De onde surgiu a palavra “cosmético”?

Havia na Grécia mais remota os kosmetés, isto é, funcionários encarregados de dirigir e educar os jovens. Com o tempo, o nome se estendeu ainda aos camareiros, criados de quarto incumbidos da higiene de seus senhores, sendo a missão atribuída, entre as damas, a outras damas cabeleireiras, pois as cabeleireiras sempre foram objeto de muito cuidado e sérios zelos, não só da parte de mulheres como de homens.

Sabe-se que cabelos curtos ou raspados eram sinal de inferioridade e de escravidão. Assim, a palavra kosmétes entrou no vocabulário helênico para nos dizer de todo aquele que ordena, organiza, embeleza, seja serviçal ou armador.

Ora, sabemos o que quer dizer cosmético entre nós. Os dicionários informam que são ingredientes com que se procura a beleza da pele e dos cabelos. Positivamente grego o vocábulo e quase inalterável o seu sentido até nós, tão constantes que são através dos séculos os cabeleireiros e a vaidade humana. Mas não é tudo. Se vamos adiante, encontraremos um fato lingüístico muito curioso.

As ideias de cosmético, cabeleireiro [a], adorno, enfeite vão entrar em íntima relação com outro vocábulo que nada nos diz acerca do segredo de sua origem. Refiro-me a palavra Cosmos. Primitivamente, Cosmos não era esse Universo, diante do qual os filósofos cismam, os cristãos meditam, os poetas sonham. Kôsmos era o vestuário das mulheres atenienses, incluindo-se nele todos os adornos e jóias e adereços e feitiços dos seus famosos guarda-roupas. Portanto, Cosmos e Cosmético nasceram de um tronco comum relacionados com a elegância e a beleza femininas. Vaidade nos cabelos e vaidade nos vestidos. Aliás o vocábulo Kôsmos não se restringe a sinônimo de universo, mas também ainda o sentido de ordem, decência, conveniência, constituição (no grego atual), enfim coisa perfeitamente organizada. Figuradamente conserva, como vestígio de sua origem, as acepções crescentes de adereço, honra e glória.

Pr. Marcelo Oliveira

4 Responses to De onde surgiu a palavra “cosmético”?

  1. Prezamigo pr. Marcelo de Oliveira,

    Shalom!

    Vale a pena aprender e manter o equilíbrio do conhecimento. Assim, conseguimos identificar o significado de pequenos detalhes com maturidade.

    O Senhor seja contigo, nobre pastor,

    O menor de todos os menores.

  2. André Gonçalves disse:

    Graça e paz!

    Excelente texto Pr. Marcelo. Curioso e esclarecedor!

    Deus o abençoe e guarde.

    Em Cristo,
    André Gonçalves

  3. Marcello de Oliveira disse:

    Shalom! Nobre pastor, uma benção sua visita e seu comentário. O Eterno nos ajude a crescer na graça e no conhecimento. Um abraço!

    Pr. Marcello

  4. Bacana, essa explicação sobre cosméticos.

    Mais bacana ainda é poder usá-los.

    =D

    Paz do Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *