O novo calvinismo, os dons e o batismo infantil

Por Wellington Mariano

Acredito que grande parte dos leitores cristãos interessados em teologia e assuntos eclesiásticos já deve ter lido algum artigo que trate do assunto. Há quem defenda que o novo calvinismo não existe[1], há quem diga o contrário, mas não sendo este o propósito deste artigo, quero aproveitar o tema para discutir algumas tendências do novo calvinismo, a saber, sua posição em relação aos dons e batismo infantil.

Segundo a revista  Time, os líderes do neocalvinismo são os pastores John Piper, Mark Driscoll e Albert Mohler[2]. Mas qual a posição desses líderes em relação aos dons e o batismo infantil?  

Os artigos, em sua maioria, apontam o pastor John Piper como o líder do movimento, assim, portanto, saber o que ele pensa a esse respeito é importante. Piper, como a maioria dos pastores batistas, é contrário ao pedobatismo[3] e acredita na contemporaneidade dos dons[4], ou seja, crê que todos os dons são válidos para os dias atuais.

Mark Driscoll, assim como Piper, também é contra o batismo infantil[5] e acredita na contemporaneidade dos dons, aliás, ele mesmo escreveu que uma das características do novo calvinismo é o fato do movimento não ser cessacionista[6].

Albert Mohler, presidente do Southern Baptist Theological Seminary, assim como Piper e Driscoll, também é contra o batismo infantil[7], mas diverge destes quanto à contemporaneidade dos dons, não acreditando que todos os dons sejam para os dias atuais[8].     

Embora o artigo da Times tenha colocado estes três pastores como os líderes do movimento neocalvinista, vemos em muitos outros lugares outros pastores influentes também sendo citados como pilares do movimento, e alguns destes pastores são: Mark Dever, Joshua Harris e C. J. Mahaney. O que tais pastores pensam acerca dos dois pontos em questão?

Mark Dever é contra o batismo infantil[9]. Em se tratando dos dons disse que não é cessacionista na teologia, mas na prática. Disse também, citando o livro de D. A. Carson, Showing the Spirit, que foram os reformadores que passaram a fazer distinção entre dons e dons, e isso em reação ao que viram como excessos dos católicos[10].   

Joshua Harris é contra o batismo[11] infantil e é continuista[12].

C. J. Mahaney é continuista[13] e embora eu não tenha encontrado uma citação direta dele sendo a favor ou contra o batismo infantil, as duas igrejas e/ou ministérios que ele está ou esteve associado, Covenant Life Church e Sovereign Grace Ministries[14], não favorecem o batismo infantil.  

Concluímos, portanto, que se consideramos os líderes do neocalvinismo apontados pelo artigo da Time, o futuro do movimento caminha para ser continuista e contrário ao batismo infantil. O mesmo podemos dizer da segunda lista de pastores, pois o prognóstico se mantém.   

Dentre os líderes neocalvinistas que acreditam na contemporaneidade dos dons estão: John Piper, Mark Driscoll, Josh Harris e C. J. Mahaney.

Na lista dos líderes neocalvinistas contrários ao batismo infantil estão John Piper, Mark Driscoll, Al Mohler, Josh Harris e Mark Dever.      

Ao Amoroso Soberano Deus!



6 Responses to O novo calvinismo, os dons e o batismo infantil

  1. Anamaria disse:

    Artigo super bem elaborado, existe alguma indicação de livro sobre o movimento neo-calvinista?

  2. Anamaria, tudo bem?

    A maioria dos livros e artigos sobre o tema estão em inglês, mas sei que o Pr Leandro Lima escreveu um livro a esse respeito, o livro se chama “O Futuro do Calvinismo”, que eu ainda não li. Quanto ao movimento, minha idéia é mostrar aquilo que nem sempre fica claro para os leitores, pois muitos só retratam o movimento a partir do que eles concordam e dificilmente abordam as áreas em que o movimento é contraditório ao que eles pensam e/ou acreditam.

    Espero ter ajudado!

    Um grande abraço!

    Paz!

  3. Ray Henrique disse:

    Graça e Paz!

    Interessante, apesar de saber um pouco sobre neocalvinismo, vejo isso na prática com alguns irmãos. Sou membro da Igreja Assembleia de Deus e calvinista (ou neocalvinsta?) e tenho irmãos da mesma igreja e de outras (que conheço) que acredito que sejam todos neocalvinistas. Para muitos, parece se contraditório ser calvinista e pentecostal, mas não, nunca vi desta forma. Apesar da maioria dos irmãos “pegar no meu pé” por causa da minha visão sobre Deus – Soberano e Eterno.

    Abraços fraternos!

    Em Cristo,

    Ray Henrique

  4. Zenobio Fonseca disse:

    Ilustre Pr Marcelo,

    parabenizo pelo seu blog onde sempre apresenta questões pertinentes ao estudo da bíblia e as visões das teologias apresentadas.

    No artigo em comento sugiro ao amado irmão que fosse acrescentado também as razões do autores sobre a aceitação ou não do batismo infantil, pois o leitor iniciante na fé terá dificuldade de absorver as cizânias insculpidas no seu bosquejo.

    graça e paz

  5. Vanderly disse:

    Sabe a posição Timothy Keller? Ele é um neo-calnista mt influente, especialmente p o movimento de plantação de igrejas, foco em cidades e relacionamento com a cultura. E de Tullian Tchividjian? a influencia dele está crescendo no movimento.

  6. Ray Henrique, não existe como ser calvinista, ou neo-calvinista, e ainda ser pentecostal, o que existe são (neo) calvinistas, continuistas, que creem na atualidade dos dons do espirito, o pentecostalismo, é marcado por uma serie de doutrinas, que diferem e muito da doutrina reformada, não é somente crer nos dons, tem muito mais coisa em jogo… graça e paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *