Neste parágrafo, o apóstolo Paulo move-se da eternidade passada (Ef. 1.4-6), onde explica a doutrina da eleição de Deus em Cristo, da história passada (Ef. 1.7-12) para a experiência e expectativa futura dos crentes (Ef. 1.13,14). O apóstolo Paulo destaca duas bênçãos gloriosas procedentes do Espírito Santo: selo e garantia:
1) Temos o selo do Espírito Santo (Ef. 1.13)
“Nele, também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Paulo é enfático: O Espírito Santo selou-nos. O processo da salvação é ensinado nesse versículo. Ele mostra como um pecador torna-se santo: ele ouve o evangelho da salvação, como Cristo morreu pelos seus pecados e ressuscitou; ele crê com a fé que traz a salvação e, depois, é selado com o Espírito Santo. Nós recebemos o Espírito imediatamente após confiar em Cristo, como nosso Senhor e Salvador.
O que representa o selo do Espírito? William Hendriksen, ilustre escritor reformado, fala das três funções do selo: garantir o caráter autêntico de um documento (Et 3.12), marcar uma propriedade (Ct 8.6) e proteger contra violação e dano (Mt 27.66).
Dr. Warren Wiersbe, amplia esta idéia falando sobre quatro aspectos da selagem do Espírito, como veremos a seguir:
O selo fala de uma transação comercial consumada.
Até hoje, quando documentos legais importantes são tramitados, recebem um selo oficial para indicar a conclusão da transação. Jesus consumou sua obra de redenção na cruz. Ele comprou-nos com seu sangue. Somos propriedade exclusiva dele. Portanto, fomos selados como garantia dessa transação final. Os compradores de madeira em Éfeso colocavam o selo na madeira e, depois, enviavam seus mercadores para buscá-la.
O selo fala de um direito de posse.
No mundo antigo, o selo representava o símbolo pessoal do proprietário ou do remetente de alguma coisa importante, por isso, tal como numa carta, distinguia o que era verdadeiro do que era espúrio. Era também a garantia de que o objeto selado havia sido transportado intacto. Deus pôs o seu selo sobre nós porque nos comprou para sermos sua propriedade exclusiva (1 Co 6.19,20; 1 Pe 2.9). John Stott diz que o selo é uma marca de possessão e autenticidade.
O gado e até mesmo os escravos eram marcados com um selo por seus donos a fim de indicar a quem pertenciam. Mas tais selos eram externos, ao passo que o de Deus está no coração. Deus põe seu Espírito no interior de seu povo a fim de marcá-lo como sua propriedade.
O selo fala de segurança e proteção
O selo romano sobre a tumba de Jesus era a garantia de que ele não seria violado (Mt 27.62-66). Assim o crente pertence a Deus. O Espírito foi-nos dado para estar sempre conosco. Ele somente nos deixará se pecarmos e apostatarmos da fé.
O selo fala de autenticidade
O selo, bem como a assinatura do dono, atesta a genuinidade do documento. O apóstolo Paulo diz: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (Rm 8.9).
Em segundo lugar, temos a garantia do Espírito Santo (Ef. 1.14).
“Que é a garantia da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória”. O apóstolo Paulo também falou do Espírito Santo como garantia. O Espírito nos foi dado como garantia. A palavra grega ??????? (arrabon), de origem hebraica, entrou no uso da língua grega provavelmente por intermédio dos fenícios.
Dr. William Barclay diz que, no grego clássico, ??????? – significava o sinal em dinheiro que um comerciante tinha de depositar com antecedência ao fechar um contrato, dinheiro que perderia casa a operação não se concretizasse.
Portanto, a palavra garantia, representa a primeira parcela de um pagamento, a garantia de que o pagamento integral será efetuado. O Espírito Santo é o primeiro pagamento que garante aos filhos de Deus que Ele terminará sua obra em nós, levando-nos para a glória (Rm 8.18-23; 1 Jo 3.1-3).
A experiência do Espírito Santo que temos neste mundo é uma antecipação das alegrias e bênçãos do céu. Assim, a garantia, ou primeira parcela, é a comprovação da glória por vir, glória que não se manifestará apenas quando a alma e o corpo se separarem, mas também, e especialmente, na grande consumação de todas as coisas, na segunda vida de Cristo.
Nele, que é o nosso ???????
Pr Marcello Oliveira
Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora
Hendriksen, William. Efésios. Editora Cultura Cristã
Lopes, Hernandes Dias. Efésios. Editora Hagnos
Prezamado pr. Marcello de Oliveira,
A paz do Senhor!
É de extrema excelência, quando com EXCELÊNCIA, questionamos a formosura de sermos selados pelo Espírito Santo, e recebermos a promessa que nos permite a Vida Eterna.
O principal valor está no sangue, que foi derramado para nos redimir e nos oferecer a oportunidade que não existia e que apenas com o nosso reconhecimento, regenera-nos ao descobrirmos a necessidade em permanecer fiel até o fim de nossa pequena e rápida jornada nesta terra.
É em breve momento, seremos arrebatados e nossos corpos transformados, como em um piscar de olhos. Aleluia!
sim! Transformados em um corpo incorruptível que jamais conhecerá o ontem e muito menos o amanhã, pois, já viveremos o hoje de Deus. O hoje eterno,
Ser selado é ser a mostra da bondade e da misericórdia de Deus.
O Senhor seja contigo, nobre atalaia e amigo,
O menor de todos.
É motivo de uma extremada felicidade, quando sabemos que há em nós o selo do espírito. Que a igreja desses últimos tempos queira ver mais e mais almas diante do Senhor marcadas com o selo de sua promessa.
Em Cristo,]
Walter Filho
Ps.: Pastor, em nosso blog fizemos uma homenagem ao senhor pelo aniversário, na postagem do dia 22, apareça por lá.
http://www.blogdowaltim.blogspot.com
Obg pela visita no meu Blog Pr Marcelo. Que Deus continue te abençoando e te usando na Sua Obra. Fica na paz!!!
http://declarandomeuamor.blogspot.com/
A Paz do Senhor pastor Marcelo,
O selo do Espírito é fonte de nossa alegria em meio as provações dessa vida. E para nós professores de escola biblica é inadmissível não cuidar para que este selo realmente seja a marca mais notória em nossas vidas!
Fique na Paz.
A Paz do Senhor, Pr. Marcello!
Sinto-me honrado pela sua visita ao nosso humilde blog.
Com profunda gratidão louvo ao Senhor, pela oportunidade concedida neste "últimos dias" de aprendermos, por meio desta mídia eletrônica,com homens comprometidos com a sã doutrina e os bons costumes.
Já ouvi dizer que: "Internet é do diabo!" Todavia o que está acontecendo é a apropriação deste veículo por homens santos de Deus, proclamando a verdadeira Escritura, combatendo os enganos disseminados em nossos púlpitos.
A graça divina lhe seja sempre abundante.
Do seu irmão,
Pb. Charlles Oliveira
Areia Branca – RN
A Paz do Senhor, Pr. Marcello!
Sinto-me honrado pela sua visita ao nosso humilde blog.
Com profunda gratidão louvo ao Senhor, pela oportunidade concedida neste "últimos dias" de aprendermos, por meio desta mídia eletrônica,com homens comprometidos com a sã doutrina e os bons costumes.
Já ouvi dizer que: "Internet é do diabo!" Todavia o que está acontecendo é a apropriação deste veículo por homens santos de Deus, proclamando a verdadeira Escritura, combatendo os enganos disseminados em nossos púlpitos.
A graça divina lhe seja sempre abundante.
Do seu irmão,
Pb. Charlles Oliveira
Areia Branca – RN
Graça e Paz querido! "Descobri" esse blog,trata de assunto coesos e espirituais.
Amado Pastor Marcello,
Esse selo, que é o Espírito Santo, é que nos permite entrar no descanso do Senhor, cfe. Hebreus 4.9-10, e recebermos verdadeiramente a Paz que o Senhor Jesus nos deixou (Jo 14.27).
Excelente, maravilhosa explanação sua! Mas discordo de uma frase do Dr. Warren Wiersbe, no seu terceiro comentário, onde ele diz que o Espírito nos deixará, caso pequemos, ou apostatemos. Como você mesmo disse, um pouco mais adiante, "o Espírito Santo é o primeiro pagamento que garante aos filhos de Deus que Ele terminará sua obra em nós". O que você diz está de acordo com João 3.16, 3.36, 5.24, 6.47, 1Jo 5.13, etc.
Já o que o Dr. Warren diz, não se coaduna com essa certeza que o Espírito Santo nos dá. Na verdade, o pensamento dele, tão comum no meio cristão, se dá por confundirmos verdadeira fé, com falsa fé. Muitos andam enganados, confundindo empolgação, com fé. A Palavra do Senhor é tão viva, que provoca êxtase em qualquer criatura que a ouça, porém, tal excitação não pode ser confundida com fé. E, quando pessoas empolgadas caem, pensa-se que foi uma pessoa de fé que caiu.
Precisamos viver essa certeza, pois o verdadeiro cristão "para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster".
Que a Paz do Senhor Jesus continue com você, sua família e seus leitores.
A PAZ DO SENHOR Pr. Marcello, segui sua recomendação e li o presente artigo.
Seu blog é uma bênção! E que nosso PAI celestial continue lhe abençoando para que possas continuar usando esta ferramenta para Glória e Honra do nosso DEUS.
A paz pr. Marcelo quero dizer que é bom saber que ainda existe homens pregando um verdadeiro puro centrado em Cristo,um evangelho que se afunila na cruz.
Deus abençoe.
Oque quer dizer que em breve muito em breve vc receberá o selo d e jesus?