O batismo de João era batismo de arrependimento. Jesus veio de Nazaré da Galiléia, a cidade rejeitada pelos judeus. Ele não vem da Judéia nem da aristocracia religiosa de Jerusalém. Agora surge a pergunta: Por que Jesus foi batizado se não tinha pecado? Ele foi batizado por causa da natureza do seu ministério, porque identificou-se conosco e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós (Is 53.6).
O erudito do NT Dr. William Barclay diz que o batismo de Jesus nos ensina quatro verdades importantes, que mostraremos a seguir:
Primeira, o batismo de Jesus foi o momento da decisão.
Durante trinta anos, Jesus viveu como carpinteiro na cidade de Nazaré. Desde a infância, entretanto, tinha consciência da sua missão. Aos doze anos, já alertava José e Maria acerca da sua missão. Contudo, agora era tempo de agir e iniciar o seu ministério. Seu batismo foi o selo dessa decisão.
Segunda, o batismo de Jesus foi o momento da identificação.
Jesus veio ao mundo como nosso representante e fiador. Ele se fez carne e habitou entre nós. Ele se fez pecado e maldição por nós (2Co 5.19-21). Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou sobre o seu corpo, no madeiro, os nossos pecados (1 Pe 2.24). Ele não foi batizado por pecados pessoais, mas pelos nossos pecados imputados a ele. Jesus foi batizado a fim de expressar sua identificação com o povo.
Terceira, o batismo de Jesus foi o momento da aprovação.
Quando Jesus saiu da água, o céu se abriu, o Pai falou e o Espírito Santo desceu. Ali estava a Trindade referendando seu ministério. O Pai afirmava sua filiação e declara que em Jesus e na sua obra Ele tem todo o seu prazer. A pomba deu sinal do término do julgamento após o dilúvio na época de Noé. A pomba agora dá o sinal da vinda do Espírito Santo sobre Jesus, abrindo-nos o portal da graça.
Quarto, o batismo de Jesus foi o momento da capacitação.
Nesse momento o Espírito Santo desceu sobre Ele. Ele foi cheio do Espírito Santo. Jesus como homem precisou ser revestido com o poder do Espírito Santo. Ele foi batizado com esse poder no Jordão. Ele foi guiado pelo Espírito ao deserto. Ele retornou à galiléia no poder do Espírito Santo. Ele agiu no poder do Espírito Santo na sinagoga. Ele foi ungido pelo Espírito para fazer o bem e curar todos os oprimidos do diabo (At 10.38).
Nele, que cumpriu toda a justiça de Deus
Pr Marcelo Oliveira
Paz do Senhor Jesus,
Grato por mais esta pérola das Sagradas Letras.
Fraternalmente em Cristo Jesus,
José Roberto Santana
São Vicente -SP
Um Remanescente
13-9147-4519
Excelente!
Deus abençoe!!
Querido Pr.marcello,
Seu blog tem sido benção.
Devemos acrescentar ao seu sucinto destaque sobre o porque do batismo de Jesus,
lembrando que ao se batizar Jesus estava também referendando o ministério de João o Batista.
Forte abraço e que Deus continue te abençoando.
Pr. Ednilson c de Abreu
Excelente e bastante expositivo, numa altura que muitos eruditos e religiões afirmam que Jesus foi um pecador e chegam mesmo a citar o baptismo dele como prova, este texto leva-nos de volta a fonte mostrando-nos os verdadeiros motivos do baptismo do Fundador do cristianismo e Deus todo poderoso, que se fez carne.
Apesar de o baptismo não ser um requisito para a salvação(recordando que não vem de obras para qu ninguem se glorie), como cristãos todos deviamos seguir o exemplo de nosso Senhor e mestre.
Em amor,
Manuel Dilandamoko/Angola
Não é que discordo do que foi dito, mas foi tudo muito óbvio, o que não foi dito é que não é tão aparente e precisa de estudo paralelo no VT com relação a: 1- João Batista, sua linhagem, tribo, ministério e acima de tudo se ele poderia realizar tal ato dependendo de como seja esse estudo. 2- O ritual que o cordeiro (em Levítico) deviria passar, antes de ser oferecido em holocausto, no caso de Cristo de se submeter (Sua própria resposta a João: “É necessário que se cumpra toda JUSTIÇA…”) 3- Compreender a expressão máxima do contexto : “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” . Por fim 4. Tudo o mais, fique na mais Santa Paz.
