O Culto ao Nada

Neste semestre estou a ler a Bíblia na versão chamada Bíblia de Jerusalém. Gostei de Jeremias 19.4, assim traduzido : “Meu povo, contudo, esqueceu-se de mim! Eles oferecem incenso ao Nada…”. Judá estava cultuando o Nada, porque adorava a ídolos e todo culto que não seja ao Deus revelado nas Escrituras é culto ao Nada. Disse Paulo: “… o ídolo nada é no mundo…” (1Co 8.4). Há quem adora ao Nada porque adora deuses que fez para si.

Há muito culto ao Nada. São cultos centrados no homem. Visam levar as pessoas a se sentirem bem e serem estimuladas, recarregarem as baterias para mais uma semana de luta, etc. O homem é o foco do culto. Poucas coisas são tão sem nexo como “culto jovem”. Que é isto se não a declaração de que as pessoas são mais importantes no culto que o Cultuado? A ênfase hoje é no “adorador”. Por que não no Adorado? Porque as pessoas são mais importantes que Ele, porque o culto é programado para elas, porque a preocupação é atraí-las. A preocupação deve ser com a glória de Deus (confundida com barulho e mantras repetidos à exaustão). A glória de Deus se manifesta em vidas transformadas pelo evangelho de Jesus.

O alvo de muitos cultos não é a santidade de Deus, mas a felicidade do homem. São cultos antropocêntricos (o homem no centro), e não teocêntricos (Deus no centro). Culto ao Nada, porque voltado para o homem. Ouvi uma senhora dizer a outra, no mercado: “Não gostei do culto ontem”. O culto é para nos agradar ou para agradar a Deus? O prumo de um culto não é a estética do adorador, e sim a proclamação de “Que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação” (2Co 5.19).

Alguns se autodenominam “geração de adoradores”. Não. É uma geração de consumidores espirituais, que assimilou a filosofia de prazer do mundo, entronizando-se em sua vida. Tudo é ao seu gosto. Até o culto. Até Deus. Dirigi um estudo bíblico, num grupo de profissionais liberais, e alguém disse: “Gosto de pensar em Deus assim, ó…”, e nos brindou com uma série de banalidades espirituais. Disse-lhe que era irrelevante como ela gostava de pensar em Deus. O relevante era como Deus se manifestara na história, na Bíblia e em Jesus. Ela não podia moldar Deus ao seu gosto.

Quando somos o foco do culto cultuamos ao Nada. Pessoalmente detesto barulho. Não vejo como espiritualidade, e sim mau gosto. Mas há quem avalie o culto pelos decibéis. Mas não torne seu gosto em padrão. Como eu não torno meu gosto em padrão para os apreciadores da barulhada.

Quem cultuamos? Deus ou nós? Que procuramos no culto? Conhecer mais de Deus e da Bíblia ou sentir-nos bem, com o ego massageado? Cuidado para não cultuarmos o Nada!

Pr. Isaltino Gomes

13 Responses to O Culto ao Nada

  1. josivaldo de frança pereira disse:

    Parabéns meu querido. Excelente postagem.

  2. Cristiano disse:

    Muito boa Mensagem, Quando amarmos mais a Deus, estaremos em um nível a ponto de só querer saber Dele, fazer pra Ele, por Ele… seremos escravos da orelha furada, aquele que decide ficar na casa não por obrigação mais por que ama o Seu Senhor…

    http://www.c-mascarenhas.blogspot.com

  3. Parabéns pela postagem. concordo com algumas colocações do amado, quanto o culto ao nada nos disperta e afirmamos existir tais práticas negativas e reprováveis, mas quanto ao emitir sua opinião particular sobre o barulho, vale a pena também avaliar que algumas pessoas se comportam como ana (I Samuel), outros como o Cego de Jericó, e etc.
    Não é porque ninguém toma café que sou obrigado a não tomar café, só não podemos fazer de nossos gostos pessoais uma regra geral. Deus respeita até o que para alguns é insignificante desde que seja de todo o coração e de toda a tua alma, se é sincero, amém.
    Espero não ser mal interpretado. Deus te abençoe.

