Resta um descanso para o povo de Deus

O sétimo dia para o descanso foi definido e fixado para a geração do êxodo quando esta recebeu o maná (Ex. 16.22-30). Portanto, esse outro dia apontado em Hebreus 4.8 não pode se referir ao descanso após o estabelecimento em Canaã da nova geração de Israel liderada por Josué, pois esta ainda vivia sob a dispensação do sétimo dia. O autor da epístola se referia ao novo e espiritual descanso, que ainda pode aceito ou rejeitado, conforme o versículo 10, daí a exortação: Não endureçais o vosso coração (Hb 4.7 c).

Então surge a pergunta: Que repouso é este que o autor está se referindo?

A palavra repouso, nesta passagem, é sabbatismos, que, em sua forma nominal, não se encontra em outra parte das Escrituras. É formada de uma palavra hebraica [shabat] com um sufixo grego [ismos].

O vocábulo hebraico original significa descansar, e é usado em Gn 2.2,3, onde diz que Deus “descansou”. A alteração de termos, portanto, pretende evidentemente identificar o descanso de Deus com aquele prometido ao seu povo; do contrário, a palavra katapausis é que teria sido usada, como em Hebreus 3.11,18; 4.1,3,5,10,11.

O autor de Hebreus, sem dúvida, vê em sabbatismos não um dia de sábado isolado, mas uma vida de Sábado. É o próprio descanso de Deus em si mesmo – o deleite que Ele tem na sua perfeição e a eterna satisfação em toda as suas obras. Por isso, para expressar este sabatismo, ou vida sabática , definiu-se ou determinou-se a observância de um outro dia (Hb 4.8), como penhor ou símbolo dele. Mas o que é este descanso? É uma experiência real, prática, pessoal e espiritual de repouso em Deus, que possui quatro características:

1) É um repouso para o povo de Deus, ou seja, é a rica herança de todo verdadeiro filho de Deus, o que exclui os ímpios. Como no capítulo 3 foi declarado que nos tornamos participantes de Cristo (Hb 3.14), aqui se declara que o povo de Deus entra com Ele no repouso.

2) É um repouso da fé. Por esta expressão, entendemos uma confiança plena em Deus, mediante a obra redentora de Cristo. É um repouso perfeito em uma expiação consumada. Há alguns que parecem considerar a fé como um esforço próprio ou uma luta para crer: isto não é fé, mas uma forma sutil de obras. Fé é descanso e repouso, não esforço e luta. É descanso em Deus, porque é outorga sua. A obra operada é toda Dele. A fé em si mesmo não nos salva; Cristo nos salva por meio dela. O poder e a glória pertencem a Ele.

3) É um descanso da escravidão do pecado. Geralmente admite-se que a natureza carnal permanece no coração do regenerado [até a glorificação]. Desta tendência para o erro, o coração humano é continuamente purificado pelo Espírito Santo mediante a fé (At 15.8,9). Este descanso é, portanto, a vitória final de Cristo sobre o pecado, que põe fim ao domínio da carne, porque os que são de Cristo, no pleno sentido da Nova Aliança, crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências (Gl. 5.24)

4) É um descanso contínuo em Deus, mediante a obra expiatória de Cristo. Somente os que têm um coração limpo verão a Deus (Mt 5.8), e apenas os que caminham na luz têm comunhão constante com Ele (1 Jo 1.7), isto é, o sangue de Jesus nos purifica continuamente. Este descanso não é separado da expiação; ao contrário, é um descansar constante e contínuo nos méritos do sangue de Cristo.

Valorizemos e reconheçamos os privilégios a nós proporcionados e avancemos com toda a dedicação para entrarmos neste maravilhoso descanso. Amém.

Bibliografia: Heschel, Abraham Joshua. O schabat. Editora Perspectiva.

Wiley, Orton H. A Excelência da Nova Aliança. Ed. Central Gospel
Kistemaker, Simon. Hebreus. Ed. Cultura Cristã

7 Responses to Resta um descanso para o povo de Deus

  1. Anonymous disse:

    Ao contrário do que afirmas,a base,
    o cerne,do repouso sabático,remon ta aos atos criativos de YHWH,e não ao êxodo.Havendo DEUS acabado, terminado,concluido(céus e terra) descansou no dia sétimo(Gn. 2:1-3) não porque estivesse cansado,assim como JESUS que pediu para ser batizado,não porque precisasse,e sim para dar e servir de exemplo.
    A Lei de DEUS antecede ao êxodo, pois ela define o pecado (IJo.3:4) sem Lei não há pecado, consequente mente não há pecadores. Abraão(Gn.26:5),Noé(Gn.6:9),Enoque(GN.5:24)andaram com DEUS,isto é, fizeram à Sua vontade(obedeceram).
    Lúcifer,os anti-diluvianos todos
    foram punidos pela quebra da norma
    de DEUS,aquêla escrita em tábuas
    de pedra pelo próprio DEUS.
    O sábado foi estabelecido para todos os povos(Is.56:1-8 e 66:22 e 23).Vide(Ap.11:19)a arca da alian ça,que contém os dez mandamentos, foi vista,pelo apóstolo João,no
    céu.

    Shalom!

    José

  2. Paz, estou seguindo seu blog.
    Muito edificante seu blog, parabéns, Deus te abençoe ricamente.

    Visite meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo.

    http://www.pregadoralexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

  3. Oi, Marcello!

    Realmente, sobrenome belíssimo…

    Obrigada pela visita ao meu blog. E volte sempre que quiser, ok!?

    Deus te abençoe!

  4. Amanhecer da Verdade disse:

    Que bom que você é hebraista,gostaria que respondesse as perguntas do meu site.Consegue?

  5. Pr. Marcelo, graça e paz sempre.

    Obrigado por acessar meu blog, ainda tão pequeno e simples.

    Me senti honrado pelo convite e cá estou seguindo o senhor. Gostei muito do blog. Obrigado pela indicação de meditação (Sl 36.8,9), palavras que reforçam o descanso em nossa alma.
    Vou estudar muito o tema descanso em seu blog.

    Um grande abraço,

    Marcus Vinicius

    Se puder, divulgue:
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

  6. Ramiro de Oliveira Machado disse:

    Estou seguindo se Blog e coloquei se banner também.
    Agradeço a visita ao meu Blog.
    http://triunfoemgraca.blogspot.com/
    A Paz do Senhor
    Ramiro

  7. Olá Marcello de Oliveira!

    A graça e a paz de CRisto.

    Obrigado pela visita no meu blog e acabei de ler o estudo do descanso de Deus. Muito bom seu entendimento sobre a palavra de Deus e obrigado por compartilhar comigo e outros irmãos. É nesse DESCANSO que eu já estou vivendo há algum tempo. Toda segurança e tranquilidade para vivermos neste mundo depende da nossa FÉ NELE que fez todas as coisas em NOSSO LUGAR. Cristo é a nosso REPOUSO TOTAL E ABSOLUTO para os seus ESCOLHIDOS que estão sendo ESCLARECIDOS pelo seu ESPIRITO SANTO para uma vida plena neste mundo que JAZ NO MALIGNO.

    VOU SEGUIR SEU BLOG AMADO E LER OS OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS AQUI.

    ABRAÇOS IRMÃO ABENÇOADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *