As grandes talhas de pedra continham água que seria usada para lavagem cerimonial de mãos e, talvez, encher o tanque para o banho ritual, o mikvê. A lei rabínica especificava que a água para esse banho devia ser “água viva”, ou seja, água corrente. Porém, água de chuva coletada era considerada suficiente na Galiléia, onde os rabinos eram bem menos rígidos com relação a estas questões do que na Judéia. A escolha destas talhas por Jesus foi uma das primeiras indicações da hostilidade de Cristo à constante adição à lei escrita de Deus feita pelos rabinos na época (cf. Mt 15.9).
O que ocorreu depois foi um milagre inquestionável. É impossível que o milagre realizado por Jesus tenha sido um truque. Foram os servos que cumpriram as ordens de Jesus e encheram vasos com a água das talhas. Os servos obedeceram às instruções de Jesus e levaram os vasos cheios ao mestre-sala, que era responsável pela mistura e distribuição do vinho. Quando o mestre-sala afirmou que o vinho era muito melhor do que o anteriormente servido, os servos perceberam. E os discípulos perceberam que Jesus transformara águaem vinho. Hávárias coisas a serem observadas sobre esse milagre:
1) O milagre foi da “velha criação”. Há uma harmonia entre o milagre de Jesus e o que acontece na natureza. É normal que a água caia do céu, seja absorvida pelas raízes da videira, transportado para as uvas, e depois espremido das uvas maduras como “novo vinho”. O que Jesus fez não foi contrário a esse processo natural, mas estava em harmonia com ele.
A diferença é que Jesus transformou água em vinho sem o agente da videira – e fez isso instantaneamente, sem o tempo necessário para a transformação normal. Não damos valor aos “processos naturais” deste mundo, por isso não vemos a mão de Deus no que realmente é milagre.
2) O milagre foi um sinal (Jo 2.11) – A palavra grega usada aqui para “sinal” é semeion, que ocorre 77 vezes no Novo Testamento. É usada para identificar um ato que exige o exercício de poder sobrenatural. Sinais bíblicos são considerados sobrenaturais pelos observadores. Eles autenticam quem faz o sinal como pessoa enviada por Deus.
3) O milagre foi feito sem encantamento ou palavras mágicas. O povo do mundo bíblico recorria à magia ou aos encantamentos para exercer algum controle sobre seu ambiente. Um mágico teria feito uma grande exibição com sua tentativa de transformar águaem vinho. Teriadeclarado nomes de anjos e de demônios e os teria invocado para fazer a vontade dele. Em comparação, Jesus assistiu em silêncio aos servos seguirem suas instruções e depois simplesmente aguardou enquanto o mestre-sala provara o vinho. O poder de Jesus para fazer milagres não estava no seu domínio da magia mas na sua própria pessoa.
4) O milagre manifestou a glória de Deus (Jo 2.11) – Nas Escrituras, a glória de Deus é associada à sua revelação. A demonstração da glória de Deus nas Escrituras está intimamente ligada aos atos de Deus no nosso universo. Na introdução do evangelho de João, João escreve que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos sua glória, glória como do Unigênito do Pai”(Jo 1.14). Os milagres de Jesus deixaram claro que Deus estava agindo neste mundo novamente. A realidade de quem era Jesus começou a se revelar nesse primeiro milagre. A cada milagre, a divindade de Cristo brilhava mais e mais, até que a ressurreição eliminou qualquer dúvida. Jesus é Deus encarnado em forma humana.
5) O milagre desenvolveu a confiança dos discípulos de Jesus (Jo 2.11) – Dois discípulos ouviram João identificar Jesus como Filho de Deus (Jo 1.34). Encontraram os outros e relataram animados: “Achamos o Messias!”(Jo 1.41). Outro, Natanael, foi convencido ao falar com o próprio Jesus (Jo 1.47-51). Esses homens já acreditavam em Jesus, pelo menos na medida em que conheciam. O que o milagre em Cana fez para eles foi aprofundar sua fé existente, em vez de criar uma fé que ainda não existia.
Nele, que ainda realiza milagres
Pr Marcelo de Oliveira
A paz do Senhor Jesus pastor Marcello,
“Não damos valor aos “processos naturais” deste mundo, por isso não vemos a mão de
Deus no que realmente é milagre”
Glória a Deus! pois aprendi algo muito importante para minha vida!
Maravilha!
Deus continue te abençoando muito nesse Ministério Pastor Marcelo!!!