  4. Marcello de Oliveira disse:

    Shalom! Pr Enio, o sr sempre será bem vindo neste espaço. O texto é de autoria do Pr Isaltino Gomes. Isto significa que não concordo com tudo, mas entendi ser relevante o texto e postei no meu site. Muito agradecido e volte sempre!

    att, Pr Marcello

  5. Marcello de Oliveira disse:

    Shalom! Amado Rev. Josivaldo, grato por suas bondosas palavras. O Eterno faça frutificar seu ministério. Volte sempre!

    att, Pr Marcello

  6. Tiago disse:

    Pr. Marcelo.
    De muitos sites (blogs) que tenho visitado ultimamente, preciso aqui registrar que tenho grande admiração pelo seu. Primeiro, porquanto as matérias são sobremodo edificantes. Segundo, em que pese as vezes ter postagens polêmicas (tal como esta do culto ao nada), o senhor não exprime uma posição radical (que a meu ver é ignorante), como muitos por ai fazem. E, terceiro, por que a Palavra de Deus é o cerne deste sítio eletrônico.
    Há alguns dias, vi o seu livro, com o Pr. Gesiel, e fiquei curioso em lê-lo e ansioso em adquiri-lo. Irei procurar aqui nas livrarias, e espero que encontre, pois creio que é maravilhoso.
    Pastor, por isso, oro para que o Senhor te use e te abençoe.
    Grande abraço,
    Parabéns!
    Pb. Tiago Facchi

  7. Marcello de Oliveira disse:

    Shalom! Pb Thiago, agradeço por suas palavras de apreço. O alvo deste site é dar a devida honra a Palavra do Eterno. Quanto ao livro, você pode adquirir diretamente comigo, via este site. Você compra via cartão de crédito ou boleto bancário. O frete é por minha conta.

    att, Pr Marcello

  8. Tiago disse:

    Ok, Pr.
    Eu compro pelo PagSeguro, naquele link que tem abaixo da postagem (Meus Livros)??
    Abraço!

  9. A Paz do Senhor seja contigo novamente.

    Eu posso reclamar do culto só numa hipótese: “Senhor, o meu culto não foi bom, pois minha entrega não foi total”.

    Que o Senhor seja contigo continuamente.

  10. Marcos disse:

    O que o amado pastor Isaltino revelou está também tratado exaustivamente pelo pastor Ronald Riffe no site The Cutting Edge traduzido pelo irmão Jeremias no site Espada do Espírito.

    São uma série de 14 artigos mostrando como a igreja se desviou (apostasia) a começar de Constantino aproximadamente 330 DC até os dias atuais, de como foi tirada a ênfase em Deus e colocada no homem. Essa é a base da RELIGIÃO ORIENTADA PARA RESULTADOS.

    É uma preciosidade para o crente.

    Leia o primeiro estudo aqui: http://www.espada.eti.br/n1506pref.asp

    Que Deus te dê o crescimento.

    “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” 1 Co 3:6

  11. De fato, é difícil demais participar de um culto de verdade hoje em dia. Infelizmente, quem não se corrompeu com os movimentos jovens e descabidos da geração extravagante simplesmente estagnou-se no tempo e vive de braços cruzados, como se colado no assento da nave, lamentando o passado e provocando uma frieza que não tem mais tamanho nas reuniões.

    Que Jesus avive Sua obra neste final dos dias, porque se não… ai, ai!

    Elaine Cândida [indignada com a realidade da igreja dos nossos dias…]

  12. José Renato disse:

    Pr. Marcelo, Li todos os comentarios acima e cheguei a uma conclusão de que deveria também fazer o meu, devido as divergências .Uns falam sobre expressões, outros sobre modos operandi. Mas devemos lembrar que numa igreja onde se realiza um culto tem varias pessoas com atitudes diferentes. Onde fica o culto racional?, E os verdadeiros adoradores que adoram em espirito e em verdade?. Minha conclusão é de que a matéria postada por ti do Pr. Isaltino Gomes é para ser mais individual. Tem muita gente sim prestando o culto solene ao nada. Tem muitas pessoas indo às igrejas como os seguidores de Cristo na época da popularidade dele, com o intuito de ser curado fisicamente, ou seja muita gente procurando bem estar fisico, social, mental e até econômico; por isso se esquece de cultuar ao Eterno. Essas pessoas sim é que se encaixa essa matéria postada.
    Em relação ao barulo, eu tbm pessoalmente não gosto. Gosto mais das mensagens dos CC do que as atuais “gospel”, muito barulhentas, que muitas vezes nos tira a concentração espiritual.
    Existe momento pra tudo.
    Um grande abraço fraternal,
    E como o senhor diz: O Eterno esteja sempre contigo.

  13. Maria Magdalena Moraes de Souza disse:

    Olá Elaine,
    Você tem toda a razão. Como fazer para mudar esta situação? As coisas chegaram a este ponto porque nós mesmos nos acovardamos (desculpe este termo) e não levanta-
    mos a nossa voz no tempo oportuno. Tudo vai continuar do mesmo jeito se não nos unirmos para expressar a nossa opinião e deixarmos valer apenas a vontade dos outros.
    Se continuarmos pensando que “não adianta falar”, é isto o que eles querem. A paz minha irmã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *