aqui, um adjetivo ali, retira-se ou substitui equivocadamente e, pronto, tudo foi fermentado e o engano foi feito!

    Certamente não temos mesmo autoridade para retirarmos ou acrescentarmos alguma coisa nas Escrituras! Mas infelizmente, muitos têm se feito “Eva”.

    Parabéns pelo texto, está ótimo, claro e objetivo!

    Um abraço!

  12. Shalom!

    Amado Anderson Meneghel e Prof. Bonani, grato pela vossa participação!

    Um abraço, Pr Marcello

  13. Shalom!

    Prezada Juliana, infelizmente devido ao mau uso da liberdade, o pecado entrou no mundo. Muitas vezes isso acontece, acreditamos nas mentiras de Satanás e duvidamos das verdades de Deus.

    um abraço, Pr Marcello

  14. Shalom!

    Elton: agradeço sua participação, bem como seu apreço pela frase que escrevi. Volte sempre!

    Presb. Fábio: Exatamente! Quando discordamos da Palavra, estamos setenciados a derrota. Deus seja contigo!

    Irmã Nerly: agradeço por seu comentário. Tenho buscado a excelência das Escrituras. Afinal, a Bíblia é o livro por excelência. ORe por mim!

  15. Shalom!

    Prezado Pr Marcos, sempre bom receber sua visita e seus pertinentes comentários. O Eterno te abençoe!

    Amado Pr Newton: Concordo plenamente. Infelizmente nossa geração é uma geração analfabeta de Bíblia. Mas creio que ainda há o remanescente! E o sr e tantos outros (escondidos por Deus) fazem parte deste remanescente. Muito obrigado, nobre companheiro!

    Pr. Marcello

  16. Shalom!

    Prezado irmão Nicodemos, agradeço seus comentários que mostram seu equilibrio e amor pelas Escrituras. O Eterno lhe conceda mais graça e sabedoria, para ensinares a Palavra.

    Irmão Mascarenhas: sim! Devemos ouvir a voz de Deus e não a voz encantadora de nosso adversário. Deus nos dê discernimento para tal.

    Um abraço, Pr Marcello

  17. Shalom!

    Prezada Simone, uma alegria receber seus comentários. O El Deót [Deus da sabedoria] seja contigo para ensinares a Palavra em sua amada igreja com simplicidade, profundidade e, acima de tudo com autoridade.

    Um abraço, Marcello Oliveira

  18. A paz Pr. Marcello é um prazer pra mim está mais uma vez passando pelo seu Blog, que o Senhor Jesus continue te abençondo.
    em cristo Frank Braga Jrna

  19. O Pastor disse:

    Infelizmente, o que mais temos visto hoje em dia
    Principalmente nos programas de televisão evangélicos é essa tal distorção daquilo que Deus disse.
    Homens inescrupulosos deturpam a palavra de Deus para que outros errem, satisfazendo sua ganancia.
    É a serpente fazendo escola…

    PAZ.

  20. A paz de Cristo!
    Meu irmão seu artigo é de grande relevância e serve de princípio, pois estamos vivendo entre muitos falsos exegetas da palavra de Deus.

    Atenciosamente:
    Daniel Ferreira
    Coruripe-AL

    http://danielferreiradasilva.blogspot.com/

  21. Nice SpOt disse:

    olá Pst Marcello.. passei para lhe agradecer sua simpática mensagem.
    e retribuir-lhe com um abraço..
    sal.36.9-10 Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.
    10 Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os rectos de coração
    …. tb. gostaria de dizer ke este seu post, toca o meu maior receio, de deslizar numa armadilha armada á falta de conhecimento.. que a misericórdia de Deus esteja sobre td. o seu povo, para que nunca nos deixemos enganar e estejamos sempre a tempo de corrigirmo-nos com a graça do n/Deus..
    bjo
    de Portugal na paz do Senhor Jeovah

  22. Walter Filho disse:

    Devemos fazer cessar os apupos do inimigo. Que ele se decepcione ainda mais com uma igreja boa intérprete das Escrituras sagradas.
    Brilhante explanação.

    Em Cristo,
    Walter Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *