INTRODUÇÃO
Josias é um dos grandes reis de Judá, o reino do Sul. Seu nome significa “Iah concede”. Seu nascimento foi predito trezentos anos antes, com seu nome citado, em 1Reis 13.2. Filho de Amom, um rei ímpio. Neto de Manasses, o pior rei de Judá. Mostra que caráter e moral não são genéticos, mas decididos pela pessoa. E que não há maldição hereditária. Cada pessoa traça seu caminho, faz suas opções e é responsável por elas. Liderou um grande avivamento em Jerusalém, a capital, e em Judá, o país. Sua morte foi uma comoção nacional: 2Crônicas 35.24-27. O que Josias nos ensina?
1. QUE PODEMOS SER GRANDES MESMO SEM APOIO DA FAMÍLIA
Ficou órfão aos 8 anos. O pai foi ruim; o avô, péssimo. Sem apoio da família. Seu nome significa “Iah sustenta”. Iahweh foi seu sustento. Cabe aqui o Salmo 27.10. É conveniente culparmos os outros pelos nossos fracassos. Mas nós fazemos a nossa vida. Josias decidiu que ia ser fiel a Deus: 2Crônicas 34.2. Nós podemos fazer as coisas certas mesmo sem apoio.
2. QUE O CARÁTER DE UMA MÃE VALE MUITO PARA UM FILHO MESMO QUANDO O PAI NÃO PRESTA
Sem meias palavras: o pai e o avô de Josias foram calamitosos. Mas sua mãe se chamava Jedida (2Rs 22.1-2). Significa “amada de Iah”. Em Reis, logo após a apresentação de sua mãe vem a descrição de seu caráter. Estava ligado à fé materna e não à ganância do pai. A mãe cristã é responsável pela formação do caráter de seus filhos. Os pais não devem falhar. Ajudará mais aos filhos. Mas o valor de uma mãe piedosa não pode ser ignorado: 2Timóteo 1.5.
3. QUE O TEMPO DE BUSCAR A DEUS É NA JUVENTUDE
Teve uma profunda conversão aos 16 anos e com 20 anos liderou um avivamento em Judá (2Cr 34.3). É desalentadora a futilidade de tantos jovens crentes! E é desorientada a igreja que acha vai atrair jovens lhes dando o que mundo dá. Seu avivamento foi tão forte que passou para o apóstata reino do Norte, Israel (2Cr 34.6-7). Aos 20 anos ele marcou dois países com sua fé. Que os jovens pensem em Eclesiastes 11.9-10 e 12.1.
4. QUE A MATURIDADE É TEMPO DE SERVIR A DEUS
Com 26 anos mandou restaurar o templo, destruído por seu avô e por seu pai (2Cr 34.8). O tempo não o enfraqueceu. Ouviu a leitura do livro (Deuteronômio) achado nas ruínas do templo, se humilhou: 2Crônicas 34.18-21. É bom lembrar de Deus na juventude e ficar com ele na maturidade. Sua espiritualidade continuou: 2Crônicas 34.29-33.
CONCLUSÃO
Josias é uma lição de vida. Assumiu o reinado como criança, numa época de violência e de terror. Por toda a vida mostrou uma fidelidade impressionante a Deus. Como há homens chamados Josias em nossas igrejas! Este é um tributo do fiel: ter bom nome. Judas arruinou um nome tão bonito! Saulo recuperou o nome que Saul perdeu. Levante seu nome! Faça sua história com Deus!
Caro Pr. Marcello,
A Paz do Senhor!
Maravilha de texto! Coisa linda!
Que Deus continue abençoando a sua pena e dando-lhe inspiração para pesquisar e compor pérolas como essas.
Abraço.
Ps. Precisamos marcar mais um café teológico daqueles.
Shalom! Amado Pr Guedes, foi-me um privilégio lhe conhecer e aprender com o irmão. Com certeza, marcaremos outros cafés como aquele! Leia meu livro com carinho, bem como, assista o dvd.
att, Pr Marcello
Graça e paz!
Olá Pr. Marcelo, tudo bem?!
Excelente texto e a reflexão proposta na conclusão do mesmo. Faço menção do seu nome em minhas orações para que Deus continue e usar sua vida… Seus escritos muito tem edificado minha vida.
Tomei a liberdade de indicar o linck desta postagem para meus irmãos (ãs).
Abraço na paz de Cristo,
André Gonçalves
Realmente uma lição de vida.
Deus coloca diante de nós a vida e a morte, e a escolha é nossa.
Culpar “maldição hereditária” é tirar das nossas costas as escolhas erradas que fazemos.
Obrigada pela palavra.
Abraço
qual é o nome do avo de josias?