Paz do Senhor, muito boa a sua colocação… A alguns anos, em um estudo bíblico, ouvi o porque Jesus foi batizado, a única resposta apresentada foi; “Jesus se batizou, para receber todos os nossos pecados sobre si para depois paga-los na cruz.”.
Importante afirmar, que Jesus, veio ao mundo sem ser pecador, e morreu puro… sem pecado, apesar de te-los recebido de nós e pago por eles na cruz…
Creio que parte de minha afirmação está correta, mas acredito que o senhor entenda muito mais que eu sobre a palavra, e suas afirmações sejam muito mais corretas.
Deus o abençoe hoje e sempre.
A PAZ DO SENHOR MUITO BOM O SEU BLOG .CONVIDO A FAZER UMA VISITA AO
NOSSO BLOG E SEJA AINDA HOJE UM SEGUIDOR
http://manacialjovem.blogspot.com/.
Olá a toda a equipe. Paz do Senhor! Escrevi uma reflexão em meu blog (de vez em quando, resolvo me enganar e acreditar que sou escritor… risos). Chama-se “Deus salvou um desajeitado”. Se tiver um tempinho, dá uma olhada lá. Segue o link para acessar:
http://reformaagora.blogspot.com/2011/06/deus-salvou-um-desajeitado.html
Grande abraço
Jesus é Todo-Glorioso
A Paz do Senhor.
Muito importante a mensagem sobre o Porquê do batismo de Jesus, sendo Ele sem pecado.
Irmão, tenho uma leve discordância quanto o momento da capacitação de Jesus.
Aos 12 anos Ele já estava muito bem capacitado argumentando com os doutores da lei.
Mas o motivo que a Bíblia nos mostra de a O Espírito Santo (em forma de pomba) ter descido sobre Jesus não foi a capacitação, mesmo que em outro trecho diga que o Espírito Santo o impeliu para o deserto (vejo isso como direção), um trecho no livro de João fala:
“E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.” (João 1.32 e 33)
A pomba foi um sinal, assim como a Voz de Deus falando “Esse é meu Filho amado em quem me comprazo”, confirmações do ministério salvífico de Jesus na terra.
Fica na Paz do Senhor Jesus e que Ele continue te capacitando como tem sido até agora.
[…] Marcelo Oliveira (www.davarelohim.com.br) Tweet TAGS » estudo POSTADO EM » […]
Jesus e a nossa luz pois com Ele pode sacudir pode balançar mas nós o seu povo não vai parar! Ele ama o pecador mas abomina o pecado!Jesus te AMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!. PARNAIBA – PIAUI
FIQUEI MUITO FELIZ COM SUA RESPOSTA, QUE PENA NOSSOS PASTORES NAÕ ENSINAN E NEM TIRAM ESSAS DÚVIDAS DE ENTRE O POVO DE DEUS SÓ PENSAM NO DÍZIMO E ONDE POSSO ACHAR MAIS DINHEIRO.
A paz do Senhor,
Prestem atenção no comentário do irmão GILSON ROCHA, postado em 22 de junho de 2011. Embora não tenha dada a resposta para essa pergunta que não se cala na mente de muitos, ele apontou para a resposta correta, quando disse que precisa-se "de estudo paralelo no VT com relação a: 1- João Batista, sua linhagem, tribo, ministério e acima de tudo se ele poderia realizar tal ato dependendo de como seja esse estudo. 2- O ritual que o cordeiro (em Levítico) deviria passar, antes de ser oferecido em holocausto, no caso de Cristo de se submeter (Sua própria resposta a João: “É necessário que se cumpra toda JUSTIÇA…”) 3- Compreender a expressão máxima do contexto : “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.
Breve estarei lançando um estudo sobre essa questão em meu blog.
Deus abençoe a todos!
PASTOR HAFNER – SUÍÇA
O texto de Isaias 53 não serve como base para o debate, pois o mesmo se refere a “morte vicária” (sofrimento) e não batismo. Se fosse no batismo o cumprimento da justiça Ele não precisaria morrer na cruz. Pena que o Pr. usou o texto de outra pessoa (Dr. William Barclay)e não as suas próprias convicções.
Pergunta: Barclay afirma que no batismo Yeshua foi cheio do Parácleto. 1) Yeshua foi cem por cento homem e cem por cento D’us? 2) Se Ele foi cheio do… e ungido para, no batismo, isso não se configura em “Adocionismo”?